Questão 1a0e6242-e6
Prova:UFCG 2009
Disciplina:História
Assunto:Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

No mapa abaixo se encontram representados os seguimentos das fronteiras do território brasileiro originados durante os períodos colonial, imperial e na Primeira República.

Sobre a formação e o estabelecimento das fronteiras do território brasileiro representados no mapa é correto afirmar que:

A
No período colonial, a expansão portuguesa para além dos limites estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas foi acompanhada pelo estabelecimento das maiores extensões das fronteiras terrestres atuais do território brasileiro como os países vizinhos na América do Sul.
B
Tanto nos períodos colonial e imperial quanto na Primeira República, Portugal e, posteriormente, o Brasil independente valeram-se do princípio do uti possidetis para assegurar o domínio e o controle sobre os territórios conquistados e estabelecer os seus limites terrestres atuais.
C
O estabelecimento das fronteiras terrestres do Brasil atual aconteceu principalmente no período imperial e foi fruto de disputas e acordos no campo diplomático, portanto, sem que ocorresse nenhum conflito ou disputa armada por territórios com os países vizinhos.
D
As maiores extensões das fronteiras terrestres brasileiras atuais foram estabelecidas na Primeira República. Nesse período, a ação diplomática do Barão do Rio Branco solucionou disputas fronteiriças do Brasil com o Paraguai, o Chile e o Equador.
E
No período imperial, a ação diplomática brasileira resolveu, inteiramente a seu favor, questões de disputas territoriais e o estabelecimento das fronteiras terrestres com a Guiana Inglesa (Campos de Pirara), a França (Amapá), a Bolívia (Acre), a Argentina (região de Palmas) e a Colômbia (região da Cabeça do Cachorro).

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo