Questõessobre Guerra Fria e as ditaduras militares

1
1
Foram encontradas 38 questões
79c82274-07
SÃO CAMILO 2018 - História - Guerra Fria e as ditaduras militares, História da América Latina

Em julho de 2017, as então Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) anunciaram que iriam se transformar em um partido político, segundo determinação tomada pelo Plenário do Estado Maior da guerrilha. A transição só foi possível após uma intensa negociação entre os dirigentes da cúpula das FARC e o governo colombiano, que em 2016 assinaram um acordo de paz, colocando fim a um conflito armado que já perdurava por 52 anos.

(https://operamundi.uol.com.br.)

A guerrilha FARC teve origem no contexto histórico-ideológico da

A
Nova Ordem Mundial.
B
Guerra Fria.
C
Revolução Bolivariana.
D
Primavera dos Povos.
E
Doutrina Bush.
ceb2737f-fa
UFRGS 2019 - História - Guerra Fria e as ditaduras militares, História da América Latina

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes à Revolução Cubana.

( ) O movimento revolucionário foi uma resposta à ditadura de Fulgêncio Batista, que assumiu o poder em 1953 e promoveu a exclusão política de setores da sociedade cubana.
( ) A reforma agrária e a nacionalização das refinarias de açúcar, usinas e indústrias, pertencentes a empresas norte-americanas, foram realizadas com a vitória da Revolução.
( ) Cuba, após a tomada do poder pelos revolucionários, criou a Aliança para o Progresso, um programa de colaboração entre os partidos comunistas da América Latina, com o objetivo de implantar o socialismo no continente.
( ) A Revolução Cubana inspirou diversos movimentos de esquerda na América Latina, como a Frente Sandinista de Libertação Nacional, na Nicarágua.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

A
V - V - F - V.
B
V - F - V - F.
C
F - V - V - V.
D
V - F - F - F.
E
F - V - V - F.
50692e07-f6
UFC 2010 - História - Guerra Fria e as ditaduras militares, História da América Latina

As ditaduras na América- Latina, entre as quais se inclui a do Brasil, foi apoiada:

A
por Cuba.
B
pela França.
C
pela União Soviética.
D
pelos Estados Unidos.
E
pelos países asiáticos. 
3c7addd4-ed
CÁSPER LÍBERO 2012 - História - República Autoritária : 1964- 1984, Guerra Fria e as ditaduras militares, História do Brasil, História da América Latina

O recurso do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, reconhecido como responsável por praticar torturas no período do regime militar, foi negado por unanimidade pela 1ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo nesta terça-feira (14). O coronel Brilhante Ustra comandou o Doi-Codi (Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna), em São Paulo, no período de 29 de setembro de 1970 a 23 de janeiro de 1974. Em 1972 Maria Teles, o marido, Cesar Teles e a irmã Crimeia foram presos e torturados no Doi-Codi. Os filhos do casal também ficaram em poder dos militares. (Jornal do Brasil on-line, 21/10/2012). A notícia acima e os fatos a que ela se refere permitem a identificação de uma característica não só da ditadura militar vigente no Brasil durante a década de 1970, mas também da ditadura que vigorou em países como Chile e Argentina, a saber:

A
a extensa participação de agentes do governo em práticas criminosas que o próprio Estado acobertava.
B
o incentivo que tais regimes promoviam para que cidadãos comuns denunciassem abusos cometidos por seus agentes.
C
a prática efetiva da guarda, pelo Estado, de filhos de presos políticos, que seriam tutelados até que seus pais terminassem de cumprir suas detenções.
D
a legalização jurídica da tortura, vista como instrumento técnico imprescindível à extração de informações acerca de condutas criminais.
E
o combate à tortura realizado pelas instâncias jurídicas desses países durante a vigência de tais regimes, estabelecendo conflitos de jurisdição entre poderes nacionais.
6cd4c241-eb
CÁSPER LÍBERO 2009 - História - Guerra Fria e as ditaduras militares, História da América Latina

“Diz-se em Cuba que as grandes mudanças têm data certa para ocorrer: 1º de janeiro. Foi nesse dia, em 1899, que a bandeira da Espanha desceu dos mastros do país, e, após um longo movimento de independência, subiu aos céus caribenhos o símbolo dos novos donos da ilha: a bandeira listrada dos Estados Unidos. Os revolucionários cubanos já expulsavam praticamente os espanhóis quando 15 mil soldados americanos desembarcaram em Cuba e só saíram de lá três anos depois, quando incluíram na Constituição do novo país um artigo inusitado: a chamada Emenda Platt, que permitia que os americanos entrassem e saíssem como e quando quisessem da ilha – o que fizeram de forma direta e indireta durante 60 anos, até outro 1º de janeiro” (Alessandro Meiguins, Fidel e a Revolução: 45 anos depois. Revista Aventuras da História, 2004).

A partir da leitura do texto e do conhecimento da história de Cuba, assinale a alternativa correta.

A
A Revolução Cubana, que culminaria com a tomada do poder por Fidel Castro, em 1º de janeiro de 1959, contou com forte apoio militar e de inteligência da então URSS.
B
Ao chegar ao poder em 9 de janeiro de 1959, Fidel Castro pronunciou um discurso marcado pela declaração oficial de que a partir daquele momento Cuba tornava-se uma República Socialista alinhada com a URSS.
C
A “crise dos mísseis”, envolvendo os EUA, Cuba e a URSS, ocorreu depois do lançamento de um míssil soviético de médio alcance que, partindo de Cuba, atingiu o estado norte-americano da Flórida.
D
A Revolução Cubana exerceu forte influência sobre os movimentos de esquerda da América Latina, nos anos 1960 e 1970, o que foi corroborado por uma política da ilha de incentivo e ajuda a grupos guerrilheiros e revolucionários latinoamericanos.
E
O governo norte-americano, sob a presidência de John Fitzgerald Kennedy, patrocinou uma tentativa fracassada de invasão da ilha cubana em 1961, na qual morreram milhares de soldados do exército norte-americano.
e007a58e-e3
UCPEL 2014 - História - Guerra Fria e as ditaduras militares, História da América Latina

A articulação institucional entre as ditaduras militares latino-americanas, criada em 1975, para favorecer as perseguições e as violências aos opositores, inclusive através da tortura, foi denominada

A
Operação Bandeirantes.
B
OEA, Organização dos Estados Americanos.
C
ALALC.
D
Operação Condor.
E
Operação Aragarças.
dee7a396-de
UFSM 2016 - História - Guerra Fria e as ditaduras militares, História da América Latina

Entre 1956 e 1959, o governo cubano de Fulgêncio Batista enfrentou um exército rebelde, liderado por Fidel Castro.


A luta desses rebeldes tinha como propósito

A
o fim do regime democrático, o qual assegurava tanto o avanço das forças populares quanto a resistência ao domínio norte-americano na economia do país.
B
uma abertura econômica aos investimentos estrangeiros e o estabelecimento de um modelo de desenvolvimento cubano que tinha por base os capitais nacionais e internacionais, mais o suporte das empresas estatais.
C
o fim do governo ditatorial e a implantação de reformas econômicas e sociais, entre elas a reforma agrária e a nacionalização das empresas estrangeiras.
D
o alinhamento do país ao capitalismo internacional e o rompimento em relação ao projeto nacionalista de reformas econômicas, sociais e políticas.
E
o fortalecimento das oligarquias rurais e o incremento do setor de agroexportação, seguindo o modelo de desenvolvimento dominante na América Latina.
6aeab645-e1
UCPEL 2011 - História - Guerra Fria e as ditaduras militares, História da América Latina

Ao longo da década iniciada em 1970, ocorreu uma “epidemia” de ditaduras militares na América Latina, que tiveram características comuns, com exceção da(o)

A
avorecimento à entrada do capital estrangeiro.
B
política de arrocho salarial e da concentração de renda.
C
perseguição aos grupos de esquerda através da Operação Condor.
D
uso dos meios de comunicação para fazer propaganda do regime autoritário.
E
direito à vida e à liberdade de expressão.
11e04f74-d6
EBMSP 2018 - História - Guerra Fria e as ditaduras militares, História da América Latina

A formação da Coreia como Estado se concretizou no século VII após a unificação dos três reinos coreanos, entretanto a península coreana sofreu diversas invasões principalmente de chineses, japoneses, russos e mongóis. Após a Segunda Guerra Mundial, a Coreia foi dividida em dois Estados: Coreia do Norte, apoiada pela ex-URSS, e a Coreia do Sul, ocupada pelos norte-americanos.

Sobre esses dois países, pode-se afirmar:

A
O relevo predominante nos países é o de planície, fato que facilita a produção agrícola e a autossuficiência de alimentos.
B
O clima da Coreia do Sul é mediterrâneo e o da Coreia do Norte é temperado continental.
C
A Coreia do Norte tem a economia baseada na indústria de precisão, o que justifica o uso da energia nuclear em larga escala.
D
O “milagre econômico” sul-coreano ocorreu devido a fortes investimentos estrangeiros no país, cujo objetivo foi a modernização do parque industrial.
E
Uma importante fonte de renda da Coreia do Norte é a exploração dos minerais nobres abundantes na região.
cc82541d-c9
UFSC 2011 - História - Guerra Fria e as ditaduras militares, História da América Latina, América Latina na segunda metade do século XX: revoluções, transformações e permanências

Sobre as relações geopolíticas no mundo atual, assinale a proposição CORRETA.


Na América Latina, durante a Guerra Fria, um dos países que fez frente à influência norteamericana foi Cuba, que levou a cabo sua revolução em 1959.

C
Certo
E
Errado
cbe33a7e-c9
UFSC 2011 - História - Guerra Fria e as ditaduras militares, História da América Latina

Sobre as ditaduras militares latino-americanas, assinale a proposição CORRETA.


No contexto da Guerra Fria, as ditaduras militares latino-americanas estavam claramente alinhadas ao bloco capitalista liderado pela União Soviética.

Nos intervalos entre sessões de tortura, deixavam-me pendurado pelos braços em ganchos fixos à parede do calabouço onde me atiravam.

Algumas vezes me jogavam sobre a mesa de tortura e me esticavam, amarrando pés e mãos a algum instrumento que não posso descrever porque não vi, mas que me produzia a sensação de que iam arrancar-me partes do corpo.

NUNCA MAIS: INFORME SOBRE O DESAPARECIMENTO DE PESSOAS NA ARGENTINA. Porto Alegre: L&PM, 1984. p.17-18. 

C
Certo
E
Errado
cbe6af25-c9
UFSC 2011 - História - Guerra Fria e as ditaduras militares, História da América Latina

Sobre as ditaduras militares latino-americanas, assinale a proposição CORRETA.


São características que as ditaduras latino-americanas tiveram em comum: o autoritarismo, a censura, o nacionalismo e a violenta repressão que deixou milhares de mortos e desaparecidos.

Nos intervalos entre sessões de tortura, deixavam-me pendurado pelos braços em ganchos fixos à parede do calabouço onde me atiravam.

Algumas vezes me jogavam sobre a mesa de tortura e me esticavam, amarrando pés e mãos a algum instrumento que não posso descrever porque não vi, mas que me produzia a sensação de que iam arrancar-me partes do corpo.

NUNCA MAIS: INFORME SOBRE O DESAPARECIMENTO DE PESSOAS NA ARGENTINA. Porto Alegre: L&PM, 1984. p.17-18. 

C
Certo
E
Errado
cbdf1275-c9
UFSC 2011 - História - Guerra Fria e as ditaduras militares, História da América Latina

Sobre as ditaduras militares latino-americanas, assinale a proposição CORRETA.


Na Argentina, a derrota para os britânicos na Guerra das Malvinas (1982), somada à crescente crise inflacionária e aos movimentos populares contra a repressão militar, causou a queda de uma das mais violentas ditaduras latino-americanas.

Nos intervalos entre sessões de tortura, deixavam-me pendurado pelos braços em ganchos fixos à parede do calabouço onde me atiravam.

Algumas vezes me jogavam sobre a mesa de tortura e me esticavam, amarrando pés e mãos a algum instrumento que não posso descrever porque não vi, mas que me produzia a sensação de que iam arrancar-me partes do corpo.

NUNCA MAIS: INFORME SOBRE O DESAPARECIMENTO DE PESSOAS NA ARGENTINA. Porto Alegre: L&PM, 1984. p.17-18. 

C
Certo
E
Errado
cbd4a5e6-c9
UFSC 2011 - História - Guerra Fria e as ditaduras militares, História da América Latina

Sobre as ditaduras militares latino-americanas, assinale a proposição CORRETA.


Durante os anos 1970, a ditadura do general cubano Fidel Castro defendia a política do big stick, caracterizada por dar apoio bélico e influenciar ideologicamente os diversos governos militares latino-americanos.

Nos intervalos entre sessões de tortura, deixavam-me pendurado pelos braços em ganchos fixos à parede do calabouço onde me atiravam.

Algumas vezes me jogavam sobre a mesa de tortura e me esticavam, amarrando pés e mãos a algum instrumento que não posso descrever porque não vi, mas que me produzia a sensação de que iam arrancar-me partes do corpo.

NUNCA MAIS: INFORME SOBRE O DESAPARECIMENTO DE PESSOAS NA ARGENTINA. Porto Alegre: L&PM, 1984. p.17-18. 

C
Certo
E
Errado
cbdacb0d-c9
UFSC 2011 - História - Guerra Fria e as ditaduras militares, História da América Latina

Sobre as ditaduras militares latino-americanas, assinale a proposição CORRETA.


No Chile, em 11 de setembro de 1973, um golpe militar chefiado pelo general Augusto Pinochet derrubou o governo do presidente socialista Salvador Allende, que morreu no Palácio La Moneda.

Nos intervalos entre sessões de tortura, deixavam-me pendurado pelos braços em ganchos fixos à parede do calabouço onde me atiravam.

Algumas vezes me jogavam sobre a mesa de tortura e me esticavam, amarrando pés e mãos a algum instrumento que não posso descrever porque não vi, mas que me produzia a sensação de que iam arrancar-me partes do corpo.

NUNCA MAIS: INFORME SOBRE O DESAPARECIMENTO DE PESSOAS NA ARGENTINA. Porto Alegre: L&PM, 1984. p.17-18. 

C
Certo
E
Errado
cbcf41aa-c9
UFSC 2011 - História - Guerra Fria e as ditaduras militares, História da América Latina

Sobre as ditaduras militares latino-americanas, assinale a proposição CORRETA.


Nos anos 1970, os governos do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Bolívia chegaram a fazer um acordo de cooperação mútua, a chamada operação condor, com o objetivo de reprimir em conjunto os regimes ditatoriais implantados por meio de golpes militares na América Latina.

Nos intervalos entre sessões de tortura, deixavam-me pendurado pelos braços em ganchos fixos à parede do calabouço onde me atiravam.

Algumas vezes me jogavam sobre a mesa de tortura e me esticavam, amarrando pés e mãos a algum instrumento que não posso descrever porque não vi, mas que me produzia a sensação de que iam arrancar-me partes do corpo.

NUNCA MAIS: INFORME SOBRE O DESAPARECIMENTO DE PESSOAS NA ARGENTINA. Porto Alegre: L&PM, 1984. p.17-18. 

C
Certo
E
Errado
39e0552e-c2
PUC - Campinas 2016 - História - Guerra Fria e as ditaduras militares, História da América Latina

O escritor Pablo Neruda apoiou o programa da Unidade Popular, coalizão pela qual se elegeu Salvador Allende. O golpe que derrubou esse presidente deu início a um regime militar marcado

Considere o texto abaixo.


     Deve ter sido importante para Drummond o poema do escritor chileno Pablo Neruda, lido na cidade do México em 1942 e logo depois afixado em cartazes nas ruas da cidade: “Canto a Stalingrado”. O poema de Neruda não fala de vitória, e sim de resistência, além de clamar de modo indignado pela abertura da Segunda Frente que viria aliviar a União Soviética da pressão nazista. Já na “Carta a Stalingrado”, de Drummond, o núcleo propriamente do poema se espraia tanto para o lado épico, que relaciona a vitória de Stalingrado aos destinos da humanidade, como para o lado lírico, em que a batalha é vista a partir das suas ressonâncias no “eu”.


(MOURA, Murilo Marcondes de. O mundo sitiado. São Paulo: Editora 34, 2016, p. 128)

A
pela ascensão da Democracia Cristã ao poder; pelo apoio efusivo da grande imprensa; pela adoção da política econômica da CEPAL, órgão da ONU sediado no país.
B
pela baixa popularidade de seu líder, o general Augusto Pinochet; por sediar as operações do Plano Condor e pela adoção de um programa econômico liberal.
C
pelo desprezo à legalidade, ao ignorar eleições e plebiscitos; pelo exílio em massa de intelectuais e artistas; pela durabilidade do regime, o mais longevo do continente.
D
pelas constantes violações aos direitos humanos, pelo apoio político e financeiro recebido dos Estados Unidos e pelo chamado "milagre econômico chileno".
E
pela dissolução do Congresso e de partidos políticos; pela alta inflacionária e recessão; pela resistência de grupos de guerrilha urbana como os Montoneros.
fa562f05-b6
IF-GO 2010 - História - Guerra Fria e as ditaduras militares, História da América Latina

“Entre meados da década de 1960 e meados de 1980, a América Latina, em especial a América do Sul, viveu um período histórico dominado por regimes militares. As consequências desse período são sentidas até hoje, não se tratando de algo superado”.


COGGIOLA, Osvaldo. Governos militares na América Latina. A era das ditaduras Chile, Argentina e Brasil luta armada e repressão. São Paulo: Editora Contexto, 2001, p. 09.


A partir do fragmento textual acima, marque o que for incorreto sobre as ditaduras militares na América Latina:

A
Uma das consequências das ditaduras latino-americanas foi a eliminação de boa parte das lideranças políticas de esquerda ou, simplesmente, progressistas, sindicais, estudantis e intelectuais.
B
Em boa parte da América Latina, e não diferente no Brasil, os golpes militares e a instalação de ditaduras tiveram senão a ajuda direta dos Estados Unidos, pelo menos o seu aval.
C
Em 1973, por interesse das multinacionais, sobretudo dos EUA, da burguesia e grupos conservadores que tinham seus interesses ameaçados pelas políticas do presidente chileno Salvador Allende, o general Augusto Pinochet deu um golpe militar e instalou uma das ditaduras mais repressoras da América Latina.
D
A ditadura varguista teve grande apoio militar e norte-americano. Prova disso foi a construção da Usina de Volta Redonda com apoio dos EUA e o golpe dado por Vargas com apoio dos militares.
E
Entre 1970 e 1980 os regimes militares de Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai colocaram em prática a Operação Condor, um sistema de repressão que foi responsável pela prisão, tortura, morte e extradição de vários líderes e ativistas na luta contra as ditaduras militares.
13a1d77d-b0
UFT 2013 - História - Guerra Fria e seus desdobramentos, Guerra Fria e as ditaduras militares, História Geral, História da América Latina

“[...] nenhum estudo sobre o imaginário político norte-americano pode ignorar a verdadeira obsessão em torno dos propósitos nacionais, a convicção tão fortemente arraigada de que os EUA, por sua elevada moralidade cívica e política (...) inigualáveis, receberam da Providência a missão excelsa de redimir os povos não democráticos e desenvolvidos do planeta”. (Adaptado. AZEVEDO, Cecília. Em nome da “América: Os corpos da paz no Brasil (1961-1981). São Paulo, Tese (Doutorado em História) – USP. 1992. p. 31)

Essa afirmativa, claramente percebida em diversos programas e doutrinas intervencionistas norte-americanas, sendo uma das que, diretamente, influenciou a América Latina durante o período da Guerra Fria, denomina-se:

A
New Stick.
B
Big Stick.
C
Doutrina Truman.
D
New Deal.
E
Doutrina Monroe.
7f6795f3-af
PUC - RJ 2017 - História - Guerra Fria e as ditaduras militares

Sobre o impacto da Revolução Cubana nas relações entre os EUA e a América Latina na década de 1960, assinale a alternativa correta:

A
A América Latina tornou-se o foco principal de preocupações militares para os norte-americanos no panorama da Guerra Fria neste período.
B
Os EUA passaram a investir também em programas que garantissem a expansão da influência norte-americana por via pacífica, como a Aliança para o Progresso.
C
Houve momentos de enfrentamento e tensão, como a bem-sucedida invasão da baía dos Porcos, em abril de 1961, por forças anticastristas.
D
A crise dos mísseis cubanos, em 1962, resultou de testes realizados com armas nucleares soviéticas em território cubano.
E
Os EUA abandonam a política praticada até então, que consistia na necessidade de exportar a democracia para os demais povos do continente.