Questão 41627e80-be
Prova:ENEM 2016
Disciplina:Filosofia
Assunto:A Metafísica de Aristóteles, Filosofia e a Grécia Antiga

Ninguém delibera sobre coisas que não podem ser de outro modo, nem sobre as que lhe é impossível fazer. Por conseguinte, como o conhecimento científico envolve demonstração, mas não há demonstração de coisas cujos primeiros princípios são variáveis (pois todas elas poderiam ser diferentemente), e como é impossível deliberar sobre coisas que são por necessidade, a sabedoria prática não pode ser ciência, nem arte: nem ciência, porque aquilo que se pode fazer é capaz de ser diferentemente, nem arte, porque o agir e o produzir são duas espécies diferentes de coisa. Resta, pois, a alternativa de ser ela uma capacidade verdadeira e raciocinada de agir com respeito às coisas que são boas ou más para o homem.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

Aristóteles considera a ética como pertencente ao campo do saber prático. Nesse sentido, ela difere-se dos outros saberes porque é caracterizada como

A
conduta definida pela capacidade racional de escolha.
B
capacidade de escolher de acordo com padrões científicos.
C
conhecimento das coisas importantes para a vida do homem.
D
técnica que tem como resultado a produção de boas ações.
E
política estabelecida de acordo com padrões democráticos de deliberação.

Gabarito comentado

Athos VieiraHistoriador, Mestre em Ciência Política pelo IESP/UERJ e Doutorando em Ciência Política pelo IESP/UERJ
Aristóteles está buscando definir que tipo de conduta é passível de deliberação. Estabelece que somente podemos deliberar, se existe “outro modo", se não existe “necessidade" e que seja possível. Diferindo da ciência, pois exige demonstração, e das artes, uma vez que agir e produzir são coisas distintas, estabelece que a sabedoria prática como uma “capacidade verdadeira e raciocinada de agir com respeito às coisas que são boas e más para o homem", ou seja, a uma conduta (capacidade de agir) definida pela capacidade racional de escolha, letra A.

A letra B está equivocada, pois Aristóteles deixa clara a distinção entre saber prático e saber científico.

A letra C está equivocada, pois não se trata de saber exatamente das coisas importantes do homem, mas ter uma postura diante da vida baseada na razão e na boa vida, eudamonia.

A letra D está equivocada, pois não se trata de uma técnica que produza resultado X ou Y, mas, como foi enfatizado, de uma conduta perante a vida.

Gabarito: Letra A.


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