Questõessobre Estilística

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Foram encontradas 18 questões
6f8ece61-06
UNIFESP 2015 - Literatura - Versificação - Metrificação, Estilística

Do ponto de vista formal, o tipo de verso e o esquema de rimas que caracterizam este soneto camoniano são, respectivamente,

Leia o soneto do poeta Luís Vaz de Camões (1525?-1580) para responder à questão.

Sete anos de pastor Jacob servia
Labão, pai de Raquel, serrana bela;
mas não servia ao pai, servia a ela,
e a ela só por prêmio pretendia.

Os dias, na esperança de um só dia,
passava, contentando-se com vê-la;
porém o pai, usando de cautela,
em lugar de Raquel lhe dava Lia.

Vendo o triste pastor que com enganos
lhe fora assi negada a sua pastora,
como se a não tivera merecida,

começa de servir outros sete anos,
dizendo: “Mais servira, se não fora
para tão longo amor tão curta a vida”.

(Luís Vaz de Camões. Sonetos, 2001.)
A
dodecassílabo e ABAB ABAB ABC ABC.
B
decassílabo e ABAB ABAB CDC DCD.
C
heptassílabo e ABBA ABBA CDE CDE.
D
decassílabo e ABBA ABBA CDE CDE.
E
dodecassílabo e ABBA ABBA CDE CDE.
c969da08-fb
UNB 2019 - Literatura - Versificação - Rimas, Estilística

Considerando o poema Caos climático , de Graça Graúna, julgue o item a seguir.


As repetições sonoras e a plurissignificação da linguagem são elementos da literariedade do poema.

Caos climático

É temerário descartar
a memória das Águas
o grito da Terra
o chamado do Fogo
o clamor do Ar.

As folhas secas rangem sob os nossos pés.
Na ressonância, o elo da nossa dor
em meio ao caos
a pavorosa imagem
de que somos capazes de expor
a nossa ganância
até não mais ouvir
nem mais chorar
nem meditar,
nem cantar ...
só ganância, mais nada.

É temerário descartar
a memória das Águas
o grito da Terra
o chamado do Fogo
o clamor do Ar.

Graça Graúna. Caos climático. In: Tarsila de A. R. Lima. Entrevista
com Graça Graúna (...).Palimpsesto, n.º 20, Ano 14, 2015, p. 146
C
Certo
E
Errado
4200e345-ea
ULBRA 2012 - Literatura - Versificação - Metrificação, Estilística

Assinale a alternativa correta.


I – A literatura canônica, representada pelo cordel, tem maior abrangência do que a literatura escrita, porque todas as pessoas, mesmo não alfabetizadas, têm acesso a ela.

II – As rimas e aliterações são recursos que auxiliam a memorização.

III – O mote do texto 1 é a glosa presente no texto 2.

IV – Cordel são os poemas narrativos compostos por homens do povo, que contam fatos ou lendas relacionados com a comunidade em que vivem.


Está (ão) correta (s):

Leia o fragmento de um dos poemas de cordel, da obra Vida e obra de Gonzagão, de Cacá Lopes, e o poema Asa Brancade Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira e responda à questão . 



TEXTO 1 


Foi voando nas asas da Asa Branca

Que Gonzaga escreveu a sua história.


Dos acordes de um grande brasileiro,

Um intérprete da alma de seu povo,

Sai um canto que sempre será novo,

Amoroso, sincero, alvissareiro.

Entre os hinos do seu cancioneiro,

O que fala duma ave migratória

Conferiu a Luiz eterna glória

Para além desta vida que se estanca. 



http://marcohaurelio.blogspot.com.br/2012/06/o-maiscompleto-cordel-sobre-o-rei-do_11.html. 




TEXTO 2  


Quando olhei a terra ardendo

Qual fogueira de São João

Eu perguntei a Deus do Céu, ai

Por que tamanha judiação


Que braseiro que fornalha

Nenhum pé de plantação

Por falta d’água perdi meu gado

Morreu de sede meu alazão


Inté mesmo a asa branca

Bateu asas do sertão

Então eu disse, adeus Rosinha

Guarda contigo meu coração


Hoje longe muitas léguas

Nessa triste solidão

Espero a chuva cair de novo

Pra mim voltar pro meu sertão


Quando o verde dos teus olhos

Se espalhar na plantação

Eu te asseguro não chore, não, viu

Que eu voltarei, viu, meu coração 



A
I e II.
B
II e III.
C
II, III e IV.
D
III e IV.
E
Somente a IV.
80a8b1ad-df
UFMT 2008 - Literatura - Parnasianismo, Versificação - Metrificação, Escolas Literárias, Estilística

A estrofe acima pertence a um soneto que descreve um objeto de arte – um vaso chinês. A atitude do poeta é impessoal, a linguagem e as rimas são ricas, bem trabalhadas, a métrica é perfeita. Pode-se afirmar que pertence à estética

Leia a estrofe e responda à questão


Estranho mimo, aquele vaso! Vi-o

Casualmente, uma vez, de um perfumado

Contador sobre o marmor luzidio

Entre um leque e o começo de um bordado. 

A
romântica.
B
barroca.
C
simbolista.
D
parnasiana.
E
modernista.
80abfdfe-df
UFMT 2008 - Literatura - Versificação - Ritmo e Estrofes, Versificação - Metrificação, Estilística

Em relação aos aspectos formais do segundo verso do quarteto, Casualmente, uma vez, de um perfumado, assinale a afirmativa correta.

Leia a estrofe e responda à questão


Estranho mimo, aquele vaso! Vi-o

Casualmente, uma vez, de um perfumado

Contador sobre o marmor luzidio

Entre um leque e o começo de um bordado. 

A
O verso é composto de 13 sílabas gramaticais.
B
A sílaba do constitui a 10ª sílaba métrica.
C
Trata-se de verso heróico, com acentuação na 6ª e 10ª sílabas.
D
Terminado em proparoxítona, esse verso é agudo.
E
Ocorrência de três sinalefas viabilizam esse decassílabo.
5fb23d65-dd
UEM 2010 - Literatura - Versificação - Metrificação, Estilística

Trata-se de um soneto, tipo de composição poética com quatro estrofes, sendo as primeiras com quatro versos e as duas últimas com três versos. É composto por versos decassílabos com rimas ABBA, nas duas primeiras estrofes, e CDC e DCD, nas duas últimas. Na poesia, a metrificação, o ritmo, as rimas, entre outros recursos, buscam realçar a musicalidade poética.

Leia o poema e assinale o que for correto.

Pastores, que levais ao monte o gado,
Vede lá como andais por essa serra;
Que para dar contágio a toda terra,
Basta ver-se o meu rosto magoado:

Eu ando (vós me vedes) tão pesado;
E a pastora infiel, que me faz guerra,
É a mesma, que em seu semblante encerra
A causa de um martírio tão cansado.

Se a quereis conhecer, vinde comigo,
Vereis a formosura, que eu adoro;
Mas não; tanto não sou vosso inimigo:

Deixai, não a vejais; eu vo-lo imploro;
Que se seguir quiserdes, o que eu sigo,
Chorareis, ó pastores, o que eu choro.
(COSTA, Cláudio Manuel. Poemas escolhidos)
C
Certo
E
Errado
b7d88d13-e0
UEPB 2011, UEPB 2011 - Literatura - Versificação - Metrificação, Estilística

Vejam-se as seguintes expressões e/ou ditos extraídos d’As velhas, de Lourdes Ramalho: igual cantiga de perua – de pior a pior; quem se abaixa demais... aparece; o futuro a Deus pertence; pernas pra que te quero; duro com duro não dá bom muro; todo penso é torto; o pouco com Deus é muito, o muito sem Deus é nada; falou do mau – prepare o pau; cobrir o sol com a peneira.

Sobre a ocorrência desses ditos ou expressões, podemos afirmar:


I - Os ditos e expressões acima demonstram uma pobreza vocabular por parte da dramaturga porque, longe de sair do esquema de apropriação vocabular regional ou local e de se valer de uma dinâmica de maior projeção linguístico-cultural, repete, através dos ditos e expressões, ideias já cimentadas no cancioneiro popular.

II - A apropriação, pela dramaturga, de ditos e expressões do cotidiano popular dá um maior movimento e leveza às falas das personagens, de modo a criar, no leitor (ou no expectador), uma identificação não só com a variante linguística do homem comum, mas, e sobretudo, com a dinâmica do falar popular, através das imagens recorrentes e atualizadas nas expressões citadas.

III - A recorrência, na peça, de expressões/ditos populares ratifica o papel regional ou local da representação literária, embora os conflitos internos das personagens e a dinâmica sociocultural em que elas estão inseridas apontem para questões humanas universais.


Está(ão) correta(s):

A
apenas III
B
apenas I
C
apenas II
D
apenas II e III
E
apenas I e II
17418354-de
UEPB 2009, UEPB 2009 - Literatura - Versificação - Metrificação, Estilística

Marque a alternativa correta.

A
O cordel é uma produção literária que, pela tradição já consolidada, articula em sua formulação interna aspectos apenas da vida de pessoas comuns, uma vez que apenas estas são as que sonham com os ideais valorizados pela representação cordelística, como a noção de amor presente no cordel Romance do pavão misterioso.
B
O cordel é uma produção literária que, pela tradição já consolidada, articula em sua formulação interna aspectos da vida cotidiana, real ou imaginária, filtrada pelo olhar e valores do cordelista. O Romance do pavão misterioso é uma dessas produções, a qual discute, dentre outros temas, a visão romantizada de amor, por muito tempo presente nas sociedades e culturas ocidentais.
C
O cordel não é uma produção literária, uma vez que os motivos de que se utilizam os cordelistas para a produção desse “gênero literário” são mais assuntos para a crônica do que para o cordel propriamente dito.
D
O cordel não é uma produção literária, porque não tem tradição de escrita. Sua memória é de curto tempo, uma vez que, adaptado ao contexto nordestino brasileiro, vindo da Europa, apenas nas últimas três décadas alcançou visibilidade como “literatura”.
E
O cordel Romance do pavão misterioso, escrito por Manoel Monteiro da Silva, é uma obra que resgata o fantástico mundo da imaginação do escritor e do leitor, uma vez que um e outro articulam, seja na produção ou na recepção do texto, valores pertinentes a ambos, como o ideal de beleza, amor e casamento.
db852e8a-dc
UEPA 2011, UEPA 2011, UFPA 2011 - Literatura - Versificação - Metrificação, Estilística

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o Mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto.
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de amor espanto,
Que não se muda já como soía*.
(*) Soía: costumava


(Soneto, Luís Vaz de Camões. In: Literatura Comentada)


Com base no poema acima e nas características da poesia lírica de Camões, assinale a alternativa correta.

A
O eu-lírico canta um amor espiritualizado.
B
Para o eu-lírico, tudo no mundo passa, menos o amor.
C
É composto em versos redondilhos do tipo menor, ou seja, versos com cinco sílabas poéticas.
D
O eu-lírico apresenta certa preocupação diante da efemeridade das coisas.
E
O eu-lírico lamenta a perda da mulher amada.
b913f685-db
UEAP 2009, UEAP 2009 - Literatura - Versificação - Rimas, Estilística

Leia o texto abaixo e, sobre ele, assinale a alternativa correta.


os pássaros que passam

não poucos pousam

em minha boca

minha língua

ora os afugenta

ora os arrebata

os pássaros que passam

não são de pena barro ou prata

são pássaros de palavras


(Herbert Emanuel. Nada ou quase uma arte. 2 ed. Editora Spia Vídeos e Produções, p.19.)

A
Apresenta versos livres.
B
O primeiro verso apresenta nove sílabas métricas.
C
As rimas que ocorrem são rimas perfeitas.
D
Apresenta a estrutura de um soneto.
E
O tema principal do poema é a preservação da natureza.
6fe1a35e-d8
UEPA 2011 - Literatura - Versificação - Rimas, Versificação - Metrificação, Estilística

Leia atentamente o poema abaixo, de Herbert Emanuel, e responda o que se pede.

Da Impossibilidade

um pouco mais e eu me arrisco
a esta palavra felina, arisca
mas a mão trêmula de medo
como um gato escaldado em segredo

hesita em escrever neste branco véu
ou página-noiva a pedir-me provas
de que realmente a mereço
com um gesto de afeto ou apreço

e assim eu me fico:
se continuo ou se risco
se admito o fracasso

ou se me lanço onde não chego
pois sonhar é possível
diz o otimismo mais cego

(Nada ou quase uma arte, 2. ed., Editora Spia Vídeos e Produções, Macapá: 2009, p.1)

Quanto aos elementos estruturais e linguísticos do poema, é correto afirmar que:

A
Apresenta a estrutura de um soneto.
B
Apresenta, predominantemente, linguagem denotativa.
C
Apresenta métrica perfeita.
D
Apresenta versos brancos, ou seja, versos que não rimam.
E
Existe uma onomatopeia na primeira estrofe.
6694282e-c3
UEG 2019 - Literatura - Versificação - Ritmo e Estrofes, Estilística

A imagem se deixa ler por meio de formas vigorosas, cujo efeito é aterrador, ao passo que o poema, em alguns versos, se dirige de forma apelativa ao leitor, como se verifica no

Leia o poema e observe a imagem a seguir para responder à questão.     

Pensem nas crianças

Mudas telepáticas

Pensem nas meninas

Cegas inexatas

Pensem nas mulheres

Rotas alteradas

Pensem nas feridas

Como rosas cálidas

Mas oh não se esqueçam

Da rosa da rosa

Da rosa de Hiroxima

A rosa hereditária

A rosa radioativa

Estúpida e inválida

A rosa com cirrose

A antirrosa atômica

Sem cor sem perfume

Sem rosa sem nada.

MORAES, Vinícius de. Rosa de Hiroxima. In: Antologia poética. São Paulo:Companhia das Letras, 1992. p.196


DALI, Salvador. A face da guerra, Óleo sobre tela, 1940. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/obras-de-salvador-dali/. Acesso em: 09 out. 2019

A
primeiro verso
B
segundo verso
C
décimo verso
D
oitavo verso
E
último verso
9e3a6f5f-b6
UEAP 2010 - Literatura - Versificação - Rimas, Estilística

Leia o texto abaixo e, sobre ele, assinale a alternativa correta.

os pássaros que passam
não poucos
pousam em minha boca
minha língua
ora os afugenta
ora os arrebata
os pássaros que passam
não são de pena barro ou prata
são pássaros de palavras
(Herbert Emanuel. Nada ou quase uma arte. 2 ed. Editora Spia Vídeos e Produções, p.19.) 

A
Apresenta versos livres.
B
O primeiro verso apresenta nove sílabas métricas.
C
As rimas que ocorrem são rimas perfeitas.
D
Apresenta a estrutura de um soneto.
E
O tema principal do poema é a preservação da natureza.
48cbf7d3-a4
UNESP 2015 - Literatura - Modernismo: Tendências contemporâneas, Versificação - Ritmo e Estrofes, Escolas Literárias, Estilística

Leia um trecho do “Manifesto do Surrealismo", publicado por André Breton em 1924.

      Surrealismo: Automatismo psíquico por meio do qual alguém se propõe a exprimir o funcionamento real do pensamento. Ditado do pensamento, na ausência de controle exercido pela razão, fora de qualquer preocupação estética ou moral.

      O Surrealismo assenta-se na crença da realidade superior de certas formas de associação, negligenciadas até aqui, na onipotência do sonho, no jogo desinteressado do pensamento.

(Apud Gilberto Mendonça Teles. Vanguarda europeia e Modernismo brasileiro, 1992. Adaptado.)

Tendo em vista as considerações de André Breton, assinale a alternativa cujos versos revelam influência do Surrealismo.

A
O mar soprava sinos

os sinos secavam as flores

as flores eram cabeças de santos.

Minha memória cheia de palavras

meus pensamentos procurando fantasmas

meus pesadelos atrasados de muitas noites.

                                                           (João Cabral de Melo Neto, “Noturno", em Pedra do sono.)

B
Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.

Minha mãe ficava sentada cosendo.

Meu irmão pequeno dormia.

Eu sozinho menino entre mangueiras

lia a história de Robinson Crusoé.

Comprida história que não acaba mais.

                                                    (Carlos Drummond de Andrade, “Infância", em Alguma poesia.)

C
Quando o enterro passou

Os homens que se achavam no café

Tiraram o chapéu maquinalmente

Saudavam o morto distraídos

Estavam todos voltados para a vida

Absortos na vida Confiantes na vida.

                                  (Manuel Bandeira, “Momento num café", em Estrela da manhã.)

D
Trabalhas sem alegria para um mundo caduco,

onde as formas e as ações não encerram nenhum

                                                                     [exemplo.

Praticas laboriosamente os gestos universais,

sentes calor e frio, falta de dinheiro, fome e desejo

                                                                           [sexual.

                                   (Carlos Drummond de Andrade, “Elegia 1938", em Sentimento do mundo.)

E
– Bem me diziam que a terra

se faz mais branda e macia

quanto mais do litoral

a viagem se aproxima.

Agora afinal cheguei

nessa terra que diziam.

Como ela é uma terra doce

para os pés e para a vista.

(João Cabral de Melo Neto, “O retirante chega à Zona da Mata", em Morte e vida severina.)

48b6b64c-a4
UNESP 2015 - Literatura - Versificação - Ritmo e Estrofes, Estilística

Verifica-se certa liberdade métrica na construção do poema. Na primeira estrofe, tal liberdade comprova-se pela

A questão abordam um poema do português Eugênio de Castro (1869-1944).



A
construção do hendecassílabo fora dos rígidos modelos clássicos.
B
variedade do verso decassílabo e do verso alexandrino.
C
presença de um verso com número menor de sílabas que os alexandrinos.
D
desobediência aos padrões de pontuação tradicionais do decassílabo.
E
presença de dois versos com número maior de sílabas que os alexandrinos.
ce2511f3-a5
UECE 2011 - Literatura - Versificação - Ritmo e Estrofes, Estilística

Os dois poetas empregam, no verso três de seus poemas, uma forma do verbo ir (vai, linhas 3 e 33). Considere o que se diz sobre essa forma:

I. No poema de Drummond, vai é uma forma do imperativo, tom que combina muito bem com a atmosfera criada em torno do anjo.

II. No poema de Adélia Prado, vai é a forma da terceira pessoa do presente do indicativo e aparece como verbo auxiliar de carregar.

III. O valor semântico do verbo anunciar (anunciou, linha 32), no poema de Adélia Prado, e o emprego do vocativo (linha 3), no poema de Drummond, são importantes para determinar o tempo verbal a que a forma vai pertence.

Está correto o que se afirma em


A
I e II, apenas.
B
III, apenas.
C
II e III, apenas.
D
I, II e III.
084c8a62-46
UNIFESP 2010 - Literatura - Versificação - Poemas de Forma Fixa, Versificação - Ritmo e Estrofes, Estilística

Considere as seguintes afirmações:

I. Os versos do poema possuem sete sílabas poéticas.

II. O poema é composto por três sextilhas.

III. As três estrofes obedecem ao esquema de rimas ABCBDB.

Está correto o que se afirma em

Instrução: Leia o texto para responder às questões de números 18 e 19.

 Crescia naturalmente
Fazendo estripulia,
Malino e muito arguto,
Gostava de zombaria.
A cabeça duma escrava
Quase arrebentei um dia.
E tudo isso porque
Um doce me havia negado,
De cinza no tacho cheio
Inda joguei um punhado,
Daí porque a alcunha
De “Menino Endiabrado”.
Prudêncio era um menino
Da casa, que agora falo.
Botava suas mãos no chão
Pra poder depois montá-lo:
Com um chicote na mão
Fazia dele um cavalo.
(Varneci Nascimento. Memórias póstumas de Brás Cubas em cordel.)

A
I, apenas.
B
II, apenas.
C
III, apenas.
D
I e II, apenas.
E
I, II e III.
75b6e70a-9f
UNESP 2013 - Literatura - Versificação - Poemas de Forma Fixa, Versificação - Ritmo e Estrofes, Estilística

Embora pareça constituído de versos livres modernistas, o poema em questão ainda segue a versificação medida, combinando versos de diferentes extensões, com predomínio dos de doze e dez sílabas métricas. Assinale a alternativa que indica, na primeira estrofe, pela ordem em que surgem, os versos de dez sílabas métricas, denominados decassílabos.

imagem-003.jpg
A
1 e 5.
B
3 e 4
C
1, 2 e 3.
D
2 e 3.
E
1, 3 e 5.