Questõesde UFCG 2009

1
1
Foram encontradas 210 questões
1a59ee68-e6
UFCG 2009 - Geografia - Categorias de Análise da Geografia, História da Geografia

“As histórias que ouvimos referem-se, do início ao fim, a velhos lugares, inseparáveis dos eventos neles ocorridos. A casa, o bairro, algumas ruas, em geral o trajeto para a escola e o centro da cidade são descritos de um modo dispersivo nas lembranças várias, mas com alguns focos: o Viaduto do Chá, a Catedral, a rua Direita, o Museu do Ipiranga (...), a Avenida Paulista... Esses lugares são descritos sob vários pontos de vista”.

“Em cada bairro se fazia um campeonato, juntavam dez ou vinte clubes... A gente dizia: Em que parque vamos jogar? Não tinham estádio, era campo livre, ninguém pagava para ver (...) Quando foi morrendo o jogo da várzea e o futebol de bairro, começou a se concentrar o público nos estádios”.

(BOSI, Eclea. Memória e sociedade: lembranças de velho. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 447 e 449)

O fragmento textual de Eclea Bosi integra um importante estudo sobre a velhice, baseando-se em depoimento de idosos acerca de suas trajetórias de vida e das transformações que eles viram ocorrer em São Paulo, cidade onde moravam.

Baseando-se no fragmento textual acima e nos seus conhecimentos sobre a temática, é INCORRETO afirmar que os testemunhos dos idosos:

A
Dimensionam a importância da memória dos mais velhos na reconstituição da história e da geografia dos lugares, a exemplo da cidade de São Paulo.
B
Celebram a emergência dos novos artefatos urbanos advindos com a globalização, tornando os antigos espaços de sociabilidade paulista objetos do passado.
C
Elaboram as formas de produção do espaço urbano, marcado pela arquitetura e pelos diversos lugares de sociabilidade.
D
Desenham um mapa afetivo da cidade de São Paulo, identificando lugares que fizeram parte de sua história, como o Viaduto do Chá e a Catedral.
E
Narram a transformação da fisionomia urbana, ao mostrar que as formas de jogar e de brincar dos tempos da juventude foram alteradas pela emergência de novos ícones da modernidade.
1a4d0303-e6
UFCG 2009 - História - Fundamentos da História : Tempo, Memória e Cultura, História Geral

“Desde o seu nascimento, no final do século XIX, o cinema produziu incontáveis filmes que tomam o passado como inspiração para seus temas e roteiros. (...) Além disso, mesmo quando não encena o passado, o produto audiovisual de cinema ou de televisão sempre é um documento de sua época, veiculando valores, projetos, ideologias.”

(CAPELATO, Maria Helena e outros. (orgs.) História e cinema. Dimensões históricas do audiovisual. São Paulo: Alameda, 2007, p. 09.)

O cinema é uma das linguagens de aproximação com a produção histórica. Considerando essas relações, é INCORRETO afirmar que o(s) filme(s):

A
“Cidade de Deus” (Brasil, 2002) problematiza a memória de pessoas que foram violentadas politicamente durante o Estado Novo. A fala das vítimas da ditadura varguista funciona tanto como um registro do vivido quanto como uma denúncia de práticas políticas intoleráveis.
B
“V de Vingança” (EUA/Alemanha, 2006) discute a relação entre cultura midiática e cultura política, apresentando o ditador como manipulador da verdade através de uma imprensa controlada rigidamente.
C
“Central do Brasil” (Brasil, 1998) polariza as experiências do urbano e do rural, em que o Rio de Janeiro é identificado como um espaço de aprisionamento dos indivíduos, enquanto o Nordeste menos urbanizado é tematizado como um horizonte utópico de liberdade.
D
“Que Bom te Ver Viva” e “V de Vingança”, ainda que de formas diferentes, discutem o abandono ou experimentação da democracia, e apresenta a liberdade como um direito inalienável, e que, quando limitado, gera infelicidade e empobrecimento da vida social e individual.
E
“Central do Brasil” colocou a cultura escrita como espaço de sociabilidade, de saudade, de manipulação e de exclusão social, dando visibilidade aos diversos conflitos dos migrantes nos centros urbanos.
1a509822-e6
UFCG 2009 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado da Paraíba

“Ao longo dos anos 50 [século XX], consolidou-se em algumas áreas do Brasil um estilo de vida tipicamente urbano e industrial, o que gerou importantes alterações nas formas de consumo e de comportamentos sociais”.

“Na Paraíba (...) o rádio se impôs no início dos anos 50 como o principal e mais barato meio de diversão das populações mais pobres, abarcando também as chamadas elites”. (SOUZA, Antonio Clarindo B. de. Quando o dourado pode sair em nossas mãos

– os anos 50 na Paraíba. In: SOUZA, Antonio Clarindo B. de. et all. História da Paraíba. Ensino Médio. 2 ed., Campina Grande: UFCG, 2008, p.159)

Associe o(s) comentário(s) correto(s) a respeito das formas de consumo e de comportamento sociais na Paraíba dos anos 50, levando em consideração o fragmento textual e os seus conhecimentos sobre a temática:

I- “Ao longo dos anos 50, consolidou-se em algumas áreas do Brasil um estilo de vida tipicamente urbano e industrial”.
Comentário: a consolidação desse estilo de vida urbano-industrial dos anos 50 é decorrente, entre outros motivos, da política econômica de Juscelino Kubitschek, que investiu na indústria de bens de consumo duráveis.
II – Esse “estilo de vida tipicamente urbano e industrial” gerou “importantes alterações nas formas de consumo”.
Comentário: o estilo de vida americano, difundido pelo cinema e pelas revistas de variedade, provocaram alterações nos costumes dos moradores de cidades como Campina Grande e João Pessoa.
III - “Na Paraíba (...) o rádio se impôs no início dos anos 50 como o principal e mais barato meio de diversão das populações mais pobres”.
Comentário: A Era do Rádio, como ficou conhecida a década de 50, tornou popular o consumo de programas de auditório e as radionovelas.
IV – O rádio, paixão nacional desde o início do século XX, tornou-se um importante veículo de comunicação na Paraíba, consumido tanto pelas “populações mais pobres”, quanto pelas elites. Comentário: os programas de rádio na Paraíba tornaram-se modernos meios de comunicação, ligando, através de suas ondas, as mais diferentes cidades do interior do Estado.
V – A chegada da televisão na Paraíba foi outro marco importante na modernização das comunicações.
Comentário: introduzida na Paraíba por Assis Chateaubriand nos anos 40, a televisão tornou-se o principal veículo de comunicação nesse período, dando visibilidade a programas como Repórter Esso e a Hora do Brasil.

Estão corretas:

A
I, II e III.
B
II e III.
C
I, II e IV.
D
IV e V.
E
III, IV e V.
1a4493b6-e6
UFCG 2009 - História - História Geral, Segunda Grande Guerra – 1939-1945

“A Europa renascida mediante os processos de consolidação da paz e de recuperação econômica após as devastações da Segunda Guerra Mundial se formou na lógica da neutralização de riscos e ameaças. Duas foram as principais linhas de definição da ação política prevalentes. Uma, a de compensar a ameaça da expansão, vinda do leste, do regime comunista. (...) a outra linha de atuação política concentra-se na criação de instrumentos políticos de preservação do espaço europeu ocidental do risco de um terceiro conflito de grandes proporções que acarretasse seja a destruição dos sobreviventes do conflito de 1939-1945 seja a expansão do regime soviético.”

(MARTINS, Estevão de Rezende. O alargamento da União Européia e a América Latina. In. Revista Brasileira de Política Internacional, v. 47, n. 2, Brasília, dez. 2004.)

Sobre os eventos históricos após 1945, é INCORRETO afirmar que a Europa:

A
Procurou renascer “mediante os processos de consolidação da paz e de recuperação econômica” bem como desejou um certo silenciamento em relação ao seu passado mais recente, já que ele representava uma identidade que cumpria esquecer.
B
Alinhou-se com os EUA, criando instrumentos políticos, econômicos e institucionais de preservação do continente em relação ao risco de um terceiro conflito militar e frente à ameaça soviética.
C
Trouxe à cena, após 1989, a necessidade de ampliação e de aprofundamento dos vínculos entre os países europeus – o que fez aparecer uma série de novos problemas e de novas tensões.
D
Acumulou várias tensões após a criação da União Europeia, dentre as quais a emergência dos dilemas relacionados à presença de grupos étnicos oriundos de diversos países.
E
Gestou a União Europeia no início da segunda metade do século XX como uma experiência viável de legitimação tanto das regras da democracia liberal ocidental quanto da economia planificada.
1a36bad4-e6
UFCG 2009 - História - História Geral, Primeira Guerra Mundial

Analise a imagem e o texto abaixo:



“Não há como compreender o Breve Século XX sem ela. Ele foi marcado pela guerra. Viveu e pensou em termos de guerra mundial, mesmo quando os canhões se calavam e as bombas não explodiam. (...) ‘Paz’ significava ‘antes de 1914’: depois disso veio algo que não mais merecia esse nome. (...) Locais, regionais ou globais, as guerras do século XX iriam dar-se numa escala muito mais vasta do que qualquer coisa experimentada antes. (...) Em suma, 1914 inaugurou a era do massacre.”


(HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos. O breve século XX. 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 30-32.)


A partir da leitura da imagem, do fragmento textual e dos seus conhecimentos sobre as guerras no século XX, é INCORRETO afirmar que:

A
A “‘Paz’ significava ‘antes de 1914’”. Depois disso, vieram a definição de fronteiras ideológicas entre os EUA e a URSS e o decrescente número de conflitos locais.
B
A profissionalização progressiva das forças armadas, nas primeiras décadas do século XX foi articulada com a organização de estruturas cada vez mais complexas de treinamento, suprimento e comunicações para as tropas.
C
“... as guerras do século XX iriam dar-se numa escala muito mais vasta do que qualquer coisa experimentada antes”, sendo a Primeira Guerra Mundial identificada pela grande destruição material da Europa e pelos milhões de mortos e de sobreviventes mutilados e traumatizados.
D
A imagem acima representa sentimentos dos sobreviventes dos conflitos bélicos do século XX, marcados pela fragilidade da racionalidade humana, pela dor, pela angústia, mas também pelo cuidado feminino e da crescente inserção do gênero feminino nesses conflitos.
E
“1914 inaugurou a era do massacre” e o aprofundamento das transformações produzidas pelos sujeitos nas guerras na contemporaneidade, consolidando o alargamento das fronteiras identitárias.
1a3c0b18-e6
UFCG 2009 - História - História Geral, Segunda Grande Guerra – 1939-1945

“Era 1936. A Olimpíada. Os jogos de Hitler.

Jesse Owens acabara de completar o revezamento 4 X 100 e conquistou sua quarta medalha de ouro. A história de que ele era subumano, por ser negro, e da recusa de Hitler a lhe apertar a mão foi alardeada pelo mundo afora. Até os alemães mais racistas ficaram admirados com os esforços de Owens, e a notícia de sua proeza vazou pelas brechas”.


(ZUSAK, Markus. A menina que roubava livros. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2008, p. 41)


É correto afirmar que o fragmento textual acima, do escritor Marcus Zusak, representa:

A
Momentos que ocorreram durante a II Guerra Mundial, quando Hitler se recusou a entregar a medalha ao atleta Jesse Owens.
B
Reminiscências dos conflitos ocorridos durante a II Guerra Mundial, nos quais a intolerância étnico-religiosa era visível na Alemanha.
C
Intolerância e não-aceitação do negro na sociedade alemã na década de 1930, o que se articulava com as políticas de exclusão do não-ariano naquele contexto.
D
A admiração dos alemães pelos negros e “subumanos”, conforme ilustra a notícia da proeza de Owens nos jornais do país.
E
A história da inclusão dos afro-descendentes na sociedade ariana, sendo a Olimpíada de 1936 um espaço que celebrou tal feito
1a21e735-e6
UFCG 2009 - Geografia - Globalização

No seio da perspectiva da globalização, um dos elementos mais destacados para explicar a desterritorialização política relaciona-se com a difusão de novas tecnologias de informação e com o chamado ciberespaço.
Sobre a relação entre ciberespaço e desterritorialização, é INCORRETO afirmar que:

A
o impacto da globalização econômica e do ciberespaço da informação é visto como um dos principais fatores a produzir a desterritorialização do Estado e a correspondente remoção das fronteiras.
B
o ciberespaço é central tanto para a compreensão da fluidez financeira e da fragilização das fronteiras quanto da aceleração dos processos de hibridização cultural.
C
o ciberespaço é um local territorializado singular, porque é homogêneo e contínuo na distribuição física de seus objetos geográficos sobre a superfície terrestre.
D
as telecoms (companhias de telecomunicações) e as acirradas disputas pelo controle de mercado mundial são evidências da des-re-territorialização.
E
a emergência do ciberespaço e da globalização econômica não só abriu e expandiu fronteiras, como criou outras, facilitando os contatos entre membros de diversas comunidades.
1a2c00df-e6
UFCG 2009 - Geografia - Agropecuária, Questão Fundiária

Observe as figuras e leia o fragmento do texto abaixo.



O território é uma porção do espaço definida e delimitada por e a partir de relações de poder (político-econômico) e/ou apropriada simbolicamente (representações e identificações sociais) por um grupo social.


(Adaptado de HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES, C. W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Editora da UNESP, 2006).


As imagens dos sem-teto, catadores de lixo e sem-terra, atores sociais tão presentes na configuração geográfica brasileira, expressam formas de domínio, controle e apropriação do espaço as quais se pode denominar de:

A
Territorializações fechadas, quase “uniterritoriais”, ligadas ao fenômeno de territorialismo, pois os sem-teto, os catadores de lixo e os sem-terra não admitem pluralidade de poderes e identidades nos territórios que constroem.
B
Territórios-redes, que se configuram pelo controle exercido pelos sem teto, catadores de lixo e sem terra sobre as redes materiais e imateriais (pólos e fluxos), que lhes possibilitam articular seus diversos territórios-zonas, distribuídos por todo o espaço geográfico brasileiro.
C
Aglomerados humanos de exclusão, que correspondem a espaços de insegurança e precariedade social. Nestes espaços, estes grupos sociais estão impossibilitados de construir territórios sobre os quais detenham domínio (político-econômico) e a apropriação (simbólico-cultural), dado o grau de exclusão ou de inclusão precária a que estão relegados.
D
Multiterritorialidades, frutos da apropriação de múltiplos territórios por sem-teto, catadores de lixo e sem-terra, apropriação baseada nos códigos simbólicos relacionados à sexualidade, ao gênero, à geração e à diversidade religiosa.
E
Reterritorialização definitiva dos sem-teto, dos catadores de lixo e dos sem-terra, que, desterritorializados pelo processo de modernização da economia e do território brasileiros, conseguiram reconstruir suas territorialidades.
1a19ab24-e6
UFCG 2009 - Geografia - Regionalização Brasileira

Com a presente globalização do capitalismo, o território brasileiro se tornou um espaço nacional da economia internacional. Acompanhando o processo de internacionalização da sua economia, o seu espaço geográfico se transformou em meio técnicocientífico-informacional. Contudo, em um movimento desigual e combinado, o grau de inserção na globalização e a distribuição dos aportes da ciência, técnica e informação se fazem de maneira diferenciada entre as suas regiões – Centro-Sul, Amazônia e Nordeste, recriando as suas diferenciações sócio-espaciais.
Sobre esta dinâmica sócio-espacial desigual e combinada, marque V para as afirmações verdadeiras, F para as falsas e, em seguida, assinale a sequência correta das respostas.

( ) O Centro-Sul apresenta a esfera técnico-científica mais espalhada de todo o território brasileiro. Esta substituiu os escassos interstícios de um meio natural e as amplas manchas dos sucessivos meios técnicos presentes nessa região. A manifestação geográfica mais densa e extensa do meio técnico-científico-informacional é condição para que essa região seja a mais integrada às correntes da globalização.
( ) A Amazônia, em função da sua baixa densidade demográfica, da presença densa e extensa do meio natural ( a floresta equatorial), dos grupos sociais que resistem à imposição dos padrões homogeneizados e globalizados de comportamento e de gosto, configura-se como uma região que apresenta pouca importância geoeconômica e geopolítica para os atores sociais que comandam a globalização do capitalismo.
( ) O Nordeste, em função do fenômeno da globalização, apresenta manchas ou pontos do meio técnico-científico-informacional, a exemplo das áreas de agricultura irrigada (a fruticultura irrigada, no submédio do rio São Francisco) e de produção de grãos ( a soja, no oeste da Bahia).
( ) O Centro-Sul, dada a presença mais extensa e densa do meio técnico-científico-informacional, configura-se como a região brasileira de maior diversidade e especialização produtivas, de maior mercado de consumo, da presença de fluxos mais intensos e extensos etc. Assim, manteve, no atual momento de inserção do Brasil na globalização, a hegemonia econômica, política, financeira, cultural etc. sobre as demais regiões do país.
( ) A Amazônia e o Nordeste, mesmo apresentando apenas pontos ou manchas do meio técnico-científico-informacional, tornaramse as regiões mais contempladas com o deslocamento da indústria automobilística da região metropolitana de São Paulo. Deslocamento este provocado pela rearrumação das atividades produtivas pelo território nacional em face da inserção do país nas correntes da globalização.

A sequência correta é:

A
V F V V V.
B
V F F V V.
C
F V F V F.
D
F F V V F.
E
V F V V F.
1a1e3246-e6
UFCG 2009 - Geografia - Categorias de Análise da Geografia, História da Geografia

Eixo Temático: espaço, cultura e poder


Existem, para a Biogeografia, espaços vitais, ilhas de vida etc., e segundo ela, o Estado dos homens é, ele também, uma forma de propagação da vida na superfície terrestre.


(Ratzel, apud . HAESBAERT, R. O mito da desterritorialização. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004, p. 64).


Considerando o fragmento textual acima e os seus conhecimentos sobre o conceito clássico de território, é INCORRETO afirmar que para Ratzel:

A
As leis particulares de propagação da vida humana sobre a terra determinam igualmente a emergência de seus Estados.
B
Os “espaços vitais” da Biogeografia são transladados para a realidade territorial do Estado.
C
O elo indissociável entre uma dimensão natural, física, e uma dimensão política do espaço contribui para a definição do território.
D
A “ligação espiritual” com a terra faz do território estatal muito mais do que uma entidade material.
E
A natureza, embora não se expresse através dos homens, em sua criação artística, consegue ser representada mediante os “espaços vitais” da Biogeografia.
1a0e6242-e6
UFCG 2009 - História - Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

No mapa abaixo se encontram representados os seguimentos das fronteiras do território brasileiro originados durante os períodos colonial, imperial e na Primeira República.

Sobre a formação e o estabelecimento das fronteiras do território brasileiro representados no mapa é correto afirmar que:

A
No período colonial, a expansão portuguesa para além dos limites estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas foi acompanhada pelo estabelecimento das maiores extensões das fronteiras terrestres atuais do território brasileiro como os países vizinhos na América do Sul.
B
Tanto nos períodos colonial e imperial quanto na Primeira República, Portugal e, posteriormente, o Brasil independente valeram-se do princípio do uti possidetis para assegurar o domínio e o controle sobre os territórios conquistados e estabelecer os seus limites terrestres atuais.
C
O estabelecimento das fronteiras terrestres do Brasil atual aconteceu principalmente no período imperial e foi fruto de disputas e acordos no campo diplomático, portanto, sem que ocorresse nenhum conflito ou disputa armada por territórios com os países vizinhos.
D
As maiores extensões das fronteiras terrestres brasileiras atuais foram estabelecidas na Primeira República. Nesse período, a ação diplomática do Barão do Rio Branco solucionou disputas fronteiriças do Brasil com o Paraguai, o Chile e o Equador.
E
No período imperial, a ação diplomática brasileira resolveu, inteiramente a seu favor, questões de disputas territoriais e o estabelecimento das fronteiras terrestres com a Guiana Inglesa (Campos de Pirara), a França (Amapá), a Bolívia (Acre), a Argentina (região de Palmas) e a Colômbia (região da Cabeça do Cachorro).
1a160a8c-e6
UFCG 2009 - Geografia - Regionalização Brasileira

Utilizada com fins geopolíticos, estatísticos e didáticos, a regionalização do Brasil, de acordo com o IBGE, baseia-se em critérios naturais e socioeconômicos, sendo, portanto, a mais conhecida. Há, porém, outra regionalização brasileira que apresenta como critério o cenário no qual são ambientadas as histórias de importantes obras da literatura nacional, conforme apresenta o mapa abaixo. Os espaços regionais são: Sertão do Cariri, Sertão de Goiás, Gerais, Sertão dos Confins, Zona do Cacau e Campanha Gaúcha.


Com base nessas informação, enumere a coluna da direita de acordo com a da esquerda:

(1) O Romance da Pedra do Reino, de Ariano Suassuna.
(2) Terras do Sem Fim e São Jorge dos Ilhéus, de Jorge Amado.
(3) Grande Sertão Veredas, de João Guimarães Rosa.
(4) O Tronco e A Enxada, de Bernardo Elis.
(5) Vila dos Confins e Chapadão do Bugre, de Mário Palmério.
(6) Trilogia O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo.

( ) Campanha Gaúcha.
( ) Sertão de Goiás.
( ) Sertão dos Confins.
( ) Sertão do Cariri.
( ) Zona do Cacau.
( ) Gerais.

A associação correta é:

A
5, 2, 4, 3, 1, 6.
B
1, 2, 4, 5, 6, 3.
C
6, 4, 1, 2, 5, 3.
D
6, 4, 5, 1, 2, 3.
E
6, 4, 5, 2, 1, 3
1a073b38-e6
UFCG 2009 - Geografia - Desenvolvimento

Eixo Temático: Região e Regionalização: a heterogeneidade do espaço geográfico e as (re) significações da espacidalidade

Na atual regionalização do espaço geográfico mundial – Norte desenvolvido e Sul subdesenvolvido – alguns países do Sul passaram a ser classificados, por alguns autores, como “potências emergentes” ou “potências intermediárias”. Nesse conjunto de países estão incluídos: China, Índia, Brasil, África do Sul, Indonésia etc.
Sobre esses países e suas posições na nova ordem geopolítica e na economia globais é INCORRETO afirmar que

A
figuram entre os países pioneiros, berço ou vanguardas da revolução técnico-científica em curso, baseada na microeletrônica – informática, eletrônica, robótica, biotecnologia, química fina, novos materiais etc. Por isso, superaram suas condições históricas de subdesenvolvimento (dependência econômica e financeira em relação aos países centrais do capitalismo).
B
exercem hegemonia geopolítica e geoeconômica nas regiões onde se localizam. A China e a Índia já são atores importantes nos campos militar, industrial e tecnológico. A Indonésia é o país muçulmano mais populoso do mundo. A África do Sul atua como potência regional no continente africano. O Brasil se revela como potência regional na América Latina.
C
correspondem a um conjunto de situações econômicas, sociais, políticas, culturais, espaciais etc. muito diverso. Dentre eles, a China se destaca pelo grande e contínuo crescimento da sua economia e como um ator decisivo da economia mundial, capaz de condicionar os mercados globais de matérias-primas, o comércio mundial em geral etc.
D
jogam suas “cartas” para consolidar suas influências geopolíticas na nova ordem mundial, seja por meio da reivindicação de cargos decisivos nos organismos internacionais (a exemplo da ONU), seja pela capacidade de dissuasão nuclear ou de persuasão ideológica.
E
enfrentam o grande desafio geopolítico de dar respostas urgentes aos direitos e às aspirações de partes majoritárias de suas populações. Nestes países, os desequilíbrios socioeconômico e espacial são profundos e dilacerantes. Nesse sentido, o subdesenvolvimento representa a principal questão em relação ao futuro do crescimento, da democracia e da justiça
1a028f61-e6
UFCG 2009 - Química - Química Orgânica, Tipos de Reações Orgânicas: Substituição, Adição e Eliminação.

As reações orgânicas relacionadas abaixo possibilitam a preparação de compostos de interesse comercial, por exemplo, os protetores solares (reação 1), e a preparação de matéria prima (reações 2 e 3) para a fabricação de inseticidas, corantes, pigmentos e anti-sépticos.


Analise as seguintes afirmativas, relacionadas com as reações 1, 2 e 3:

I. A reação 1 é uma reação de substituição, caracterizada como alquilação de Friedel-Crafts.
II. A reação 2 é uma reação de adição, caracterizada como halogenação.
III. A reação 3 é uma reação de substituição, caracterizada como halogenação.

Com base nas informações acima, assinale a alternativa correta.

A
II e III são verdadeiras.
B
I e III são verdadeiras.
C
Somente II é verdadeira.
D
Somente III é verdadeira.
E
I e II são verdadeiras.
1a0b5def-e6
UFCG 2009 - Geografia - Globalização

O impacto da globalização econômica e da montagem do meio técnico-científico-informacional é visto por muitos autores como o principal fator a produzir a polêmica “desterritorialização” do Estado e a correspondente (e ilusória) remoção de suas fronteiras. Na verdade, mais que desaparecendo, as fronteiras político-administrativas estão, muitas vezes, mudando de escala, especialmente no caso de grandes blocos econômicos como a União Europeia.

(Adaptado de HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES, C. W. A nova desordem mundial. São Paulo: Editora da UNESP, 2006, p. 57).

Sobre a formação dos blocos econômicos regionais, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que contém só as corretas.

I) A ideia de formação de grandes blocos econômicos regionais começa após as Grandes Guerras Mundiais, justamente em uma tentativa de retirar poder de Estados, especialmente os de maior vocação beligerante, e garantir a paz e o crescimento em um período de grave crise econômica.
II) A criação dos blocos econômicos regionais se constitui numa resistência organizada de Estados-nações ao processo de globalização econômica e à implantação das políticas neoliberais de ajuste estrutural que o acompanhou e aprofundou.
III) No caso da união Européia, sua criação teve, também, como objetivo, fazer frente ao crescimento do poderio norteamericano e soviético (depois japonês) no cenário internacional, dentro das disputas intercapitalistas por hegemonia.
IV) Os blocos econômicos regionais, ao substituírem os Estados-nações como entidades territoriais responsáveis pelo exercício da política, transformaram-se na escala geográfica exposta às pressões das sociedades por políticas de segurança, saúde, educação, habitação, emprego, geração de renda etc.
V) A criação dos blocos econômicos regionais visa, sobretudo, garantir o controle sobre mercados privilegiados e tidos como parceiros “naturais” na geopolítica do comércio mundial.

Estão corretas:

A
I, II e III.
B
I, II e IV.
C
I, III e V.
D
II, IV e V.
E
I, IV e V.
19ff192b-e6
UFCG 2009 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores.

Os valores de constante de equilíbrio, Kp, referente à reação da questão anterior, foram determinados experimentalmente em função da temperatura e estão relacionadas na figura (1), a seguir.


No equilíbrio, a produção de SO3 pode variar em função das condições operacionais. Duas destas condições estão representadas nas figuras 2 e 3.


A partir destas informações, indique com V as alternativas verdadeiras e com F as alternativas falsas.

( ) A figura 2 corresponde a um processo ocorrido a temperatura de 400oC, com um valor da constante de equilíbrio, Kp, elevado.
( ) A figura 3 corresponde a um processo ocorrido a temperatura de 700oC com um valor da constante de equilíbrio, Kp, elevado.
( ) A figura 2 corresponde a um processo ocorrido a temperatura de 400oC com um valor da constante de equilíbrio, Kp, baixo.
( ) A figura 3 corresponde a um processo ocorrido a temperatura de 700oC com um valor da constante de equilíbrio, Kp, baixo.

Assinale a alternativa que indique a seqüência exata:

A
V F F V.
B
V V F F.
C
V F F F.
D
F F F F.
E
F F F V .
19efad41-e6
UFCG 2009 - Química - Substâncias e suas propriedades, Petróleo, Gás Natural e Carvão, Madeira, Hulha, Biomassa, Biocombustíveis e Energia Nuclear, Energias Químicas no Cotidiano, Estudo da matéria: substâncias, misturas, processos de separação.

O petróleo é uma mistura de hidrocarbonetos e é classificado como leve, intermediário ou pesado. Na indústria de refino o processo de destilação é utilizado para separar as frações de petróleo, baseado nos diferentes pontos de ebulição. O refino de dois tipos de petróleos (A ou B) produz percentuais de vaporizados conforme representado no gráfico a seguir.


A partir destas informações, indique com (V) as alternativas verdadeiras e com (F) as alternativas falsas. ( ) O petróleo B é mais leve e gera menos resíduo no processo de destilação.

( ) O petróleo A é mais pesado e gera mais resíduo no processo de destilação.
( ) O petróleo A é constituído por frações pesadas que serão craqueadas nas unidades de destilação aumentando o rendimento da refinaria.
( ) Para uma mesma temperatura, o petróleo A gera maior quantidade de frações vaporizadas comparado com o petróleo B.
( ) Para uma mesma temperatura, o petróleo B gera maior quantidade de frações vaporizadas comparado com o petróleo A.

Assinale a alternativa que indique a sequência exata:

A
F F F V V.
B
V V V F V.
C
V V F V F.
D
V V F F V.
E
F V F F V.
19f3bfb0-e6
UFCG 2009 - Química - Transformações Químicas e Energia, Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, Pilha, Eletrólise e Leis de Faraday.

Uma pessoa com restauração dentária feita de amalgama (mistura sólida composta por mercúrio com prata, estanho, cobre e zinco), ao morder pequenos pedaços de alumínio presentes nas embalagens de alimentos, experimenta uma sensação momentânea de dor aguda. Tal sensação é causada por uma pequena corrente elétrica, que estimula o nervo sensitivo do dente. Nesta reação, o alumínio é o anodo, o amálgama é o catodo e saliva funciona como solução eletrolítica:

Eº (Al3+/Al) = –1,66 V Eº (Sn2+/Sn) = –0,14 V

Escolha a alternativa correspondente às associações corretas:




A


B


C


D


E


19f8e511-e6
UFCG 2009 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores.

O ácido sulfúrico é bastante empregado na fabricação de fertilizantes, de couro, de folha de flandres, na purificação do petróleo e no tingimento dos tecidos. Uma das etapas do processo de produção desse ácido corresponde a formação do trióxido de enxofre conforme a reação:

SO2(g) + ½ O2(g) SO3(g) + calor

Nas Figuras a seguir são apresentadas a influência da temperatura em função do tempo de conversão para atingir o equilíbrio (Figura 1) e a influência da temperatura sobre a percentagem de conversão de SO2 em SO3 no equilíbrio (Figura 2).


Analisando os gráficos, assinale a alternativa que representa a melhor condição de processo para aumentar a velocidade e o rendimento de SO3 .

A
Realizar todo o processo à temperatura elevada.
B
Realizar todo o processo à temperatura baixa.
C
Iniciar o processo à temperatura elevada e, em seguida, ao atingir o equilíbrio, reduzir a temperatura.
D
Iniciar o processo à temperatura baixa e, em seguida, ao atingir o equilíbrio, elevar a temperatura.
E
Realizar todo o processo à temperatura de 700ºC.
19ebe07a-e6
UFCG 2009 - Química - Isomeria: Isomeria Espacial: Isomeria Geométrica (cis-trans) e Isomeria Óptica., Química Orgânica, Isomeria: Isomeria Plana: Cadeia, Posição, Compensação, Função e Tautomeria.

O. Diels e K. Alder foram contemplados com o prêmio Nobel em 1950, pela descoberta de uma reação química importante, que consiste na formação de um composto cíclico, a partir de um composto com duplas ligações alternadas entre átomos de carbono e outro composto, com pelo menos uma dupla ligação, entre átomos de carbono, chamado de dienófilo, como exemplificado abaixo:


Compostos com duplas ligações entre átomos de carbono podem reagir com HBr, sob condições adequadas, como indicado:


Considerando os compostos I, II e III, cuja estrutura molecular é mostrada abaixo,


e considerando que os compostos que reagem com III para formar I e II são os dienófilos IV e V, respectivamente, escolha a alternativa correta.

A
A reação (2) com o composto II provoca a formação de um carbono assimétrico.
B
Um dos três compostos I, II e III apresenta isomeria geométrica.
C
Na fórmula estrutural do produto obtido quando o composto I sofre a reação (2), o número de átomos de carbono assimétricos formados é 2.
D
O dienófilo V apresenta isomeria plana.
E
Os dienófilos IV e V são isômeros constitucionais.