Questão 666b7219-88
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Acompanhando a intenção da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção tecnológica, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento.
SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Unicamp, 1984.
O texto apresenta um espírito de época que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação entre
Acompanhando a intenção da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção tecnológica, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento.
SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Unicamp, 1984.
O texto apresenta um espírito de época que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação entre
SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Unicamp, 1984.
O texto apresenta um espírito de época que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação entre
A
fé e misticismo.
B
ciência e arte.
C
cultura e comércio.
D
política e economia.
E
astronomia e religião.
Gabarito comentado
M
Michel MelloMestre em Filosofia (PUC-Rio), Mestre e Doutor em Filosofia (Universidade de Basel / Suiça)
Uma das característica do Renascimento foi a conhecida “volta aos valores greco-romanos” , sobretudo no que concerne à arte e à arquitetura. Isso se dá tanto pela idealização de novos modelos da antiguidade, obras escritas ou esculpidas, como por um sentimento de nostalgia. Esse sentimento de retorno leva o jovem cientista do Renascimento a ver a si mesmo, ainda que inconsciente para muitos, como um mago – aquele que domina os saberes ocultos e desvelados, aquele que sabe a arte e seus símbolos, cura, interpreta, explica, é um líder. Nesse sentido e nessa compreensão sobre o espírito filosófico da época, chamada pelos alemães de Neuzeit, Novo Tempo, em que o sábio engloba tanto a figura do artista como a do cientista numa só pessoa. Assim, podemos dizer que
A alternativa (a) está errada, pois estaria ligado somente ao caráter oculto da magia, da ciência, da arte, etc.
A alternativa (b) está correta, dado que na figura do mago se encontra o artista e o cientista (e ainda outras).
A alternativa (c) está errada, devido ao que sabemos sobre o ideal artístico dos renascentistas: o ideal da forma. Não necessariamente o retrato de coisas quotidianas.
A alternativa (d) está errada porque o conhecimento dessas áreas encarna somente elementos particulares da figura do mago.
A alternativa (e) está errada por o astrônomo ser um cientista, mas no Renascimento as relações entre conhecimento científico e conhecimento ou crença religiosa ainda estão deveras interligados.
A alternativa (a) está errada, pois estaria ligado somente ao caráter oculto da magia, da ciência, da arte, etc.
A alternativa (b) está correta, dado que na figura do mago se encontra o artista e o cientista (e ainda outras).
A alternativa (c) está errada, devido ao que sabemos sobre o ideal artístico dos renascentistas: o ideal da forma. Não necessariamente o retrato de coisas quotidianas.
A alternativa (d) está errada porque o conhecimento dessas áreas encarna somente elementos particulares da figura do mago.
A alternativa (e) está errada por o astrônomo ser um cientista, mas no Renascimento as relações entre conhecimento científico e conhecimento ou crença religiosa ainda estão deveras interligados.