Questão fb413e63-6b
Prova:ENEM 2020
Disciplina:História
Assunto:História Geral, Renascimento Científico, Artístico e Cultural

   Sempre que se evoca o tema do Renascimento, a imagem que imediatamente nos vem à mente é a dos grandes artistas plásticos e de suas obras mais famosas, amplamente reproduzidas e difundidas até os nossos dias, como a Monalisa e a Última ceia, de Leonardo da Vinci, o Juízo final, a Pietá e o Moisés, de Michelangelo, assim como as inúmeras e suaves Madonas, de Rafael, que permanecem ainda como modelo mais frequente de representação da mãe de Cristo. Como veremos, de fato, as artes plásticas acabaram se convertendo num centro de convergência de todas as principais tendências da cultura renascentista.


SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Atual, 1988 (adaptado). 


Esse movimento cultural, inserido no processo de transição da modernidade europeia, caracterizou-se pela

A
validação da teoria geocêntrica.
B
valorização da integração religiosa.
C
afirmação dos princípios humanistas.
D
legitimação das tradições aristocráticas.
E
incorporação das representações góticas.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
O trecho, retirado de uma obra do historiador Nicolau Sevcenko, elenca alguns dos maiores expoentes do Renascimento Cultural, no que se refere às artes plásticas. O Movimento não alcança apenas as artes plásticas, embora as obras de Michelangelo e Da Vinci sejam mais famosas do que as peças de Gil Vicente e as descobertas de Copérnico. 
É, no entanto, um movimento cultural que tem , em termos sociais , um alcance restrito. Grande parte da população europeia, nos séculos XV, XVI e XVII, era analfabeta e ágrafa. Além disso, livros eram caros, mesmo com a invenção da imprensa metálica por Gutemberg. Desta forma, o movimento renascentista atinge uma elite, o que não diminui sua importância histórica. Ele será a base da Revolução Científica do século XVII e, também, do chamado Século das Luzes. 
Entre as alternativas está indicada uma característica do Renascimento, tema clássico dos currículos de História dos Ensinos Fundamental e Médio por todo o país. A bibliografia sobre o tema é vasta e de fácil acesso.
A) INCORRETA- A teoria geocêntrica, de que o sol girava em torno da Terra, era a vigente entre os intelectuais medievais
B) INCORRETA- A integração religiosa não caracteriza o momento do Renascimento. Embora não pregassem o ateísmo, os intelectuais renascentistas defendiam a ideia de que o raciocínio e a lógica são os caminhos para a Verdade e não a fé. 
C) CORRETA- A afirmação de princípios humanistas é característica fundamental do movimento renascentista 
D) INCORRETA- Os novos tipos sociais da época , como também parte de uma nobreza mercantil italiana e alto clero, buscavam, através do financiamento de artistas, afirmação de novos valores, nem sempre vinculados às tradições nobiliárquicas. 
E) INCORRETA- O estilo gótico não caracteriza o movimento renascentista. É da idade média. 

Gabarito do Professor: Letra C.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo