Questão a6bc107b-d8
Prova:IFF 2016
Disciplina:História
Assunto:Brasil Monárquico – Primeiro Reinado 1822- 1831, Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

“Gente que eu chamo (...), de ‘brasílicos’, não de luso-brasileiros ou de ‘brasileiros’ (...). Essa gente ‘brasílica’ já possuía uma identidade diferente da dos reinóis, dos portugueses de Portugal – como os moradores de Goa, de Macau e os outros luso-asiáticos espalhados na imensidão do Estado da Índia -, mas não tinha ainda a ideia de seu pertencimento a uma comunidade única encravada na América Portuguesa. Isso é a economia do ouro que vai engendrar, num segundo tempo, porque o ouro une o mercado brasileiro.”
Disponível em: MORAES, José Geraldo Vinci de; REGO, José Marcio. Luiz Felipe de Alencastro. In: Conversas com historiadores brasileiros. São Paulo: ed. 34, 2002, p.254.

Sobre os períodos colonial e imperial brasileiros, identifique a afirmação incorreta:

A
O tipo de colonização baseado em feitorias já havia sido experimentado antes nas ilhas do Atlântico, diferindo-se na escala e na mão de obra escrava.
B
A ideia que temos atualmente de brasileiros é uma construção bem posterior ao início da colonização, está mais para o século XIX que para o XVI.
C
As feitorias no Nordeste confirmaram de fato as terras de Portugal nas Américas, mas somente o ouro permitiu a primeira grande povoação de europeus e a ocupação do interior do território.
D
Apesar da diversidade de itens de produção e extração, açúcar, fumo e ouro, o centro dinâmico da economia era o escravo comercializado no Atlântico. Um ciclo que durou de 1550 a 1850.
E
Os três ciclos (açúcar, ouro e café) podem ser resumidos em um só: escravidão, que com o apoio da marinha inglesa pôde existir até 1888.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo