Questõesde UNICAMP 2019 sobre Português

1
1
1
Foram encontradas 30 questões
d29183cc-cb
UNICAMP 2019 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

A partir da Constituição Federal de 1988, professores e lideranças indígenas vêm enfrentando o desafio de transformar a antiga escola colonizadora de 500 anos em uma escola promotora das culturas, das línguas, das tradições e dos direitos indígenas, em diálogo com outras culturas, conhecimentos e valores.

Nesse processo, não existe um modelo único. Enquanto para algumas comunidades indígenas a escola precisa estar mais direcionada para possibilitar adequadamente o acesso a alguns conhecimentos da sociedade nacional, como, por exemplo, a língua portuguesa, a matemática e a informática – estratégicos para atender às suas necessidades práticas na defesa de seus direitos –, outras preferem uma escola mais direcionada para a revitalização e valorização da cultura e identidade do povo.

(Adaptado de Gersem José dos Santos Luciano, Educação indígena no país e o direito de cidadania plena. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 7, n. 13, p. 346-347, jul./dez. 2013.)

Segundo o texto, as atuais escolas indígenas do país,

A
embora diferenciadas entre si, têm, todas elas, o mesmo objetivo principal: familiarizar seus alunos com os conhecimentos da sociedade não indígena.
B
mesmo ensinando língua portuguesa, matemática e informática, não priorizam esses conhecimentos, já que eles não contemplam as especificidades culturais indígenas.
C
apesar de diferirem uma das outras no que se refere às ênfases dadas em seus currículos, procuram renegar o modelo de educação escolar indígena anterior.
D
ainda que com muito esforço, vêm seguindo um modelo curricular único e abrangente para contemplar os interesses de suas comunidades.
d2774539-cb
UNICAMP 2019 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto



(Disponível em https://centrodemidias.am.gov.br/storage/lessons_content/ 19F6LIP027P2.pdf.)

Da leitura das duas tirinhas acima, é possível afirmar que um dos problemas que enfrentamos no mundo contemporâneo é a reprodução de ideias

A
questionadoras e atualizadas.
B
preconcebidas e ultrapassadas.
C
criativas e desatualizadas.
D
pré-fabricadas e avançadas.
d285a287-cb
UNICAMP 2019 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Grilagem de terras A expressão “grilagem de terras” surgiu de uma prática antiga para dar uma aparência envelhecida a papéis. Os documentos forjados, que indicavam falsamente a posse das terras, eram colocados em uma caixa com grilos. Em pouco tempo, a ação dos insetos dava ao papel uma aparência envelhecida. A grilagem de terras pode ser entendida como toda ação ilegal que objetiva a transferência de terras públicas para o patrimônio de terceiros. Atualmente, a prática conta com as falhas nos sistemas brasileiros de controle de terras. Uma dessas falhas é a falta de um sistema único de registro de imóveis. Com o cruzamento de diferentes registros, a fraude ganha a aparência legal. (Adaptado de

https://www.oxfam.org.br/sites/default/files/arquivos/relatorio-terrenos_desigual dade-brasil.pdf.)

Segundo o texto,

A
é possível “envelhecer” artificialmente documentos falsos por meio da ação de diferentes tipos de insetos colocados em uma caixa com eles.
B
o termo “grilagem” se refere a ações legítimas que visam à apropriação privada de terras públicas com o objetivo de bem explorá-las e torná-las produtivas.
C
recorrendo a diferentes tipos de registros, os grileiros atuais tentam dar uma aparência legal ao crime que cometem.
D
a prática de grilagem é hoje inibida, em muito, devido à maior eficiência dos sistemas de fiscalização e controle de terras no Brasil.
d268a401-cb
UNICAMP 2019 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

O trecho a seguir foi retirado de uma reportagem sobre atendimento de saúde aos povos indígenas do Xingu, prestado por uma universidade paulista. Leia-o.

Um dos principais papéis da equipe da universidade é levar atenção médica aos índios, procurando interferir minimamente na sua cultura. Eles desenvolveram seus próprios sistemas tradicionais de saúde, constituídos por diferentes atores e práticas, como a pajelança, plantas medicinais, rezas e cantos de cura. Isso está ligado ao modo como compreendem o mundo e, consequentemente, o processo de adoecimento. Por essas razões, o desafio consiste em desenvolver a escuta, para entender o outro e o que é diferente da nossa cultura.

(Disponível em https://www.unifesp.br/reitoria/dci/edicao-atual-entreteses/item/ 1913-ha-50- anos-cuidando-da-saude-dos-povos-indigenas.)

Segundo o texto,

A
a equipe da universidade desenvolveu seus próprios sistemas de saúde, constituídos por diferentes atores e práticas.
B
o adoecimento é consequência do modo como os índios, tradicionalmente, compreendem o mundo.
C
chamar a atenção dos índios para as práticas médicas é um dos principais papéis da universidade.
D
o modo como os povos indígenas percebem as doenças depende do modo como entendem o mundo.
d24d9fcf-cb
UNICAMP 2019 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

“No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade.”

Essa frase, de autoria de Chico Mendes, resume a história do maior símbolo brasileiro da luta pacífica pela preservação do meio ambiente, assassinado em 1988, a mando de um fazendeiro. Ele foi o organizador da União dos Povos da Floresta – aliança entre indígenas, seringueiros, castanheiros, pequenos pescadores e populações ribeirinhas que se encontravam ameaçados pelo desmatamento da região amazônica. O legado de Chico Mendes ainda é considerado atual e necessário.

(Adaptado de https://exame.abril.com.br/brasil/a-resistencia-dos-seringueiros-conheca-ahistoria-de-chico-mendes/.)

De acordo com o texto,

A
o objetivo de Chico Mendes não era apenas proteger a Floresta Amazônica, mas lutar a favor de causas humanitárias mais abrangentes.
B
nas ações organizadas por Chico Mendes para impedir o desmatamento, ele admitia o emprego de violência em determinadas situações.
C
a causa defendida por Chico Mendes foi muito relevante na época em que ele estava vivo, mas hoje já está, em grande medida, superada.
D
a organização União dos Povos da Floresta congregava povos indígenas, setores da população ribeirinha e proprietários de seringais.
d25159a3-cb
UNICAMP 2019 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

De acordo com o relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), divulgado em novembro de 2018, o Brasil está de volta ao Mapa da Fome, de onde havíamos saído em 2014.

Esse relatório aponta que a exclusão é a principal causa da fome. Entre os brasileiros mais pobres, em especial mulheres e crianças indígenas ou afrodescendentes das áreas rurais, houve uma mudança no ciclo de produção e acesso à comida. “Enquanto muitos aumentaram o consumo de alimentos saudáveis, como leite e carne, outros precisaram optar por produtos baratos, com alto teor de carboidrato e gordura”, diz o estudo. O resultado é que também cresceu a obesidade no país.

(Adaptado de https://brasil.elpais.com/brasil/2019/03/29/internacional/1553860893_4908 10.html.)


Segundo o relatório mencionado no texto,


A
desde 2014, o Brasil não consta mais do Mapa da Fome das Nações Unidas.
B
problemas associados ao sobrepeso da população brasileira não são preocupantes.
C
os pobres no Brasil têm sido obrigados a recorrer a uma alimentação menos saudável.
D
parcelas da população indígena que vivem em centros urbanos estão imunes à fome.
d2546037-cb
UNICAMP 2019 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

O autor duvidou da sobrevivência das tradições do seu povo porque 


O trecho a seguir se refere à questão. Ele foi retirado de um texto de Ailton Krenak publicado em 1992. 


Alguns anos atrás, quando vi o quanto a ciência dos brancos estava desenvolvida, com seus aviões, máquinas, computadores, mísseis, fiquei um pouco assustado. Comecei a duvidar que a tradição do meu povo, que a memória ancestral do meu povo, pudesse sobreviver num mundo dominado pela tecnologia. E pensei que nossa cultura, os nossos valores, fossem muito frágeis para subsistir num mundo prático onde os homens organizam seu poder e submetem a natureza, derrubam as montanhas. Onde um homem olha uma montanha e calcula quantos milhões de toneladas de cassiterita, de bauxita, de ouro ela pode ter. Enquanto meu avô, meus primos olham aquela montanha e veem o humor da montanha e veem se ela está triste, feliz ou ameaçadora e fazem cerimônia para ela.


(Adaptado de Ailton Krenak, “Antes o mundo não existia”, em Adauto Novaes (org.), Tempo e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p. 202-203.) 

A
as culturas dos povos indígenas são frágeis e não consideram relações de poder.
B
a memória ancestral indígena não se compara com a capacidade dos computadores.
C
os indígenas não sabem calcular a quantidade de minério e de ouro de uma montanha.
D
achou que a sua cultura iria sucumbir à ciência e às tecnologias não indígenas.
d25763ea-cb
UNICAMP 2019 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Neste texto, Ailton Krenak apresenta dois entendimentos acerca do modo como a natureza é vista. Esses dois modos de ver a natureza são

O trecho a seguir se refere à questão. Ele foi retirado de um texto de Ailton Krenak publicado em 1992. 


Alguns anos atrás, quando vi o quanto a ciência dos brancos estava desenvolvida, com seus aviões, máquinas, computadores, mísseis, fiquei um pouco assustado. Comecei a duvidar que a tradição do meu povo, que a memória ancestral do meu povo, pudesse sobreviver num mundo dominado pela tecnologia. E pensei que nossa cultura, os nossos valores, fossem muito frágeis para subsistir num mundo prático onde os homens organizam seu poder e submetem a natureza, derrubam as montanhas. Onde um homem olha uma montanha e calcula quantos milhões de toneladas de cassiterita, de bauxita, de ouro ela pode ter. Enquanto meu avô, meus primos olham aquela montanha e veem o humor da montanha e veem se ela está triste, feliz ou ameaçadora e fazem cerimônia para ela.


(Adaptado de Ailton Krenak, “Antes o mundo não existia”, em Adauto Novaes (org.), Tempo e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p. 202-203.) 

A
díspares.
B
equivalentes.
C
convergentes.
D
similares
d25d3662-cb
UNICAMP 2019 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

O texto a seguir é um poema de Denilson Baniwa, publicado na página eletrônica da Rádio Yandê em 18 de abril de 2018. Leia-o.

Pai Nosso que estás nos céus
Neste dia 19 de abril
Nos livre das professoras e professores que pintam seus
alunos com canetinhas hidrocor
Nos livre das escolas que colocam cocares de papel nas
crianças
Pai Nosso, que estás nos céus
Não deixe as professoras ensinarem para as crianças que
o Dia do Índio é uma homenagem aos povos originários
Mantenha longe de Nós aqueles que repetem as palavras:
Índio, Oca, Tribo, Selvagem, Pureza e Exótico
Afaste de Nós os bu-bu-bu feito com a mão na boca
Senhor, perdoe aqueles que por desconhecimento nos
fazem uma imagem estereotipada
Mas livre-os do desconhecimento e do preconceito que os
fazem acreditar que ainda somos os indígenas de 1500
Amém!

(Adaptado de https://www.facebook.com/radioyande/posts/1490699877706315/.)

A partir do que se diz nessa “oração”, pode-se concluir que, ao celebrarem o “Dia do Índio”, escolas brasileiras

A
terminam, muitas vezes, projetando imagens falsas a respeito dos povos indígenas.
B
ajudam os seus alunos a compreenderem como vivem os povos indígenas atualmente.
C
aumentam, mesmo que de forma inadequada, nosso entendimento sobre os povos indígenas.
D
contribuem para dar visibilidade às lutas políticas dos povos indígenas do país.
d2463d2f-cb
UNICAMP 2019 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração, gravidade variável, causada por um vírus transmitido por picada de mosquitos infectados, podendo levar à morte. Seus sintomas iniciais são febre com calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores musculares, vômitos e fraqueza. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela. Atenção! Os macacos não são uma ameaça aos seres humanos, pois não transmitem a febre amarela! Eles também podem ser vítimas dessa doença. Se você identificar macacos mortos onde vive ou está, informe imediatamente as autoridades sanitárias porque isso pode indicar que o vírus da febre amarela está circulando nessa região.

(Adaptado de http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/febre-amarela-sintomas-transmissao-eprevencao.)

De acordo com o texto

A
a febre amarela é uma doença grave que resulta na morte das pessoas infectadas.
B
matar macacos não contribui para a erradicação da febre amarela
C
a única maneira de evitar a febre amarela é eliminando os mosquitos infectados.
D
alguns dos sintomas da febre amarela são: febre, dores no corpo e diarreia.
d24a6864-cb
UNICAMP 2019 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Turismo em Terras Indígenas

Mais do que a possibilidade de visitar belezas naturais intocadas, o turista em uma terra indígena tem a oportunidade de entrar em contato com línguas, narrativas, conhecimentos e comidas da comunidade, algo antes restrito a populações originárias e a uma pequena parcela de não indígenas. Esse intercâmbio gera ainda outros desdobramentos, como afirma o Coordenador-Geral de Etnodesenvolvimento da Funai, Juan Scalia. “O turismo de base comunitária em terras indígenas fortalece a autonomia dos povos, propiciando uma alternativa de geração de renda com mínimos impactos ambientais e com uma distribuição mais justa dos lucros da atividade. Valorizar os diversos atrativos ecológicos e culturais, por outro lado, também contribui para a proteção dos territórios e fortalecimento das tradições”, afirmou.

(Disponível em http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/5224-etnoturismo-ealternativa-sustentavel-de-renda-para-comunidades-indigenas-do-rio-negro.)

Segundo o texto, o turismo em terras indígenas

A
constitui a principal fonte de renda da comunidade em questão
B
é útil para a divulgação respeitosa das especificidades culturais da comunidade.
C
favorece alianças entre as comunidades e as agências de turismo envolvidas.
D
provoca, inevitavelmente, impactos ambientais sérios e indesejáveis.
d23224bd-cb
UNICAMP 2019 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

A Unesco instituiu 2019 como o Ano Internacional das Línguas Indígenas. Considere os números do infográfico abaixo, referentes à diversidade linguística na América Latina, para responder à questão.


(Adaptado de https://twitter.com/survivalesp/status/1098598721300938752.)

Segundo esse infográfico,

A
metade das línguas indígenas da América Latina está muito vulnerável e corre o risco de desaparecer.
B
o Brasil, a Colômbia e o Peru são os países que têm o maior número de línguas indígenas.
C
o número de línguas indígenas no Brasil é o dobro do número de línguas indígenas no México.
D
a quantidade de línguas indígenas existentes na Nicarágua, em Honduras e no Chile é equivalente.
d237c3b8-cb
UNICAMP 2019 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

O conselho a seguir foi retirado de um livro elaborado por professores indígenas do Acre. Leia-o.

PARA O COMPADRE QUE BEBE MUITO

Compadre, Tem gente que bebe muito, que bebe para cair mesmo; tem outros que bebem para se divertir no momento certo. Para você que bebe demais: isso não é bom! A bebida pode te matar, às vezes rápido, às vezes aos poucos. Você pode perder os amigos, a família, o respeito e a moral. Tudo isso a bebida faz. O que estou te pedindo é que você reflita se quer viver bem ou se quer viver mal. E se você é alcoólatra, compadre, se a bebida é mais forte do que você, então só tem um jeito mesmo: você tem que parar de beber de uma vez. Porque tem uns que sabem controlar a bebida, tem outros que podem aprender a controlar a bebida e tem alguns que não vão conseguir fazer isso nunca! É assim que a bebida alcoólica funciona.

(Adaptado de OPIAC – Organização dos Professores Indígenas do Acre, Discutindo problemas, pensando soluções: português para as escolas da floresta II. Rio Branco: Comissão Pró-índio do Acre, 2006, p. 120-121.)

De acordo com o texto,

A
as pessoas não devem ingerir bebidas alcoólicas em hipótese alguma.
B
ingerir bebidas alcoólicas em excesso afeta o convívio social e familiar.
C
alcoólatras devem ir diminuindo a ingestão de bebida alcoólica aos poucos.
D
os danos decorrentes do excesso de bebida alcoólica são sérios, mas nunca fatais.
d241dd1b-cb
UNICAMP 2019 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

O que segue é um trecho de uma reportagem publicada em 2017. Leia-o.

O milho convencional é mais vantajoso do que o milho transgênico. Esse foi o resultado da análise dos custos de produção do milho convencional e do transgênico elaborada pela Copercampos-SC. O estudo evidencia que a produtividade do milho transgênico não é superior e que seu plantio eleva os custos de produção. A planilha de cálculo da Copercampos-SC indica que, para o milho convencional, o gasto com insumos (adubos, agrotóxicos e sementes) é de R$ 1.199,52 por hectare, contra R$1.392,76 para o transgênico. Os dados da pesquisa também mostram que não há redução no uso de agrotóxicos. No geral, o produtor convencional gasta R$ 1.928,65 para plantar um hectare de milho, enquanto o produtor que adotou variedades transgênicas gasta R$ 2.156,13 para a mesma área.

(Adaptado de http://www.milhao.net/milho-convencional-x-milho-transgenico/.)



A pesquisa sobre os custos de produção, realizada por uma cooperativa de Santa Catarina, mostrou que

A
o milho transgênico tem custo de produção mais elevado, mas compensa por sua maior produtividade.
B
o milho convencional tem custo de produção menos elevado, mas apresenta menor produtividade.
C
o plantio de milho transgênico reduz a quantidade de agrotóxicos e, portanto, os custos do uso desse tipo de insumo são menores.
D
o plantio de milho transgênico não reduz o consumo de agrotóxicos, apresentando custos maiores no total.
d7514bf9-c2
UNICAMP 2019 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Em 1961, o poeta António Gedeão publica o livro Máquina de Fogo. Um dos poemas é “Lágrima de Preta”. Musicado por José Niza, foi gravado por Adriano Correia de Oliveira, em 1970, e incluído no seu álbum “Cantaremos”. A canção foi censurada pelo governo português.

Lágrima de preta
Encontrei uma preta
que estava a chorar,
pedi-lhe uma lágrima
para a analisar

Recolhi a lágrima
com todo o cuidado
num tubo de ensaio
bem esterilizado.


Olhei-a de um lado,
do outro e de frente:
tinha um ar de gota
muito transparente.


Mandei vir os ácidos,
as bases e os sais,
as drogas usadas
em casos que tais.

Ensaiei a frio,
experimentei ao lume,
de todas as vezes
deu-me o que é
costume:

Nem sinais de negro,
nem vestígios de ódio.
Água (quase tudo)
e cloreto de sódio.

(António Gedeão, Máquina de fogo. Coimbra: Tipografia da Atlântida,1961, p. 187.)

Os versos anteriores articulam as linguagens literária e científica com questões de ordem ética e política. Considerando o contexto de produção e recepção de “Lágrima de Preta” (anos 1960 e 1970, em Portugal), o propósito artístico desse poema é

A
inadequado quanto à análise social, ao refutar que haja racismo e preconceito na sociedade, e incorreto no aspecto científico, ao descrever as propriedades químicas de uma lágrima.
B
inadequado quanto à análise social, ao refutar a existência de racismo e preconceito na sociedade, mas correto no aspecto científico, ao descrever as propriedades químicas de uma lágrima.
C
pertinente quanto à análise social, ao registrar o racismo e a preconceito na sociedade, e correto no aspecto científico, ao descrever as propriedades químicas de uma lágrima.
D
pertinente quanto à análise social, ao registrar o preconceito e o racismo na sociedade, mas incorreto no aspecto científico, ao descrever as propriedades químicas de uma lágrima.
d74c4609-c2
UNICAMP 2019 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Na opinião de Klaus R. Mecke, professor no Instituto de Física Teórica da Universidade de Stuttgart, Alemanha, o uso da linguagem da física na literatura obedeceria ao seguinte propósito:

Uma função literária central da fórmula seria simbolizar a violência. A fórmula torna-se metáfora para a violência, para o calculismo desumano, para a morte e para a fria mecânica - para o golpe de força. Recorde-se também O Pêndulo de Foucault, de Umberto Eco, em que a fórmula do pêndulo caracteriza o estrangulamento de um ser humano. Passo a citar: “O período de oscilação, T, é independente da massa do corpo suspenso (igualdade de todos os homens perante Deus)...”. Também aqui a fórmula constitui uma referência irônica à marginalização do sujeito, reduzido à “massa inerte” suspensa.

(Adaptado de Klaus R. Mecke, A imagem da Física na Literatura. Gazeta de Física, 2004, p. 6-7.)

Segundo Mecke, a função literária de algumas noções da Física, presentes em determinados romances, expressa

A
a falta de liberdade do sujeito nas relações sociais, mas o uso da independência do período do pêndulo simples com a massa do corpo suspenso, feito por Umberto Eco, está incorreto.
B
a revogação parcial das leis da natureza, e o uso da independência do período do pêndulo simples com a massa do corpo suspenso, feito por Umberto Eco, está correto.
C
a concordância quanto ao modo como representamos a natureza, mas o uso da independência do período do pêndulo simples com a massa do corpo suspenso, feito por Umberto Eco, está incorreto.
D
a privação da liberdade do ser humano, e o uso da independência do período do pêndulo simples com a massa do corpo suspenso, feito por Umberto Eco, está correto.
d7487bba-c2
UNICAMP 2019 - Português - Interpretação de Textos, Figuras de Linguagem, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

"A noção de programa genético (...) desempenhou um papel importante no lançamento do Projeto Genoma Humano, fazendo com que se acreditasse que a decifração de um genoma, à maneira de um livro com instruções de um longo programa, permitiria decifrar ou compreender toda a natureza humana ou, no mínimo, o essencial dos mecanismos de ocorrência das doenças. Em suma, a fisiopatologia poderia ser reduzida à genética, já que toda doença seria reduzida a um ou diversos erros de programação, isto é, à alteração de um ou diversos genes".

(Edgar Morin, A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Jornadas temáticas idealizadas e dirigidas por Edgar Morin. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil Ltda, 2012, p. 157.)

A expressão programa genético, mencionada no trecho anterior, é

A
uma alegoria, pois sintetiza os mecanismos moleculares subjacentes ao funcionamento dos genes e dos cromossomos no contexto ficcional de um programa de computador.
B
uma analogia, pois diferencia os mecanismos moleculares subjacentes ao código genético e ao funcionamento dos cromossomos dos códigos de um programa de computador
C
uma metáfora, pois iguala toda a informação genética e os mecanismos moleculares subjacentes ao funcionamento e expressão dos genes com as instruções e os comandos de um programa.
D
uma analogia, pois contrasta os mecanismos moleculares dos genes nos cromossomos e das doenças causadas por eles com as linhas de comando de um programa de computador.
d744cf31-c2
UNICAMP 2019 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

“Picado pelo ciúme, abriu o ourives seu peito à órfã, ofereceu-lhe a mão, e uma pulseira de brilhantes nela, com a condição de me esquecer. Leontina disse que sim, cuidando que mentia; mas passados oito dias admirou-se de ter dito a verdade. Nunca mais soube de mim, nem eu dela; até que, um ano depois, a criada, que a servia, me contou que a menina casara com o padrinho e que as enteadas, coagidas pelo pai, se tinham ido para o recolhimento do Grilo com uma pequena mesada e a esperança de ficarem pobres. Não sei mais nada a respeito da primeira das sete mulheres que amei, em Lisboa.”

(Camilo Castelo Branco, Coração, cabeça e estômago, p. 4. Disponível em www.dominiopublico.gov.br. Acessado em 20/05/2018.)

O excerto anterior apresenta uma síntese acerca do primeiro dos setes amores da personagem Silvestre da Silva. Considere essa experiência amorosa no contexto da primeira parte da narrativa e assinale a alternativa correta.

A
A mulher é idealizada em cada caso relatado, não havendo espaço para uma ótica realista.
B
A experiência amorosa recebe tratamento solene e sublime por parte das personagens.
C
A personagem masculina se caracteriza pelo interesse sexual; a feminina, pela devoção ao marido.
D
O protagonista da narrativa se frustra em sua crença amorosa a cada vez que se apaixona.
d740c2e0-c2
UNICAMP 2019 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Sobre as representações históricas da morte no Ocidente, Philippe Ariès e Alcir Pécora comentam:

“O moribundo está deitado, cercado por seus amigos e familiares. Está prestes a executar os ritos que bem conhecemos. (...) Seres sobrenaturais invadiram o quarto e se comprimem na cabeceira do ‘jacente’. A grande reunião que nos séculos XII e XIII tinha lugar no final dos tempos se faz, então, a partir do século XV, no quarto do enfermo.”

(Philippe Ariès, História da morte no Ocidente: da Idade Média aos nossos dias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012, p. 53.)

“(...) essa espécie de arte de morrer de Vieira se opõe à tradição das artes moriendi fundadas na preparação para a ‘última prova’ que acontece apenas no quarto do moribundo. Não é mais lá que se decide a salvação ou a condenação do cristão, mas no exato momento de suas escolhas e ações ao longo da vida, vale dizer, na resolução adequada a ser tomada hic et nunc (aqui e agora).”

(Alcir Pécora, A arte de morrer, segundo Vieira, em Antonio Vieira, Sermões de quarta-feira de cinza. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2016. p.51.)

Com base nos excertos anteriores e na leitura dos três Sermões de Quarta-feira de Cinza, assinale a alternativa correta

A
Em Ariès, a salvação ou danação ocorre no quarto do moribundo, mas nos sermões de Vieira é a atenção ao momento presente e a decisão correta que importam para o cristão.
B
A afirmação de Alcir Pécora é válida somente para o primeiro sermão, pois os dois últimos sermões retomam o tema do fim dos tempos e da agonia do moribundo para a fé cristã.
C
Segundo Ariès, o drama da salvação se dá na imagem do quarto do moribundo. Essa imagem é decisiva para a compreensão do terceiro sermão.
D
Para Alcir Pécora, o que distingue os sermões de Vieira dos discursos sobre a morte nesse período é a ênfase do padre jesuíta na ação futura.
d7398de1-c2
UNICAMP 2019 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

(...)
Eu tenho uma ideia.
Eu não tenho a menor ideia.
Uma frase em cada linha. Um golpe de exercício.
Memórias de Copacabana. Santa Clara às três da tarde.
Autobiografia. Não, biografia.
Mulher.
Papai Noel e os marcianos.
Billy the Kid versus Drácula.
Drácula versus Billy the Kid.
Muito sentimental.
Agora pouco sentimental.
Pensa no seu amor de hoje que sempre dura menos que o
seu]
amor de ontem.
Gertrude: estas são ideias bem comuns.
Apresenta a jazz-band.
Não, toca blues com ela.
Esta é a minha vida.
Atravessa a ponte.
(...)
(Ana Cristina Cesar, A teus pés. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 9.)

Esse trecho do poema de abertura de A teus pés, de Ana Cristina Cesar,

A
expressa nostalgia do passado, visto que mobiliza referências à cultura pop dos anos 1970.
B
requisita a participação do leitor, já que as referências biográficas são fragmentárias.
C
exclui a dimensão biográfica, pois se refere a personagens imaginários e de ficção.
D
tematiza a descrença na poesia, uma vez que a poeta se contradiz continuamente.