Questão a6c68f79-d8
Prova:IFF 2016
Disciplina:História
Assunto:República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

“A democracia no Brasil foi sempre um lamentável mal-entendido. Uma aristocracia rural e semifeudal importou-a e tratou de acomodá-la, onde fosse possível, aos seus direitos ou privilégios, os mesmos privilégios que tinham sido, no Velho Mundo, o alvo da luta da burguesia contra os aristocratas.”
Disponível em: HOLANDA, Sérgio Buarque de. “Raízes do Brasil” - 26º edição – São Paulo: Cia das Letras, 1995, p. 160.

Sobre questões políticas do Brasil Império e República, identifique a afirmação incorreta:

A
Com a passagem da Monarquia para a República, ocorreu uma maior participação popular no sistema eleitoral por conta do voto dos analfabetos.
B
No período monárquico, a grande quantidade de conflitos regionais ameaçou a integridade do território nacional.
C
O sistema oligárquico, coronelista, associado à imensidão do sertão, somado à herança escravocrata, fazia um cenário improvável para a democracia de fato.
D
A industrialização espontânea e a urbanização em São Paulo criaram dois novos atores políticos modernos: industriais e operários, que contribuíram seguramente para os desdobramentos pós Primeira República.
E
A pressão da classe operária, na Primeira República, por leis trabalhistas resultou no Ministério do Trabalho e na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), mas com protagonismo usurpado por Getúlio Vargas.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo