A escolha pelo uso da primeira pessoa plural,
no texto 2,
Gabarito comentado
Esta questão avalia a capacidade do candidato de interpretar textos, relacionar informações e estabelecer hipóteses em relação ao conteúdo vivo. Como leitores, somos fruto daquilo que vamos acumulando ao longo da vida em termos de informação. Além disso, nossas experiências de vida também contribuem para o desenvolvimento de determinadas visões de mundo e são exatamente a visão de mundo e os conhecimentos prévios que deverão ser mobilizados para responder corretamente.
Mas o que são os conhecimentos prévios?
São aqueles saberes ou as informações que temos guardados em nossa mente e que podemos acionar quando precisamos.
Evidente que a questão não requer apenas a capacidade de acessar esses conhecimentos que está em jogo nesta questão. Porém, ela é fundamental para que não sermos induzidos ao erro na hora de responder.
O exercício traz um texto relativamente longo e o enunciado pede para apontarmos por qual motivo a autora opta pela 1ª pessoa do plural (nós). Vejamos as alternativas:
A) além de demonstrar que o texto foi escrito por uma mulher, busca o engajamento de uma parcela de público feminino.
Esta é a resposta correta. Quando um texto é escrito na 1ª pessoa do plural significa que existe a busca pela representação de uma coletividade e não de uma só voz. Notem que o texto trata da condição da mulher ao longo da História, enfatizando a natureza patriarcal da sociedade e a maneira como as mulheres foram diminuídas em razão de uma visão que as tomava como inferiores. Ao usar a 1ª pessoa do plural a autora busca o engajamento do público feminino, chamando a atenção para certas ideias preconcebidas e que, infelizmente, ainda fazem parte de nosso cotidiano.
B) é aleatória e não impacta na construção argumentativa do texto.
Esta resposta está incorreta. O texto é um artigo de opinião e, nesse caso, nunca a escolha da pessoa do discurso será aleatória. Se o texto foi escrito em 1ª pessoa do plural é porque a autora quer falar pela coletividade feminina, o que se configura como uma estratégia argumentativa.
C) é uma forma de excluir deliberadamente o público masculino dos leitores para perpetuar um tabu.
Esta resposta está incorreta. O texto, embora tenha como público-alvo preferencial as mulheres, não exclui os homens do debate, muito pelo contrário. O artigo coloca em questão a estrutura machista da sociedade e mobiliza elementos para que os homens, ao lerem, revejam determinadas condutas.
D) não imprime ao texto um tom panfletário que requeira engajamento de alguma natureza.
Esta resposta está incorreta. A opção pela 1ª pessoa do plural é uma estratégia argumentativa de engajamento das mulheres no debate proposto pelo texto.
Gabarito do Professor: Letra A.