Questão 4b44d36c-7a
Prova:ENEM 2010
Disciplina:História
Assunto:

A bandeira da Europa não é apenas o símbolo da União  Europeia, mas também da unidade e da identidade da Europa em sentido mais lato. O círculo de estrelas douradas representa a solidariedade e a harmonia entre os povos da Europa.
Disponível em: http://europa.eu/index_pt.htm.
Acesso em: 29 abr. 2010 (adaptado).

A que se pode atribuir a contradição intrínseca entre o que propõe a bandeira da Europa e o cotidiano vivenciado pelas nações integrantes da União Europeia?

A
Ao contexto da década de 1930, no qual a bandeira foi forjada e em que se pretendia a fraternidade entre os povos traumatizados pela Primeira Guerra Mundial.
B
Ao fato de que o ideal de equilíbrio implícito na bandeira nem sempre se coaduna com os conflitos e rivalidades regionais tradicionais.
C
Ao fato de que Alemanha e Itália ainda são vistas com desconfiança por Inglaterra e França mesmo após décadas do final da Segunda Guerra Mundial.
D
Ao fato de que a bandeira foi concebida por portugueses e espanhóis, que possuem uma convivência mais harmônica do que as demais nações europeias.
E
Ao fato de que a bandeira representa as aspirações religiosas dos países de vocação católica, contrapondo-se ao cotidiano das nações protestantes.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
A formação da União Europeia foi um dos marcos do Século XX e da História contemporânea.  O texto de apoio aborda o significado da bandeira da UE e o enunciado questiona qual a contradição  que existe nele.

Análise das alternativas:

A) A criação da bandeira é da década de 50.

B) As estrelas iguais simbolizam uma igualdade que não se configura de acordo com a realidade com  uma enorme diferenciação econômica, política e histórica entre as nações componentes do bloco. Alternativa correta.
C) Inglaterra recentemente abandonou o bloco após uma consulta popular, onde sobraram denúncias de manipulação do resultado através da disseminação de notícias falsas. Atualmente, Alemanha e França lideram o bloco numa harmoniosa parceria estratégica.
D) Não há diferenças consideráveis entre a convivência dos países ibéricos e outros vizinhos pacíficos, como Bélgica e França.
E) A bandeira teve, de fato, inspiração em símbolos católicos, mas não representa a supremacia do catolicismo sobre outras religiões. 



Gabarito do professor: B

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo