Questõesde UNICENTRO 2011 sobre Química

1
1
1
Foram encontradas 15 questões
7e0f7c3b-b1
UNICENTRO 2011 - Química - Química Orgânica, Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente, Polímeros - Plásticos e Borrachas


Os silicones foram criados em 1943 e são preparados, geralmente, a partir da reação química de diclorodialquilsilano com água, representada pela equação química. Dependendo dos grupos orgânicos presentes e do tamanho da cadeia orgânica, o silicone pode variar de líquido extremamente fluido a graxa viscosa, até mesmo sólido semelhante à borracha. O polímero é utilizado na fabricação de próteses, reparadores de pontas para cabelos, antiespumantes não aquosos e uma infinidade de produtos.

A partir dessas informações sobre os silicones, é correto afirmar:

A
A cadeia do polidimetilsiloxano é homogênea e linear
B
A forma geométrica da molécula do diclorodimetilsilano é tetraédrica.
C
O polímero forma uma solução aquosa de onde é separado por destilação fracionada.
D
O polidimetilsiloxano é produzido na reação de eliminação entre o diclorodimetilsilano e a água.
E
O silicone obtido a partir da reação do diclorodifenilsilano com a água possui as mesmas propriedades físicas e químicas do polidimetilsiloxano.
7e0bed29-b1
UNICENTRO 2011 - Química - Petróleo, Gás Natural e Carvão, Madeira, Hulha, Biomassa, Biocombustíveis e Energia Nuclear, Energias Químicas no Cotidiano, Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente

Durante muitos séculos, o óleo de peixe, como era conhecido o óleo de baleia, foi utilizado como combustível, na iluminação pública e residencial, e na construção civil. Na Bahia, eram mortas mais de 200 baleias por ano, para extração de óleo, até o inicio da utilização do querosene.

Considerando-se essas informações, é correto afirmar:

A
A separação do óleo de baleia de resíduos sólidos, após o processo de extração, era feita por filtração.
B
O querosene substituiu o óleo de baleia porque possui, na composição, triacilgliceróis.
C
O óleo de baleia é um lipídio saturado e, por essa razão, não é transformado em sabão.
D
 A combustão de óleo de baleias em lampiões ocorre com absorção de energia e emissão de luz.
E
O óleo de baleia fazia parte da argamassa utilizada na construção civil, com objetivo de facilitar a formação de carbonato de cálcio na junção entre blocos de pedra.
7e07c047-b1
UNICENTRO 2011 - Química - Química Orgânica, Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas.


Os protetores solares ajudam a bloquear as radiações, UV, antes de causar danos à pele. A eficiência dessas substâncias está relacionada à solubilidade em água, fator preponderante na remoção desses compostos da pele, o que diminui o tempo de proteção à radiação UV.

Dentre os protetores solares, estão as cetonas de estrutura aromática, a exemplo do 2-hidroxi-4-metoxibenzofenona, a ozibenzona, representada pela fórmula estrutural.

De acordo com essas considerações, sobre os protetores solares, é correto afirmar:

A
A eficiência da ozibenzona está relacionada à presença do grupo carboxílico, na estrutura, responsável pela solubilidade do protetor solar.
B
A aromaticidade do protetor solar está relacionada muito mais à fragrância do que à estrutura química estável desses compostos.
C
O grupo metoxi, na estrutura da ozibenzona, confere a esse composto propriedades de absorção de radiação UV.
D
A ozibenzona é mais solúvel em água salgada do que em água doce.
E
A ozibenzona, na presença de água, forma íons H+ (aq).
7e039d8c-b1
UNICENTRO 2011 - Química - Substâncias Inorgânicas: dissociação iônica e ionização, conceitos de ácido-base., Soluções e Substâncias Inorgânicas


As plantas utilizam enxofre, sob forma de sulfato, SO2-4 , para a síntese dos aminoácidos cisteína, cistina e meteonina, que são componentes essenciais de algumas proteínas. Quando as plantas morrem, os micro-organismos do solo degradam as proteínas e liberam aminoácidos, que, por sua vez, são degradados por enzimas dessulfurase, como mostra a equação química I. O íon sulfato pode ser transformado em sulfeto de hidrogênio, H2S, por vários organismos do solo, como as bactérias dessulfotomaculum, que podem realizar a reação de acordo com a equação química II.

Algumas espécies de bactérias fototrópicas verdes e púrpuras podem oxidar sulfeto de hidrogênio a enxofre elementar, conforme evidencia a equação química III.

A partir da análise dessas considerações sobre as transformações do enxofre na natureza, é correto afirmar:

A
O pH de uma solução de cisteína é igual a zero.
B
O enxofre no sulfeto de hidrogênio é oxidado a enxofre elementar, na equação química III.
C
O íon sulfeto é base conjugada do ácido sulfúrico, quando presente no solo úmido.
D
O sulfato de cálcio e o hidróxido de cálcio são compostos completamente covalentes.
E
O enxofre e o nitrogênio na cisteína são oxidados por bactérias dessulfurase na equação química I.
7dff29c7-b1
UNICENTRO 2011 - Química - Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente

As Organizações das Nações Unidas, ONU, estimam que é preciso aplicar 1,9 bilhão de dólares, por ano, em “tecnologia verde”, nos próximos 40 anos, dos quais a metade, nos países periféricos, principalmente os do continente africano, para satisfazer a crescentes necessidades alimentares e energéticas.

A ONU insiste na necessidade de uma revolução verdadeiramente “verde” na agricultura, que proteja ao mesmo tempo o ambiente, por meio da utilização de métodos de cultivo, que evitem o desperdício dos recursos naturais e reduzam o consumo de insumos químicos.

A discussão sobre a problemática da fome, o modelo de agricultura atual e o adotado pelos países periféricos permitem apontar corretamente para

A
o uso intensivo de fertilizantes nitrogenadas voltado para acelerar o crescimento e a produção de plantas, com objetivo de aumentar a produção agrícola.
B
a utilização de técnicas modernas de irrigação que mantenham o solo completamente embebido em água, principalmente no período de escassez de chuvas.
C
o consumo intensivo de produtos químicos, como os pesticidas, que aumentam a fertilidade do solo e preservam a vida de organismos decompositores de matéria orgânica.
D
o desenvolvimento de modelo orgânico de agricultura, que utiliza, de forma criteriosa, os organofosforados solúveis capazes de ser arrastados pela lixiviação para rios e lagos, sem causar impacto ambiental.
E
os problemas gerados na distribuição e no desperdício de alimentos pela utilização de técnicas inadequadas de produção, transporte, estocagem e comercialização de produtos agrícolas, que resultam em perdas significativas de produção.
7dfb59ff-b1
UNICENTRO 2011 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

CH3COOH(aq) + H2O(l CH3COO (aq) + H+ (aq)


Equilíbrio iônico é o caso particular de equilíbrio químico em que aparecem íons. Os íons estão presentes em várias soluções aquosas encontradas na natureza e nos organismos dos seres vivos. Dos equilíbrios químicos iônicos em solução aquosa, um dos mais importantes é o que ocorre na ionização de ácidos e de bases. A concentração desses íons depende, entre outros fatores, do grau de ionização, α, e do valor da constante de ionização, Ka.


Desse modo, considerando-se uma solução de ácido acético 0,02 mol L−1 , cujo grau de ionização, α, é igual a 3%, em equilíbrio químico representado pela equação química, é correto afirmar:

A
O pH da solução de ácido acético é 3,0.
B
A concentração hidrogeniônica na solução de ácido acético é 0,02 mol L−1 .
C
A constante de ionização, Ka, para esse equilíbrio químico é 1,86.10−5 mol L−1 .
D
A concentração de íons acetato na solução de ácido acético é maior que a de íons H+ (aq).
E
O valor numérico da constante de ionização, Ka, indica que a concentração de ácido acético no equilíbrio é menor que as concentrações de íons H+ (aq) e de íons CH3COO (aq).
7df786c5-b1
UNICENTRO 2011 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores.

I. FeCO3(s) + CO2(g) + H2O(l)  ⇌ Fe2+(aq) + 2HCO-3 (aq)


II. 4Fe2+(aq) + 8HCO-3 (aq) + O2(aq)  2Fe2O3(s) + 8CO2(g) + 4H2O(l)

As propriedades curativas atribuídas à água de Itaparica da Reserva Venceslau, — nome dado em homenagem a um dos primeiros ecologistas da Ilha de Itaparica, — são consequências da presença de íons Fe2+(aq) dissolvidos. Esses íons são responsáveis pela formação de depósitos de Fe2O3(s), de cor marrom, em pisos e azulejos, de acordo com o sistema em equilíbrio I e a equação química II.


A partir dessas informações e dessas equações, é correto afirmar:

A
O Fe2+(aq) é reduzido ao formar depósitos de Fe2O3(s).
B
Os depósitos de cor marrom são removidas de pisos e de azulejos, pela ação da água com detergente neutro.
C

O aumento de concentração de íons HCO-3 (aq) na água de Itaparica ajuda a dissolução de FeCO3(s) e de Fe2O3(s).

D

A presença de íons HCO-3 (aq) e de oxigênio nas águas contendo íons Fe2+(aq) dissolvidos leva à formação de depósitos de cor marrom nos pisos e nos azulejos.

E

 A água, contendo CO2(g) dissolvido, ao entrar em contato com o depósito de FeCO3(s), oxida esse mineral a íons Fe2+ e a íons  HCO-3 (aq)

7df44b08-b1
UNICENTRO 2011 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Sistemas Gasosos - Lei, Teoria Cinética, Equação e Mistura dos Gases. Princípio de Avogadro., Transformações Químicas, Soluções e Substâncias Inorgânicas, Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização., Representação das transformações químicas

2NH4NO3(s) → 2N2(g) + O2(g) + 4H2O(v)               ΔHo = − 410,0kJ 

O nitrato de amônio NH4NO3(s) é utilizado na agricultura como fertilizante para promover o crescimento e a frutificação de plantas, entretanto é um explosivo potente que, ao se decompor, libera, rapidamente, um volume muito grande de gases de acordo com a equação termoquímica.

A partir dessas informações, dessa equação termoquímica e admitindo-se que os gases desprendidos na explosão são ideais, é correto afirmar:

A
O nitrato de amônio é classificado como hidrogenossal.
B
O volume de água líquida ocupado por 4,0mol dessa substância, a 27o C e a 1,0atm, é 89,6L.
C
A explosão do nitrato de amônio é um processo termoquímico endotérmico de decomposição.
D
A quantidade de calor liberada, durante a explosão de 40,0g de nitrato de amônio, é igual a 100,0kJ.
E
A pressão exercida na explosão de 80,0g de nitrato de amônio, em um recipiente fechado de 300,0mL, a 27oC, é maior que 280,0atm.
7def9085-b1
UNICENTRO 2011 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Soluções e Substâncias Inorgânicas



As curvas de solubilidade têm grande importância no estudo das soluções de sólidos em líquidos, porque a temperatura é o único fator físico perceptível que influi na solubilidade. Há certas substâncias químicas cujas curvas de solubilidade apresentam pontos de inflexão que denotam mudanças de estrutura do soluto, como é possível verificar no gráfico da solubilidade do sulfato de sódio decaidratado, Na2SO4.10H2O.


A análise desse gráfico permite corretamente afirmar: 

A
O processo de solubilidade do sulfato de sódio hidratado em água é exotérmica.
B
O resfriamento de uma solução saturada de Na2SO4(aq), de 40oC até 20oC, possibilita a formação de um precipitado de Na2SO4(s).
C
O ponto de inflexão no gráfico mostra que o coeficiente de solubilidade é igual para os solutos durante a mudança de estrutura.
D
A solução aquosa de sulfato de sódio decaidratado, cujo coeficiente de solubilidade desse sal é 50,0g por 100,0g de água a 30oC, ao ser aquecida a 65oC, se transforma em uma solução diluída.
E
Ao ser evaporado, à metade, 100,0mL de uma solução aquosa, cujo coeficiente de solubilidade do Na2SO4.10H2O é igual a 20, a nova solução obtida terá a metade do coeficiente da solubilidade dessa substância.
7deaec46-b1
UNICENTRO 2011 - Química - Sistemas Gasosos - Lei, Teoria Cinética, Equação e Mistura dos Gases. Princípio de Avogadro., Transformações Químicas

O ar é uma mistura de gases que apresenta, aproximadamente, a composição, em volume, de 78% de nitrogênio, N2(g), 21% de oxigênio, O2(g) e 1,0%de argônio, Ar(g) ao nível do mar.

A partir dessas informações e admitindo-se que esses gases são ideais, é correto afirmar:

A
A fração em mols de oxigênio, no ar, é 2,1.
B
A pressão parcial do nitrogênio na mistura gasosa é 0,90atm
C
A massa de oxigênio existente em 100,0L de ar é 21,0g.
D
O volume parcial de argônio, em 100,0L da mistura gasosa, é 1,0L.
E
A soma das frações em mols dos gases presentes no ar é igual a 100.
7de7ccb7-b1
UNICENTRO 2011 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Representação das transformações químicas


A indústria de alimentos e o Ministério da Saúde firmaram compromisso de reduzir gradualmente o teor de sódio, em 16 tipos de alimentos, até 2020. Segundo o Ministério da Saúde, o brasileiro consome, em média, 9,6g diárias de sal, NaCl, quando a Organização Mundial de Saúde, OMS, recomenda o consumo máximo de 5,0g diárias. O excesso de sal na dieta está associado a maior risco de doenças, como hipertensão, problemas cardiovasculares, renais e câncer.

Uma análise dessas informações e da tabela permite corretamente afirmar:

A
O cloreto de sódio é representado pela fórmula Na—Cl.
B
O brasileiro consome, em média, 92% de sódio a mais do que o recomendado pela OMS.
C
A quantidade de matéria de sódio por 100,0g de macarrão instantâneo fabricado no Canadá é superior a 4,1.10−2 mol.
D
O maior teor de sódio do pão de fôrma brasileiro é 40% superior ao teor de 526mg/100,0g do alimento canadense.
E
As doenças causadas pelo excesso de cloreto de sódio no organismo estão associadas à solubilidade desse sal nos alimentos.
7de36ead-b1
UNICENTRO 2011 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores.


Os óxidos de nitrogênio, NO(g) e NO2(g), são poluentes ambientais responsáveis pela formação de ozônio, O3(g), na baixa atmosfera, nos grandes centros urbanos. Em um determinado experimento realizado com esses gases, em recipiente fechado, a concentração de NO2(g), em função do tempo, apresentou o comportamento mostrado no gráfico.

Uma análise dessas informações e desse gráfico permite afirmar:

A
O NO2(g) participa como reagente no experimento.
B
A constante de equilíbrio, Keq, nesse experimento, é igual a zero.
C
A concentração de oxigênio aumenta progressivamente durante a formação de ozônio.
D
O equilíbrio químico é estabelecido quando as concentrações dos reagentes e dos produtos se tornam iguais.
E
A reação que ocorre entre o NO2(g) e o oxigênio, na baixa atmosfera, é representada pela equação química NO2(g) + O2(g) → N2O4.
7de086f8-b1
UNICENTRO 2011 - Química - Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente

Estudos mostram que determinadas substâncias contidas nos materiais usados na fabricação de panelas podem ser absorvidas pelos alimentos e, destes, transferidos ao organismo. Fatores, como tempo de contato no cozimento, natureza do material utilizado na produção do utensílio e modo de preparo, devem ser levados em consideração durante as observações. As panelas de alumínio não devem ser polidas ou limpas internamente com abrasivos físicos e químicos, a exemplo de soluções ácidas de vinagre e de suco de limão, pois a proteção dada pela camada cinza escura de Al2O3(s), formada no interior da panela, é removida, o que deixa a superfície do metal exposta aos alimentos durante o cozimento. O cozimento de alimentos muito ácidos e muito salgados devem ser evitados, como a utilização pelos portadores de doenças renais e de demência.
Considerando-se essas informações sobre a utilização de panelas de alumínio no cozimento de alimentos, é correto afirmar:

A
O alumínio é absorvido pelos alimentos no estado de oxidação zero
B
A utilização de esponja áspera na limpeza de superfície das panelas de alumínio constitui fenômeno químico de transformação.
C
A remoção da camada cinza de Al2O3(s) da superfície do alumínio na presença de soluções ácidas e básicas ocorre porque o óxido de alumínio é anfótero.
D
O aumento do tempo de contato no cozimento e a redução do tamanho dos alimentos diminuem a velocidade de absorção de substâncias contidas nas panelas de alumínio.
E
Alimentos salgados, como carne de sol, charque e bacalhau, não devem ser cozidos em panela de alumínio porque os íons Na+ (aq) reagem com a camada protetora de Al2O3(s).
7ddd3c42-b1
UNICENTRO 2011 - Química - Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Transformações Químicas

Credita-se a Dimitri Ivanovitch Mendeleev, 1834-1907, o mérito de ter elaborado a ideia que conduziu à Tabela Periódica dos elementos químicos, um dos instrumentos de consulta mais utilizados pelos químicos em todo o mundo. A estrutura da Tabela Periódica Moderna está relacionada ao modelo atômico de níveis e de subníveis de energia e, consequentemente, às propriedades periódicas dos elementos químicos, como é possível prever, para o bismuto, elemento químico do grupo 15, usado em ligas de baixo ponto de fusão para fabricação de equipamentos contra incêndios, além de ser empregado em baterias, soldas e munições. Levando-se em consideração essas informações, é correto afirmar:

A
O bismuto tem a primeira energia de ionização maior e o raio covalente menor, dentre os elementos químicos do seu grupo periódico. 
B
A configuração eletrônica do bismuto, em ordem crescente de níveis e subníveis de energia, é representada por [Xe] 4f14 5d106s2 6p3 .
C
 A distribuição eletrônica dos elétrons de valência do bismuto é representada por 6s2 .
D
A configuração eletrônica do íon Bi3+ é representada por [Xe] 4f146s2 5d7 6p3 .
E
O óxido de bismuto, Bi2O3, apresenta propriedades básicas em meio aquoso.
7dd88b66-b1
UNICENTRO 2011 - Química - Substâncias e suas propriedades, Transformações: Estados Físicos e Fenômenos, Estudo da matéria: substâncias, misturas, processos de separação.


Dois tubos de ensaio fechados, sem rótulos, um contendo uma amostra de 10,0mL de água liquida, a 25oC, e outro, uma amostra de 15,0mL de tetradecano líquido, à mesma temperatura, foram colocados em um banho de gelo, após marcados aleatoriamente com os códigos XO e XB. Decorrido algum tempo, observou-se, no fundo do tubo de ensaio XB, a presença de uma fase sólida e, no tubo XO, a formação de uma fase sólida na superfície do líquido.

A partir da análise desses resultados experimentais obtidos nesses testes, é correto afirmar:

A
O tubo XB contém tetradecano.
B
A densidade é utilizada apenas para identificação de substâncias na fase líquida.
C
A fase sólida de qualquer substância possui densidade maior do que a fase líquida.
D
O resfriamento em banho de gelo é um método preciso de separação de impurezas de uma substância líquida.
E
A densidade é uma propriedade extensiva, que não é utilizada na identificação de amostras de tamanho variável de uma substância química.