Questõesde MACKENZIE 2014

1
1
Foram encontradas 59 questões
5e535c05-dc
MACKENZIE 2014 - Física - Plano Inclinado e Atrito, Dinâmica



Uma cancela manual é constituída de uma barra homogênea AB de comprimento L = 2,40 m e massa M = 10,0 kg, está articulada no ponto O, onde o atrito é desprezível. A força  tem direção vertical e sentido descendente, como mostra a figura acima.

Considerando a aceleração da gravidade g = 10,0 m/s2, a intensidade da força mínima que se deve aplicar em A para iniciar o movimento de subida da cancela é

A
150 N
B
175 N
C
200 N
D
125 N
E
100 N
5e5db91a-dc
MACKENZIE 2014 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Eletricidade



A ponte de fio mostrada acima é constituída por uma bateria, um galvanômetro G, dois resistores, um de resistência elétrica R1 = 10,0 Ω e outro de resistência elétrica R2 = 40,0 Ω, um fio condutor homogêneo de resistividade ρ, área de secção transversal A e comprimento L = 100,0 cm e um cursor C que desliza sobre o fio condutor. Quando o cursor é colocado de modo a dividir o fio condutor em dois trechos de comprimentos L1 e L2 a corrente elétrica no galvanômetro é nula.

Os comprimentos L1 e L2 valem, respectivamente,

A
50,0 cm e 50,0 cm
B
60,0 cm e 40,0 cm
C
40,0 cm e 60,0 cm
D
80,0 cm e 20,0 cm
E
20,0 cm e 80,0 cm
5e57e108-dc
MACKENZIE 2014 - Física - Ótica, Espelhos Esféricos

O uso de espelhos retrovisores externos convexos em automóveis é uma determinação de segurança do governo americano desde 1970, porque

A
a imagem aparece mais longe que o objeto real, com um aumento do campo visual, em relação ao de um espelho plano.
B
a distância da imagem é a mesma que a do objeto real em relação ao espelho, com aumento do campo visual, em relação ao de um espelho plano.
C
a imagem aparece mais perto que o objeto real, com um aumento do campo visual, em relação ao de um espelho plano.
D
a imagem aparece mais longe que o objeto real, com uma redução do campo visual, em relação ao de um espelho plano.
E
a distância da imagem é maior que a do objeto real em relação ao espelho, sem alteração do campo visual, quando comparado ao de um espelho plano.
5e501bb1-dc
MACKENZIE 2014 - Física - Plano Inclinado e Atrito, Dinâmica



Um corpo de massa 2,0 kg é lançado sobre um plano horizontal rugoso com uma velocidade inicial de 5,0 m/s e sua velocidade varia com o tempo, segundo o gráfico acima.

Considerando a aceleração da gravidade g = 10,0 m/s2, o coeficiente de atrito cinético entre o corpo e o plano vale

A
5,0.10–2
B
5,0.10–1
C
1,0.10–1
D
2,0.10–1
E
2,0.10–2
5e47f2cf-dc
MACKENZIE 2014 - Física - Queda Livre, Cinemática

Vários corpos idênticos são abandonados de uma altura de 7,20 m em relação ao solo, em intervalos de tempos iguais. Quando o primeiro corpo atingir o solo, o quinto corpo inicia seu movimento de queda livre. Desprezando a resistência do ar e adotando a aceleração da gravidade g = 10,0 m/s2, a velocidade do segundo corpo nessas condições é

A
10,0 m/s
B
6,00 m/s
C
3,00 m/s
D
9,00 m/s
E
12,0 m/s
5e4bbe1e-dc
MACKENZIE 2014 - Física - Cinemática, Movimento Retilíneo Uniforme


Um jovem movimenta-se com seu “skate” na pista da figura acima desde o ponto A até o ponto B, onde ele inverte seu sentido de movimento.

Desprezando-se os atritos de contato e considerando a aceleração da gravidade g = 10,0 m/s2, a velocidade que o jovem “skatista” tinha ao passar pelo ponto A é

A
entre 11,0 km/h e 12,0 km/h
B
entre 10,0 km/h e 11,0 km/h
C
entre 13,0 km/h e 14,0 km/h
D
entre 15,0 km/h e 16,0 km/h
E
menor que 10,0 km/h
5e43a327-dc
MACKENZIE 2014 - Física - Cargas Elétricas e Eletrização, Eletricidade



Uma carga elétrica de intensidade Q = 10,0 µC, no vácuo, gera um campo elétrico em dois pontos A e B, conforme figura acima. Sabendo-se que a constante eletrostática do vácuo é k0 = 9.109 Nm2/C2 o trabalho realizado pela força elétrica para transferir uma carga q= 2,00 µC do ponto B até o ponto A é, em mJ, igual a

A
90,0
B
180
C
270
D
100
E
200
5e3e0ce2-dc
MACKENZIE 2014 - História - Construção de Estados e o Absolutismo, História Geral

Ao analisar os acontecimentos e consequências de 1848, na França, Karl Marx denominou de “18 brumário de Luís Bonaparte” o golpe de Estado realizado por esse último. A denominação é historicamente possível, pois

A
estendeu a ação de seu Império da França até o norte da África, incluindo regiões na Itália e Alemanha, territórios anteriormente também conquistados por seu tio.
B
organizou um Império de caráter despótico absolutista, impôs a censura aos meios de comunicação e proclamou-se cônsul vitalício, atitudes já realizadas por Napoleão.
C
assim como Napoleão, Luís Bonaparte legitimou seu golpe por meio de um plebiscito, extinguindo a República até então vigente para proclamar-se imperador.
D
Luís Napoleão, assim como Napoleão, a princípio realizou reformas absolutistas para depois, já no Império, introduzir princípios iluministas de administração pública.
E
assim como seu tio, Luís Bonaparte se auto coroou imperador, reduziu a interferência do alto clero no governo e limitou o direito ao voto a critérios censitários.
5e388963-dc
MACKENZIE 2014 - História - História Geral, Expansão Comercial a Marítima: a busca de novos mundos

Durante o século XV, a Europa experimentou o início de uma expansão marítima, que é um marco no início da europeização do mundo. Entre os motivos que levaram os portugueses a buscarem a Expansão Marítima, podemos apontar

A
a queda de Constantinopla para o império turco otomano, em 1453, levando os países católicos a buscarem um novo caminho que os conduzissem à Terra Santa.
B
o crescimento da circulação monetária e a consequente estabilização dos preços, na época, permitindo o acúmulo de que passou a ser investido nas empreitadas marítimas.
C
o fortalecimento do poder dos monarcas europeus, que passaram a governar em caráter absolutista e centralizaram todas as decisões do Estado em suas mãos.
D
a consolidação do sistema de manufaturas controladas pelas grandes corporações de ofício, que passaram a financiar a Expansão Marítima em busca de novos mercados consumidores.
E
a necessidade da expansão comercial, que aumentaria os poderes do rei, manteria os privilégios da nobreza e elevaria os lucros da burguesia, pois o controle comercial do Mediterrâneo pertencia aos italianos.
5e3419f3-dc
MACKENZIE 2014 - História - História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

A maior das guerras que a América Latina conheceu no século XIX foi a Guerra do Paraguai (1864-1870). Em 1865, os governos do Brasil, Argentina e Uruguai criaram a Tríplice Aliança contra o governo do presidente paraguaio Solano López. Sobre esse conflito considere as afirmativas dadas.

I. A questão fundamental era a liberalização da bacia do Rio da Prata para o comércio internacional, o que beneficiaria especialmente aos interesses ingleses na região.
II. A expansão da economia paraguaia exigia que o país pudesse exercer controle sobre a navegação dos rios platinos. Com uma indústria florescente, o Paraguai necessitava escoar suas mercadorias através do estuário do Prata.
III. Os países integrantes da Tríplice Aliança foram financiados pelo capital inglês e, portanto, não tiveram suas economias prejudicadas pelo confronto armado.

Assinale

A
se somente a afirmativa I estiver correta.
B
se somente a afirmativa II estiver correta.
C
se somente a afirmativa III estiver correta.
D
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
E
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
5e301cc1-dc
MACKENZIE 2014 - Geografia - População brasileira, População

O autor, no seu poema Metamorfoses se refere às várias transformações verificadas no território brasileiro. Tais “metamorfoses” presentes acima se referem

“Meu avô foi buscar prata,
mas a prata virou índios.

Meu avô foi buscar índio,
mas o índio virou ouro.

Meu avô foi buscar ouro,
mas o ouro virou terra.

Meu avô foi buscar terras
e a terra virou fronteira.

Meu avô, ainda intrigado,
foi modelar a fronteira:

E o Brasil tomou a forma de harpa.

(Martim Cererê - Cassiano Ricardo)
A
à importância do indígena brasileiro na composição étnica e cultural do povo brasileiro.
B
às dimensões continentais adquiridas pela nação brasileira e sua semelhança com um instrumento musical.
C
ao processo histórico de penetração e ocupação do território nacional e a delimitação das nossas fronteiras.
D
à conquista do território nacional, realizada pelos nossos indígenas, graças à navegação dos nossos rios.
E
à enorme diversidade de ecossistemas e paisagens naturais presentes no nosso vasto território.
5e2b4cf1-dc
MACKENZIE 2014 - História - Guerra Fria e seus desdobramentos, História Geral



A foto acima, onde flores aparecem saindo dos orifícios das armas, flagrou o movimento de soldados portugueses durante a Revolução dos Cravos, ocorrida em Portugal, em 25 de abril de 1974. Esse momento revolucionário marcou

A
o fim do domínio colonial português sobre suas possessões na África: Moçambique, Guiné-Bissau, Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, poder exercido desde o período das Grandes Navegações.
B
a revolta do Exército contra o fim da ditadura militar, que perdurou até 1974, pois desejavam reivindicar a volta dos militares ao poder, assim como lutavam pelo prestígio das Forças Armadas.
C
a luta armada, por parte das tropas portuguesas, a favor da permanência do domínio “ultramar” ibérico sobre suas colônias africanas, apesar das lutas por emancipação travadas no continente africano.
D
o fim do regime ditatorial inaugurado por António Salazar (1932-1968), prolongado pelo governo de Marcelo Caetano, e o início do processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático em Portugal.
E
o último momento de luta armada dentro do país, pois o processo de descolonização das colônias africanas sob o domínio português transcorreu de forma pacífica, apesar da resistência do Exército.
5e28389f-dc
MACKENZIE 2014 - História - Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

A expulsão da Companhia de Jesus de todos os territórios portugueses, em 1759, foi uma das medidas mais polêmicas tomadas por Pombal. Em geral, as justificativas para esse ato são a total incompatibilidade entre o controle das práticas pedagógicas adotadas pelos jesuítas e o projeto educacional iluminista pombalino. Todavia, é importante assinalar que tal expulsão também está relacionada

A
aos embates entre o Despotismo Esclarecido e as convicções dogmáticas da Igreja, que persistiram no governo de Pombal e de D. Maria I.
B
à imposição do catolicismo como religião oficial da colônia, fruto da subordinação da coroa portuguesa às decisões do papa.
C
ao controle do comércio de escravos africanos pelos jesuítas na região norte, impedindo lucros para a coroa portuguesa.
D
à influência da burguesia huguenote na corte de D. José I, exigindo o direito de educar os filhos dos colonos, até então monopólio dos jesuítas.
E
ao interesse em estabelecer o controle sobre as fronteiras da América portuguesa e sobre os recursos econômicos produzidos nessas regiões.
5e205598-dc
MACKENZIE 2014 - Biologia - Estudo dos tecidos, Moléculas, células e tecidos

A respeito do sangue, considere as seguintes afirmações:

I. As células desse tecido são produzidas a partir de células tronco adultas presentes na medula óssea.
II. Somente os glóbulos brancos são células sanguíneas nucleadas.
III. A quantidade insuficiente de glóbulos vermelhos é conhecida como anemia.
IV. A produção insuficiente de plaquetas tem como consequência a dificuldade de defesa.

São corretas as afirmativas.

A
I e III, apenas.
B
II, III e IV, apenas.
C
I, II, III e IV.
D
II e III, apenas.
E
I, II e III, apenas.
5e24b9f3-dc
MACKENZIE 2014 - História - História Geral, Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios)

“Os generais os enganam quando os exortam a combater pelos templos de seus deuses, pelas sepulturas de seus pais. Isto porque de um grande número de romanos não há um só que tenha o seu altar doméstico, o seu jazigo familiar. Eles combatem e morrem para alimentar a opulência e o luxo de outros. Dizem que são senhores do universo, mas eles não são donos sequer de um pedaço de terra”.
(Apud Plutarco. Vidas paralelas. Barcelona: Ibéria, 1951. v4, p.150)

Segundo Plutarco, essas foram palavras proferidas por Tibério Graco, político romano, em um discurso público. A respeito da iniciativa promovida tanto por ele, como por seu irmão Caio, durante o período da Republica romana (VI a.C. – I a.C.) podemos afirmar que

A
reafirmou o poder da aristocracia romana, confirmando o direito a terras e indenização em caso de expropriação nos períodos de guerra.
B
os irmãos Graco reconheciam que a distribuição de terras seria a solução para atender às necessidades de uma plebe marginalizada.
C
defendiam uma maior participação política da classe de comerciantes para promover o desenvolvimento e expansão da economia romana.
D
incitavam o povo a apoiar as ditaduras militares, sendo os generais do exército, os únicos capazes de assumir o governo em época de crise.
E
os irmãos Graco, com o apoio do Senado e da aristocracia romana, puderam promover uma reforma social que aplacou o clima de tensão vivido na época.
5e1349b2-dc
MACKENZIE 2014 - Biologia - Vertebrados, Identidade dos seres vivos


O desenho acima mostra um ovo terrestre de um réptil.

As setas I, II, III e IV correspondem, respectivamente, aos seguintes anexos embrionários:

A
alantoide, cório, saco vitelínico e âmnio.
B
alantoide, âmnio, saco vitelínico e cório.
C
cório, alantoide, âmnio e saco vitelínico.
D
saco vitelínico, alantoide, cório e âmnio.
E
âmnio, alantoide, cório e saco vitelínico.
5e1ba9ba-dc
MACKENZIE 2014 - Biologia - Identidade dos seres vivos, Sistema Endócrino Humano

Glândula Hormônio Ação
Tireóide T3 e T4 A
Medula da Adrenal B Aumento da frequência cardíaca
C Hormônio de crescimento (GH) Estimula proliferação celular
Pâncreas D Aumento da glicemia sanguínea

Os espaços A, B, C e D serão preenchidos correta e respectivamente por

A
aumento do metabolismo basal; adrenalina; adenoipófise; glucagon.
B
diminuição da glicemia sanguínea; noradrenalina; hipotálamo; insulina.
C
aumento da produção de calor; cortisol; neuroipófise; glucagon.
D
controle do metabolismo de cálcio; aldosterona; adenoipófise; insulina.
E
diminuição da atividade metabólica; adrenalina; hipotálamo; glucagon.
5e0bd6c1-dc
MACKENZIE 2014 - Biologia - Gimnospermas e Angiospermas, Identidade dos seres vivos

Nas plantas superiores (gimnospermas e angiospermas), a fase gametofítica é bastante reduzida e desenvolve-se no interior do próprio esporângio.

Os gametófitos masculino e feminino, nessas plantas, correspondem, respectivamente, ao

A
grão-de-pólen e óvulo.
B
célula do tubo polínico e endosperma.
C
tubo polínico e saco embrionário.
D
microsporócito e megasporócito.
E
célula espermática e oosfera.
5e103f1a-dc
MACKENZIE 2014 - Biologia - Vírus e bactérias, Identidade dos seres vivos

Comparando-se as doenças AIDS e Ebola, são feitas as seguintes afirmações:

I. o vírus HIV só é transmitido de uma pessoa para outra pelo contato sanguíneo, enquanto o vírus Ebola, além do sangue, pode ser transmitido também por secreções bucais e nasais.
II. Para o combate à doença Ebola, há a vacinação, enquanto para a AIDS não há esse recurso.
III. A doença Ebola constitui uma endemia, pois atingiu apenas alguns países da África, enquanto a AIDS é uma epidemia, pois sua ocorrência é mundial.
IV. Tanto o vírus HIV como o vírus Ebola podem ser adquiridos pelo homem pelo contato com o sangue de animais, como o macaco.

Estão corretas, apenas,

A
I e II.
B
I e III.
C
I e IV.
D
II e III.
E
II e IV.
5e174597-dc
MACKENZIE 2014 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, A herança dos grupos sanguíneos

Uma mulher pertencente ao tipo sanguíneo A teve uma criança pertencente ao tipo B que sofreu eritroblastose fetal ao nascer. O pai da criança é receptor universal e também teve eritroblastose fetal. A probabilidade desse casal ter uma criança com o mesmo genótipo da mãe é de

A
1/2.
B
1/8.
C
3/4.
D
1/4.
E
0.