Questão 6b4bac64-e9
Prova:UERJ 2021
Disciplina:História
Assunto:História Geral, Descolonização Afro-asiática : novos Estados, nova arena internacional

Há 30 anos, a libertação de Nelson Mandela, na África do Sul, significou que o regime de apartheid “estava morto”, conforme a reportagem.
Na atualidade, a fotografia aérea de logradouros da cidade de Joanesburgo representa a seguinte herança desse regime:


A África do Sul comemora, em 11 de fevereiro de 2020, o 30º aniversário da saída de Nelson Mandela da prisão. “O dia 11 de fevereiro de 1990 sempre será lembrado como um dos dias mais memoráveis da história do mundo, não apenas da história da África do Sul. O dia em que Madiba foi libertado foi o dia em que todos sabíamos que o apartheid estava morto”, disse o atual presidente Ramaphosa à multidão que se reuniu para ouvi-lo.
Adaptado de noticias.r7.com, 11/02/2020.

Perto de Joanesburgo, uma autoestrada separa duas comunidades contrastantes: o bairro burguês majoritariamente branco de Primrose e a povoação de Makause, onde os mineiros desempregados se apropriaram de terras na década de 1990. Quase todos os seus moradores são negros.

 Adaptado de nationalgeographic.sapo.pt.

A
rigidez do planejamento urbano
B
modernização do transporte público
C
aprimoramento do manejo ambiental
D
permanência da segregação espacial

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
O texto associado aborda uma declaração do presidente sul-africano sobre a comemoração do aniversário da libertação do líder antissegregacionista Nelson Mandela e associa este evento ao fim do regime. A imagem a seguir demonstra uma paisagem composta por duas áreas próximas ocupadas por diferentes grupos sociais de uma grande cidade na África do Sul e destaca as formas espaciais relacionadas as diferenças econômicas e raciais. O enunciado busca a alternativa que apresenta corretamente a consequência relacionada ao regime de segregação racial sul-africano exposta na imagem. 
A) Planejamento urbano é o ato de definir as formas de apropriação de um determinado espaço. Do ponto de vista do planejamento urbano não se produz espaços segregados propositalmente com tamanha proximidade e tanto contraste em termos de infraestrutura, ainda mais dado o fim oficial do regime de segregação racial.
B) Transporte público modernizado envolve meios de locomoção em massa e não apenas rodovias como as da imagem, além de isso não ser necessariamente algo relacionado ao apartheid.   
C) Em nenhum dos dois lados da imagem há indícios de correto manejo ambiental como arborização adequada ou outros aspecto. E este aspecto também não possui relação com a herança segregacionista do país.
D) O regime de apartheid, que segregava cidadãos nacionais por características raciais na forma de leis específicas, produzia uma sociedade segregada de forma geral. Mesmo após sua abolição jurídica, com a eleição de Mandela, as cicatrizes sociais do país ainda envolvem aspectos de segregação espacial como os percebidos na imagem, onde claramente há uma enorme diferença de qualidade de vida entre ambos os lados da rodovia e os grupos que os ocupam.  
GABARITO DO PROFESSOR: D
      

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo