Questõessobre O Método dos Modernos: Causalidade, Indução, Evidências

1
1
Foram encontradas 5 questões
cf622f9c-49
UNB 2010 - Filosofia - O Método dos Modernos: Causalidade, Indução, Evidências, O Sujeito Moderno

Considere as seguintes informações.
Segundo o filósofo escocês David Hume, as leis que são encontradas na natureza, tais como as da elasticidade e da gravidade, são princípios gerais e “podemos considerarmo- nos suficientemente exitosos se conseguirmos reconduzir os fenômenos particulares a esses princípios, ou, ao menos, aproximá-los tanto quanto possível”.
Com base nessas informações e no texto apresentado e considerando, ainda, que o homem conhece a natureza a partir de inferências ou aproximações entre fatos naturais e princípios gerais, é correto afirmar que Hume defende uma concepção de leis da natureza diversa da proposta por Descartes no texto, segundo a qual as leis da natureza são da ordem do necessário e, portanto, continuariam aplicáveis mesmo se outra natureza fosse criada.

Imagem 009.jpg

Considerando o texto acima, extraído da obra Discurso do
Método
, de René Descartes, julgue o item subsequente.

C
Certo
E
Errado
d0116e47-49
UNB 2010 - Filosofia - O Método dos Modernos: Causalidade, Indução, Evidências, O Sujeito Moderno

Considere que uma propriedade importante de um sistema caótico seja sua estrita dependência às condições iniciais, de tal modo que, a despeito de esse sistema estar submetido às mesmas leis naturais, a sequência de estados que ele pode apresentar não se repete, a menos que as condições iniciais sejam exatamente as mesmas, em uma ordem infinita de precisão. Nessa perspectiva, servem de exemplo a crise econômica de 1929 e a de 2009, as quais, embora mantenham semelhanças, não surgiram das mesmas condições iniciais e não produziram as mesmas consequências. A partir dessas informações, é correto afirmar que, segundo a concepção expressa por Descartes, no texto, o mundo é um sistema caótico.

Imagem 009.jpg

Considerando o texto acima, extraído da obra Discurso do
Método
, de René Descartes, julgue o item subsequente.

C
Certo
E
Errado
666b7219-88
ENEM 2011 - Filosofia - O Método dos Modernos: Causalidade, Indução, Evidências, O Sujeito Moderno

Acompanhando a intenção da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção tecnológica, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento.
SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Unicamp, 1984.

O texto apresenta um espírito de época que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação entre

A
fé e misticismo.
B
ciência e arte.
C
cultura e comércio.
D
política e economia.
E
astronomia e religião.
e2e2863d-bb
ENEM 2008 - Filosofia - O Método dos Modernos: Causalidade, Indução, Evidências, O Sujeito Moderno

Os signos visuais, como meios de comunicação, são classificados em categorias de acordo com seus significados. A categoria denominada indício corresponde aos signos visuais que têm origem em formas ou situações naturais ou casuais, as quais, devido à ocorrência em circunstâncias idênticas, muitas vezes repetidas, indicam algo e adquirem significado. Por exemplo, nuvens negras indicam tempestade.

Com base nesse conceito, escolha a opção que representa um signo da categoria dos indícios.

A

B


C

D

E


ef468572-bb
ENEM 2008 - Filosofia - O Método dos Modernos: Causalidade, Indução, Evidências, O Sujeito Moderno

A Peste Negra dizimou boa parte da população européia, com efeitos sobre o crescimento das cidades O conhecimento médico da época não foi suficiente para conter a epidemia. Na cidade de Siena, Agnolo di Tura escreveu: “As pessoas morriam às centenas, de dia e de noite, e todas eram jogadas em fossas cobertas com terra e, assim que essas fossas ficavam cheias, cavavam-se mais. E eu enterrei meus cinco filhos com minhas próprias mãos (...) E morreram tantos que todos achavam que era o fim do mundo.”

Agnolo di Tura. The Plague in Siena: An Italian Chronicle. In: William M. Bowsky. Th Black Death: a turning point in history? New York: HRW, 1971 (com adaptações

O testemunho de Agnolo di Tura, um sobrevivente da Peste Negra, que assolou a Europa durante parte do século XIV, sugere que

A
o flagelo da Peste Negra foi associado ao fim dos tempos.
B
a Igreja buscou conter o medo da morte, disseminando o saber médico.
C
a impressão causada pelo número de mortos não foi tão forte, porque as vítimas eram poucas e identificáveis.
D
houve substancial queda demográfica na Europa no período anterior à Peste.
E
o drama vivido pelos sobreviventes era causado pelo fato de os cadáveres não serem enterrados.