Questõessobre A Consciência e os Limites do Conhecimento

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ENEM 2020 - Filosofia - A Consciência e os Limites do Conhecimento, O Sujeito Moderno

    Adão, ainda que supuséssemos que suas faculdades racionais fossem inteiramente perfeitas desde o inicio, não poderia ter inferido da fluidez e transparência da água que ela o sufocaria, nem da luminosidade e calor do fogo que este poderia consumi-lo. Nenhum objeto jamais revela, pelas qualidades que aparecem aos sentidos, nem as causas que o produziram, nem os efeitos que dele provirão; e tampouco nossa razão é capaz de extrair, sem auxilio da experiência, qualquer conclusão referente à existência efetiva de coisas ou questões de fato.

HUME, D. Uma investigação sobre o entendimento humano. São Paulo. Unesp, 2003.

Segundo o autor, qual é a origem do conhecimento humano?

A
A potência inata da mente.
B
A revelação da inspiração divina.
C
O estudo das tradições filosóficas.
D
A vivência dos fenômenos do mundo.
E
O desenvolvimento do raciocínio abstrato.
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ENEM 2018 - Filosofia - Conceitos Filosóficos, Linguagem e Pensamento, A Razão e seus Sentidos, A Consciência e os Limites do Conhecimento, O Sujeito Moderno

Quando analisamos nossos pensamentos ou ideias, por mais complexos e sublimes que sejam, sempre descobrimos que se resolvem em ideias simples que são cópias de uma sensação ou sentimento anterior. Mesmo as ideias que, à primeira vista, parecem mais afastadas dessa origem mostram, a um exame mais atento, ser derivadas dela.

HUME, D. Investigação sobre o entendimento humano. São Paulo: Abril Cultural, 1973.


Depreende-se deste excerto da obra de Hume que o conhecimento tem a sua gênese na

A
convicção inata.
B
dimensão apriorística.
C
elaboração do intelecto.
D
percepção dos sentidos.
E
realidade trascendental.
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ENEM 2018 - Filosofia - Ética e Liberdade, Conceitos Filosóficos, A Razão e seus Sentidos, A Consciência e os Limites do Conhecimento, Em Busca da Verdade, O Sujeito Moderno, Razão: Inata ou Adquirida?

Jamais deixou de haver sangue, martírio e sacrifício, quando o homem sentiu a necessidade de criar em si uma memória; os mais horrendos sacrifícios e penhores, as mais repugnantes mutilações (as castrações, por exemplo), os mais cruéis rituais, tudo isto tem origem naquele instinto que divisou na dor o mais poderoso auxiliar da memória.

NIETZSCHE, F. Genealogia da moral. São Paulo: Cia. das Letras, 1999.


O fragmento evoca uma reflexão sobre a condição humana e a elaboração de um mecanismo distintivo entre homens e animais, marcado pelo(a)

A
racionalidade científica.
B
determinismo biológico.
C
degradação da natureza.
D
domínio da contingência.
E
consciência da existência.
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ENEM 2010 - Filosofia - Ética e Liberdade, Conceitos Filosóficos, Aspectos da Filosofia Contemporânea, A Consciência e os Limites do Conhecimento, A Política, O Sujeito Moderno, Estado de Natureza – Estado

A política foi,  inicialmente,  a arte de  impedir as  pessoas de se ocuparem do que lhes diz respeito. Posteriormente, passou a ser a arte de compelir as pessoas a decidirem sobre aquilo de que nada entendem.
VALÉRY, P. Cadernos. Apud BENEVIDES, M.V. M. A  cidadania ativa.SâoPaulo:Ática,  1996.

Nessa definição, o autor entende que a história da política está dividida em dois momentos principais: um primeiro, marcado pelo autoritarismo excludente, e um segundo, caracterizado por uma democracia incompleta. Considerando o texto, qual é o elemento comum a esses dois momentos da história política?

A
A distribuição equilibrada do poder.
B
O impedimento da participação popular.
C
O controle das decisões por uma minoria.
D
A valorização das opiniões mais competentes.
E
A sistematização dos processos decisórios.
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ENEM 2011 - Filosofia - Filosofia Política e o Pensamento de Walter Benjamin, Aspectos da Filosofia Contemporânea, A Consciência e os Limites do Conhecimento, A Política, O Sujeito Moderno, Estado de Natureza – Estado

Um volume imenso de pesquisas tem sido produzido para tentar avaliar os efeitos dos programas de televisão. A maioria desses estudos diz respeito às crianças — o que é bastante compreensível pela quantidade de tempo que elas passam em frente ao aparelho e pelas possíveis implicações desse comportamento para a socialização. Dois dos tópicos mais pesquisados são o impacto da televisão no âmbito do crime e da violência e a natureza das notícias exibidas na televisão.
GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.

O texto indica que existe uma significativa produção científica sobre os impactos socioculturais da televisão na vida do ser humano. E as crianças, em particular, são as mais vulneráveis a essas influências, porque

A
codificam informações transmitidas nos programas infantis por meio da observação.
B
adquirem conhecimentos variados que incentivam o processo de interação social.
C
interiorizam padrões de comportamento e papéis sociais com menor visão crítica.
D
observam formas de convivência social baseadas na tolerância e no respeito.
E
apreendem modelos de sociedade pautados na observância das leis.
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ENEM 2011 - Filosofia - Filosofia Política e o Pensamento de Walter Benjamin, Aspectos da Filosofia Contemporânea, A Consciência e os Limites do Conhecimento, Do que Trata a Política?, A Política, O Sujeito Moderno, Estado de Natureza – Estado

O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictícia de Lima Barreto).
FRAGA, P. Ninguém é inocente. Folha de S. Paulo. 4 out. 2009 (adaptado).

O distanciamento entre “reconhecer” e “cumprir” efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são

A
decorrentes da vontade divina e, por esse motivo, utópicas.
B
parâmetros idealizados, cujo cumprimento é destituído de obrigação.
C
amplas e vão além da capacidade de o indivíduo conseguir cumpri-las integralmente.
D
criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei à qual deve se submeter.
E
cumpridas por aqueles que se dedicam inteiramente