Questõesde IFF 2016

1
1
Foram encontradas 95 questões
a6f3c899-d8
IFF 2016 - Geografia - Geografia Econômica


Michel Temer ganhou a sua primeira grande batalha diplomática, e Nicolás Maduro, pelo menos neste primeiro momento, perdeu. A Venezuela não irá assumir a presidência do Mercosul, ao contrário do que previa a regra de rotatividade do comando da organização. E não apenas isso: em nota conjunta, os quatro países fundadores da aliança comercial e econômica da América do Sul (...) fazem uma ameaça explícita de suspender a Venezuela caso este país não cumpra, em três meses, até dezembro, os compromissos assumidos. A pressão dos quatro membros sobre o regime de Maduro é bastante clara, (...) o que causou uma crise sem precedentes e um vazio de poder justamente em um momento crucial das negociações de um tratado entre o Mercosul e a União Europeia.

Disponível em: brasil.elpais.com/brasil.Acesso em: 30 ou. 2016.


Sobre o Mercosul, analise as assertivas abaixo:

I – Criado com a assinatura do Tratado de Assunção pelos governos de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
II – Estabelece inicialmente uma União Aduaneira, na qual há livre comércio e Política Comercial Comum (PAC) entre os países membros.
III – Em 1999, o Brasil recorreu à OMC (Organização Mundial do Comércio), pois a Argentina estabeleceu barreiras aos tecidos de algodão e lã produzidos no Brasil. No mesmo ano, a Argentina começa a exigir selo de qualidade nos calçados vindos do Brasil. Esta medida visava prejudicar a entrada de calçados brasileiros no mercado argentino.
IV – A Venezuela foi incorporada ao grupo recentemente, em 2013.


Marque a opção correta.


A
Todas afirmações estão corretas.
B
Somente as afirmativas I, II e III.
C
Somente as afirmativas II, III e IV.
D
Somente as afirmativas I, III e IV.
E
Somente as afirmativas I e III.
a6eea299-d8
IFF 2016 - Geografia - Globalização

O processo de globalização é mais intenso e sentido na economia, mas ele também ocorre na informação, na cultura, na ciência, na política e no espaço. É correto afirmar que a globalização, na atualidade, ocorre:

A
Na informação, alcançando cada vez mais um maior número de pessoas, uma vez que a grande maioria da população mundial possui um celular, por exemplo.
B
Na cultura, uma vez que os valores eleitos para serem universalizados pelos meios de comunicação promovem melhor qualidade de vida para a população através do aumento do poder de consumo.
C
De maneira seletiva, uma vez que escolhe alguns lugares, certas atividades, determinados setores e alguns grupos ou segmentos sociais para serem mundializados e desfrutarem de inegáveis benefícios.
D
No espaço, com uma tendência de torná-lo cada vez mais homogêneo, uma vez que tem minimizado as diferenças socioeconômicas entre países, entre classes e segmentos sociais.
E
Na política, por meio do aumento da democratização através do incentivo e do fortalecimento da participação social nas tomadas de decisões.
a6dea601-d8
IFF 2016 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Tocantins

O território tocantinense possui terrenos cobertos pelos biomas Floresta Amazônica, Cerrado e algumas manchas da Floresta Estacional Decidual e da Floresta Estacional Semidecidual. Essas vegetações ocorrem nas seguintes localidades, dentro do estado do Tocantins:

I - Floresta Amazônica encontra-se no extremo sul do Estado.
II - Floresta Estacional Decidual ocorre em uma área de transição entre a Floresta Amazônica e o Cerrado, no extremo norte do Estado.
III - Floresta Estacional Semidecidual encontra-se na Serra Geral e na Ilha do Bananal.
IV - Cerrado ocupa 50% do território tocantinense e encontra-se no extremo norte do Estado.

Está(ão) correto(s) apenas o(s) item(ns):

A
II e III.
B
I e III.
C
I e II.
D
II e IV.
E
II.
a6d7fefe-d8
IFF 2016 - Geografia - Conceitos Demográficos, População

De acordo com a interpretação do gráfico das fases de transição demográfica, podemos afirmar que:



A
Na segunda fase de transição demográfica, o país apresenta o aumento da taxa de mortalidade e de expectativa de vida.
B
Na primeira fase de transição demográfica, o país apresenta altas taxas de natalidade e mortalidade, com leve predominância da taxa de natalidade.
C
Na terceira fase de transição demográfica, o país apresenta a diminuição da taxa de mortalidade e o aumento da taxa de natalidade.
D
Na terceira fase de transição demográfica, a baixa taxa de crescimento populacional está relacionada diretamente com a expansão de doenças crônicas no mundo, como a AIDS.
E
Na pré-transição, observa-se que a natalidade e a mortalidade são baixíssimas, o que contribuiu para um elevado crescimento demográfico.
a6ced945-d8
IFF 2016 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Tocantins

“(...) 1947 pode ser considerado uma data símbolo com respeito ao coronelismo em Goiás. Não somente assinala a morte do mais antigo dos coronéis, mas também, com a realização das primeiras eleições após o longo período das intervenções, representa a liquidação dos remanescentes últimos das práticas coronelísticas. A revolução de 30 não acabou com o coronelismo, como proclamara de início, mas certamente modificou seu caráter e suas práticas; o fim da revolução, contudo, sim, significou o fim dos últimos coronéis, aqueles que a revolução assimilara. Tal foi o caso do padre João em Boa Vista.”
Disponível em: PALACÍN, Luis G. Coronelismo no extremo norte de Goiás. Goiânia: CEGRAF, 1990, p. 216.

Sobre o norte de Goiás, atual Tocantins, identifique a afirmação incorreta:

A
O coronelismo de Boa Vista e Duro eram similares, possuíam representantes na Assembleia Estadual, protegiam os limites territoriais e tinham apoio incondicional da oligarquia Caiado.
B
A autonomia do Estado do Tocantins só foi possível com o fim do sistema oligárquico, que unia todo o território em uma unidade política vigiada, papel desempenhado por padre João ao assegurar o norte do Estado.
C
O avanço da fronteira pós 1950 fez incremento demográfico no norte do estado de Goiás, dinâmica econômica e comunicação fluvial, o que minou o sistema coronelista e fez de padre João o último dos coronéis.
D
A navegação fluvial foi proibida para coibir tráfico de ouro no século XVIII, subutilizada no século XIX por conta da decadência aurífera, de modo que só foi largamente usada no curto período que vai da década de 1940 até a construção da Rodovia Belém-Brasília.
E
O crescimento populacional e econômico no norte de Goiás produziu um desequilíbrio entre arrecadação e benefício público, diferença que crescia a cada ano, razão material da luta pela autonomia do estado do Tocantins.
a6e8660d-d8
IFF 2016 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Tocantins

De acordo com Nascimento (2013), a população indígena do Tocantins é composta pelas etnias – em terras demarcadas e reconhecidas – Apinayé, Xerente, Karajá, Krahô, Xambioá, Javaé e Krahô-Kanela. Além de povos indígenas que têm seus territórios demarcados, encontramos, ainda, os povos Pakanraru e AváCanoeiro, que lutam pelo reconhecimento e pela demarcação de suas terras. Desses, os que moram na Ilha do Bananal e no Parque Indígena do Araguaia são:

A
Apinayé e Javaé.
B
Krahô e Xambioá.
C
Karajá e Javaé.
D
Krahô-Kanela e Karajá.
E
Javaé e Xerente.
a6d4426f-d8
IFF 2016 - Geografia - Geografia Física, Clima

Os equinócios ocorrem em dois períodos do ano: nas proximidades do dia 21 de março, quando ocorre o equinócio de outono no hemisfério sul, e nas proximidades do dia 23 de setembro, quando ocorre o equinócio de primavera. Já os solstícios são os períodos em que a Terra é iluminada de maneira desigual nos hemisférios, logo em um hemisfério será verão e no outro inverno. Disponível em: escolakids.uol.com.br. Acesso em: 3 nov. 2016.

Dentro deste contexto, observe a figura abaixo e marque a alternativa da estação do ano correspondente ao estado do Tocantins (Brasil) e a Londres (Inglaterra), respectivamente, no dia 4/12/2016.


A
Equinócio de outono – solstício de primavera.
B
Solstício de verão – equinócio de inverno.
C
Equinócio de inverno – equinócio de verão.
D
Solstício de primavera – solstício de outono.
E
Equinócio de primavera – equinócio de outono.
a6c68f79-d8
IFF 2016 - História - República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

“A democracia no Brasil foi sempre um lamentável mal-entendido. Uma aristocracia rural e semifeudal importou-a e tratou de acomodá-la, onde fosse possível, aos seus direitos ou privilégios, os mesmos privilégios que tinham sido, no Velho Mundo, o alvo da luta da burguesia contra os aristocratas.”
Disponível em: HOLANDA, Sérgio Buarque de. “Raízes do Brasil” - 26º edição – São Paulo: Cia das Letras, 1995, p. 160.

Sobre questões políticas do Brasil Império e República, identifique a afirmação incorreta:

A
Com a passagem da Monarquia para a República, ocorreu uma maior participação popular no sistema eleitoral por conta do voto dos analfabetos.
B
No período monárquico, a grande quantidade de conflitos regionais ameaçou a integridade do território nacional.
C
O sistema oligárquico, coronelista, associado à imensidão do sertão, somado à herança escravocrata, fazia um cenário improvável para a democracia de fato.
D
A industrialização espontânea e a urbanização em São Paulo criaram dois novos atores políticos modernos: industriais e operários, que contribuíram seguramente para os desdobramentos pós Primeira República.
E
A pressão da classe operária, na Primeira República, por leis trabalhistas resultou no Ministério do Trabalho e na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), mas com protagonismo usurpado por Getúlio Vargas.
a6ca60fb-d8
IFF 2016 - História - História do Brasil, Reconstrução Democrática : Governo Sarney

“Se superamos a ditadura e caminhamos em direção à justiça social e à estabilidade econômica (...) ainda corremos riscos? (...) não me parece que haja espaços para golpes militares ou que a sociedade admita aventuras econômicas. Entretanto, ainda convivemos com muitas dificuldades que problematizam a experiência democrática”.
Disponível em: FICO, Carlos. História do Brasil contemporâneo. São Paulo: Ed. Contexto, 2015, p. 140.

Sobre a História recente do Brasil, identifique a afirmação incorreta:

A
O fim da Ditadura Civil Militar foi marcado por uma grande crise econômica, logo após o esgotamento do fenômeno “Milagre Econômico”.
B
No governo Geisel, vê-se um sensível conflito diplomático com os EUA, em especial por conta de um programa bélico e nuclear, o que demonstra certa distensão com o império que apoiou a ditadura.
C
As eleições de 1989 marcaram o início da implantação da política econômica neoliberal no país, processo impedido pela instabilidade política do governo Collor.
D
A abertura política para a democracia foi produto de uma negociação conflituosa entre a ditadura e os setores de pressão popular, a exemplo dos operários de São Paulo, igreja, OAB e partidos políticos.
E
As reformas substanciais operadas nos governos de Fernando Henrique Cardoso consolidaram as instituições democráticas, mas aumentaram a desigualdade e abriram o país para a prejudicial globalização assimétrica.
a6c17a72-d8
IFF 2016 - História - História Geral, Imperialismo e Colonialismo do século XIX

“Em 1890, quando o último conflito armado entre índios e brancos teve lugar nos Estados Unidos, em Wounded Knee Creek, e o Serviço de Censo declarou que não havia mais fronteiras de terra, outro teste se preparava para Reed. Nesse caso, o Capitão A. T. Mahan, presidente do Colégio Naval de Guerra, anunciava no Atlantic Montly que, ‘quer quisessem ou não, os americanos tinham agora que começar a olhar para fora’”.

Disponível em: TUCHMAN, Bárbara. A Torre do Orgulho. Rio de Janeiro, Ed. Paz e Terra, 1990, p. 183.

Acerca do expansionismo imperialista estadunidense, estão corretos os seguintes eventos, exceto:

A
Com o apoio dos marinheiros dos Estados Unidos, conseguiu-se uma revolta contra o governo nativo havaiano em janeiro de 1893, movimento inicial da anexação do Havaí, em 1898.
B
Invasão de Porto Rico, influência da independência de Cuba, obtenção do controle geopolítico do Caribe e da América Central como produto da guerra contra a Espanha, em 1898.
C
Após esmagar a resistência, um juramento de fidelidade foi assinado em 1901, iniciando a dominação dos Estados Unidos nas Filipinas.
D
O Canal do Panamá, obra gigantesca iniciada pelos franceses no início do século XIX e inaugurado em 1914, foi um produto da ação combinada entre EUA, França, Colômbia e o novo país Panamá, criado em 1903.
E
Aquisição de Pearl Harbor, em 1887, base naval de reabastecimento de carvão, mas também sob a influência do truste do açúcar.
a6bc107b-d8
IFF 2016 - História - Brasil Monárquico – Primeiro Reinado 1822- 1831, Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

“Gente que eu chamo (...), de ‘brasílicos’, não de luso-brasileiros ou de ‘brasileiros’ (...). Essa gente ‘brasílica’ já possuía uma identidade diferente da dos reinóis, dos portugueses de Portugal – como os moradores de Goa, de Macau e os outros luso-asiáticos espalhados na imensidão do Estado da Índia -, mas não tinha ainda a ideia de seu pertencimento a uma comunidade única encravada na América Portuguesa. Isso é a economia do ouro que vai engendrar, num segundo tempo, porque o ouro une o mercado brasileiro.”
Disponível em: MORAES, José Geraldo Vinci de; REGO, José Marcio. Luiz Felipe de Alencastro. In: Conversas com historiadores brasileiros. São Paulo: ed. 34, 2002, p.254.

Sobre os períodos colonial e imperial brasileiros, identifique a afirmação incorreta:

A
O tipo de colonização baseado em feitorias já havia sido experimentado antes nas ilhas do Atlântico, diferindo-se na escala e na mão de obra escrava.
B
A ideia que temos atualmente de brasileiros é uma construção bem posterior ao início da colonização, está mais para o século XIX que para o XVI.
C
As feitorias no Nordeste confirmaram de fato as terras de Portugal nas Américas, mas somente o ouro permitiu a primeira grande povoação de europeus e a ocupação do interior do território.
D
Apesar da diversidade de itens de produção e extração, açúcar, fumo e ouro, o centro dinâmico da economia era o escravo comercializado no Atlântico. Um ciclo que durou de 1550 a 1850.
E
Os três ciclos (açúcar, ouro e café) podem ser resumidos em um só: escravidão, que com o apoio da marinha inglesa pôde existir até 1888.
a6b2f593-d8
IFF 2016 - Química - Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Cetona, Aldeído, Éter, Éster, Ácido Carboxílico, Anidrido Orgânico e Cloreto de Ácido.

Ácidos carboxílicos com longas cadeias carbônicas, em geral com doze ou mais átomos de carbono, são classificados como ácidos graxos. Sua importância na sociedade se dá por meio de uma importante reação do ácido graxo com álcoois para formação de ésteres, conhecidos pela sociedade como gorduras ou óleos. Para que este éster seja classificado como gordura, o ácido graxo de origem deve ser saturado, enquanto que os insaturados dão origem aos óleos. Na composição do azeite de oliva, encontra-se presente um éster derivado de ácido graxo monoinsaturado. Assim, das representações abaixo, o ácido graxo que poderia dar origem ao éster presente neste azeite é:


A
H3C(CH2)8(CH)2(CH2)8CH3.
B
H3C(CH2)12COOH.
C
H3C(CH2)7(CH)2(CH2)7COOH.
D
H3C(CH2)14COOH.
E
H3C(CH2)14(CH)2CH2(CH)2(CH2)7COOH.
a6b755c9-d8
IFF 2016 - História - Medievalidade Europeia, História Geral

“A monarquia papal era tida como a forma mais perfeita de governo, dado inspirar-se em Deus, senhor único do universo, o qual o dispôs harmonicamente através duma única lei, a divina, em si mesma eterna e imutável. Tal paradigma devia igualmente aplicar-se ao corpo eclesiástico, no qual, desde então, o Pontífice Romano ocupa o primeiro lugar. (...) a Igreja tinha um programa a cumprir, o qual sempre transcendeu os seus intérpretes em cada época histórica (...). Não se tratava de um programa estrategicamente preparado e depois progressivamente executado, de acordo com as circunstâncias e os interesses de momento, por cada Papa. Tratava-se, antes, de um conjunto de princípios que, bebidos na autoridade revelada e conjugados com o direito antigo e a filosofia neoplatônica, não podiam senão levar a determinadas consequências, as quais eram consubstanciadas no dirigismo papal da sociedade cristã. E isto não aconteceu devido a um processo intencionalmente pensado e arquitetado, mas à conjuntura histórico-social da Idade Média, em que as esferas do espiritual e do secular só muito dificilmente poderiam ser pensadas como autônomas”.

Disponível em: SOUZA, José Antônio de C. R.; BARBOSA, João Morais. O reino de Deus e o reino dos Homens: as relações entre os podres espiritual e temporal na Baixa Idade Média (Da Reforma Gregoriana à João Quidort). Porto Alegre: EDIPUCRS, 1997, p.15-115-116.

Sobre a Baixa Idade Média, identifique a afirmação incorreta:

A
Nos séculos XII e XIII é possível ver um grande conflito: o papado e os monarcas.
B
As cruzadas foram um longo evento bélico que contribuiu para diminuir o poder do papado e confirmou a superioridade das monarquias já no século XII.
C
A Querela das Investiduras foi uma série de eventos que demonstraram o conflito entre as monarquias e o papado, ou seja, entre os poderes temporal e espiritual.
D
Como instrumentos de controle da cristandade medieval, a Igreja dispunha do combate bélico direto aos hereges, excomunhão e o Interdito, que condenava toda uma região a ser privada dos ofícios religiosos por tempo indefinido.
E
Com a morte de Henrique VI, seu filho Frederico II (herdeiro da Sicília, dos alemães e Sacro Império Romano Germânico) ficou sob a tutela do papa Inocêncio III a pedido de sua mãe, Constança da Sicília. Esse foi o período ápice do poder papal.
a6901949-d8
IFF 2016 - Física - Ótica, Refração

Uma onda se propaga em um meio material com velocidade de propagação igual a 300 m/s, formando um ângulo de 60° com a vertical; em seguida, essa onda muda o meio de propagação, sofrendo refração, e o ângulo formado com a vertical passa a ser de 45°. A nova velocidade de propagação da onda vale aproximadamente:

(Considere: seno 60° =0,87 e cosseno 60° = 0,50; seno 45° = cosseno 45° = 0,71.)

A
172 m/s.
B
245 m/s
C
134 m/s.
D
114 m/s.
E
268 m/s.
a694739e-d8
IFF 2016 - Física - Indução e Transformadores Elétricos, Magnetismo

Um dispositivo eletromecânico denominado solenoide é formado de 8.000 espiras por metro. Uma corrente elétrica de 0,5 A percorre o solenoide. A intensidade do vetor indução magnética originado na região central é de:
(Considere a permeabilidade magnética do meio no interior do solenoide: μ = 4 π x 10-7 T.m/A.)

A
1,6 π x 10-3 T.
B
8 π x 10-4 T.
C
4 π x 10-3 T
D
12 π x 10-3 T
E
24 π x 10-4 T.
a69b878d-d8
IFF 2016 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia

Na atividade de laboratório, o professor de Física propõe que os estudantes misturem 1L de água à temperatura de 100°C com 500 mL de água a 4°C. Porém, antes de fazer a mistura e medir a temperatura de equilíbrio térmico, os estudantes precisam calcular a temperatura do equilíbrio térmico. Considere as perdas térmicas desprezíveis e que o resultado teórico é igual ao valor experimental. Pode-se afirmar que essa temperatura de equilíbrio vale:

A
68°C.
B
74°C.
C
80°C.
D
32°C.
E
52°C.
a6aa7a4f-d8
IFF 2016 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Soluções e Substâncias Inorgânicas

Em um laboratório, deseja-se produzir 200mL de uma solução de sulfato de sódio, Na2SO4, a 2,0mol.L-1. Para isso, a massa do sólido sulfato de sódio a ser pesada na balança será de:

(Dados das massas atômicas aproximadas: Na = 23u, O = 16u e S = 32u.)

A
56,8g.
B
71,0g.
C
46,2g.
D
44,0g.
E
28,4g.
a6a733da-d8
IFF 2016 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Soluções e Substâncias Inorgânicas

Compostos gasosos em solução também apresentam limites de solubilidade, assim como os sólidos em solução. Abaixo, encontra-se representada a curva de solubilidade para alguns gases.


Figura: curva de solubilidade de alguns gases em água com o aumento da temperatura. Disponível em: BROWN, Theodore; LEMAY, H. Eugene; BURSTEN, Bruce E. Química: a ciência central. 9 ed. Prentice-Hall, 2005.

A respeito dessa curva, é INCORRETO o que se afirma em:

A
Na faixa de temperatura dada pela curva, a solubilidade do gás oxigênio nunca se iguala à do monóxido de carbono.
B
A 20°C, a solubilidade do gás metano é de aproximadamente 1,5 mol/L.
C
Para qualquer temperatura esboçada na curva, a solubilidade do gás oxigênio é menor que a do gás metano.
D
A solubilidade, para todos os gases da curva, aumenta com o aumento da temperatura.
E
Dos quatro gases representados, apenas para o gás hélio a solubilidade aumenta com o aumento da temperatura.
a6a2164f-d8
IFF 2016 - Física - Física Térmica - Termologia, 1ª Lei da Termodinâmica

Acerca das leis da termodinâmica podemos afirma que:

I) Se dois corpos estiverem em equilíbrio térmico com um terceiro corpo, os três estarão em equilíbrio térmico entre si.
II) O calor recebido por um sistema é igual à soma entre a variação da energia interna do sistema e o trabalho efetuado pelo sistema.
III) É impossível que uma máquina térmica, operando em ciclos, tenha como único efeito a extração de calor de um reservatório e a execução de trabalho integral dessa quantidade de energia.

Está correto apenas o que se afirma no(s) item(ns):

A
I, II.
B
II, III.
C
I, III.
D
III.
E
I, II, III.
a6ae1497-d8
IFF 2016 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Soluções e Substâncias Inorgânicas

Em uma estação de tratamento de água, emprega-se a cloração, ou seja, adição de cloro para desinfecção; geralmente utiliza-se na proporção de 0,4 ppm. Se temos uma caixa com capacidade para 20 m³ de água, determine a massa de cloro que deve ser usada na diluição indicada.

A
4g.
B
16g.
C
10g.
D
8g.
E
50g.