Questõessobre Renascimento Científico, Artístico e Cultural

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USP 2021 - História - História Geral, Renascimento Científico, Artístico e Cultural

Leonardo da Vinci: Leben und Werk. Stuttgart, Zürich: Belser Verlag, 1989, p. 171.


O “Homem Vitruviano” foi desenhado por Leonardo da Vinci (1452-1519) com base em um tratado sobre Arquitetura escrito e ilustrado por Marcus Vitruvius no século I a.C., na Roma Antiga. A obra ganhou versões impressas e traduções nos séculos XV e XVI.


O desenho de Da Vinci expressa propostas do movimento Renascentista ao 

A
buscar perpetuar obras da Antiguidade Clássica por meio da cópia e da salvaguarda.
B
censurar os estudos da anatomia humana herdados da Antiguidade Clássica.
C
retomar a percepção da simetria e das proporções humanas como ideal do Belo.
D
apoiar-se no legado da Antiguidade greco-romana para reafirmar o teocentrismo.
E
separar a arte do pensamento humanista e do conhecimento matemático.
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UECE 2021 - História - História Geral, Renascimento Científico, Artístico e Cultural

Na transição do Feudalismo para o Capitalismo, a Europa foi palco de uma série de movimentos que assinalaram o surgimento da nova sociedade, dentre os quais destacava-se o Renascimento. No que diz respeito ao movimento renascentista, assinale a afirmação verdadeira.

A
Uma das características do movimento renascentista foi sua inspiração na cultura clássica da antiguidade. 
B
A rica nobreza feudal foi uma das patrocinadoras do movimento renascentista, e esses patrocinadores eram conhecidos como mecenas.
C
A excelente qualidade das artes plásticas do movimento renascentista devia-se à especialização das técnicas artesanais herdadas da idade média.
D
A produção dos intelectuais renascentistas valorizou ainda mais o uso do latim como a língua mais usada em suas produções.
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UEG 2017 - História - História Geral, Renascimento Científico, Artístico e Cultural

Observe a charge a seguir.


Chiquinha. Disponível em:<http://www.historialivre.com/moderna/renascimento.htm>. Acesso em: 3 mar. 2017.

A charge apresentada ironiza as mudanças estéticas advindas durante o chamado Renascimento Cultural. Do ponto de vista histórico, a leitura promovida pela charge é

A
incoerente, uma vez que a beleza feminina foi demonizada e perseguida durante o Renascimento Cultural.
B
coerente, uma vez que nos principais quadros renascentistas predominam mulheres com formas volumosas.
C
incoerente, uma vez que, por causa da influência católica, era proibida a representação estética da nudez feminina
D
coerente, uma vez que, influenciados pelo barroco, os artistas passaram a priorizar a beleza comum das mulheres camponesas.
E
incoerente, uma vez que os artistas renascentistas priorizaram os corpos musculosos tanto para os homens como para as mulheres.
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UFRGS 2016 - História - História Geral, Renascimento Científico, Artístico e Cultural

Em relação à história da Europa moderna, assinale a alternativa correta.

A
Os humanistas eram indivíduos que, inspirados pela escolástica, propagavam um saber centrado apenas no Cristianismo.
B
O contato dos europeus com os ameríndios não alterou as características do pensamento renascentista, exclusivamente voltado para a imitação dos autores gregos e romanos.
C
O deslocamento das rotas comerciais europeias para os entrepostos localizados no Mar Mediterrâneo ocorreu no século XVI.
D
A ascensão da burguesia, no século XIV, ocasionou a fragmentação do poder monárquico e o desenvolvimento de Estados capitalistas.
E
A difusão da imprensa, a partir do século XV, foi importante para o desenvolvimento de novas práticas culturais.
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URCA 2016 - História - História Geral, Renascimento Científico, Artístico e Cultural

Pouco depois de 1300 havia começado a decair a maioria das instituições e ideais característicos da época feudal. A cavalaria, o próprio feudalismo, o Santo Império Romano, a autoridade universal do papado e o sistema corporativo iam aos poucos enfraquecendo. O nome tradicionalmente aplicado a essa civilização, que se estende de 1300 a cerca de 1600, é o de Renascença. Sobre este período, podemos apontar corretamente como fatores formadores:

A
O isolamento completo da Europa que evitou as influências das civilizações sarracena e bizantina.
B
A decadência do comércio interno e externo da Europa.
C
A redução do tamanho das cidades e de suas áreas de influências.
D
A renovação do interesse pelos estudos clássicos nas escolas dos mosteiros e das catedrais.
E
O desenvolvimento de uma atitude crítica, inspirada na filosofia acomodada da escolástica.
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UNIVESP 2017 - História - História Geral, Renascimento Científico, Artístico e Cultural

Leia o texto para responder à questão.

“No presente, o homem se faz através da posse da razão. Se as árvores e bestas selvagens crescem, os homens, creia-me, moldam-se. [...] A natureza, ao dar-vos um filho, vos presenteia com uma criatura rude, sem forma, a qual deveis moldar para que se converta em um homem de verdade. Se este ser moldado se descuidar, continuareis tendo um animal; se, ao contrário, ele se realizar com sabedoria, eu poderia quase dizer que resultaria em um ser semelhante a Deus”.
Erasmo de Rotterdam (1469-1536). In: ACKER, T.V. Renascimento e Humanismo. São Paulo: Atual, 1992. p.32-33.

O texto de Erasmo de Rotterdam expressa uma das principais características do movimento artístico e filosófico conhecido como Renascimento.
Essa característica é o

A
Cientificismo, que acreditava ser possível compreender a obra divina a partir da aplicação dos métodos de investigação científica.
B
Teísmo, a crença moderna de que o destino dos homens é determinado pela vontade de Deus, que se manifesta nos acontecimentos da vida cotidiana. 
C
Misticismo, conceito central do humanismo renascentista, que atribui características sobrenaturais aos elementos da natureza, como plantas, rios e rochas.
D
Iluminismo, que pregava o uso da razão em contraposição à fé como condição indispensável para o desenvolvimento das capacidades humanas.  
E
Antropocentrismo, que se opunha aos valores medievais e atribuía ao ser humano, e não à vontade de Deus, a responsabilidade por suas conquistas e fracassos. 
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ENEM 2020 - História - História Geral, Renascimento Científico, Artístico e Cultural

   Sempre que se evoca o tema do Renascimento, a imagem que imediatamente nos vem à mente é a dos grandes artistas plásticos e de suas obras mais famosas, amplamente reproduzidas e difundidas até os nossos dias, como a Monalisa e a Última ceia, de Leonardo da Vinci, o Juízo final, a Pietá e o Moisés, de Michelangelo, assim como as inúmeras e suaves Madonas, de Rafael, que permanecem ainda como modelo mais frequente de representação da mãe de Cristo. Como veremos, de fato, as artes plásticas acabaram se convertendo num centro de convergência de todas as principais tendências da cultura renascentista.


SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Atual, 1988 (adaptado). 


Esse movimento cultural, inserido no processo de transição da modernidade europeia, caracterizou-se pela

A
validação da teoria geocêntrica.
B
valorização da integração religiosa.
C
afirmação dos princípios humanistas.
D
legitimação das tradições aristocráticas.
E
incorporação das representações góticas.
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Unichristus 2018 - História - História Geral, Renascimento Científico, Artístico e Cultural

Ao longo dos séculos, o período medieval foi sendo rotulado por terminações que acabaram deixando esse tempo conhecido como os “Anos Escuros” ou “A Idade das Trevas”. Essa perspectiva negativista foi iniciada no discurso de vários intelectuais que viam o mundo feudal como um grande sinônimo do atraso, do primitivismo, do abandono do pensamento racional e das ciências.

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A crítica ao mundo medieval presente no texto foi desenvolvida no contexto

A
da Contemporaneidade.
B
da Antiguidade.
C
do Renascimento.
D
do Iluminismo.
E
da Atualidade.
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UNICENTRO 2017 - História - História Geral, Renascimento Científico, Artístico e Cultural

A Ciência Moderna, ou seja, aquela que conseguiu articular e sistematizar o método da observação e experimentação, foi resultado de séculos de evolução e descobertas tanto no campo da filosofia, quanto da ciência, propriamente dita. Portanto, a esfera de conhecimento a qual denominamos “ciência”, é relativamente nova, tendo surgido no século XVI, com a chamada “Revolução Científica de Galileu”. A ciência moderna é um compêndio de valores e novos ideais que surgiram à luz do Renascimento. São considerados valores dessa nova concepção de ciência, exceto:

A
Antropocentrismo
B
Racionalismo
C
Humanismo
D
Teocentrismo
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UNICENTRO 2017 - História - História Geral, Renascimento Científico, Artístico e Cultural

Constituem transformações históricas da passagem da Idade Média à Modernidade, exceto:

A
Florescimento da vida urbana e da atividade comercial.
B
Decadência da Escolástica.
C
Formação dos Estados Nacionais.
D
Tomada de Constantinopla.
E
Ruralização da Europa.
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UNICENTRO 2016 - História - História Geral, Renascimento Científico, Artístico e Cultural

O movimento renascentista do início do Período Moderno esteve vinculado

A
à adoção do teocentrismo na produção literária.
B
à conservação dos valores da sociedade medieval.
C
à submissão da ciência aos limites do conhecimento religioso.
D
às aspirações econômicas, políticas e intelectuais da burguesia comercial.
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Esamc 2016 - História - História Geral, Renascimento Científico, Artístico e Cultural

Analise as informações para responder ao que se pede.


(A Escola de Atenas, de Rafael Sanzio 1508-1511)



[No afresco] A Escola de Atenas, filósofos, matemáticos, astrônomos e cientistas da Antiguidade conversam sob uma imponente basílica, aparentemente baseada nos antigos projetos de Bramante para a nova igreja de São Pedro. No centro da imagem estão Platão e Aristóteles, claramente identificados pelos títulos de seus livros: Platão aponta para cima [...], enquanto Aristóteles estende a mão aberta entre o céu e a terra.


(FARTHING, Stephen. Tudo sobre Arte. RJ: Sextante, 2010, p. 175.)


Tomando por base o contexto europeu no qual se enquadra o Renascimento Cultural e o Científico, bem como as informações acima, julgue os itens.


I. A presença de personagens importantes da Antiguidade Clássica, bem como o destaque dado a Platão e Aristóteles no quadro, demonstra a influência da cultura clássica sobre os renascentistas.

II. A representação de Platão e Aristóteles, um apontando para cima e o outro para o chão, determina uma das diferenças fundamentais em sua filosofia: enquanto aquele defende a supremacia do mundo das ideias, este aponta para o mundo real, concreto e palpável.

III.Na obra podemos identificar vários elementos científicos, como as noções de profundidade e de movimento na imagem, bem como a valorização dos elementos humanos, tão caras aos humanistas do Renascimento.



Está (ão) correto (s):

A
I apenas.
B
I e II apenas.
C
I e III apenas.
D
II e III apenas.
E
I, II e III.
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UNICENTRO 2019 - História - História Geral, Renascimento Científico, Artístico e Cultural

Eu juro, por Apolo médico, por Esculápio, Hígia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue:

Estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.


Os conhecimentos sobre o desenvolvimento do saber, ao longo do tempo histórico, e a análise do trecho do Juramento de Hipócrates, acima descrito, permitem afirmar:


A
O teocentrismo medieval provocou um retrocesso no desenvolvimento do saber médico, ao lançar a Europa em uma época de trevas, com o desprezo à razão.
B
A mitologia grega, ao buscar explicar os fenômenos de natureza social e natural, criou obstáculos para o desenvolvimento do conhecimento médico.
C
O fundamentalismo islâmico, surgido com a formação do império muçulmano, levou o obscurantismo aos povos adeptos do Islã, sendo também responsável pela retração da ciência e do comércio.
D
O Renascimento cultural buscou se inspirar na cultura clássica como instrumento de valorização do homem e da razão, contribuindo para o progresso da medicina.
E
A Reforma Protestante, ao acirrar o clima de intolerância e de perseguições religiosas, contribuiu para o retrocesso do conhecimento racional e para a retomada do curandeirismo.
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UNICENTRO 2018 - História - História Geral, Renascimento Científico, Artístico e Cultural

O Renascimento, sob influência da cultura greco-romana, supunha que o ser humano era capaz de um entendimento racional do mundo. Assinale a alternativa correta para as características que marcaram essa influência.

A
Teocentrismo e medievalismo
B
Idealismo e romantismo
C
Humanismo e racionalismo
D
Idealismo e teocentrismo
E
Romantismo e racionalismo
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PUC - RS 2017 - História - História Geral, Renascimento Científico, Artístico e Cultural

A respeito do Renascimento Comercial e Urbano na Europa dos séculos XII e XIII, considere as afirmações a seguir.


I. As cidades situavam-se no cruzamento de rotas comerciais ou à beira de rios, eram cercadas por muralhas, e o crescimento populacional provocava a ocupação de terrenos extramuros.

II. O processo de expansão urbana estava ligado ao crescimento da produção agrícola e ao fortalecimento de rotas comerciais terrestres entre as cidades portuárias italianas, as feiras francesas e as cidades da região de Flandres.

III. “O ar das cidades torna os homens livres” era um ditado do período, referindo-se ao costume de considerar livre o servo que trabalhasse por determinado período de tempo no burgo.

IV. A autonomia administrativa e jurídica das cidades era conquistada através do pagamento de franquias aos senhores feudais ou da compra de cartas de privilégios.


Estão corretas as afirmativas

A
I e II, apenas.
B
III e IV, apenas.
C
I, II e III apenas.
D
I, II, III e IV.
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PUC - RS 2017 - História - História Geral, Renascimento Científico, Artístico e Cultural

A cidade, na época do Renascimento, é um ser de razão. Não é só vivida como também é pensada. (...) A cidade não deve ser apenas prática. É conveniente que seja também bela.

(DELUMEAU, Jean. A Civilização do Renascimento. Lisboa: Editorial Estampa, 1994, p. 258-261).


Com base na citação acima, que aponta para o novo contexto político, social, econômico e cultural da Europa nos séculos XVI e XVII, analise as afirmativas a seguir, preenchendo os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) Os arquitetos projetaram tanto a forma urbana, a partir de formas geométricas belas ideais, quanto construíram, para a comodidade dos habitantes, os palácios, as praças, as fontes e os monumentos.

( ) A centralização do Estado e a ampliação da máquina burocrática para a administração dos negócios públicos, o comércio, a aplicação da justiça e a cobrança dos impostos exigiram que a nobreza se abrisse para o exercício de novas profissões.

( ) Foram criadas editoras, academias e bibliotecas, que permitiram a expansão da cultura letrada e a circulação de novas ideias nas principais cidades europeias.

( ) A laicização da cultura urbana provocou o abandono de práticas religiosas na vida cotidiana e a perda de importância da Igreja Católica na política.

O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

A
V – F – V – F
B
V – V – F – F
C
F – F – V – V
D
F – V – F – V
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IF-MT 2016 - História - História Geral, Renascimento Científico, Artístico e Cultural

As esculturas Pietá e Davi, assim como afresco, presentes no teto da Capela Sistina, no Vaticano, são exemplos irrefutáveis da genialidade de Michelangelo Buonarroti. Artista renascentista, desde muito cedo nutriu uma devoção por Florença, cidade de seus ancestrais e berço da Renascença. Sobre o Renascimento Cultural, é correto afirmar que

A
foi um grande movimento de mudanças culturais, que atingiu as camadas urbanas da Europa Ocidental entre os séculos XIV e XVI, caracterizado pela retomada dos valores da cultura greco-romana, e significou uma nova arte, novas formas de se ver, pensar e representar o mundo e o homem.
B
foi um movimento com forte conteúdo anárquico que utilizava objetos comuns do cotidiano de uma nova forma e dentro de um contexto artístico de ruptura com as formas das artes tradicionais
C
ocorreu, em várias regiões da Europa, Ásia e várias regiões da América. Começou na Itália e expandiu-se para a França, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Índia e EUA.
D
os artistas renascentistas tinham uma atitude negativa diante do mundo – não acreditavam no progresso e na capacidade humana e viam a natureza de uma forma sombria e tentavam captá-la em suas obras de arte.
E
foi um movimento cultural de vanguarda, surgiu na Alemanha, nos primórdios do século XIV e XVI, por artistas que estavam mais interessados na interiorização da criação artística do que na sua exteriorização, projetando na obra de arte uma reflexão individual, subjetividade.
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IF Sul - MG 2017 - História - História Geral, Renascimento Científico, Artístico e Cultural

Foi por ter lido Aristóteles no original grego, e não em traduções latinas medievais, que o filósofo do século XVI Pietro Pompanazzi se convenceu de que seu predecessor medieval São Tomás de Aquino se enganara ao sugerir que Aristóteles doutrinava a imortalidade da alma. Isto era pôr em dúvida toda a síntese tomista entre a doutrina cristã e Aristóteles. Assim, a procura de traduções exatas teve como inesperada consequência a descoberta de que as ideias dos muito admirados antigos eram afinal mais remotas e estranhas do que havia sido admitido inicialmente.

BURKE, Peter. O Renascimento. Lisboa: Texto & Grafia, s/d, p. 30. Adaptado

Considerando o contexto histórico do século XVI e as características do Renascimento exploradas no trecho acima, compreende-se que:

A
traduções latinas medievais de antigas obras gregas mantiveram-se fiéis aos conceitos pagãos.
B
a crítica à filosofia escolástica implicou o abandono da obra de Aristóteles.
C
o Renascimento pôs em dúvida o preceito cristão da imortalidade da alma.
D
a busca por traduções mais fiéis dos originais antigos foi preocupação tipicamente renascentista.
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FATEC 2017 - História - História Geral, Renascimento Científico, Artístico e Cultural

Leia o texto e relacione-o à imagem.

Em um mundo ainda fortemente marcado pela religiosidade, ocorria uma reorientação de perspectiva: o olhar humano buscava, curioso e atrevido, os mistérios da natureza como forma de aproximação com o plano divino.
(CAMPOS, F.; CLARO, R.; DOLHNIKOFF, M. Jogo da História nos dias de hoje.7. São Paulo: Leya, 2015. p.65.)






O texto e a imagem remetem a um movimento artístico e filosófico ocorrido na Europa entre os séculos XIII e XVII.

Assinale a alternativa que apresenta o nome dado a esse movimento. 

A
Esclarecimento
B
Renascimento
C
Romantismo
D
Iluminismo
E
Dadaísmo
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UFVJM-MG 2018 - História - História Geral, Renascimento Científico, Artístico e Cultural

Neste trecho, o poeta português Luís de Camões faz uma equivalência entre as incursões navais e conquistas territoriais dos gregos e romanos àquelas realizadas pelos portugueses.

Cessem do sábio Grego e do Troiano
As navegações grandes que fizeram;
Cale-se de Alexandro e de Trajano
A fama das vitórias que tiveram;
Que eu canto o peito ilustre Lusitano,
A quem Netuno e Marte obedeceram.
Cesse tudo o que a Musa antiga canta,
Que outro valor mais alto se alevanta.

Fonte: CAMÕES, Luís Vaz de. Os Lusíadas. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1980. Canto I.

Esse tipo de comparação estava em consonância com grande parte da literatura produzida no período renascentista, quando a intelectualidade europeia tinha como modelo:

A
os ensinamentos judaico-cristãos.
B
as novas teorias astronômicas do século XVI.
C
os valores políticos e culturais da antiguidade.
D
as regras artísticas desenvolvidas pelos mestres de Florença e Veneza.