Questõesde Unimontes - MG sobre Sociologia

1
1
Foram encontradas 13 questões
9c7c232e-04
Unimontes - MG 2018 - Sociologia

Os movimentos sociais vivem, na atualidade, um processo de diferenciação e de deslocamento decisivo. Tais novas mobilizações escapam das formas tradicionais de articulação política, devido ao surgimento de unidades diversificadas e autônomas que dedicam à solidariedade interna uma parte importante de seus recursos na busca por valorizar as diferenças culturais e a emergência de novas identidades minoritárias. Isso conduz à redefinição dos movimentos, nas sociedades complexas, como redes invisíveis de grupos, de pontos de encontro, de circuitos de solidariedade, que diferem profundamente da imagem do ator coletivo politicamente organizado.

Assinale a alternativa que NÃO condiz com a questão discutida.

A
Demarca a passagem dos movimentos sociais da sociedade moderna para novos movimentos sociais das sociedades complexas contemporâneas.
B
Versa sobre a mudança estrutural geral que é a original força da mudança histórica das coletividades humanas na contemporaneidade, portanto determinante das mudanças sociais e históricas gerais.
C
Reconhece a presença de pequenos sistemas dinâmicos, denominados redes sociais, que funcionam como novos aparelhos reguladores dos conflitos, tensões e acordos entre indivíduos e grupos minoritários.
D
Demonstra que a constituição da identidade social, coletiva e individual ultrapassa as esferas sociais, políticas e econômicas e incluem esferas culturais e simbólicas, dando profundidade às lutas por reconhecimento.
9c78989b-04
Unimontes - MG 2018 - Sociologia

A exclusão social é geralmente definida como um processo dinâmico de ruptura multidimensional progressiva do vínculo social nos níveis individual e coletivo. A exclusão social impede a participação plena nas atividades normativamente prescritas de uma dada sociedade e nega o acesso à informação, recursos, sociabilidade, reconhecimento e identidade, corroendo a autoestima e reduzindo as capacidades para alcançar objetivos pessoais. 
Com relação a esse tema, analise as afirmativas a seguir:

I - Essa concepção de vínculo social reconhece a importância das relações sociais, instituições e identidades imaginadas de pertencimento, constituindo elemento para a coesão, a integração ou a solidariedade social.
II - Essa visão reconhece que, em qualquer momento, podemos identificar indivíduos ou grupos que estão mais ou menos em uma condição ou estado de exclusão, refletindo o resultado de um processo.
III - Essa visão partilha a ideia de que tanto a pobreza quanto a exclusão se referem não apenas aos recursos econômicos, mas também aos direitos políticos e sociais que possibilitam a plena participação social.
IV - Essa perspectiva amplia a ideia de exclusão social para além das dimensões monetárias e de renda, incorporando como exemplos as questões de gênero, étnicas, culturais, regionais e espaciais.

Estão CORRETAS as afirmativas: 

A
I, III e IV, apenas.
B
II, III e IV, apenas.
C
I, II e III, apenas.
D
I, II, III e IV.
e2123b3f-b4
Unimontes - MG 2018 - Sociologia - Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Segundo o sociólogo francês Émile Durkheim, para que um ato seja moral, ele deve ser levado a cabo de uma maneira determinada. Para que a regra seja obedecida tal como convém que seja obedecida, nós devemos nos submeter a ela não para evitar penas ou para lograr recompensas, mas tão somente porque a regra ordena, e por respeito à própria regra, porque ela se apresenta a nós como respeitável. Em uma palavra, devemos agir tal como dita a consciência pública, devemos cumprir o dever simplesmente porque é dever, por respeito ao dever.
Considerando essa reflexão, é INCORRETO afirmar que:

A
As regras morais precisam ter um prestígio muito particular, uma autoridade excepcional que nos faça submeter a sua vontade e que nos imponha obediência.
B
A moral aparece para nós como um sistema de princípios imperativos, como ideia de dever e ideia de bem.
C
Um ato é considerado moral se o realizamos para buscar as consequências agradáveis à personalidade e a nossa realização como indivíduo.
D
É necessário que a moral apareça a nós como amável e digna de ser amada, que fale ao nosso coração para que possamos cumpri-la.
e215bb98-b4
Unimontes - MG 2018 - Sociologia - Relação entre Indivíduo e Sociedade

O capitalismo consiste, portanto, num modo de produção baseado na extorsão da mais-valia através do mais-trabalho do trabalhador, que é explorado porque obrigado a vender livremente a sua força de trabalho a quem possui o dinheiro e os meios de produção (o proprietário). Além disso, o processo de produção capitalista é um processo de reprodução, não produz somente mercadoria e mais-valia, mas produz e reproduz a própria relação capitalista: de um lado, o capitalista e, do outro, o operário assalariado.
A passagem acima se refere a qual obra e autor?

A
O capital, de Karl Marx
B
A ética protestante e o espírito do capitalismo, de Max Weber
C
Da divisão do trabalho social, de Émile Durkheim.
D
A situação da classe trabalhadora na Inglaterra, de Friedrich Engels.
e4328ad7-de
Unimontes - MG 2019 - Sociologia - Max Weber e a Ação Social, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Segundo o sociólogo alemão Max Weber, a casta é a forma natural pela qual se costumam socializar aquelas comunidades étnicas que creem no parentesco de sangue com os membros de comunidades. Povos que formam essas comunidades adquirem tradições ocupacionais específicas e cultivam uma crença em sua comunidade étnica, transformando uma estrutura de coexistências desconexas em um sistema social, com separações e subordinações.
Os sistemas de castas assim baseados compartilham os seguintes significados, EXCETO:

A
Senso de racionalidade e objetividade na ação dos grupos.
B
Socialização integradora nos grupos.
C
Honra, dignidade e privilégio de grupos.
D
Desprezo e repulsa aos outros grupos.
e435c0ce-de
Unimontes - MG 2019 - Sociologia - Instituições sociais, normas e valores, O processo de socialização

Os valores científicos, que pouco a pouco substituíram os valores religiosos, passaram a orientar a conduta das pessoas em diversas esferas da vida social, resultando um processo de escolha por valores práticos ou utilitários. Assim, os homens passaram a levar em consideração os melhores meios para garantir a sobrevivência na vida diária, o que resultou no consequente enfraquecimento da religião na sociedade. Esse processo é chamado de

A
despersonalização.
B
secularização.
C
pluralismo.
D
fundamentalismo.
2a414d05-e6
Unimontes - MG 2019 - Sociologia - Karl Marx e as Classes Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Segundo o pensador alemão Karl Marx, a compreensão da história da humanidade deve partir da análise da sua infraestrutura, ou da forma como se apresenta a estrutura econômica da sociedade, o que significa estudar os elementos:

A
Forças produtivas e relações sociais de produção.
B
Meios de produção e mais-valia.
C
Modo de produção e alienação.
D
Instituições políticas e consciência social.
2a461261-e6
Unimontes - MG 2019 - Sociologia - Relação entre Indivíduo e Sociedade

Leia o trecho a seguir:

“Quando se analisa a importância da divisão do trabalho na sociedade, percebe-se que serviço econômico é o mínimo em comparação ao efeito moral que ela produz: sua verdadeira função é criar entre duas ou várias pessoas um sentimento de solidariedade. Essa solidariedade é mecânica na sociedade simples, pois os indivíduos pouco se diferenciam uns dos outros. Já a divisão do trabalho na sociedade complexa promove a especialização das funções e a ampla diferenciação entre as pessoas, gerando a solidariedade orgânica.”

A passagem acima se refere à seguinte obra e autor:

A
“O manifesto comunista”, de Karl Marx e Friedrich Engels.
B
“Da divisão do trabalho social”, de Émile Durkheim.
C
“Economia e sociedade”, de Max Weber.
D
“Plano dos trabalhos científicos necessários para reorganizar a sociedade”, de Auguste Comte.
b7fec903-b4
Unimontes - MG 2018 - Sociologia - Max Weber e a Ação Social, Relação entre Indivíduo e Sociedade

O sociólogo alemão Max Weber define a dominação como um estado de coisas pelo qual uma vontade manifesta (mandato) do dominador ou dos dominadores influi sobre os atos de outros (do dominado ou dos dominados), de tal modo que, em um grau socialmente relevante, esses atos têm lugar como se os dominados tivessem adotado por si mesmos e como máxima de sua ação o conteúdo do mandato (obediência). Para esse autor, a dominação legítima pode justificar-se por três motivos de submissão ou princípios de autoridade, que recebem o nome de

A
irracionais, racionais e transitórios.
B
afetivos, tradicionais e constantes.
C
transitórios, constantes e afetivos.
D
racionais, tradicionais ou afetivos.
2a561ba8-b3
Unimontes - MG 2017 - Sociologia - Estratificação e desigualdade social, Desigualdade social no Brasil

A desigualdade social é um fenômeno desencadeado, principalmente, pela má distribuição de renda e pode ser caracterizada a partir de diferentes fatores, como a forma de viver, de morar, os relacionamentos, a forma de se vestir, de lidar com a vida etc. A ideologia liberal fomenta, de diferentes maneiras, uma visão naturalizada do mundo dos homens onde as relações mercantis são tomadas como resultado de um aperfeiçoamento gradual da essência humana. O pensamento liberal assume uma finalidade prática, ou seja, fazer com que o sujeito se enxergue como espectador da realidade, ocultando as origens das mazelas sociais e direcionando para os pobres a responsabilidade por viverem da maneira como vivem. Analise as afirmativas a seguir sobre desigualdade social, na concepção liberal:

I - Essa concepção justifica a desigualdade social a partir da realidade objetiva, da dinâmica das classes sociais, mostrando os limites e contradições históricas das relações sociais no capitalismo.

II - Essa visão reconhece uma essência humana predeterminada, cuja real expressão se dá com o desenvolvimento do próprio capitalismo.

III - Essa concepção embute no imaginário popular uma noção sobre o sucesso, que deve ser alcançado a partir do esforço individual, de um sujeito supostamente autossuficiente.

IV - Essa visão difunde a culpabilização dos indivíduos pelos seus fracassos a partir de um suposto déficit individual, como sendo aqueles sujeitos incapazes de se adaptar à ordem natural do sistema social.

Estão CORRETAS as afirmativas:

A
I, III e IV, apenas.
B
II, III e IV, apenas.
C
I, II e III, apenas.
D
I, II, III e IV.
2a593f81-b3
Unimontes - MG 2017 - Sociologia - Política, poder e Estado

Degradação do sistema penal, corrupção nas instituições públicas, brutalidade policial, crescimento do número de milícias, tráfico de armas e drogas, violência doméstica contra crianças e mulheres, violência no trânsito, racismo e homofobia compõem uma lista dos temas e problemas dos quais se ocupam especialistas nas universidades e inúmeros centros de pesquisa sociais. Transgressão da legalidade e desrespeito à ordem constitucional são sempre referidos pelos pesquisadores como algo que atinge a todos na sociedade, independentemente se são ricos ou pobres, jovens ou velhos, indivíduos ou coletividades.

As muitas explicações sobre a violência e o crime relacionam-se a fatores importantes, EXCETO

A
Legalidade, no Estado democrático de direito, significa a afirmação normativa e a prática de direitos, garantias e liberdades, individuais e coletivas.
B
É próprio da democracia assentar-se em leis discutidas e aceitas pela sociedade; logo, negar a legalidade é negar a democracia.
C
Quando a legalidade é substituída pela ilegalidade, todos os cidadãos ficam prisioneiros do despotismo imposto pelos transgressores e criminosos – armados ou não.
D
As transformações na sociedade brasileira e a vitalidade política das últimas décadas recomendam que as instituições públicas estatais devem, exclusivamente, refletir e atuar sobre a violência e o crime.
7c8dfb9d-b4
Unimontes - MG 2018 - Sociologia - Cidadania e movimentos sociais, Movimentos sociais no Brasil

Os movimentos sociais vivem, na atualidade, um processo de diferenciação e de deslocamento decisivo. Tais novas mobilizações escapam das formas tradicionais de articulação política, devido ao surgimento de unidades diversificadas e autônomas que dedicam à solidariedade interna uma parte importante de seus recursos na busca por valorizar as diferenças culturais e a emergência de novas identidades minoritárias. Isso conduz à redefinição dos movimentos, nas sociedades complexas, como redes invisíveis de grupos, de pontos de encontro, de circuitos de solidariedade, que diferem profundamente da imagem do ator coletivo politicamente organizado.
Assinale a alternativa que NÃO condiz com a questão discutida.

A
Demarca a passagem dos movimentos sociais da sociedade moderna para novos movimentos sociais das sociedades complexas contemporâneas.
B
Versa sobre a mudança estrutural geral que é a original força da mudança histórica das coletividades humanas na contemporaneidade, portanto determinante das mudanças sociais e históricas gerais.
C
Reconhece a presença de pequenos sistemas dinâmicos, denominados redes sociais, que funcionam como novos aparelhos reguladores dos conflitos, tensões e acordos entre indivíduos e grupos minoritários.
D
Demonstra que a constituição da identidade social, coletiva e individual ultrapassa as esferas sociais, políticas e econômicas e incluem esferas culturais e simbólicas, dando profundidade às lutas por reconhecimento.
7c8b13a2-b4
Unimontes - MG 2018 - Sociologia - Estratificação e desigualdade social

A exclusão social é geralmente definida como um processo dinâmico de ruptura multidimensional progressiva do vínculo social nos níveis individual e coletivo. A exclusão social impede a participação plena nas atividades normativamente prescritas de uma dada sociedade e nega o acesso à informação, recursos, sociabilidade, reconhecimento e identidade, corroendo a autoestima e reduzindo as capacidades para alcançar objetivos pessoais.
Com relação a esse tema, analise as afirmativas a seguir:

I - Essa concepção de vínculo social reconhece a importância das relações sociais, instituições e identidades imaginadas de pertencimento, constituindo elemento para a coesão, a integração ou a solidariedade social.
II - Essa visão reconhece que, em qualquer momento, podemos identificar indivíduos ou grupos que estão mais ou menos em uma condição ou estado de exclusão, refletindo o resultado de um processo.
III - Essa visão partilha a ideia de que tanto a pobreza quanto a exclusão se referem não apenas aos recursos econômicos, mas também aos direitos políticos e sociais que possibilitam a plena participação social.
IV - Essa perspectiva amplia a ideia de exclusão social para além das dimensões monetárias e de renda, incorporando como exemplos as questões de gênero, étnicas, culturais, regionais e espaciais.

Estão CORRETAS as afirmativas:

A
I, III e IV, apenas.
B
II, III e IV, apenas.
C
I, II e III, apenas.
D
I, II, III e IV.