Questão 07309157-b6
Prova:UECE 2009
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Gêneros Textuais, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

De difícil caracterização, a crônica pode, às vezes, confundir-se com o conto, mas pode, também, como no caso do texto “Pássaros”, de Eduardo Lara Resende, apresentar-se com características próprias, identificáveis à primeira leitura.

Assinale a alternativa em que todas as características são próprias do gênero crônica e se encontram presentes em “Pássaros”.


A
Abordagem de um fato habitual; visão pessoal e subjetiva desse fato; tendência para o lirismo; predominância do poder de recriação da realidade sobre a capacidade de mera transcrição dessa mesma realidade.
B
Confissão de uma realidade interior; visão pessoal e subjetiva dessa realidade; tendência para a caracterização do ambiente; predominância do poder de recriação da realidade sobre a capacidade de mera transcrição dessa mesma realidade.
C
Abordagem de um fato do cotidiano; visão pessoal e subjetiva desse fato; introdução de elementos narrativos; predominância do poder de recriação da realidade sobre a capacidade de mera transcrição dessa mesma realidade.
D
Abordagem de um fato do cotidiano; visão objetiva e crítica desse fato; tendência para o realismo; predominância do poder de mera transcrição da realidade sobre a capacidade de recriação dessa mesma realidade

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo