Questõessobre América Latina na segunda metade do século XX: revoluções, transformações e permanências

1
1
Foram encontradas 30 questões
9c2b902b-04
Unimontes - MG 2018 - História - História da América Latina, América Latina na segunda metade do século XX: revoluções, transformações e permanências

Leia o texto a seguir:

“De fato, a Revolução Cubana marcou a história da América Latina. Ela passou a ser símbolo de liberdade, que passava pela vitória frente aos Estados Unidos. O governo de Washington estava ciente do potencial revolucionário latino-americano e temeroso do exemplo cubano. Em março de 1961, Washington lançou a “Aliança para o Progresso”, pacote com o qual se pretendia acabar com as tentativas revolucionárias dos latino-americanos. Reconhecendo a situação de miséria do continente, o plano apontava a necessidade de mudanças no perfil social na América Latina, e mais do que generosidade, o plano revelava a temeridade americana com relação à influência da Revolução Cubana na região. Prometia muitos benefícios e dinheiro em troca da ruptura com Havana”
Fonte: GUERCIO, Maria Rita; CARVALHO, Dorisney de. Cuba e Estados Unidos: uma história de hostilidades. In: COGGIOLA, Osvaldo (org.). Revolução Cubana: história e problemas atuais. São Paulo: Xamã, 1998. p. 133.

Considerando a Revolução Cubana, analise as afirmativas abaixo e assinale (C) para as corretas e (I) para as incorretas:

( ) O temor de Washington em relação à influência da Revolução Cubana desencadeou uma gama de golpes militares na América Latina, sendo os Estados Unidos da América um dos grandes articuladores desses episódios.
( ) Uma das maiores crises políticas da Guerra Fria foi a Crise dos Mísseis, ocorrida em 1962, uma vez que a instalação de mísseis nucleares em Cuba foi a resposta soviética para a instalação de mísseis nucleares na Turquia pelos EUA.
( ) O programa “Aliança para o Progresso” não logrou êxito como almejava Washington, pois movimentos revolucionários ligados à URSS conquistaram o governo da Venezuela.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

A
I, I, C.
B
C, C , I.
C
I, C, I.
D
C, I, C.
3c4c70d6-ed
CÁSPER LÍBERO 2012 - História - História da América Latina, América Latina na segunda metade do século XX: revoluções, transformações e permanências




A foto reproduzida ao lado, feita pelo fotógrafo cubano Alberto Korda, em 1960, retrata em primeiro plano o líder revolucionário Ernesto “Che” Guevara. Pode-se dizer que tal imagem:

A
integrou o esforço do regime cubano por converter Guevara em um herói oficial da Revolução, à frente de Fidel Castro.
B
é puramente jornalística, relacionada às primeiras tentativas de criação de uma imprensa livre em Cuba.
C
documenta uma falsificação, pois, em 1960, Guevara já tinha sido morto por forças militares norte-americanas.
D
tornou-se conhecida em escala mundial apenas após sua apropriação por uma grande empresa de moda, que a utilizou para fins mercadológicos.
E
converteu-se, uma vez adaptada, em um símbolo de utopias políticas revolucionárias da segunda metade do século XX.
d05721e8-c2
UECE 2012 - História - História da América Latina, América Latina na segunda metade do século XX: revoluções, transformações e permanências

Augusto Pinochet ascendeu ao poder no Chile, por meio de um golpe de estado. Dirigiu o país autoritariamente de 1973 até 1990. Seus opositores foram arbitrariamente presos, torturados e muitas pessoas ainda hoje estão desaparecidas, dentre elas, militantes dos partidos comunista, socialista e democrata cristão, bem como acadêmicos, artistas, religiosos, estudantes, operários, etc. Sobre Pinochet é correto afirmar-se que

A
ao afastar-se do poder, foi severamente punido e processado pelos delitos cometidos, graças à atuação da política de reconciliação nacional chilena e à Convenção Internacional pelos Direitos Humanos.
B
em março de 1990, conseguiu salvo conduto para terminar os seus dias exilado na Espanha, mas manteve um status de chefe de estado e, ao mesmo tempo, comandante supremo no Chile.
C
foi preso e processado em Londres em 1998, por representantes da Anistia Internacional e outras organizações, acusado por violações dos direitos humanos, crimes contra a humanidade, conspiração e tortura.
D
foi morto no Palácio da Moeda, pouco antes de cair nas mãos do Exército que conduziu o governo no período de transição da ditadura para a democracia.
77a48b74-de
Esamc 2015 - História - História da América Latina, América Latina na segunda metade do século XX: revoluções, transformações e permanências

Leia o trecho a seguir:


Criadas em 1964, pelo ex-combatente liberal Pedro Antonio Marín, também conhecido como Tirofijo, as Farc surgiu como um grupo de cunho marxista-leninista, atuando no meio rural e adotando táticas de guerrilha. Essa organização tem como discurso ideológico a implantação do socialismo na Colômbia, promovendo a distribuição igualitária de renda, a reforma agrária, o fim de governos corruptos e das relações políticas e econômicas com os Estados Unidos, entre outros aspectos sociais.
(Farc. Disponível em: http://www.brasilescola.com/historia/farc.htm. Acesso em: 31 ago. 2014, às 17h30.)


Sobre o tema retratado, julgue as afirmativas:


I. A extinção das Farc, por meio de ações do governo colombiano, é dificultada pelo fato de o grupo manter grande parte de seus guerrilheiros em países vizinhos, como Venezuela, Bolívia e Chile.
II. As Farc praticam o narcotráfico – segundo acusações do governo colombiano – e o sequestro de indivíduos, objetivando a soltura de seus guerrilheiros em troca de sua libertação.
III. As Farc têm, progressivamente, ganhado força devido a adesão de novos guerrilheiros e apoio de outros grupos semelhantes, como o Exército Zapatista do México.



Está (ão) correta (s):

A
I apenas.
B
II apenas.
C
I e II apenas.
D
I e III apenas.
E
I, II e III.
bbba1bce-e2
UCPEL 2015 - História - História da América Latina, América Latina na segunda metade do século XX: revoluções, transformações e permanências

As ditaduras militares, da segunda metade do século XX, na América Latina, tiveram em comum o apoio

A
da OTAN e de todos os militares.
B
da OEA e o combate ao capitalismo oligopolista.
C
do Pacto de Varsóvia e dos EUA.
D
da URSS e dos meios de Comunicação.
E
dos EUA e o combate ao socialismo.
a3eeda3f-e3
UEFS 2011 - História - Colonialismo espanhol: Ocupação e exploração do território americano, História da América Latina, América Latina na segunda metade do século XX: revoluções, transformações e permanências

Sobre a América Latina e suas características populacionais, identifique as afirmativas verdadeiras.

I. A região pode ser considerada uma das mais desiguais do mundo, reunindo um elevado número de países com grande concentração de renda.
II. A expressão América Latina é adequada a um critério geopolítico, pois esses países exibem, em comum, profundas desigualdades sociais e instabilidade econômica.
III. Os países da América Latina tiveram uma colonização de povoamento, e, atualmente, caracterizam-se por seu desenvolvimento industrial homogêneo e pela sua diversidade cultural.
IV. Os países platinos têm forte influência da civilização quíchua e formam os países da América Latina, cuja maioria da população é descendente de ameríndios.

A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a

A
I e II
B
I e III
C
I e IV
D
II e III
E
III e IV
e6cda298-e1
UEM 2010 - História - História da América Latina, América Latina na segunda metade do século XX: revoluções, transformações e permanências

A homenagem a Fidel Castro, a saudação a Gagárin e a condecoração a Che Guevara revelam a adoção de uma política externa de aproximação do Brasil com os países socialistas.

“Em maio de 1959, JK recebeu Fidel Castro no Rio de Janeiro e homenageou o líder da Revolução Cubana. Em junho, no ato mais espetaculoso de seu governo, JK rompeu negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI), afirmando que o Brasil não era ‛mais o parente pobre relegado à cozinha’. Era o início de uma política externa ‛desalinhada’ da dos Estados Unidos – que acabou desembocando no golpe militar de 1964. Com a posse de Jânio Quadros, em 1961, o Brasil manteria a mesma postura da era JK. Jânio não apenas se recusou a apoiar o bloqueio dos Estados Unidos a Cuba como – além de enviar Jango à China e à Alemanha Oriental e saudar o astronauta soviético Gagárin – voltou a homenagear Fidel e concedeu ao guerrilheiro Che Guevara, em Brasília, a mais alta insígnia nacional: a Ordem do Cruzeiro do Sul.” (FOLHA DE S. PAULO. História do Brasil. Os 500 anos do país em uma obra completa, ilustrada e atualizada. São Paulo: Publifolha 1997, p. 245). Com base nesse fragmento e em seus conhecimentos sobre a História do Brasil Republicano, assinale a alternativa correta.
C
Certo
E
Errado
dbab3228-dc
UEPA 2011, UEPA 2011, UFPA 2011 - História - História da América Latina, América Latina na segunda metade do século XX: revoluções, transformações e permanências



A Charge acima nos remete à Revolução Cubana. Porém, atualmente, essa imagem nos anuncia o novo rumo desse processo. Cuba pós-Fidel é esperada, desejada e possível. A idéia de redemocratização mediante uma agenda de liberdade é apregoada pelos quadrantes regionais, inclusive pelo Brasil, pela União Européia (UE) e até pelos EUA.

As medidas econômicas anunciadas recentemente em Cuba estão relacionadas:

A
À liberdade de escolha política, pelo povo cubano, de seu futuro dirigente máximo.
B
Ao fim do modelo socialista e da dominação do Estado sobre a propriedade e os meios de produção.
C
A interesses do Estado cubano de participar do mercado econômico, assim como as transformações globais vêm exigindo.
D
À organização do mercado interno para receber empresas estrangeiras e capital internacional.
E
À eliminação de gratuidades e subsídios, redução de pessoal de meio milhão de vagas de trabalho e abertura do mercado endógeno para investimentos privados internos, favorecendo uma maior socialização do poder, uma maior participação real dos trabalhadores na condução de seus empreendimentos e centros trabalhistas.
d299417e-dc
MACKENZIE 2013 - História - História da América Latina, América Latina na segunda metade do século XX: revoluções, transformações e permanências

Com a morte do presidente venezuelano Hugo Chávez (1954-2013), muito se discutiu sobre o futuro do socialismo bolivariano. Tal expressão, utilizada pelo então presidente para designar sua visão de socialismo, diferenciava-se do socialismo tradicional. A respeito do governo de Chávez e das diretrizes políticas por ele adotadas, considere as afirmativas abaixo:

I. Hugo Chávez defendia o que chamava de Revolução Bolivariana, que seria responsável por promover o que denominava de socialismo do século XXI. Tal socialismo seria caracterizado por sua postura contra o neoliberalismo, contra a globalização e contra a postura internacional dos Estados Unidos, com quem teve fortes desavenças.

II. O Socialismo Bolivariano se declara defensor das causas democráticas e socialistas. Também se declara progressista e atesta, para isso, a adoção – em consecutivos mandatos –, de uma política social em que houve diminuição nos índices de pobreza da nação venezuelana.

III. A renda advinda da extração petrolífera venezuelana permitiu, durante o governo Chávez, dinamizar e modernizar os demais setores industriais, asim como sua agricultura, transformando a economia desse país em modelo de autossuficiência.

Assinale a alternativa correta.

A
Somente a afirmativa I está correta.
B
Somente a afirmativa II está correta.
C
Somente a afirmativa III está correta.
D
Somente as afirmativas II e III estão corretas.
E
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
a2ed7d39-b2
UFRR 2017 - História - América Latina na segunda metade do século XX: revoluções, transformações e permanências

É correto afirmar sobre o Bolivarismo e a Doutrina Monroe:

A
Defenderam, no início do século XX, a ideia de que a América deveria ser liderada pelos Estados Unidos.
B
Ambas as políticas lutavam contra a influência crescente dos países europeus sobre a Ásia e a África, conhecida como imperialismo.
C
A Doutrina Monroe surge no século XIX e pregava o lema ―América para os americanos‖, apoiando as independências no continente. Já o Bolivarismo é a política socialista desenvolvida pelo presidente Hugo Chaves e seguida por seu sucessor, Maduro, no início do século XXI.
D
São políticas que geraram grande oposição durante a guerra fria, sendo que a primeira marcava uma postura socialista e a segunda uma postura capitalista
E
São políticas desenvolvidas no século XIX pelos jovens países americanos que pretendiam, respectivamente, promover integração entre os países sul-americanos e defender a autonomia da América, com menor ingerência europeia sobre o continente.
e73d79c4-b9
UECE 2015 - História - História da América Latina, América Latina na segunda metade do século XX: revoluções, transformações e permanências

Os tupamaros são um movimento revolucionário que recorre a diversas formas de luta que incluem as formas terroristas. Porém a palavra terrorismo não basta de modo algum para definilos. Faz três anos, quando eu era chefe da Região Militar n.1, defendíamos que os tupamaros eram a expressão de um fenômeno social. Era necessário procurar suas raízes profundas; não podíamos combatê-los como simples delinquentes. Não se compreendeu assim. O governo preferiu ignorar a magnitude do fenômeno.

Entrevista de Eduardo Galeano a Seregni, publicada en el
semanario Marcha el 17 de septiembre de 1971. 17
set.1971.

Assinale a opção que indica o país onde o grupo tupamaros atuou nas décadas de 1960 e 1970.

A
Chile.
B
Bolívia.
C
Argentina.
D
Uruguai.
e740e41c-b9
UECE 2015 - História - História da América Latina, América Latina na segunda metade do século XX: revoluções, transformações e permanências

Violenta repressão, sequestros e assassinatos exercidos pelas ditaduras do Paraguai, Uruguai, Brasil, Bolívia, Chile e Argentina, juntamente com a organização de grupos milícias policiais e grupos paramilitares, geraram um estado de angústia e impossibilidade de defesa desses povos. Algumas pessoas conseguiram formar organizações em defesa dos direitos humanos para denunciar as atrocidades das ditaduras militares nesses países. Em 1980, um argentino ativista e árduo defensor dos direitos humanos em seu país e toda a América Latina foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz, chamando a atenção do mundo. Seu nome é

A
Che Guevara.
B
Carlos Saavedra Lamas.
C
Adolfo Perez Esquivel.
D
Juán Perón.
ca6f7035-b8
UECE 2014 - História - História da América Latina, América Latina na segunda metade do século XX: revoluções, transformações e permanências

No ano de 1979, México, Costa Rica, Colômbia, Venezuela e República Dominicana eram considerados países democráticos, apesar da proliferação, na América Latina, das ditaduras nos anos 60 até fins da década de 70. Assinale a opção que corresponde, respectivamente, às motivações de ordem internacional e nacional que influenciaram o processo de abertura política em países latino-americanos de regime ditatorial.

A
Alta do petróleo e atuação de setores populares.
B
Intervenção da ONU e acordo entre militares.
C
A doutrina Monroe e a revolta de Tupac Amaru.
D
O controle do canal do Panamá pelos Estados Unidos da América e movimentos de guerrilha.
cc82541d-c9
UFSC 2011 - História - Guerra Fria e as ditaduras militares, História da América Latina, América Latina na segunda metade do século XX: revoluções, transformações e permanências

Sobre as relações geopolíticas no mundo atual, assinale a proposição CORRETA.


Na América Latina, durante a Guerra Fria, um dos países que fez frente à influência norteamericana foi Cuba, que levou a cabo sua revolução em 1959.

C
Certo
E
Errado
3a10e9d3-c2
PUC - Campinas 2016 - História - República Autoritária : 1964- 1984, História do Brasil, História da América Latina, América Latina na segunda metade do século XX: revoluções, transformações e permanências

Alguns anos após a Revolução Cubana, o argumento do "perigo vermelho" foi usado, por parte da imprensa brasileira, para apoiar o Golpe de 1964. Entre as razões alegadas para a derrubada do governo de João Goulart, pode-se encontrar

 Considere o texto abaixo.


    A década de 1960 também representou um período de grande renovação no âmbito da literatura latino-americana. Foram os chamados anos do boom, quando uma safra de escritores ganhou projeção internacional, especialmente em virtude de obras que exploram o gênero do realismo mágico (...) A Revolução Cubana, sobretudo em seus primeiros tempos, irradiou ideais e conquistou simpatias (...)


(PRADO, Maria Ligia e PELLEGRINO, Gabriela. História da América Latina. São Paulo: Contexto, 2014, p. 192; 194) 

A
o resultado insatisfatório da aplicação das Reformas de Base, que haviam agravado as tensões no campo sem solucionar a precariedade econômica, e o radicalismo de líderes locais como Leonel Brizola, que poderiam ameaçar a estabilidade do país por meio de uma guerra civil.
B
a difusão de notícias sobre o nível alarmante de corrupção em toda a estrutura do governo, abalando a credibilidade do presidente, que sequer havia sido eleito uma vez que tomara posse como vice de Jânio Quadros, após a renúncia deste.
C
o endividamento externo, muito grande desde a construção de Brasília e intensificado após a adoção de uma política liberal para o desenvolvimento do interior do país, somada a medidas populistas como o aumento do salário mínimo em 100%.
D
a denúncia de desordem social, visível em manifestações como o Comício da Central do Brasil; a suposta proximidade desse governo com países socialistas e a possibilidade de uma insurreição popular descontrolada, considerando a crise econômica em curso.
E
a ingovernabilidade do país, uma vez que Goulart governava sob o regime parlamentarista, sem ter apoio da maioria do Congresso, e a ação de grupos de guerrilha urbana que, inspirados pela Revolução Cubana, pressionavam para a adoção do socialismo.
3a0d71ae-c2
PUC - Campinas 2016 - História - História da América Latina, América Latina na segunda metade do século XX: revoluções, transformações e permanências

A Revolução Cubana instaurou um governo que

 Considere o texto abaixo.


    A década de 1960 também representou um período de grande renovação no âmbito da literatura latino-americana. Foram os chamados anos do boom, quando uma safra de escritores ganhou projeção internacional, especialmente em virtude de obras que exploram o gênero do realismo mágico (...) A Revolução Cubana, sobretudo em seus primeiros tempos, irradiou ideais e conquistou simpatias (...)


(PRADO, Maria Ligia e PELLEGRINO, Gabriela. História da América Latina. São Paulo: Contexto, 2014, p. 192; 194) 

A
promoveu uma ampla reforma agrária; realizou uma campanha de alfabetização em massa com a participação de jovens e empreendeu uma gradual institucionalização política do Movimento 26 de Julho.
B
acarretou em significativa emigração de cubanos; desenvolveu novas políticas de saúde pública e reforçou o paradigma e a estratégia de revolução vigentes na América Latina.
C
despertou forte adesão popular; modernizou a capital cubana e conquistou a independência econômica desse país, até então considerado uma espécie de "colônia" norte-americana.
D
provocou a reformulação da política externa dos EUA no continente; criou o bloco dos Países Não Alinhados e buscou capacitação técnica para o aprimoramento e o ensino de esportes em Cuba.
E
estimulou, no meio artístico-intelectual internacional, a consolidação de uma grande rede de solidariedade; declarou embargo aos Estados Unidos e retirou-se da ONU e da OEA.
39fb2f45-c2
PUC - Campinas 2016 - História - História da América Latina, América Latina na segunda metade do século XX: revoluções, transformações e permanências

O peronismo, na Argentina, e o cardenismo, no México, foram fenômenos políticos que mobilizaram afirmações identitárias complexas. Apesar de algumas semelhanças entre os populismos de Perón e Cárdenas, há também diferenças marcantes entre esses governos, dentre as quais, pode-se destacar

Considere o texto abaixo.


    Se a Grande Guerra representa ruptura na história das relações culturais entre a Europa e a América Latina, bem mais do que rompê-las brutalmente ela as reconfigura e leva a afirmações identitárias complexas (...). As referências europeias subsistem (...) mas são agora apenas parte de um todo identitário que bebe em fontes variadas para definir os caracteres da nacionalidade. Deste ponto de vista, a metáfora proposta por Oswald de Andrade em seu Manifesto antropofágico, de 1928, é a mais eficaz (...). “Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do antropófago.”


(COMPAGNON, Olivier. O adeus à Europa. A América Latina e a Grande Guerra (Argentina e Brasil, 1914-1939). Trad. Carlos Nougué. Rio de Janeiro: Rocco, 2014, p. 303-304) 

A
a valorização dos sindicatos e o uso da barganha como estratégia de negociação.
B
a promulgação de uma nova constituição e a propaganda direcionada às massas.
C
o apelo ao nacionalismo e à união de todas as classes para o bem da nação.
D
o cuidado com os direitos trabalhistas e com o estilo de discurso voltado aos humildes.
E
a política social empreendida no meio rural e as relações políticas externas.
2a146165-b3
Unimontes - MG 2017 - História - América Latina na segunda metade do século XX: revoluções, transformações e permanências

Na segunda metade do século XX, em países da América do Sul, foram implantados regimes ditatoriais com o apoio dos Estados Unidos. Essa nação, a um só tempo, desejava conservar seus interesses econômicos e temia que ocorresse uma expansão do socialismo na região.
Analise as afirmativas a seguir, relativas a nações da América Latina nesse período.


I - Sob o governo do presidente Alfredo Stroessner, o Paraguai desempenhou significativo papel na Operação Condor, acordo que consistiu no apoio político-militar entre os governos dos países do Cone Sul, visando perseguir os que se opunham aos regimes em vigor.

II - As exportações de peças de reposição e maquinarias norte-americanas para o Chile, associadas à política de liberdade de concessão de créditos financeiros ao governo chileno, garantiram a ascensão do General Pinochet ao poder presidencial, em 1970.

III - O sequestro de militantes oposicionistas ao regime civil-militar argentino foi uma prática comum da estratégia de terrorismo de Estado implantada pela ditadura, assim como a apropriação ilegal de bebês – filhos de pais considerados “subversivos”.

IV - A “Escola das Américas”, com sedes distribuídas na Argentina, Uruguai, Bolívia, Brasil e Venezuela, foi responsável pelo treinamento de centenas de juízes e procuradores sul-americanos, com vistas a promover o American Way of Live (estilo americano de vida).


É CORRETO o que se afirma em:

A
III e IV, apenas.
B
I e II, apenas.
C
II e IV, apenas.
D
I e III, apenas.
7c46a631-b4
Unimontes - MG 2018 - História - História da América Latina, América Latina na segunda metade do século XX: revoluções, transformações e permanências

Leia o texto a seguir:
“De fato, a Revolução Cubana marcou a história da América Latina. Ela passou a ser símbolo de liberdade, que passava pela vitória frente aos Estados Unidos. O governo de Washington estava ciente do potencial revolucionário latino-americano e temeroso do exemplo cubano. Em março de 1961, Washington lançou a “Aliança para o Progresso”, pacote com o qual se pretendia acabar com as tentativas revolucionárias dos latino-americanos. Reconhecendo a situação de miséria do continente, o plano apontava a necessidade de mudanças no perfil social na América Latina, e mais do que generosidade, o plano revelava a temeridade americana com relação à influência da Revolução Cubana na região. Prometia muitos benefícios e dinheiro em troca da ruptura com Havana”
Fonte: GUERCIO, Maria Rita; CARVALHO, Dorisney de. Cuba e Estados Unidos: uma história de hostilidades. In: COGGIOLA, Osvaldo (org.). Revolução Cubana: história e problemas atuais. São Paulo: Xamã, 1998. p. 133.

Considerando a Revolução Cubana, analise as afirmativas abaixo e assinale (C) para as corretas e (I) para as incorretas:

( ) O temor de Washington em relação à influência da Revolução Cubana desencadeou uma gama de golpes militares na América Latina, sendo os Estados Unidos da América um dos grandes articuladores desses episódios.
( ) Uma das maiores crises políticas da Guerra Fria foi a Crise dos Mísseis, ocorrida em 1962, uma vez que a instalação de mísseis nucleares em Cuba foi a resposta soviética para a instalação de mísseis nucleares na Turquia pelos EUA.
( ) O programa “Aliança para o Progresso” não logrou êxito como almejava Washington, pois movimentos revolucionários ligados à URSS conquistaram o governo da Venezuela.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

A
I, I, C.
B
C, C , I.
C
I, C, I.
D
C, I, C.
eadafb91-af
UFRGS 2017 - História - História da América Latina, América Latina na segunda metade do século XX: revoluções, transformações e permanências, Primeira metade do século XX: Revolução Mexicana, peronismo e cardenismo

Considere as afirmações abaixo, sobre a história do México.


I - O país, após a vitória na Guerra Mexicano-Americana (1846-1848), incorporou mais de um terço do território dos Estados Unidos aos seus domínios, através do Tratado de Guadalupe-Hidalgo.

II - A Revolução Mexicana, ao longo das décadas de 1910 e 1920, derrubou o regime oligárquico de Porfírio Diaz, trazendo importantes mudanças políticas e econômicas ao país.

III- O Partido Revolucionário Institucional, herdeiro político das forças revolucionárias, manteve-se no poder por 71 anos, até sua derrota nas eleições presidenciais de 2000.


Quais estão corretas?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas III.
D
Apenas II e III.
E
I, II e III.