Questõessobre O que é a Filosofia
“A primeira característica da atitude filosófica é negativa, isto é, um dizer não ao senso comum,
aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e às ideias da experiência cotidiana, ao que „todo
mundo diz e pensa‟, ao estabelecido. A segunda característica da atitude filosófica é positiva, isto
é, uma interrogação sobre o que são as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os
comportamentos, os valores, nós mesmos.”
Marilena Chauí – Convite à Filosofia
Assinale a alternativa que corresponde ao ato de filosofar, conforme a autora.
Dentre algumas das características da filosofia, a partir da modernidade, encontramos a
necessidade da crítica. O pensamento e a obra de Kant são um marco nos procedimentos críticos da
filosofia.
Assinale a alternativa que corresponde à função da crítica na filosofia.
Observe a tirinha a seguir:
Segundo ela, a filosofia
Observe a tirinha a seguir:
Segundo ela, a filosofia
A filosofia não é mais um porto seguro, mas não é, tampouco, um continente de ideias esquecidas que merece ser
visitado apenas por curiosidade. Muitas pessoas supõem que
a ciência e a tecnologia, especialmente a física e a neurociência, engolirão a filosofia nas próximas décadas, sem saberem
que, ao defender esse ponto de vista, estão implicitamente
apoiando uma posição filosófica discutível. Certamente, muitas questões da filosofia contemporânea passaram a ser discutidas pelas ciências. Mas há outras, no campo da ética, da
política e da religião, cuja discussão ainda engatinha e para
as quais a ciência não tem, até agora, fornecido nenhuma
solução.
(João de Fernandes Teixeira. Por que estudar filosofia?, 2016.)
De acordo com o texto, a filosofia
Pode acontecer que, para a educação do verdadeiro
filósofo, seja preciso que ele percorra todas as gradações
nas quais os “trabalhadores da filosofia” estão instalados e
devem permanecer firmes: ele deve ter sido crítico, cético,
dogmático e histórico e, ademais, poeta, viajante, moralista
e vidente e “espírito livre”, tudo enfim para poder percorrer
o círculo dos valores humanos, dos sentimentos de valor, e
poder lançar um olhar de múltiplos olhos e múltiplas consciências, da mais sublime altitude aos abismos, dos baixios
para o alto. Mas tudo isso é apenas uma condição preliminar
da sua incumbência. Seu destino exige outra coisa: a criação
de valores.
(Friedrich Nietzsche. Além do bem e do mal, 2001. Adaptado.)
No texto, Nietzsche propõe que a formação do filósofo deve
Pode acontecer que, para a educação do verdadeiro filósofo, seja preciso que ele percorra todas as gradações nas quais os “trabalhadores da filosofia” estão instalados e devem permanecer firmes: ele deve ter sido crítico, cético, dogmático e histórico e, ademais, poeta, viajante, moralista e vidente e “espírito livre”, tudo enfim para poder percorrer o círculo dos valores humanos, dos sentimentos de valor, e poder lançar um olhar de múltiplos olhos e múltiplas consciências, da mais sublime altitude aos abismos, dos baixios para o alto. Mas tudo isso é apenas uma condição preliminar da sua incumbência. Seu destino exige outra coisa: a criação de valores.
(Friedrich Nietzsche. Além do bem e do mal, 2001. Adaptado.)
No texto, Nietzsche propõe que a formação do filósofo deve
TEXTO I
Os meus pensamentos são todos sensações.
Penso com os olhos e com os ouvidos
E com as mãos e os pés
E com o nariz e a boca.
PESSOA. F. O guardador de rebanhos - IX In GALHOZ. M A. (Org Obras poéticas
Rio de Janeiro, Nova Aguiar, 1998(fragmento)
TEXTO II
Tudo aquilo que sei do mundo, mesmo por ciência, eu
o sei a partir de uma visão minha ou de uma experiência
do mundo sem a qual os símbolos da ciência não
poderiam dizer nada.
MERLEAU-PONTY. M. Fenomenologia da percepção. São Paulo .
Martins Fontes. 1999 (adaptado).
Os textos mostram-se alinhados a um entendimento
acerca da ideia de conhecimento, numa perspectiva que
ampara a
TEXTO I
Os meus pensamentos são todos sensações.
Penso com os olhos e com os ouvidos
E com as mãos e os pés
E com o nariz e a boca.
PESSOA. F. O guardador de rebanhos - IX In GALHOZ. M A. (Org Obras poéticas
Rio de Janeiro, Nova Aguiar, 1998(fragmento)
TEXTO II
Tudo aquilo que sei do mundo, mesmo por ciência, eu o sei a partir de uma visão minha ou de uma experiência do mundo sem a qual os símbolos da ciência não poderiam dizer nada.
MERLEAU-PONTY. M. Fenomenologia da percepção. São Paulo .
Martins Fontes. 1999 (adaptado).
Os textos mostram-se alinhados a um entendimento acerca da ideia de conhecimento, numa perspectiva que ampara a
Levando-se em consideração o papel da filosofia em relação à ciência, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Promover a neutralidade da ciência.
( ) Reduzir a visão de mundo da ciência.
( ) Investigar os fins e os sentidos a que a ciência se propõe.
( ) Analisar as condições e os modos de produção da ciência.( ) Analisar as consequências das técnicas utilizadas pela ciência.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
Levando-se em consideração o papel da filosofia em relação à ciência, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Promover a neutralidade da ciência.
( ) Reduzir a visão de mundo da ciência.
( ) Analisar as consequências das técnicas utilizadas pela ciência.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
Considerando-se que o método tenha sido sempre objeto de discussão na Filosofia, pode-se conceituar a hipótese como
“A solidariedade que constatamos entre o
nascimento do filósofo e o aparecimento do cidadão
não é para nos surpreender. Na verdade, a cidade
realiza no plano das formas sociais esta separação
da natureza e da sociedade que pressupõe, no plano
das formas mentais, o exercício de um pensamento
racional. Com a Cidade, a ordem política destacou
da organização cósmica; aparece como uma
instituição humana que é o objeto de uma
indagação inquieta, de uma discussão apaixonada.
Nesse debate, que não é somente teórico, mas no
qual se afronta a violência de grupos inimigos, a
filosofia nascente intervém com plena competência.”
VERNANT, Jean-Pierre. As origens da filosofia. In: Mito e
pensamento entre os gregos. Tradução de Haiganuch
Sarian. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990, p. 365.
Segundo essa célebre passagem, Jean-Pierre
Vernant considera que o surgimento da Filosofia se
deve
''A questão da Filosofia é o ponto singular em que o conceito e
a criação se remetem um ao outro.” (Gilles Deleuze)
Analisando o a afirmação de Gilles Deleuze e com base nos
conhecimentos sobre Filosofia, pode-se afirmar que a essa
ciência
O conhecimento filosófico surgiu a partir da capacidade do ser humano de refletir, principalmente sobre questões subjetivas,
imateriais e suprassensíveis, como os conceitos e ideias. Mesmo sendo racional, o conhecimento filosófico dispensa a necessidade
da verificação científica, visto que os seus objetos de estudo não apresentam um caráter material. A principal preocupação do
conhecimento filosófico é questionar e encontrar respostas racionais para determinadas questões, mas não necessariamente
comprovar algo.
Nesse sentido, pode-se afirmar que este modelo de conhecimento descrito no texto pode ser caracterizado como
“A filosofia encontra-se escrita neste grande livro que continuamente se abre perante nossos olhos (isto é, o Universo),
que não se pode compreender antes de entender a língua e conhecer os caracteres com os quais está escrito. [...]”
(GALILEI, Galileu. O ensaiador. São Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 119). O Italiano Galileu Galilei foi responsável pelo advento
da concepção moderna de ciência. A ele atribui-se:
“Não é possível aprender qualquer filosofia; [...]só é possível aprender a filosofar, ou seja, exercitar o talento da razão,
fazendo-a seguir os seus princípios universais em certas tentativas filosóficas já existentes, mas sempre reservando à
razão o direito de investigar aqueles princípios até mesmo em suas fontes confirmando-os ou rejeitando-os.” (KANT,
Immanuel. Crítica da razão pura. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. 407). Sobre o processo do filosofar, considere as
afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.
Acerca das diversas teorias referentes ao processo de
produção do conhecimento, pode-se afirmar:
Da premissa “Se estudo filosofia, então gosto de ler”, é logicamente correto, segundo o modus tollens, tirar a seguinte conclusão
É no plano político que a Razão, na Grécia, primeiramente se exprimiu, constituiu-se e formou-se. A experiência social só pôde tornar-se entre os gregos objetos de uma reflexão positiva, porque se prestava, na cidade, a um debate público de argumentos. O declínio do mito data do dia em que os primeiros Sábios puseram em discussão a ordem humana, procuraram defini-la em si mesma, traduzi-la em fórmulas acessíveis à sua inteligência, aplicar-lhe a norma do número e da medida.”
VERNANT, J.-P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 1989, p. 94.
Com base nessa citação, é correto afirmar que a filosofia nasce
É no plano político que a Razão, na Grécia, primeiramente se exprimiu, constituiu-se e formou-se. A experiência social só pôde tornar-se entre os gregos objetos de uma reflexão positiva, porque se prestava, na cidade, a um debate público de argumentos. O declínio do mito data do dia em que os primeiros Sábios puseram em discussão a ordem humana, procuraram defini-la em si mesma, traduzi-la em fórmulas acessíveis à sua inteligência, aplicar-lhe a norma do número e da medida.”
VERNANT, J.-P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 1989, p. 94.
Com base nessa citação, é correto afirmar que a filosofia nasce
O ato de filosofar pode definir-se como:
Os principais períodos da História da Filosofia são:
1) Filosofia Antiga – cujas preocupações básicas
foram os primeiros estudos cosmológicos e
antropológicos.
2) Filosofia Medieval – que teve como objetivo maior
ajudar a iluminar os dogmas teológicos com os
esforço da razão.
3) Filosofia Moderna – que centra seus sistemas
filosóficos no estudo da estrutura e limites do
conhecimento humano.
4) Filosofia Contemporânea – cuja característica
básica foi a retomada vária de sistemas anteriores
visando, com eles, explicar o mundo novo e o
novo homem.
5) Filosofia Existencialista – cuja preocupação
básica foi o estudo do homem concreto situado no
espaço e no tempo.
Estão corretas:
1) Filosofia Antiga – cujas preocupações básicas foram os primeiros estudos cosmológicos e antropológicos.
2) Filosofia Medieval – que teve como objetivo maior ajudar a iluminar os dogmas teológicos com os esforço da razão.
3) Filosofia Moderna – que centra seus sistemas filosóficos no estudo da estrutura e limites do conhecimento humano.
4) Filosofia Contemporânea – cuja característica básica foi a retomada vária de sistemas anteriores visando, com eles, explicar o mundo novo e o novo homem.
5) Filosofia Existencialista – cuja preocupação básica foi o estudo do homem concreto situado no espaço e no tempo.
Estão corretas: