Questõessobre Descolonização Afro-asiática : novos Estados, nova arena internacional

1
1
Foram encontradas 47 questões
afdbd085-ff
URCA 2016 - História - História Geral, Descolonização Afro-asiática : novos Estados, nova arena internacional

"No Brasil, os reis do Congo desempenham um papel importante em festejos com nomes distintos como congadas, congos, cucumbis, maracatus, moçambiques, e quilombos, que ocorrem de norte a sul do país. Folcloristas antigos frequentemente chamavam os reis desses festejos de ''reis de fumaça', ou "reis imaginários" e afirmavam que eles não tinham poder algum" (KIDDY, Elizabeth. "Quem é o rei do Congo? Um novo olhar sobre os reis afro-brasileiros no Brasil'. IN: HEYOOD, Linda M. Diáspora negra no Brasil. São Paulo: Contexto, 2013).

Considerando o texto e seus conhecimentos, marque a alternativa correta:

A
Os reis do Congo simbolizam o rompimento afro-­brasileiro com as estruturas políticas africanas e com os seus antepassados.
B
Os reis africanos e afro-­brasileiros aparecem nas documentações estudadas pelos historiadores como líderes espirituais sem vínculos políticos em relação às estruturas de poder de suas comunidades.
C
Os reis do Congo evidenciam que negros escravizados e livres na sociedade brasileiras formaram culturas políticas capitaneadas por um rei e organizadas hierarquicamente em torno de uma variedade de elementos culturais e religiosos.
D
Todo rei negro de uma ou outra etnia, incluindo a designação étnica brasileira de congo, deve se denominado de Rei do Congo.
E
A emergência dos Reis do Congo no Brasil simboliza o triunfo da cultura europeia sobre os povos africanos e afro­-brasileiros.
6b4bac64-e9
UERJ 2021 - História - História Geral, Descolonização Afro-asiática : novos Estados, nova arena internacional

Há 30 anos, a libertação de Nelson Mandela, na África do Sul, significou que o regime de apartheid “estava morto”, conforme a reportagem.
Na atualidade, a fotografia aérea de logradouros da cidade de Joanesburgo representa a seguinte herança desse regime:


A África do Sul comemora, em 11 de fevereiro de 2020, o 30º aniversário da saída de Nelson Mandela da prisão. “O dia 11 de fevereiro de 1990 sempre será lembrado como um dos dias mais memoráveis da história do mundo, não apenas da história da África do Sul. O dia em que Madiba foi libertado foi o dia em que todos sabíamos que o apartheid estava morto”, disse o atual presidente Ramaphosa à multidão que se reuniu para ouvi-lo.
Adaptado de noticias.r7.com, 11/02/2020.

Perto de Joanesburgo, uma autoestrada separa duas comunidades contrastantes: o bairro burguês majoritariamente branco de Primrose e a povoação de Makause, onde os mineiros desempregados se apropriaram de terras na década de 1990. Quase todos os seus moradores são negros.

 Adaptado de nationalgeographic.sapo.pt.
A
rigidez do planejamento urbano
B
modernização do transporte público
C
aprimoramento do manejo ambiental
D
permanência da segregação espacial
4022f456-6a
URCA 2021 - História - História Geral, Descolonização Afro-asiática : novos Estados, nova arena internacional

“Em termos econômicos, o apartheid era um gigantesco sistema de controle da mão-de-obra utilizada nas minas e indústrias sul-africanas, assim como nos serviços urbanos pouco especializados e mal- remunerados. Sua base operacional repousava na ideia de administração indireta, uma forma criada pelos britânicos de controlar as populações colonizadas através das próprias estruturas políticas pré-coloniais, que havia instituído uma separação na aplicação da lei: o “direito costumeiro” era aplicado aos africanos, enquanto os colonos usufruíam os tribunais europeus e os direitos de representação política disponíveis no âmbito da colônia”. (Figueiredo, Fábio Baqueiro. História da África /. – Brasília: Ministério da Educação. Secretária de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; Salvador: Centro de Estudos Afro Orientais, 2011. Pag. 102).

No que diz respeito ao Apartheid quais eram as suas bases filosóficas?

A
Racialismo e evolucionismo.
B
Evolucionismo e materialismo.
C
Materialismo e racialismo.
D
Colonialismo e evolucionismo.
E
Imperialismo e modernismo.
fa700804-6b
ENEM 2020 - História - Demandas políticas e sociais no mundo atual, História Geral, Questões Internacionais: história do tempo presente, Descolonização Afro-asiática : novos Estados, nova arena internacional

Diante da unidade e da militância dos negros, o governo nacionalista decidiu aplicar medidas reacionárias e repressivas — interdição do direito à reunião, vigilância e perseguição policiais, dissolução dos partidos políticos, tortura, prisão domiciliar e encarceramento de militantes.


CHANAIWA, D. A África austral. In: MAZRUI, A.; WONDJI, C. (Org.). História geral da África: África desde 1935. Brasília: Unesco, 2010.


A atuação do Estado sul-africano na década de 1950, como descrita, indica que seus dirigentes buscavam

A
bloquear as manifestações violentas dos bôeres.
B
atender às disposições jurídicas internacionais.
C
suprimir as organizações dissidentes atuantes.
D
fomentar as divisões étnicas da oposição.
E
aliciar as lideranças tribais nativas.
78e8ebad-fc
UFT 2019 - História - História Geral, Descolonização Afro-asiática : novos Estados, nova arena internacional

Quando as colônias europeias da Costa do Ouro e do Sudão Francês, após as independências, escolheram os nomes de República de Gana e de República do Mali, respectivamente, procuravam

A
recuperar a independência política dos Estados sahelianos conquistados pelos europeus no século XVI.
B
homenagear as regiões de onde vieram os ancestrais de seus líderes Kwame Nkrumah e Jomo Kenyatta.
C
restabelecer a independência política dos estados bambara e bacongo conquistados pelos europeus no século XIX.
D
mostrar que a África possuía uma longa e rica história que o colonialismo europeu procurara negar e esquecer.
4fb69daf-fa
UPE 2016 - História - História Geral, Descolonização Afro-asiática : novos Estados, nova arena internacional

Uganda passou por um processo complexo de negociaç es de independência e teve uma história independente bastante turbulenta até 1962. Vivenciou um sistema parlamentarista e outro presidencialista, ambos sob a liderança de Milton bote, deposto em um golpe liderado por Idi Amin. Uma invasão tanzaniana derrubou esse regime e instaurou um governo de transição, cuja função principal foi a realização de eleiç es gerais.

KANTER, Marcelo de Mello. Política Externa e Integração na África Oriental: um estudo sobre Uganda, Tanzânia e Quênia. Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015. Adaptado.

Um dos períodos mais conturbados na história de Uganda foi a segunda metade do século XX, especialmente o governo Idi Amin. As principais características sociopolíticas desse governo foram

A
a nacionalização de empresas e terras e o uso excessivo da violência.
B
a abertura política e a implementação da democracia liberal no país.
C
o rechaço à ideia de africanização e a privatização das empresas nacionais.
D
os acordos bilaterais com a América do Sul e os tratados militares com a China.
E
o apoio militar nos Estados Unidos e o combate às milícias da oposição.
9e727185-b5
IF Sudeste - MG 2016 - História - História Geral, Imperialismo e Colonialismo do século XIX, Descolonização Afro-asiática : novos Estados, nova arena internacional

Leia as afirmativas abaixo sobre o processo de colonização e descolonização da África e o impacto gerado na situação atual do continente.

I – Um dos fatos que mais favoreceram a descolonização da África foi o fim da Segunda Guerra Mundial, pois a Alemanha, que perdeu a guerra, tinha o maior número dessas colônias.

II – Um dos principais métodos utilizados pelos europeus na colonização era se aproveitar da rivalidade entre dois grupos étnicos locais. Apoiavam um deles, dando armas e meios para subjugar o outro.

III – Nos conflitos atuais, é utilizado um grande número de crianças. Geralmente, elas são sequestradas, mas, às vezes, são entregues pelos familiares aos combatentes, como uma forma de escapar da pobreza e de represálias.

IV – A Organização das Nações Unidas (ONU) vem construindo um acordo que prevê a proibição da utilização de crianças na guerra, em um prazo de 10 anos.

Agora, assinale a alternativa CORRETA.

A
Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
B
Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
C
Apenas as afirmativas III e IV são verdadeiras.
D
Todas as afirmativas são verdadeiras.
E
Todas as afirmativas são falsas.
10671957-b6
UFAL 2013 - História - História Geral, Descolonização Afro-asiática : novos Estados, nova arena internacional

Chefes de Estado prestam homenagem no enterro de
Mandela

Presidente Obama disse que Nelson Mandela ensinou ao mundo o poder da ação e o poder das ideias. "Foi preciso um homem como Mandela não apenas para libertar os prisioneiros, mas também para libertar seus captores."
"Da mesma forma que os sul-africanos choram nos seus cantos 'Madiba' e 'Nelson Mandela', nós, a nação brasileira, que trazemos o sangue africano nas nossas veias choramos o exemplo deste grande líder que faz parte do panteão da humanidade", diz Dilma Rousseff e encerra seu discurso: "Viva Mandela para sempre.”

Disponível em: http://www.bbc.co.uk. Acesso em: 10 dez. 2013 (adaptado).

As homenagens a Nelson Mandela ressaltam

A
a importância da unificação da África do Sul em torno de um líder que soube sufocar as rebeliões tribais, trazendo ordem ao país.
B
a participação desse líder no processo de independência da África do Sul contra a dominação holandesa na guerra dos Bôeres.
C
sua determinação em levar à justiça os responsáveis pela implantação do Apartheid e os antigos governantes da África do Sul.
D
sua luta contra o Apartheid e, principalmente, o exemplo de tolerância e capacidade de unir pacificamente grupos que cultivaram ódios por décadas.
E
sua determinação em combater o Imperialismo europeu, organizando uma forte resistência aos produtos estrangeiros, principalmente ingleses.
cffaa3f2-ed
CÁSPER LÍBERO 2013 - História - História Geral, Descolonização Afro-asiática : novos Estados, nova arena internacional

Na segunda metade do século XX, o cenário político internacional favoreceu a independência das colônias africanas. Enfraquecidas após a II Guerra Mundial (1939- 1945), as potências europeias tinham dificuldade para fazer valer seu domínio na África. Após a independência, os países africanos herdaram as fronteiras impostas pelas potências coloniais, o que trouxe como consequência a:
Fonte: Guia do Estudante. Atualidades. Dossiê África, o continente redescoberto. 1º semestre de 2010. Editora Abril. Adaptado

A
ampliação dos conflitos étnicos.
B
globalização do continente.
C
autonomia financeira.
D
divisão territorial equilibrada.
E
submissão aos colonizadores.
ce768d64-b8
UECE 2012 - História - História Geral, Descolonização Afro-asiática : novos Estados, nova arena internacional

"A não-violência e a covardia não combinam. Posso imaginar um homem armado até os dentes que no fundo é um covarde. A posse de armas insinua um elemento de medo, se não mesmo de covardia. Mas a verdadeira não-violência é uma impossibilidade sem a posse de um destemor inflexível." (MAHATMA GANDHI)

Atente para as seguintes afirmações a respeito de Mahatma Gandhi:

I. Foi um dos idealizadores da Satyagraha, filosofia que prega a resistência à opressão, por meio da desobediência civil.

II. Usou o jejum, como forma de protesto; conseguiu notoriedade internacional por suas ações, e inspirou líderes de outros continentes.

III. Em 30 de janeiro de 1948, com a idade avançada de 78 anos, foi eleito Governador de Nova Déli e Primeiro Ministro da Índia.

Está correto o que se afirma em

A
I, II e III.
B
I e II apenas.
C
II e III apenas.
D
I e III apenas.
93c74331-db
FAMEMA 2018 - História - História Geral, Descolonização Afro-asiática : novos Estados, nova arena internacional

Os anos de 1945 a 1960 foram marcados pela explosão do sentimento nacional nas dezenas de países da Ásia, da África e do Oriente Médio. É na modificação das relações de força no seio de cada colônia ou em cada grupo de colônias que se devem procurar as causas do enfraquecimento do velho sistema de dominação. Nenhum movimento de libertação nacional podia esperar a vitória se não contasse com o apoio total de sua população. Uma das consequências da Segunda Guerra Mundial foi o enfraquecimento da Europa e a emergência de duas grandes potências: a União Soviética e os Estados Unidos da América. As duas tomaram posições anticolonialistas.


                                               (Carlos Serrano e Kabengele Munanga. A revolta dos colonizados, 1995. Adaptado.)



De acordo com o excerto, esses movimentos de independência conjugavam


A
a unificação política das colônias e a ascensão de partidos comunistas.
B
a conscientização dos povos coloniais e as tensões da Guerra Fria.
C
o pacifismo nas colônias e o desenvolvimento dos países capitalistas.
D
a ação de elites coloniais e os confrontos militares entre as superpotências.
E
o nacionalismo dos dominados e a hegemonia das potências europeias.
c757f35b-e8
UEFS 2011 - História - História Geral, Descolonização Afro-asiática : novos Estados, nova arena internacional

Em 2, o fim da Segunda Guerra Mundial e o enfraquecimento dos impérios coloniais levaram à ocorrência de


A
campanhas mal sucedidas pela libertação da região norte do continente, onde, ainda hoje, persistem governos coloniais submissos aos países europeus.
B
movimentos pela independência das antigas colônias, seguindo, algumas delas, o modelo do acordo e da negociação com as antigas metrópoles, o que levaria posteriormente ao neocolonialismo.
C
alianças favoráveis à instalação do nazi-facismo como forma de facilitar a captação de investimentos financeiros da Itália e da Alemanha.
D
projetos norte-americanos para a ocupação efetiva das antigas colônias, sobretudo as do sul da África, consideradas mais desenvolvidas.
E
gestões dos governos brasileiros para promover o controle sobre as ex-colônias portuguesas, considerando a aproximação histórica e cultural que existe entre Brasil e Portugal.
2a3db277-de
Esamc 2014 - História - História Geral, Descolonização Afro-asiática : novos Estados, nova arena internacional

Líder negro que derrotou o regime do apartheid é sepultado em cerimônia reservada com 5 mil convidados, na vila de seus ancestrais tribais, Qunu. A longa caminhada de Nelson Rolihlahla Mandela evitou uma guerra civil, conquistou o Nobel da Paz e chegou ao posto de presidente de seu país.
(Em adeus final, África do Sul enterra Mandela. Disponível em: http://internacional.estadao. com.br/noticias/geral,em-adeus-final-africa-do-sul-enterra-mandela-imp-,1109028. Acesso em: 20 ago. 2014, às 18h10.)


Sobre o assunto, julgue as afirmativas a seguir:

I. Nelson Mandela foi presidente da África do Sul e lutou contra o apartheid que era caracterizado pela minoria negra praticando atos racistas contra a maioria branca.
II. O apartheid foi a segregação racial entre brancos e negros ocorrida na África do Sul, país cujo presidente entre os anos de 1994 e 1999, foi Nelson Mandela.
III. A África do Sul, que viveu sob o regime do apartheid, hoje apresenta boa condição econômica e uma desigualdade social abaixo dos índices africanos.


Está (ão) correta (s):

A
I apenas.
B
II apenas.
C
III apenas.
D
I e III.
E
II e III.
134187e4-ec
CÁSPER LÍBERO 2010 - História - História Geral, Descolonização Afro-asiática : novos Estados, nova arena internacional

A seguinte passagem foi extraída do texto “O último carnaval da vitória”, que integra o livro Os da minha rua, do escritor angolano Ondjaki:


“Ficamos todos a ver o desfile e era um mês de março. O locutor deu alguma informação errada sobre o carnaval, e um dos primos disse que não era assim, que aquele era o Carnaval da Vitória porque a 27 de março se comemorava o dia em que as forças armadas tinham expulsado o último sul-africano de solo angolano”.


O trecho aborda a infância do personagem Ndalu, em Luanda, Angola, na década de 1980. No texto, o personagem principal lembra-se da festa que ganhou o nome de Carnaval da Vitória, após a independência do país, em 1975. Sobre a dominação portuguesa na África, é correto afirmar que:

A
Os movimentos de libertação de Angola e Moçambique, na década de 1970, contaram com o apoio militar de outras potências europeias, especialmente a Inglaterra e a França, interessadas em comercializar diretamente com esses países.
B
As guerras de independência das colônias portuguesas na África contribuíram para a crise econômica e política em Portugal, que culminou, em abril de 1974, na Revolução dos Cravos, que derrubou o regime salazarista e democratizou o país.
C
As colônias portuguesas na África, durante os séculos XIX e XX, tiveram como principais atividades econômicas a extração de minérios, o comércio de produtos agrícolas e o tráfico de escravos para a América.
D
As fronteiras das colônias portuguesas na África foram determinadas por meio de acordo político com outras potências imperialistas europeias, após a Primeira Guerra Mundial, que ficou conhecido como “Partilha da África”.
E
O acirramento das guerras de independência, em meados da década de 1970, deveu-se à intervenção militar da África do Sul que, aproveitando-se do conflito, tentou anexar a seu território a parte sul da colônia de Angola.
8e772f47-d5
CESMAC 2018 - História - História Geral, Descolonização Afro-asiática : novos Estados, nova arena internacional

O processo de descolonização e independência dos países africanos ocorreu ao longo do século XX. Todavia, a África iniciou o século XXI em uma situação social e econômica precária, o que nos possibilita afirmar que:


1) na África, a independência política foi acompanhada da independência econômica, pois a maior parte da economia africana se baseou em produtos primários com grande aceitação nos mercados.
2) No início do século XXI, a África registrava as mais altas taxas de mortalidade infantil do mundo, ocupando a 19ª colocação entre os 20 piores índices mundiais.
3) Grande parte dos recursos naturais da África é explorada por empresas transnacionais que estabelecem os preços das mercadorias e da força de trabalho.


Estão corretas:

A
1, 2 e 3
B
1 e 3 apenas
C
2 apenas
D
2 e 3 apenas
E
1 e 2 apenas
dffe6ff9-e3
UCPEL 2014 - História - História Geral, Descolonização Afro-asiática : novos Estados, nova arena internacional

Mahatma Gandhi (1869 - 1948) lutou contra o colonialismo britânico na África do Sul e na Índia, influenciou multidões, propondo

A
a revolução através da guerrilhas e a produção própria de tecidos.
B
a desobediência civil e as manifestações pacíficas.
C
a não violência e passividade.
D
o respeito às leis e ordens governamentais.
E
a desobediência e rebeldia armada.
fd0ac232-e8
UFRN 2007 - História - História Geral, Descolonização Afro-asiática : novos Estados, nova arena internacional

As fronteiras da África, delimitadas pelo colonizador e preservadas após a independência dos países, constituem um dos elementos que acirram os conflitos políticos no interior do continente. Nesse contexto, é correto afirmar que, no continente africano, a demarcação das fronteiras

A
ampliou a mobilidade das populações no interior do continente, intensificando as tensões entre as tribos.
B
considerou a organização territorial das tribos africanas, contribuindo para eliminar as rivalidades entre países vizinhos.
C
reuniu tribos rivais em um mesmo país, contribuindo para a acentuação dos conflitos étnicos.
D
consolidou a democracia nos países africanos, ampliando as disputas entre as tribos pelo controle do Estado.
723bdf8c-df
UFMT 2006 - História - História Geral, Descolonização Afro-asiática : novos Estados, nova arena internacional

A história do que hoje é chamado Índia é multi-milenar. O período em que a sua importância para o ocidente foi mais relevante esteve atrelado ao domínio inglês que retirava grande volume de riquezas, além de beneficiar-se de sua dimensão estratégica para o crescimento do império. Quando ocorreu a descolonização da Índia, o contexto internacional era bastante sombrio pelo exacerbamento do confronto entre as duas superpotências da época, os EUA e a URSS. Sobre o processo de colonização e o de emancipação da Índia, assinale a afirmativa INCORRETA.

A
A penetração britânica na Índia teve sua expansão entre 1784 e 1858, depois de Portugal, França e Holanda terem se estabelecido em seu território.
B
A Rainha Vitória recebeu o título de Imperatriz da Índia em 1876.
C
As lutas pela emancipação política da Índia tiveram em Mahatma Ghandi (1869-1948) uma de suas mais proeminentes lideranças, inovando a luta anti-colonial com o princípio da não-violência.
D
Após a emancipação, a Índia viveu um intenso conflito étnico, cuja conseqüência principal foi a criação de dois outros estados nacionais: Paquistão em 1947 e Bangladesh em 1971.
E
A independência da Índia provocou posteriores desdobramentos na Ásia, como a Revolução Socialista na Indochina na década de 40 do século XX.
e62eb610-e1
UEM 2010 - História - História Geral, Descolonização Afro-asiática : novos Estados, nova arena internacional

O fim do apartheid, na África do Sul, eliminou completamente qualquer forma de desigualdade social e de discriminação racial nesse país.

Assinale o que for correto sobre os principais problemas econômicos, políticos e sociais dos países africanos na atualidade.
C
Certo
E
Errado
0af2f6a2-e1
UEM 2010 - História - História Geral, Descolonização Afro-asiática : novos Estados, nova arena internacional

A divisão política da África, em países, é herança do período do colonialismo europeu. A demarcação de fronteiras dos países não corresponde às divisões naturais ou humanas e sim às antigas zonas de ocupação realizadas pelos colonizadores.

Sobre a geografia da África, continente sede da Copa do Mundo de 2010, assinale o que for correto
C
Certo
E
Errado