Dado que, dos hábitos racionais com os quais
captamos a verdade, alguns são sempre verdadeiros,
enquanto outros admitem o falso, como a opinião e
o cálculo, enquanto o conhecimento científico e a
intuição são sempre verdadeiros, e dado que nenhum
outro gênero de conhecimento é mais exato que o
conhecimento científico, exceto a intuição, e, por
outro lado, os princípios são mais conhecidos que as
demonstrações, e dado que todo conhecimento científico
constitui-se de maneira argumentativa, não pode haver
conhecimento científico dos princípios, e dado que não
pode haver nada mais verdadeiro que o conhecimento
científico, exceto a intuição, a intuição deve ter por objeto
os princípios.
ARISTÓTELES. Segundos analíticos. In: REALE, G.
História da filosofia antiga. São Paulo: Loyola, 1994.
Os princípios, base da epistemologia aristotélica,
pertencem ao domínio do(a)
Dado que, dos hábitos racionais com os quais captamos a verdade, alguns são sempre verdadeiros, enquanto outros admitem o falso, como a opinião e o cálculo, enquanto o conhecimento científico e a intuição são sempre verdadeiros, e dado que nenhum outro gênero de conhecimento é mais exato que o conhecimento científico, exceto a intuição, e, por outro lado, os princípios são mais conhecidos que as demonstrações, e dado que todo conhecimento científico constitui-se de maneira argumentativa, não pode haver conhecimento científico dos princípios, e dado que não pode haver nada mais verdadeiro que o conhecimento científico, exceto a intuição, a intuição deve ter por objeto os princípios.
ARISTÓTELES. Segundos analíticos. In: REALE, G. História da filosofia antiga. São Paulo: Loyola, 1994.
Os princípios, base da epistemologia aristotélica, pertencem ao domínio do(a)