Leia atentamente a seguinte passagem:
“A experiência parece um pouco semelhante à ciência
(epistéme) e à arte (tékhne). Com efeito, os homens
adquirem ciência e arte por meio da experiência. A
experiência, como diz Polo, produz a arte, enquanto a
inexperiência produz o puro acaso. A arte se produz
quando, de muitas observações da experiência,
forma-se um juízo geral e único passível de ser
referido a todos os casos semelhantes” (Aristóteles,
Metafísica, 981a5).
Com base no texto acima, considere as seguintes
afirmações:
I. Somente a ciência é conhecimento universal,
cujos juízos gerais se aplicam a todos os
casos semelhantes.
II. A tékhne é uma forma de conhecimento
universal, pois, com base nas experiências, se
forma um juízo geral.
III. Por ser semelhante à experiência, a tékhne
não constitui um conhecimento universal.
IV. A experiência é pressuposto dos
conhecimentos universais (tékhné e
epistéme), mas não é ainda um conhecimento
universal.
É correto somente o que se afirma em
Leia atentamente a seguinte passagem:
“A experiência parece um pouco semelhante à ciência (epistéme) e à arte (tékhne). Com efeito, os homens adquirem ciência e arte por meio da experiência. A experiência, como diz Polo, produz a arte, enquanto a inexperiência produz o puro acaso. A arte se produz quando, de muitas observações da experiência, forma-se um juízo geral e único passível de ser referido a todos os casos semelhantes” (Aristóteles, Metafísica, 981a5).
Com base no texto acima, considere as seguintes afirmações:
I. Somente a ciência é conhecimento universal, cujos juízos gerais se aplicam a todos os casos semelhantes.
II. A tékhne é uma forma de conhecimento universal, pois, com base nas experiências, se forma um juízo geral.
III. Por ser semelhante à experiência, a tékhne não constitui um conhecimento universal.
IV. A experiência é pressuposto dos conhecimentos universais (tékhné e epistéme), mas não é ainda um conhecimento universal.
É correto somente o que se afirma em