Questão 699d5e5c-ff
Prova:
Disciplina:
Assunto:
“A solidariedade que constatamos entre o
nascimento do filósofo e o aparecimento do cidadão
não é para nos surpreender. Na verdade, a cidade
realiza no plano das formas sociais esta separação
da natureza e da sociedade que pressupõe, no plano
das formas mentais, o exercício de um pensamento
racional. Com a Cidade, a ordem política destacou
da organização cósmica; aparece como uma
instituição humana que é o objeto de uma
indagação inquieta, de uma discussão apaixonada.
Nesse debate, que não é somente teórico, mas no
qual se afronta a violência de grupos inimigos, a
filosofia nascente intervém com plena competência.”
VERNANT, Jean-Pierre. As origens da filosofia. In: Mito e
pensamento entre os gregos. Tradução de Haiganuch
Sarian. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990, p. 365.
Segundo essa célebre passagem, Jean-Pierre
Vernant considera que o surgimento da Filosofia se
deve
“A solidariedade que constatamos entre o
nascimento do filósofo e o aparecimento do cidadão
não é para nos surpreender. Na verdade, a cidade
realiza no plano das formas sociais esta separação
da natureza e da sociedade que pressupõe, no plano
das formas mentais, o exercício de um pensamento
racional. Com a Cidade, a ordem política destacou
da organização cósmica; aparece como uma
instituição humana que é o objeto de uma
indagação inquieta, de uma discussão apaixonada.
Nesse debate, que não é somente teórico, mas no
qual se afronta a violência de grupos inimigos, a
filosofia nascente intervém com plena competência.”
VERNANT, Jean-Pierre. As origens da filosofia. In: Mito e
pensamento entre os gregos. Tradução de Haiganuch
Sarian. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990, p. 365.
Segundo essa célebre passagem, Jean-Pierre
Vernant considera que o surgimento da Filosofia se
deve
A
à emergência de um pensamento racional,
próprio à separação entre natureza e sociedade
humana e, nesta, aos debates da Cidade grega.
B
à separação entre os homens e a Cidade grega,
devido à violência dos debates políticos, o que
levou o filósofo a retirar-se da Cidade.
C
à identidade entre a Cidade e a natureza, que
fez os homens saberem-se parte dela e,
portanto, a debaterem na Cidade sobre a
organização do cosmo.
D
ao abandono da prática dos discursos e dos
argumentos, o que levou a filosofia a ser a
única atividade discursiva argumentativa na
Cidade grega.