Questõesde FGV sobre História Geral
O mercador de Veneza é uma peça de teatro escrita por William Shakespeare entre 1596 e
1597. No excerto, o judeu Shylock refere-se a um empréstimo em dinheiro feito por ele ao
cristão Antônio.
Shylock
Ainda um mau negócio para mim! Um falido, um pródigo, que mal se atreve a mostrar a
cabeça no Rialto! Um mendigo que habitualmente vinha exibir-se na praça!... [...] Gostava
de chamar-me de usurário. [...] Gostava de emprestar dinheiro por cortesia cristã.
(William Shakespeare. O mercador de Veneza, 2013.)
As palavras de Shylock sobre Antônio revelam
[...] os mestres gregos foram à escola com os egípcios, e todos nós somos discípulos dos
gregos. [...] Embora alguns [dos] templos [gregos] sejam vastos e imponentes, não atingem as
colossais dimensões das construções egípcias. Sente-se que foram edificadas por seres
humanos, para seres humanos. De fato, não existia um governante divino imperando sobre os
gregos que pudesse forçar – ou tivesse forçado – todo um povo a trabalhar como escravos
para ele. As tribos gregas tinham-se instalado em várias cidades pequenas e em portos de
abrigo ao longo da costa. Havia muita rivalidade e atritos entre essas comunidades, mas
nenhuma delas conseguiu dominar todas as outras.
(Ernst H. Gombrich. A história da arte, 1993.)
O diálogo intercivilizacional entre o Egito e as cidades-Estado gregas na Antiguidade foi
O Eufrates não é um rio manso e amistoso como o Nilo, com uma inundação de fim de verão,
regular como um relógio, que prepara a terra para o plantio do trigo no inverno. [...] Ele
transborda de suas margens, de forma errática e imprevisível, durante a primavera, quando a
semente já no chão tem de ser protegida, primeiro para não se afogar sob as águas da
enchente; segundo, para não secar sob o sol escaldante, que faz evaporar mais da metade do
fluxo do rio antes que ele chegue ao mar.
(Paul Kriwaczek. Babilônia: a Mesopotâmia e o nascimento da civilização, 2018.)
O excerto faz uma comparação entre a sociedade da Suméria e a do Egito da Antiguidade,
acentuando, entre elas,
Lenin tinha como única fonte de informação os jornais estrangeiros, mas, lendo as entrelinhas
de suas matérias imprecisas e tendenciosas, pôde apreender os dados fundamentais. [...] O
Soviete era o porta-voz do povo, que queria paz, pão, liberdade e terra. O Governo Provisório
[...] representava uma burguesia cujas tendências liberais se limitavam à intenção de livrar-se
dos Romanov.
(Edmund Wilson. Rumo à estação Finlândia, 2013.)
O excerto refere-se à análise feita por Lenin, líder do Partido Bolchevista, do movimento social
que derrubou o czar Nicolau II, em março de 1917. No seu entender, havia
O expansionismo europeu, iniciado no século XV, com a expansão marítima, levou inúmeras
regiões à ocupação territorial, à exploração econômica e ao domínio político. Nessa região do
globo, temos dois momentos importantes: a primeira fase colonialista teve a liderança dos
países ibéricos – Portugal e Espanha – seguidos de Holanda, França e Inglaterra. No século
XIX, buscando especialmente matérias-primas e mercados consumidores, houve um segundo
grande impulso colonialista, tendo a liderança da Inglaterra, seguida de perto por França,
Bélgica e, depois, por Alemanha e Itália.
(Marco A. de Moraes e Paulo S. S. Franco. Geopolítica, 2014. Adaptado.)
Com impactos sociais, políticos e econômicos que perduram até os dias atuais, o processo de
colonização tratado no excerto ocorreu
Alguma coisa está acontecendo aqui.
O que isto é, não está claro.
Ali tem um homem com uma arma.
Me dizendo que tenho de ficar alerta.
Eu acho que é hora de pararmos.
Crianças, que som é aquele?
Todos olham o que está acontecendo.
A linha de batalha está desenhada.
Ninguém está certo se todos estiverem errados.
Jovens falando em suas mentes.
Eu tenho muita resistência atrás.
Stephen Stills, For What It’s Worth, 1967.
Essa é uma das muitas canções compostas nos EUA com críticas à Guerra do Vietnã. As críticas a
essa guerra
Alguma coisa está acontecendo aqui.
O que isto é, não está claro.
Ali tem um homem com uma arma.
Me dizendo que tenho de ficar alerta.
Eu acho que é hora de pararmos.
Crianças, que som é aquele?
Todos olham o que está acontecendo.
A linha de batalha está desenhada.
Ninguém está certo se todos estiverem errados.
Jovens falando em suas mentes.
Eu tenho muita resistência atrás.
Stephen Stills, For What It’s Worth, 1967.
Essa é uma das muitas canções compostas nos EUA com críticas à Guerra do Vietnã. As críticas a
essa guerra
A notícia a seguir foi publicada em 26/02/2015:
O Estado Islâmico destruiu uma coleção de estátuas e esculturas inestimáveis no norte do Iraque que
remontam à antiga era assíria, de acordo com um vídeo publicado na Internet.
O vídeo dos militantes islâmicos radicais mostrou homens atacando os artefatos, alguns deles
identificados como antiguidades do século 7 a.C., com marretas ou furadeiras, dizendo se tratar de
símbolos de idolatria.
[...]
Os artigos destruídos parecem ser de um museu de antiguidades na cidade de Mosul, no norte
iraquiano, tomada pelo Estado Islâmico em junho passado, afirmou um ex-funcionário do museu à
Reuters.
Os militantes derrubaram as estátuas de suas colunas, despedaçando-as no chão, e um homem usou
uma furadeira elétrica em um touro alado.
Fonte: Isabel Coles e Saif Eldin Hamdan. Combatentes do Estado
Islâmico destroem antiguidades no norte do Iraque. Reuters Brasil. 26/02/2015.
Disponível em: http://br.reuters.com/article/entertainmentNews/idBRKBN0LU1PO20150226 . Acesso em 31/3/2015
Sobre as antigas civilizações que se desenvolveram na região do atual Iraque, é correto afirmar:
A notícia a seguir foi publicada em 26/02/2015:
O Estado Islâmico destruiu uma coleção de estátuas e esculturas inestimáveis no norte do Iraque que remontam à antiga era assíria, de acordo com um vídeo publicado na Internet.
O vídeo dos militantes islâmicos radicais mostrou homens atacando os artefatos, alguns deles identificados como antiguidades do século 7 a.C., com marretas ou furadeiras, dizendo se tratar de símbolos de idolatria.
[...]
Os artigos destruídos parecem ser de um museu de antiguidades na cidade de Mosul, no norte iraquiano, tomada pelo Estado Islâmico em junho passado, afirmou um ex-funcionário do museu à Reuters.
Os militantes derrubaram as estátuas de suas colunas, despedaçando-as no chão, e um homem usou uma furadeira elétrica em um touro alado.
Fonte: Isabel Coles e Saif Eldin Hamdan. Combatentes do Estado
Islâmico destroem antiguidades no norte do Iraque. Reuters Brasil. 26/02/2015.
Disponível em: http://br.reuters.com/article/entertainmentNews/idBRKBN0LU1PO20150226 . Acesso em 31/3/2015
Sobre as antigas civilizações que se desenvolveram na região do atual Iraque, é correto afirmar:
Entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885, representantes de países europeus, dos Estados Unidos
e do Império Otomano participaram de negociações sobre o continente africano. O conjunto de
reuniões, que ficou conhecido como a Conferência de Berlim, tratou da
A Reforma, a despeito de sua hostilidade à magia, estimulara o espírito de profecia. A abolição dos
intermediários entre o homem e a divindade, bem como a ênfase na consciência individual, deixavam
Deus falar diretamente a seus eleitos. Era obrigação destes tornar conhecida a Sua mensagem. E Deus não
fazia acepção de pessoas: preferia falar a John Knox do que à sua rainha, Maria Stuart da Escócia. O
próprio Knox agradeceu a Deus ter-lhe dado o dom de profetizar, que assim estabelecia que ele era um
homem de boa-fé.
Na Inglaterra, as décadas revolucionárias deram ampla difusão ao que praticamente constituía uma
profissão nova - a do profeta, quer na qualidade de intérprete dos astros, ou dos mitos populares
tradicionais, ou, ainda, da Bíblia.
HILL, Christopher, O mundo de ponta-cabeça. Ideias radicais durante a Revolução Inglesa de 1640.
Trad. Renato Janine Ribeiro. São Paulo, Companhia das Letras, 1987, p. 103.
O texto se refere ao ambiente político e religioso da Inglaterra no século XVII. A esse respeito é
CORRETO afirmar:
A Reforma, a despeito de sua hostilidade à magia, estimulara o espírito de profecia. A abolição dos intermediários entre o homem e a divindade, bem como a ênfase na consciência individual, deixavam Deus falar diretamente a seus eleitos. Era obrigação destes tornar conhecida a Sua mensagem. E Deus não fazia acepção de pessoas: preferia falar a John Knox do que à sua rainha, Maria Stuart da Escócia. O próprio Knox agradeceu a Deus ter-lhe dado o dom de profetizar, que assim estabelecia que ele era um homem de boa-fé.
Na Inglaterra, as décadas revolucionárias deram ampla difusão ao que praticamente constituía uma profissão nova - a do profeta, quer na qualidade de intérprete dos astros, ou dos mitos populares tradicionais, ou, ainda, da Bíblia.
HILL, Christopher, O mundo de ponta-cabeça. Ideias radicais durante a Revolução Inglesa de 1640. Trad. Renato Janine Ribeiro. São Paulo, Companhia das Letras, 1987, p. 103.
O texto se refere ao ambiente político e religioso da Inglaterra no século XVII. A esse respeito é CORRETO afirmar:
A partir do século X, mas principalmente do XI, é o grande período de urbanização - prefiro utilizar esse
termo mais do que o de renascimento urbano, já que penso que, salvo exceção, não há continuidade entre
a Idade Média e a Antiguidade.
LE GOFF, Jacques. Por amor às cidades. Conversações com Jean Lebrun. São Paulo: Unesp, 1998, p. 16.
A respeito das cidades medievais, após o ano mil, é CORRETO afirmar:
A partir do século X, mas principalmente do XI, é o grande período de urbanização - prefiro utilizar esse termo mais do que o de renascimento urbano, já que penso que, salvo exceção, não há continuidade entre a Idade Média e a Antiguidade.
LE GOFF, Jacques. Por amor às cidades. Conversações com Jean Lebrun. São Paulo: Unesp, 1998, p. 16.
A respeito das cidades medievais, após o ano mil, é CORRETO afirmar:
São características do período arcaico (séculos VIII-VI a.C.), na Grécia Antiga:
Entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885, representantes de países europeus, dos Estados Unidos
e do Império Otomano participaram de negociações sobre o continente africano. O conjunto de
reuniões, que ficou conhecido como a Conferência de Berlim, tratou da
A partir do século X, mas principalmente do XI, é o grande período de urbanização - prefiro utilizar esse termo mais do que o de renascimento urbano, já que penso que, salvo exceção, não há continuidade entre a Idade Média e a Antiguidade.
LE GOFF, Jacques. Por amor às cidades. Conversações com Jean Lebrun. São Paulo: Unesp, 1998, p. 16.
A respeito das cidades medievais, após o ano mil, é CORRETO afirmar:
A partir do século X, mas principalmente do XI, é o grande período de urbanização - prefiro utilizar esse termo mais do que o de renascimento urbano, já que penso que, salvo exceção, não há continuidade entre a Idade Média e a Antiguidade.
LE GOFF, Jacques. Por amor às cidades. Conversações com Jean Lebrun. São Paulo: Unesp, 1998, p. 16.
A respeito das cidades medievais, após o ano mil, é CORRETO afirmar:
A Reforma, a despeito de sua hostilidade à magia, estimulara o espírito de profecia. A abolição dos
intermediários entre o homem e a divindade, bem como a ênfase na consciência individual, deixavam
Deus falar diretamente a seus eleitos. Era obrigação destes tornar conhecida a Sua mensagem. E Deus não
fazia acepção de pessoas: preferia falar a John Knox do que à sua rainha, Maria Stuart da Escócia. O
próprio Knox agradeceu a Deus ter-lhe dado o dom de profetizar, que assim estabelecia que ele era um
homem de boa-fé.
Na Inglaterra, as décadas revolucionárias deram ampla difusão ao que praticamente constituía uma
profissão nova - a do profeta, quer na qualidade de intérprete dos astros, ou dos mitos populares
tradicionais, ou, ainda, da Bíblia.
HILL, Christopher, O mundo de ponta-cabeça. Ideias radicais durante a Revolução Inglesa de 1640.
Trad. Renato Janine Ribeiro. São Paulo, Companhia das Letras, 1987, p. 103.
O texto se refere ao ambiente político e religioso da Inglaterra no século XVII. A esse respeito é
CORRETO afirmar:
A Reforma, a despeito de sua hostilidade à magia, estimulara o espírito de profecia. A abolição dos intermediários entre o homem e a divindade, bem como a ênfase na consciência individual, deixavam Deus falar diretamente a seus eleitos. Era obrigação destes tornar conhecida a Sua mensagem. E Deus não fazia acepção de pessoas: preferia falar a John Knox do que à sua rainha, Maria Stuart da Escócia. O próprio Knox agradeceu a Deus ter-lhe dado o dom de profetizar, que assim estabelecia que ele era um homem de boa-fé.
Na Inglaterra, as décadas revolucionárias deram ampla difusão ao que praticamente constituía uma profissão nova - a do profeta, quer na qualidade de intérprete dos astros, ou dos mitos populares tradicionais, ou, ainda, da Bíblia.
HILL, Christopher, O mundo de ponta-cabeça. Ideias radicais durante a Revolução Inglesa de 1640. Trad. Renato Janine Ribeiro. São Paulo, Companhia das Letras, 1987, p. 103.
O texto se refere ao ambiente político e religioso da Inglaterra no século XVII. A esse respeito é CORRETO afirmar: