Questõesde PUC-GO

1
Foram encontradas 291 questões
7b95a131-b0
PUC-GO 2010 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

TEXTO 10


Mais veículos que gente


Levando-se em conta somente o aumento do número de novos veículos e não considerando variantes como o aumento da população nem registros de baixas junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), Goiânia pode mais que dobrar a frota em 2020, chegando a quase 1,7 milhão de veículos. Se o crescimento apresentado pelo Detran (6%) se mantiver, em 2015 a quantidade de carros já irá se igualar ao número de habitantes que vivem na Capital hoje, ou seja, um milhão, duzentos e quarenta e cinco mil. Como Goiânia apresenta crescimento médio populacional de 2% ao ano (está entre as 15 capitais do País que apresentam índice de crescimento populacional estagnado entre 1,5 e 3%), a projeção para 2015 é que vivam, só na cidade, por volta de 1,5 milhão de pessoas. Dados do Detran mostram que a capital tem hoje 786.501 veículos, 42% do total estadual. Só em 2007, o órgão expediu 67.631 novas licenças para carros, motos, caminhonetes e outros. Apesar do aumento de quase 36% nas licenças de 2006 para 2007, o Detran afirma que a média histórica é de 6% de aumento por ano. Para se ter uma idéia, os 49.490 registros de novos carros na Capital em 2006 foram superiores aos registros de nascimento na cidade, totalizados pelo IBGE em 22.520. Além disso, a cidade, que já apresenta um carro para cada 1,7 habitante, recebe todos os dias veículos vindos de cidades da região metropolitana, como Senador Canedo e Aparecida de Goiânia, cujas médias de crescimento populacional são maiores que 3%. Logicamente, tratase apenas de projeções simples e hipóteses, mas quando se pensa que a cidade foi projetada inicialmente para receber 50 mil pessoas e que atualmente a região metropolitana já apresenta mais de 2 milhões de habitantes, com forte tendência de crescimento, e que a proporção de carros por habitante já é a maior do Brasil, Goiânia parece estar num beco sem saída. Mas especialistas dizem que a cidade tem plenas capacidades de reverter os problemas até 2020. A mudança depende do transporte coletivo. Benjamim Jorge Rodrigues, doutor em Engenharia de Transportes e professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e do Centro Federal de Educação Tecnológica, explica: “Basicamente, o carro consome mais malha viária do que ônibus, pois no carro se anda normalmente sozinho ou com um carona. No ônibus podemos ter mais de 50 pessoas”.


(LISITA, Gabriel. Mais veículos que gente. Diário da Manhã. Cidades. 21 fev. 2008. p. 12-13. Disponível em <http://www2.dm.com.br/digital/index.php?edicao=7412>.Acesso em: 20 out. 2010.)



A respeito do tema do texto 10, analise as afirmações abaixo:


I   -   Se a capital tem hoje 786.501 veículos, 42% do total estadual, então pode-se estimar que a quantidade de carros do Estado de Goiás é de 1.872.621,4 carros, aproximadamente.

II  -  Em 2007, o Detran expediu 67.631 novas licenças para carros, motos, caminhonetes e outros que corresponde a um aumento de quase 36% nas licenças de 2006 para 2007. Assim, podemos concluir que o número de licenças expedidas em 2006 foi de aproximadamente 49.728,676.

III-Como Goiânia apresenta crescimento médio populacional de 2% ao ano, a projeção para 2015 é que vivam, só na cidade, por volta de 1,5 milhão de pessoas. Mantendo-se essa taxa de crescimento, pode-se estimar que a quantidade de pessoas residindo em Goiânia em 2020 será de 1,66 milhão de habitantes.

IV-Goiânia apresenta a proporção de um carro para cada 1,7 habitante. Se fosse essa a média de carro para a projeção inicial de Goiânia, então a quantidade de carros seria de 29.411,76 carros.


Agora, assinale a alternativa verdadeira:

A
somente os itens I e II são verdadeiros.
B
somente os itens II e III são verdadeiros.
C
somente os itens II e IV são verdadeiros.
D
Todos os itens são verdadeiros.
7b8d2eae-b0
PUC-GO 2010 - Matemática - Esfera, Áreas e Perímetros, Geometria Plana, Geometria Espacial

Se o objeto de formato esférico, apresentado no texto 09 e representado na figura abaixo, tivesse dimensões de volume  então, o volume da calota de altura h=2 cm seria (assinale a alternativa correta):



A

B

C

D

7b9163dc-b0
PUC-GO 2010 - História - Guerra Fria e seus desdobramentos, História Geral, Primeira Guerra Mundial, Segunda Grande Guerra – 1939-1945

As duas grandes marcas do século XX foram as guerras mundiais e o socialismo, ocasiões que geraram um terceiro grande fenômeno: a Guerra Fria, em que a moldura de uma ordem mundial bipolar se baseava na rivalidade entre os EUA e a União Soviética. Analise as proposições seguintes sobre as grandes transformações do século XX:


I     -     A partir de 1945, o mundo esteve dividido, predominantemente, em blocos de países sob influência dos EUA e da União Soviética, que entraram em confronto de forma direta, o que levou o mundo a temer o deflagrar de uma guerra nuclear iminente.

II    -    No Plano Marshall encontra-se a origem da Guerra Fria. Esse Plano representou a resposta americana à crise europeia, por meio do financiamento americano da reconstrução da Europa.

III - O zênite da Guerra Fria aconteceu no momento em que duas graves crises colocaram à prova a resolução das duas superpotências e comprovaram o perigo de uma guerra total. Trata-se da crise de Berlim, em 1961, e a crise dos mísseis em Cuba, em 1962.

IV - Por consequência do fim da Guerra Fria e da queda do muro de Berlim, o socialismo definitivamente deixou de existir e de orientar a política de diversos países.


V - Pode-se concluir que, para o quadro histórico do final do século XX e início deste século, tanto o socialismo quanto o capitalismo conseguiram consolidar diretrizes para os graves problemas socioeconômicos e políticos que afligem a humanidade.


Após a análise das proposições, assinale a alternativa verdadeira:

A
Apenas o item III é correto.
B
Os itens II e III estão errados.
C
Apenas o item V é correto.
D
Os itens II e III estão corretos.
7b8876ab-b0
PUC-GO 2010 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Mudanças climáticas

Os problemas referentes ao meio ambiente e à sua preservação estão entre as principais preocupações dos governos e das sociedades em geral. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta:

A
O aquecimento global é o maior e o único responsável pelas mudanças climáticas pelas quais o planeta tem passado, promovendo fenômenos como El Niño e La Nina, que provocam alterações no comportamento das chuvas tanto no hemisfério sul como no hemisfério norte.
B
O buraco na camada de ozônio, provocado pela poluição de metais pesados liberados pela queima de combustíveis fósseis, é outro elemento que tem contribuído para o aquecimento global.
C
A criação de gado contribui também para o aquecimento global, por meio da liberação de metano gerada pelo processo digestivo deste animal. Desse modo, o Brasil contribui significativamente com a emissão deste gás, já que está entre os maiores produtores de carne bovina do planeta.
D
Apesar da complexidade dos problemas ambientais e da diversidade de componentes interatuantes, há um certo consenso na comunidade científica de que, ao contrário do que se pensava há tempos, as mudanças do uso da terra têm efeito mínimo sobre o aquecimento global.
7b80000d-b0
PUC-GO 2010 - Física - Oscilação e Ondas, Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Resistores e Potência Elétrica, Ondas e Propriedades Ondulatórias, Eletricidade

Uma alternativa aos combustíveis fósseis são as células solares. Uma célula solar com uma área de 4,0 cm2 e uma resistência interna de 1,0 kΩ gera uma diferença de potencial de 0,2 volts, quando ligada a um resistor externo de 100 Ω. Se a taxa por unidade de área em que a célula solar recebe energia luminosa é 2,5x10-3 W/cm2 , a eficiência da célula para converter energia luminosa em energia térmica no resistor externo é (assinale a alternativa correta):

A
1,00.
B
0,40.
C
0,04.
D
0,20.
7b8488a9-b0
PUC-GO 2010 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Mudanças climáticas

A imagem do texto 09 representa uma das piores realidades enfrentadas pelos “seres racionais”. O ser humano, única espécie provida de razão, contraria a evolução e se coloca abaixo dos irracionais na escala evolutiva. Estes, providos de instinto, sobrevivem dentro do binômio predador-presa, determinando o equilíbrio entre as espécies; aquele, provido de peculiar estupidez, ao oferecer ao mundo a destruição, extinção e a não sustentabilidade, utiliza-se de suas “engenhocas” acreditando estar numa posição confortável e, acima de tudo, achando-se inteligente por poder amenizar, durante sua sobrevivência, as consequências de sua “racionalidade”. Diante das circunstâncias do aquecimento global, identifique abaixo aquela que não apresenta uma correlação direta com essa realidade irracional e assinale-a.

A
Degelo da calota polar
B
Aumento da emissão de gases poluentes
C
Crescimento e surgimento de desertos
D
Diminuição do nível do mar
7b7c4083-b0
PUC-GO 2010 - Física - Gravitação Universal, Força Gravitacional e Satélites

Um corpo astronômico instável, de forma esférica com um raio R e uma densidade de massa uniforme e constante, possui um campo gravitacional g em sua superfície. Devido à sua instabilidade, ele perde massa superficial de maneira que o seu raio passa a ser αR (com α < 1). Podemos, então, afirmar que o novo valor do campo gravitacional g’ em sua superfície será (assinale a alternativa correta):

A
g’ = g/α2
B
g’ = g
C
g’ = αg
D
g’ = g/α
7b78589f-b0
PUC-GO 2010 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia, 1ª Lei da Termodinâmica

No texto 09, temos uma ilustração mostrando o Planeta Terra superaquecido, indicando o aquecimento global. Analise os itens abaixo e depois assinale a alternativa correta.

  I  -  Considere a temperatura do núcleo da Terra igual a 7.000 ºC e a temperatura na superfície igual a 37 ºC. Em uma região cuja área é de 8.500.000 km2 e em que a espessura do núcleo até a superfície da Terra seja 3.000 km, podemos afirmar que a taxa de condução de calor que atravessa essa área é de, aproximadamente, 7,5x1012 J/s, adotando a condutividade térmica média da Terra igual a 380 J/smk.

II-A quantidade de calor que um iceberg, cuja massa é de 700 milhões de quilos e cuja temperatura é de -10 ºC, deve absorver para se transformar totalmente em água a 0 ºC é igual a, aproximadamente, 2,5x1014 J. Para esse cálculo, foram utilizados os seguintes dados: calor específico do gelo igual a 2220 J/kg.K; calor latente de fusão do gelo igual a 333 kJ/kg.


III-Em processos adiabáticos, a quantidade de calor cedida/removida de um sistema é igual a zero, ao passo que, em um processo isovolumétrico, ela é igual à variação de trabalho que o processo sofreu.



Assinale a alternativa que contém apenas proposições corretas:

A
I , II e III.
B
II e III.
C
I e III.
D
I e II.
7b6834a9-b0
PUC-GO 2010 - Inglês - Interpretação de texto | Reading comprehension

In Martins´s text, she says that “Minhas retinas fotografam e embaralham cartas e cenas, alegres e tristes”. Look at the extracts below and find one which has the closest meaning to Martins´s sentence:

TEXTO 08



[...]


       Sangram-me o peito, palavras/punhais de um reduzido número de pessoas insensatas que dominam o país e assistem com prazer, na arena dos verdes campos de minha terra, a homens digladiando-se e outros defendendo a utopia; outros, ainda incautos, insanamente ganham o pão de cada dia ao colorir a terra com sangue do irmão.

      Meu olhar, ante opaco, adquire a transparência límpida do regato. Minhas retinas fotografam e embaralham cartas e cenas, alegres e tristes.

     Cada pessoa ocupa o seu lugar. Existe. Resiste. Luta e revanche; recebe pancadas e flores. Sorriso de rosas; chicotadas traiçoeiras apanham-na, desprevenidamente, ao virar a esquina do tempo.

      Importa viver, importa navegar nas naves aventureiras e, sem comparações, viver sua história – de amor? Em julgar ou estabelecer parâmetros para suas ações. [...]



(MARTINS, Maria Teresinha. Rapto de memória. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2010. p. 75.)

A

“Human eyes are most sophisticated organs with perfect and interrelated subsystems such as retina, pupil, iris, cornea, lens and optic nerve. The eye disorder such as cataract is a major health problem in the old age.”     


(Available on:<http://www.ingentaconnect.com/> . Accessed on: 14 Oct. 2010.) 

B

“A major part of it deals with topics around agerelated macular degeneration. […] There are overall 74 high-quality figures, most of them in colour, and 6 tables. […] The chapters are well structured, and the layout of the book makes its reading convenient. The overall size is just right. The book is useful for all ophthalmologists, both for those in private practice and for those working in a clinical setting. […] worth reading for a quick update in medical retina.” 

(Available on: <http://www.amazon.com/Medical-RetinaRetinal-Essentials-Ophthalmology>. Accessed on: 15 Oct.2010.)


C

“text and photographs on facing pages makes it exceptionally efficient [...] Clinical Retina is an essential source of information for […] ophthalmologists.” 

(Available on: <http://www.amazon.com/Clinical-RetinaDavid-Quillen>. Accessed on: 15 Oct. 2010.)

D

“Twelve South African children between the ages of 10 and 13, from different parts of the country, different cultures, different religions (Christianity, Islam, Judaism, Hinduism), and eight language groups (Afrikaans, English, Kwe, Sotho, Tswana, Venda, Xhosa, Zulu) were equipped with cameras and diaries to record their lives over a three-month period. The children reflect obvious cultural and regional differences, but also vastly different material circumstances. They have different expectations and dreams. What they have in common is a love for life and a pride in who they are and what they do.”


(Available on: . Accessed on: 15 Oct. 2010).

7b71d279-b0
PUC-GO 2010 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

A relação entre a imagem e o seu contexto verbal é estreita e variada. A imagem pode, pois, tanto ilustrar um texto verbal ou vice-versa, podendo, ainda, o texto verbal acrescentar informações à referida imagem, na forma de um comentário, por exemplo. O texto 09 é visual e, dessa forma, pode-se afirmar (assinale a alternativa correta):

A
A referida imagem possui características próprias que permitem sua decodificação, tais como a proporção, o foco, a dimensão, o traço, dentre outras.
B
A imagem é superficial e não reflete a realidade.
C
Tanto a imagem quanto a palavra podem ser decodificadas, desde que a intencionalidade do autor seja explicitada.
D
O texto visual apresenta relação com a realidade, mas não pode ser decodificado verbalmente.
7b6b8ed8-b0
PUC-GO 2010 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

O homem precisa consumir bens e serviços para se manter vivo, tais como roupas, abrigo, meios de transporte, alimentos, dentre outros, denominados necessidades materiais. Como não vive isolado, também precisa relacionar-se e, ainda, pertencer a grupos, ter consciência desse pertencimento e de si mesmo, respeitando a individualidade do sujeito em relação aos grupos sociais circundantes. Esses bens são denominados necessidades sociais. Sobre o texto 09, assinale a alternativa correta:

A
No texto há um forte apelo ao consumismo, sem o qual o homem não sobrevive.
B
A imagem nos leva a refletir sobre a importância do consumo consciente como uma prática preventiva contra o aquecimento global.
C
O texto remete à ideia de responsabilização acerca dos perigos do consumismo e da importância das necessidades sociais.
D
O texto apresenta como foco principal a importância da consciência, quando ocorre o consumo.
7b60a574-b0
PUC-GO 2010 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Com relação às narrativas curtas do livro Rapto de Memória, de Maria Teresinha Martins, assinale a alternativa correta:

TEXTO 08



[...]


       Sangram-me o peito, palavras/punhais de um reduzido número de pessoas insensatas que dominam o país e assistem com prazer, na arena dos verdes campos de minha terra, a homens digladiando-se e outros defendendo a utopia; outros, ainda incautos, insanamente ganham o pão de cada dia ao colorir a terra com sangue do irmão.

      Meu olhar, ante opaco, adquire a transparência límpida do regato. Minhas retinas fotografam e embaralham cartas e cenas, alegres e tristes.

     Cada pessoa ocupa o seu lugar. Existe. Resiste. Luta e revanche; recebe pancadas e flores. Sorriso de rosas; chicotadas traiçoeiras apanham-na, desprevenidamente, ao virar a esquina do tempo.

      Importa viver, importa navegar nas naves aventureiras e, sem comparações, viver sua história – de amor? Em julgar ou estabelecer parâmetros para suas ações. [...]



(MARTINS, Maria Teresinha. Rapto de memória. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2010. p. 75.)

A
São narrativas multitemáticas, cada uma abordando um espaço diferente, um tempo diverso e uma faceta do ser humano.
B
São um conjunto de textos breves, cujo tema principal é a desilusão amorosa expressa em linguagem pautada pela melancolia.
C
São um conjunto de narrativas breves, nas quais se encontram à farta um sem número de sentimentos e sensações, como a busca de si mesma pela voz narradora, o desencontro existencial, o desencanto; tudo isso, numa linguagem recheada de sinestesias, metáforas e outro recursos, que fazem deste livro uma leitura densa e intensa.
D
Pode-se dizer que é um conjunto de breves textos, cuja marca principal é a linguagem metafórica e o sentimentalismo e o desejo incontrolável de romper os limites do ser para explodir-se no encontro sonhado com o amor, a única esperança de libertação.
7b64f884-b0
PUC-GO 2010 - Português - Interpretação de Textos, Homonímia, Paronímia, Sinonímia e Antonímia

TEXTO 01


CITONHO Doutor Noêmio, desculpe a indiscrição. Andaram me falando de uma coisa, mas eu não quis de maneira nenhuma acreditar. Me disseram que o senhor é de uma raça que só come folha.
DR. NOÊMIO Pois pode acreditar. Sou vegetariano e tenho muito orgulho disto.
CITONHO Mas a gente vê umas neste mundo! Não está vendo que tomate e chuchu não dão sustança a ninguém?! Agora: feijão, farinha e carne, sim, isso é que é comida. Olhe aqui eu. Estou com mais de oitenta anos, só não como carne na Sexta-feira da Paixão – e olhe lá... Resultado: uma saúde de ferro: estou tinindo.
DR. NOÊMIO Isso é o que o senhor pensa. Seu corpo está envenenado, meu velho, com toxinas até na ponta dos cabelos. Até na sombra.

[...]

FREDERICO Eu só rezo pra defunto. Interessa? Liás, cabra safado não serve pra morrer, só serve pra apanhar. E apanhar entre os bicos dos peitos e o caroço do imbigo, que é pra não deixar marcas da surra. Ah!, nós três num deserto: eu, você e um cacete de quixaba! Porque quixaba é o chá melhor que existe no mundo pra pancada. Assim, pra ganhar tempo, a gente dá logo a pisa com quixaba, porque está dando o castigo e o remédio. Mas já gastei muita cera com você. [...]


(LINS, Osman. Lisbela e o prisioneiro. São Paulo: Planeta, 2003. p. 22 e 25.)



O termo sinônimo é designativo da palavra que apresenta significado idêntico ou semelhante ao de outra. Contextualizadas, no texto 01, encontram-se as palavras assistem, incautos, insanamente, límpida, revanche, desprevenidamente e parâmetros, cujos sinônimos são, respectivamente (marque a alternativa correta):

TEXTO 08



[...]


       Sangram-me o peito, palavras/punhais de um reduzido número de pessoas insensatas que dominam o país e assistem com prazer, na arena dos verdes campos de minha terra, a homens digladiando-se e outros defendendo a utopia; outros, ainda incautos, insanamente ganham o pão de cada dia ao colorir a terra com sangue do irmão.

      Meu olhar, ante opaco, adquire a transparência límpida do regato. Minhas retinas fotografam e embaralham cartas e cenas, alegres e tristes.

     Cada pessoa ocupa o seu lugar. Existe. Resiste. Luta e revanche; recebe pancadas e flores. Sorriso de rosas; chicotadas traiçoeiras apanham-na, desprevenidamente, ao virar a esquina do tempo.

      Importa viver, importa navegar nas naves aventureiras e, sem comparações, viver sua história – de amor? Em julgar ou estabelecer parâmetros para suas ações. [...]



(MARTINS, Maria Teresinha. Rapto de memória. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2010. p. 75.)

A
acompanham, imprudentes, loucamente, pura, desforra, despreocupadamente e referência.
B
ajudam, prudentes, insensantemente, limpa, volta, descuidadamente, constante que figura na equação de uma linha.
C
residem, incapazes, loucamente, pura, desaforo, despreocupadamente, alvo.
D
acompanham, intolerantes, ingenuamente, transparente, desaforo, descuidadamente, constante que figura na equação de uma linha.
7b546b22-b0
PUC-GO 2010 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

“Meio-dia, gente correndo pelas ruas, preocupações: dinheiro, cheques para cobrir, títulos em protesto, filas de pagar luz, água, esgoto, telefone, imposto, saúde, coração rateando, angina pectoris, desidratação, neurastenia, Adauto Botelho, filas de INPS [...], meio-dia, João dentro do ônibus que faz a linha Redenção-Centro”.


(TELES, José Mendonça. A Cidade do Ócio. 4 ed. Goiânia: Kelps, 2010)


A respeito do fragmento acima, extraído da obra de José Mendonça Teles, publicada pela primeira vez há 40 anos, assinale a alternativa correta:

TEXTO 07

        Gente pisando no calo de gente que bronqueia, revolta, geme.
        – Parado.
       Desce um lote de passageiros, levando na face o marco do trabalho e da esperança.
     João, de pé, com as mãos firmes no friso do friso do ônibus, pensa. Seus pensamentos voam às ruas, correm contrariamente e desaparecem no turbilhão das avenidas.
       João calcula: “Vida miserável, a gente tem disposição, quer trabalhar e não consegue emprego”.
       – Parado.
        Desce outro lote de passageiros e sobe mais gente.
     Espremido e revoltado, João matuta: “Vida desgraçada: vinte oito anos, casado, pai de dois filhos, desempregado, sem casa, sem dinheiro, sem destino”...
       O coletivo corre pelo asfalto quente da Avenida Goiás em direção à Praça do Bandeirante, onde os imponentes edifícios fazem guarda ao travesso Bartolomeu que ameaça incendiar os rios.
(TELES, José Mendonça. João. In: ______. A Cidade do Ócio. 4. ed. Goiânia: Editora Kelps. 2010, p. 43.)
A
O texto apresenta linguagem marcada pela época, haja vista o uso de termos que já não estão mais em nosso vocabulário.
B
O texto descreve problemas comuns na vida da capital goiana nos idos dos anos 1960/70, que nos remetem a uma sensação de saudosismo.
C
A narrativa traz um conjunto de problemas atuais, em linguagem corrente e sóbria, trazendo à tona o que ocorre nos demais contos de A Cidade do Ócio, no qual se pode vislumbrar um retrato em detalhe da sociedade contemporânea, a partir de um olhar pelas ruas e pessoas de Goiânia.
D
O fragmento apresenta um olhar sobre as ruas e pessoas de Goiânia, num tempo em que é latente o ócio de uma cidade que ainda não havia entrado na roda viva da modernidade.
7b5aadd8-b0
PUC-GO 2010 - Português - Interpretação de Textos, Figuras de Linguagem

A linguagem poética explora o sentido conotativo das palavras, numa ação permanente de criação, alteração ou recriação do significado já cristalizado dessas palavras. Dessa forma, o valor expressivo e estilístico das palavras e orações, dos períodos e do discurso representa uma rede de significações simbólicas complexas. No texto 08 podem ser identificadas figuras de linguagem, recursos que potencializam seu caráter literário. Dentre elas, destacam-se (marque a alternativa correta):

TEXTO 08



[...]


       Sangram-me o peito, palavras/punhais de um reduzido número de pessoas insensatas que dominam o país e assistem com prazer, na arena dos verdes campos de minha terra, a homens digladiando-se e outros defendendo a utopia; outros, ainda incautos, insanamente ganham o pão de cada dia ao colorir a terra com sangue do irmão.

      Meu olhar, ante opaco, adquire a transparência límpida do regato. Minhas retinas fotografam e embaralham cartas e cenas, alegres e tristes.

     Cada pessoa ocupa o seu lugar. Existe. Resiste. Luta e revanche; recebe pancadas e flores. Sorriso de rosas; chicotadas traiçoeiras apanham-na, desprevenidamente, ao virar a esquina do tempo.

      Importa viver, importa navegar nas naves aventureiras e, sem comparações, viver sua história – de amor? Em julgar ou estabelecer parâmetros para suas ações. [...]



(MARTINS, Maria Teresinha. Rapto de memória. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2010. p. 75.)

A
metáfora [do grego: meta, ‘mudança’, ‘alteração’, e phora, ‘transporte’] – deslocamento de uma coisa para outra, embora não se utilize a locução comparativa, a exemplo de “Cada pessoa ocupa o seu lugar.” – e pleonasmo [do grego: pleonasmós, ‘superabundância’] – repetição de um termo ou de uma ideia, como em: “Minhas retinas fotografam”.
B
ironia [do grego: eiróneia, ‘interrogação’] – figura utilizada quando a intenção é dizer o contrário daquilo que se afirma, a exemplo de “sorriso de rosas” – e anacoluto [do grego: anakolouthon, ‘sem seguimento’, ‘sem ligação’] – ruptura na ordem lógica da frase, uma quebra na estrutura sintática, para se introduzir uma palavra ou expressão, como em “Importa viver, importa navegar nas nuvens aventureiras e, sem comparações, viver sua história”.
C
hipérbole [do grego: hyperbolè] – exagero da expressão, a fim de realçar a ideia, como ocorre em “Sangram-me o peito, palavras/punhais” – e antítese [do grego: anti, ‘contra’; thésis, ‘afirmação’] – oposição entre duas ou mais ideias, como verificado em “Meu olhar, antes opaco, adquire a transparência límpida do regato”.
D
anáfora [do grego: Ana, ‘repetição’, e phora, ‘que conduz’] – repetição de uma ou mais palavras no início de orações ou períodos por uma mesma palavra ou locução, como em “homens digladiandose e outros defendendo a utopia; outros, ainda incautos, insanamente, ganham o pão de cada dia.” – e eufemismo [do grego: euphemismós, ‘dizer bem’] – utilizado para abrandar o sentido de uma expressão, como ocorre em “recebe pancadas e flores”.
7b4f8ff4-b0
PUC-GO 2010 - Inglês - Interpretação de texto | Reading comprehension

The sentences “Vida miserável, a gente tem disposição, quer trabalhar e não consegue emprego” and “Vida desgraçada: vinte oito anos, casado, pai de dois filhos, desempregado, sem casa, sem dinheiro, sem destino” reflect how difficult it is to survive without a job and money. What is João´s view of his situation?

TEXTO 07

        Gente pisando no calo de gente que bronqueia, revolta, geme.
        – Parado.
       Desce um lote de passageiros, levando na face o marco do trabalho e da esperança.
     João, de pé, com as mãos firmes no friso do friso do ônibus, pensa. Seus pensamentos voam às ruas, correm contrariamente e desaparecem no turbilhão das avenidas.
       João calcula: “Vida miserável, a gente tem disposição, quer trabalhar e não consegue emprego”.
       – Parado.
        Desce outro lote de passageiros e sobe mais gente.
     Espremido e revoltado, João matuta: “Vida desgraçada: vinte oito anos, casado, pai de dois filhos, desempregado, sem casa, sem dinheiro, sem destino”...
       O coletivo corre pelo asfalto quente da Avenida Goiás em direção à Praça do Bandeirante, onde os imponentes edifícios fazem guarda ao travesso Bartolomeu que ameaça incendiar os rios.
(TELES, José Mendonça. João. In: ______. A Cidade do Ócio. 4. ed. Goiânia: Editora Kelps. 2010, p. 43.)
A
He feels he is a slave to his family.
B
He resents not working and having nothing of his own.
C
He resents sacrificing his life for his family.
D
He feels he is not free in his own home.
7b429a60-b0
PUC-GO 2010 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado de Goiás

As cidades representam a mais profunda e radical intervenção humana sobre a superfície da Terra. O espaço urbano condensa uma longa história de atividade social, refletindo os diferentes ambientes culturais e as variadas estruturas econômicas que envolveram a sua produção. Sobre a cidade de Goiânia, assinale a alternativa correta:

TEXTO 07

        Gente pisando no calo de gente que bronqueia, revolta, geme.
        – Parado.
       Desce um lote de passageiros, levando na face o marco do trabalho e da esperança.
     João, de pé, com as mãos firmes no friso do friso do ônibus, pensa. Seus pensamentos voam às ruas, correm contrariamente e desaparecem no turbilhão das avenidas.
       João calcula: “Vida miserável, a gente tem disposição, quer trabalhar e não consegue emprego”.
       – Parado.
        Desce outro lote de passageiros e sobe mais gente.
     Espremido e revoltado, João matuta: “Vida desgraçada: vinte oito anos, casado, pai de dois filhos, desempregado, sem casa, sem dinheiro, sem destino”...
       O coletivo corre pelo asfalto quente da Avenida Goiás em direção à Praça do Bandeirante, onde os imponentes edifícios fazem guarda ao travesso Bartolomeu que ameaça incendiar os rios.
(TELES, José Mendonça. João. In: ______. A Cidade do Ócio. 4. ed. Goiânia: Editora Kelps. 2010, p. 43.)
A
A expansão horizontal foi acompanhada de especulação imobiliária que loteava áreas distantes do centro, deixando intercaladas faixas de terras não loteadas para comercialização futura, valorizadas posteriormente com a chegada dos serviços públicos essenciais, dentre eles a abertura de ruas e avenidas que estimularam o prolongamento dos eixos de transporte, atingindo pontos cada vez mais distantes do centro.
B
Tem apenas um centro comercial, forçando a população a constantemente se deslocar, fazendo uso de um sistema de transporte urbano eficiente, rumo ao centro da cidade, onde está concentrado o empresariado, com suas atividades terciárias, que, apesar de se sujeitarem a pagar altos preços pelos imóveis nestes locais, tem esse custo compensado pelo grande lucro obtido com as vendas.
C
Além de ser, no Brasil, com exceção da capital federal, a única capital planejada, ela, de forma vanguardista, foi pensada para uma população de 100 anos depois, o que permitiu a manutenção de todas as características originais do sítio onde se assentou a mancha urbana e a manutenção de todo seu patrimônio arquitetônico original, por meio de um controle sistemático de sua expansão, com a criação de bairros novos.
D
Nasceu dentro dos princípios da Cidade Jardim, assegurando a presença inicial de significativo quantitativo de áreas verdes, prevendo a presença de parques urbanos, alamedas e avenidas arborizadas, que, uma vez aviltados em nome da expansão imobiliária, fazem que, na atualidade, estejamos no cenário nacional como uma das cidades com menores índices de área verde por habitante.
7b3db282-b0
PUC-GO 2010 - História - História da América Latina, Primeira metade do século XX: Revolução Mexicana, peronismo e cardenismo

João quer trabalhar, mas não consegue emprego. Essa situação foi vivenciada por muitos trabalhadores após a quebra da Bolsa de Nova Iorque, em 1929. O populismo latino-americano emergiu na década de trinta e enfrentou os problemas sociais causados pela crise econômica mundial através de reformas jurídico-políticas. Assinale a alternativa que caracteriza as referidas reformas de maneira correta:

TEXTO 07

        Gente pisando no calo de gente que bronqueia, revolta, geme.
        – Parado.
       Desce um lote de passageiros, levando na face o marco do trabalho e da esperança.
     João, de pé, com as mãos firmes no friso do friso do ônibus, pensa. Seus pensamentos voam às ruas, correm contrariamente e desaparecem no turbilhão das avenidas.
       João calcula: “Vida miserável, a gente tem disposição, quer trabalhar e não consegue emprego”.
       – Parado.
        Desce outro lote de passageiros e sobe mais gente.
     Espremido e revoltado, João matuta: “Vida desgraçada: vinte oito anos, casado, pai de dois filhos, desempregado, sem casa, sem dinheiro, sem destino”...
       O coletivo corre pelo asfalto quente da Avenida Goiás em direção à Praça do Bandeirante, onde os imponentes edifícios fazem guarda ao travesso Bartolomeu que ameaça incendiar os rios.
(TELES, José Mendonça. João. In: ______. A Cidade do Ócio. 4. ed. Goiânia: Editora Kelps. 2010, p. 43.)
A
Os governos populistas criaram leis trabalhistas, implementaram a reforma agrária e promoveram a nacionalização das multinacionais instaladas no continente americano.
B
A reforma agrária passou a entrar na agenda de diversos governos, destacando-se as ações do governo mexicano, após a perda do Texas e da Califórnia para os Estados Unidos da América, e as do governo colombiano, após o desmembramento do território que formou o Panamá.
C
Por meio da aliança dos governos com o movimento sindical, os direitos dos trabalhadores foram implementados e as indústrias nacionais foram incentivadas com medidas protecionistas.
D
As principais ações dos governos populistas visavam à concretização da aliança estudantil-operário-camponesa, na qual a nação é que estaria como valor supremo, e não as divisões de classe.
7b46d8b5-b0
PUC-GO 2010 - História - História Geral, Revolução Industrial

O surgimento da mecanização industrial operou significativas transformações em quase todos os setores da vida humana. A Revolução Industrial transformou as relações do homem com o trabalho, restando aos trabalhadores, homens e mulheres, viver daquilo que unicamente possuíam: sua força de trabalho, explorada ao máximo.

Acerca do tema comentado, assinale a alternativa correta:

TEXTO 07

        Gente pisando no calo de gente que bronqueia, revolta, geme.
        – Parado.
       Desce um lote de passageiros, levando na face o marco do trabalho e da esperança.
     João, de pé, com as mãos firmes no friso do friso do ônibus, pensa. Seus pensamentos voam às ruas, correm contrariamente e desaparecem no turbilhão das avenidas.
       João calcula: “Vida miserável, a gente tem disposição, quer trabalhar e não consegue emprego”.
       – Parado.
        Desce outro lote de passageiros e sobe mais gente.
     Espremido e revoltado, João matuta: “Vida desgraçada: vinte oito anos, casado, pai de dois filhos, desempregado, sem casa, sem dinheiro, sem destino”...
       O coletivo corre pelo asfalto quente da Avenida Goiás em direção à Praça do Bandeirante, onde os imponentes edifícios fazem guarda ao travesso Bartolomeu que ameaça incendiar os rios.
(TELES, José Mendonça. João. In: ______. A Cidade do Ócio. 4. ed. Goiânia: Editora Kelps. 2010, p. 43.)
A
Um dos grandes problemas da Revolução Industrial foi a alienação do trabalhador em relação à sua atividade, uma vez que o operário moderno perdeu o controle do conjunto da produção.
B
A legislação trabalhista acompanhou os progressos do avanço industrial na Inglaterra no século XIX, ajudando a concretizar as conquistas trabalhistas deste período.
C
Ao se apropriar das ferramentas e máquinas, o trabalhador inaugura uma nova etapa nas relações de trabalho.
D
Os trabalhadores do início da Revolução Industrial deixaram, como legado às organizações trabalhistas da contemporaneidade, importantes conquistas sociais.
7b4b2521-b0
PUC-GO 2010 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

A Cidade do Ócio, de José Mendonça Teles, e Cinzas da Paixão e Outras Estórias, de Maria Aparecida Rodrigues, são duas obras da Literatura Goiana que, cada vez mais, despertam grande interesse de estudiosos e leitores, em geral. Em relação a essa afirmativa, assinale a justificativa correta:

TEXTO 07

        Gente pisando no calo de gente que bronqueia, revolta, geme.
        – Parado.
       Desce um lote de passageiros, levando na face o marco do trabalho e da esperança.
     João, de pé, com as mãos firmes no friso do friso do ônibus, pensa. Seus pensamentos voam às ruas, correm contrariamente e desaparecem no turbilhão das avenidas.
       João calcula: “Vida miserável, a gente tem disposição, quer trabalhar e não consegue emprego”.
       – Parado.
        Desce outro lote de passageiros e sobe mais gente.
     Espremido e revoltado, João matuta: “Vida desgraçada: vinte oito anos, casado, pai de dois filhos, desempregado, sem casa, sem dinheiro, sem destino”...
       O coletivo corre pelo asfalto quente da Avenida Goiás em direção à Praça do Bandeirante, onde os imponentes edifícios fazem guarda ao travesso Bartolomeu que ameaça incendiar os rios.
(TELES, José Mendonça. João. In: ______. A Cidade do Ócio. 4. ed. Goiânia: Editora Kelps. 2010, p. 43.)
A
Tanto uma quanto outra, embora escritas em épocas diferentes, trazem em si o frescor da atualidade, mesclando, em sua linguagem, rica em detalhes, verdade e beleza, fatos e sensações da memória coletiva, que tornam a leitura uma viagem pelo universo do homem e de sua realidade.
B
Ambas estão carregadas de experiências do regionalismo e traduzem um retrato fiel da cidade de Goiânia e do interior do Estado de Goiás, tornando-se, assim, obras emblemáticas de nossa cultura.
C
Tanto uma quanto outra revelam uma preocupação muito grande com a condição do menos favorecido que perambula, sem rumo, pelas ruas de nossas cidades, presos à memória de uma infância feliz que ficou no passado.
D
Ambas exploram os problemas mais comuns da vida contemporânea, ressaltando que haverá sempre uma esperança, contanto haja também a disposição do ser humano para mudar.