Questõesde UECE sobre História e Geografia de Estados e Municípios

1
1
Foram encontradas 45 questões
6be0e85e-75
UECE 2021 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

O período marcado pelo governo de Interventores Federais no Ceará, instituído pelo governo de Getúlio Vargas, mas que perdurou por algum tempo após o fim da ditadura varguista do Estado Novo, estendeu-se de 13 de junho de 1931 até 1º de março de 1947. Nesse período, o estado do Ceará teve um governante eleito por voto universal entre 25 de maio de 1935 e 10 de novembro de 1937. Caracterizado como uma época de disputa entre o PSD e a LEC, parte dele é também marcada por autoritarismo, violência e conservadorismo.


Considerando o período acima descrito, assinale a opção que NÃO corresponde ao nome de um interventor federal no governo do estado do Ceará.

A
Manoel do Nascimento Fernandes Távora
B
Roberto Carlos Vasco Carneiro de Mendonça
C
Paulo Sarasate Ferreira Lopes
D
Francisco de Menezes Pimentel
6bd4df7c-75
UECE 2021 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará, História e Geografia do Município de Fortaleza

Em oposição a Franco Rabelo, um exército de camponeses e jagunços invadiu a cidade de Fortaleza em março de 1914 para garantir a continuidade do controle político da oligarquia aciolina. Esse evento faz parte

A
da Sedição de Pinto Madeira, liderada por Joaquim Pinto Madeira.
B
do Massacre do Caldeirão, comunidade liderada pelo Beato José Lourenço.
C
da Sedição de Juazeiro, liderada por Padre Cícero e Floro Bartolomeu.
D
do banditismo social do cangaço, que tinha a liderança de João Calangro no estado do Ceará.
e4b6d32c-0b
UECE 2021 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

Leia atentamente o seguinte excerto sobre Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião: “Mossoró, no Rio Grande do Norte, foi a maior cidade atacada por Virgolino Ferreira da Silva. Sua ação mais ousada — e sua maior derrota. [...] Em 15 de junho de 1927, chegaram a Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, Ceará, dois dias após deixarem Mossoró. Lampião enviou mensageiro para avisar de sua chegada. A polícia, então, deixou a cidade. O bando entrou em Limoeiro dando vivas ao Governador José Moreira da Rocha [...]. Os chefes políticos mataram um boi para recepcionar os bandidos. O bando comeu, fez orações. A contribuição em dinheiro foi acertada com os líderes locais. Após o pagamento, o bando de Lampião se retirou. [...]”

O Povo online. Ceará foi o refúgio seguro de Lampião. 27/07/2018.

A atitude de certa forma benevolente de Lampião em relação ao estado do Ceará, tornando-o o local que menos sofreu violência de seu bando deve-se

A
ao respeito e a sua devoção a Padre Cícero, bem como ao apoio de políticos locais relevantes como Floro Bartolomeu.
B
ao fato de ele ser natural de Juazeiro do Norte, o que o fez poupar sua terra natal e de seus familiares.
C
ao fato de o Ceará, à época, ser área de atuação dos bandos de Massilon e de João Calangro, que o impediam de atacar no estado.
D
ao temor que sentia da ação das centenas de seguidores do Beato José Lourenço que protegiam as áreas do Cariri cearense.
e4b31262-0b
UECE 2021 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

Em 1922, o Bode Ioiô teve significativa votação para vereador de Fortaleza; em 1959, a rinoceronte Cacareco foi a mais votada para o cargo de vereador de São Paulo, com quase 100 mil votos; e, em 1988, o Macaco Tião recebeu quase 300 mil votos para prefeito do Rio de Janeiro. Esses fenômenos eleitorais se apresentam como característica

A
do processo político durante a república velha, que permitia candidaturas esdrúxulas.
B
do voto de cabresto, no qual os eleitores eram obrigados a votar nos candidatos indicados pelo coronel.
C
do modelo de eleição com voto escrito em cédula impressa em que o eleitor registrava o que bem queria.
D
da liberalidade da sociedade brasileira que, desde o início do século XX, defendia os direitos dos animais.
e48ffe64-0b
UECE 2021 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

A respeito do processo de formação territorial do estado do Ceará, assinale com V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir.

( ) A intensificação do “povoamento” ocorreu no século XVII e se consolidou no XIX, inicialmente por meio das fazendas de gado e da cultura canavieira, cujos pontos de fixação seguiram os vales dos rios.
( ) Os portos de Aracati, Acaraú e Camocim, inicialmente constituíram os centros de convergência da produção regional e irradiação do comércio para o interior: em uma via de mão dupla, exportavam a carne salgada para outros centros de ocupação da colônia e, do exterior, recebiam produtos dos quais necessitavam.
( ) Na segunda metade do século XIX, a economia do Ceará deixou de ser exclusivamente pastoril e passou por uma maior diversificação da produção: o cultivo do algodão. Diante da conjuntura internacional que favoreceu a economia do algodão no estado do Ceará, destacam-se a Guerra da Secessão nos EUA, entre 1861 e 1865, que prejudicou a produção de algodão naquele país, e a Revolução Industrial inglesa, que resultou em alta demanda pelo produto.
( ) A partir da dinamização da cultura algodoeira, em meados da década de 1860, o estado passou a comercializar sua produção com o exterior, o que tornou necessária uma maior e melhor estrutura portuária para atender a exportação. Foi desse modo que, no final do século XIX, Fortaleza firmou sua posição da capital de exportação do algodão, projetando-se em relação às demais cidades cearenses, justamente por centralizar a convergência da rede ferroviária estadual.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

A
F, V, V, V.
B
V, F, V, F.
C
F, V, F, F.
D
V, F, F, V.
e45e2e5e-0b
UECE 2021 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

Atente para o fragmento a seguir:

“[...] buscamos demonstrar os elos existentes entre o ambiente físico e a vegetação do Ceará. A vegetação não surge ao acaso, mas é fruto da ação do clima, dos tipos de solo, do relevo e dos processos histórico-biogeográficos atuando conjuntamente. [...]. De fato, encontramos no Ceará diferentes portes fisionômicos nas caatingas do cristalino, variando de porte arbóreo ao arbustivo e de densidade aberta até fechada, mas todas essas áreas possuem uma flora típica das superfícies cristalinas que as une entre si”.

Moro, M. F. et al. Vegetação, unidades fitoecológicas e diversidade paisagística do estado do Ceará. 2015.

Sobre a compartimentação geoambiental do Ceará, é correto afirmar que os tipos de vegetação associados às unidades de relevo são:

A
planícies fluviais – manguezal; chapadas interiores – manguezal.
B
planície costeira – vegetação de dunas; tabuleiros costeiros – cerrado.
C
maciços residuais – mata úmida sedimentar; planícies fluviais – manguezal.
D
chapadas interiores – mata úmida sedimentar; tabuleiros costeiros – mata úmida de altitude.
affea023-0a
UECE 2021 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

A imprensa local veiculou, no último mês de novembro, que o pesquisador cearense Licínio Nunes de Miranda, em sua pesquisa de doutoramento, encontrou, no cemitério São João Batista, em Fortaleza, o túmulo esquecido do herói nacional Francisco José do Nascimento, desta forma trazendo à tona o importante papel deste personagem

A
no processo que levou à abolição da escravidão no Ceará, ocorrida em 25 de março de 1884, quatro anos antes da Lei Áurea, e que lhe rendeu a alcunha de Dragão do Mar.
B
na Guerra do Paraguai, na qual teve notável participação e encontrou a morte após a batalha de Tuiuti, em 1866, tornando-se o Patrono da Infantaria brasileira.
C
na Revolução Pernambucana de 1817 e na Confederação do Equador, sendo um dos líderes desse movimento em terras cearenses, tornando-se um mártir da Confederação do Equador.
D
na luta contra a varíola que dizimou parte da população cearense nos anos finais do século XIX e no início do século XX, tendo sido também escritor e participante da Padaria Espiritual.
6d825f46-ff
UECE 2019 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

Candidato eleito pela LEC (Liga Eleitoral Católica), Menezes Pimentel foi Governador do Ceará e depois Interventor Federal no Ceará, durante o Estado Novo de Getúlio Vargas, tendo ficado à frente do governo do estado de 1935 até 1945. Atente ao que se afirma a seguir sobre o governo de Menezes Pimentel:


I. Nesse governo se deu o ataque de forças militares à comunidade do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, localizada no Cariri cearense e liderada pelo Beato José Lourenço, que resultou em muitos mortos.

II. Seu governo e sua interventoria ocorreram em um momento de grande pacificação social, o que possibilitou uma boa relação política com seus opositores e o respeito à liberdade de expressão.

III. Eleito em nome da fé, das tradições familiares e da Pátria, quando se tornou interventor, instituiu a delação, a perseguição política e as prisões arbitrárias de inimigos políticos e de intelectuais como Rachel de Queiroz e Jáder de Carvalho.

IV. Sob o comando de Pimentel, foi garantido o funcionamento de lojas maçônicas, centros espíritas e locais de prática de religiões afro-brasileiras, pois prevalecia o ideal do Estado laico.


Está correto o que se afirma somente em

A
I e IV.
B
I e III.
C
II e III.
D
II e IV.
6d783f2a-ff
UECE 2019 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

Considerando a economia cearense do século XIX, no que diz respeito à produção industrial, atente para o seguinte excerto e assinale a opção que o completa corretamente:

“Durante o século XIX, com o avanço da indústria têxtil na Europa, aumentou consideravelmente a demanda pelo produto. A partir de meados do século XIX, a queda na produção de outros fornecedores e a Guerra da Secessão (1861-64) nos Estados Unidos, poderoso concorrente, contribuíram para expandir significativamente a indústria _________________”


COSTA, Maria Clélia Lustosa. Fortaleza, capital do Ceará:
transformações no espaço urbano ao longo do século XIX.
Revista do Instituto do Ceará - 2014, p.94.

A
algodoeira, que dinamizou o comércio da capital, Fortaleza, tornando-a hegemônica na província.
B
de couro, baseada na produção de gado vacum, cuja exportação garantiu a Aracati a hegemonia econômica da província.
C
siderúrgica, sobretudo após a inauguração do Porto do Mucuripe, que deu vazão à grande exploração do minério de ferro proveniente do Cariri.
D
açucareira, que foi fundamental para o desenvolvimento de Fortaleza e das demais cidades de sua região metropolitana.
d43dfc0a-02
UECE 2018 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

A década iniciada em 1980, marcou a política cearense com algumas alterações significativas na estrutura tradicional do poder político local. A esse respeito, atente aos seguintes itens e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso:

( ) eleição de Tasso Jereissati, pelo PMDB, em 1986, a governador do Ceará, quebrando a hegemonia dos coronéis e seus representantes;
( ) vitória de Maria Luiza Fontenele, pelo PT, nas eleições municipais de 1985, primeira mulher eleita prefeita de uma capital de estado no Brasil;
( ) eleição de Marcos Cals, pela ARENA e depois PDS, como senador da república pelo Ceará com um mandato que durou de 1979 até 1985;
( ) vitória de Gonzaga Mota, pelo PDT, em 1989, como candidato de consenso, após a assinatura do Acordo de Brasília por Virgílio Távora, Ciro Gomes e Adauto bezerra.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

A
V, V, F, F.
B
V, F, V, F.
C
F, V, F, V.
D
F, F, V, V.
d40b4389-02
UECE 2018 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

Sobre a produção do território no Ceará, é correto afirmar que

A
as bases de fixação do povoamento deram-se do litoral para o sertão, a partir da pecuária extensiva, das charqueadas e do plantio de algodão, atividades bem adaptadas aos enclaves úmidos de zona da mata.
B
historicamente, a polarização de Fortaleza na rede urbana cearense deve-se ao fato de que a capital nunca dependeu de atividades econômicas tradicionais, como a produção/comércio de algodão, fazendo valer muito mais seu papel de centro turístico.
C
o progresso industrial deu-se a partir da exploração do algodão, razão pela qual a indústria têxtil no estado se desenvolveu mais em Iguatu e Sobral do que em Fortaleza.
D
a importância dada ao plantio do algodão e a implantação da rede ferroviária, no século XIX, provocaram uma mudança hierárquica dos núcleos urbanos cearenses, fazendo Fortaleza desbancar Aracati no comando das relações comerciais do território.
d3e2c7e6-02
UECE 2018 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

Leia atentamente a seguinte descrição da situação da caatinga: “Caatinga intensamente degradada submetida a processos de desertificação e com solos e biodiversidade irreversivelmente comprometidos, [...] exposições rochosas, matacões, solos erodidos com intensa utilização pelo pastoreio extensivo”.

FUNCEME – Fundação Cearense de Meteorologia e
Recursos Hídricos. Zoneamento ecológico econômico
das áreas susceptíveis à desertificação do núcleo II.
Fortaleza. Expressão Gráfica.
2015. p.46.

Considerando a degradação da caatinga e o processo de desertificação no estado do Ceará, analise as seguintes afirmações:

I. O Sertão dos Inhamuns, a região do Baixo Jaguaribe e os Sertões da Região de Irauçuba representam alguns dos principais núcleos em processo de desertificação no estado do Ceará.
II. Dentre as consequências da desertificação estão a migração das populações afetadas para os centros urbanos, o aumento das secas edáficas e o assoreamento de rios e reservatórios.
III. Fatores como o sobrepastoreio, a mineração e o uso intensivo dos solos estão entre as causas do processo de desertificação.

É correto o que se afirma em

A
I e II apenas.
B
II e III apenas.
C
I e III apenas.
D
I, II e III.
c01ed948-b8
UECE 2014 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará, História e Geografia do Município de Fortaleza

Sobre o déficit habitacional em Fortaleza, analise as afirmações a seguir.

I. Fortaleza apresenta um déficit habitacional muito abaixo da média nacional, perdendo apenas para Recife.
II. Um estudo do Ipea, baseado na PNAD-2012, demonstra que houve elevação no déficit habitacional absoluto em Fortaleza.
III. O aumento do número de ocupações indevidas em áreas de risco e invasões não tem relação com o déficit habitacional em Fortaleza.

Está correto o que se afirma apenas em

A
III.
B
I e II.
C
II.
D
I e III.
de0a4c79-b8
UECE 2013 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

O mais extenso compartimento de relevo do Ceará abrange

A
a planície litorânea.
B
a depressão sertaneja.
C
os planaltos sedimentares.
D
as serras do embasamento cristalino.
de0774ef-b8
UECE 2013 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará, História e Geografia do Município de Fortaleza

Considerando os sistemas ambientais naturais que caracterizam o sítio urbano de Fortaleza, as áreas avaliadas como de preservação permanente, com alta vulnerabilidade à ocupação e com rica biodiversidade são

A
os tabuleiros costeiros.
B
as dunas móveis.
C
as planícies fluviomarinhas com manguezais.
D
as faixas de praias.
ce46a1ec-b8
UECE 2012 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro era a maior cidade brasileira entre 1890 e 1900. Nesse período sua população cresceu em torno de 32%. Entre 1900 e 1920, o crescimento populacional continuou em torno de 2,61% ao ano.

SEVCENKO, Nicolau. Literatura como
missão.Tensões Sociais e Criação Cultural na
Primeira República. São Paulo: Companhia das
Letras, 2003.

O crescimento a que se refere o autor ocultava algumas questões estruturais. Atente para o que se diz a esse respeito.

I. O plano geral da cidade, com relevo acidentado e áreas pantanosas, constituía obstáculo permanente à construção de prédios e residências.

II. Havia um alto nível de insalubridade na cidade, com focos endêmicos de varíola, malária e febre amarela.

III. O abastecimento de gêneros, no entanto, era bastante satisfatório, senão a capital não teria suportado o grande número de imigrantes que nela aportavam naquele período.

É correto o que se diz apenas em

A
II.
B
I e II.
C
I e III.
D
III.
d03140f6-c2
UECE 2012 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

“Desta forma, em 1924, com base no Relatório do então Diretor de Higiene Pública do Ceará, Dr. Clóvis Barbosa de Moura, percebia-se o funcionamento de uma máquina de controle médico na capital e no interior.”

PONTE, Sebastião Rogério. Fortaleza Belle Epoque: Reforma Urbana e Controle Social (1860-1930). Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2001. p. 15-122.


Atente para o que se diz acerca da criação de uma rede de controle médico no estado do Ceará, no início da década de 1920, referida no excerto acima.

I. Análises e discursos desse porte são indicativos de que, no período em questão, instaurava-se um movimento médicohigienista, no sentido de operar transformações na saúde pública da capital e do interior do Ceará.

II. É plausível considerar que no Ceará, no período citado, foi difícil a aceitação da chamada medicina científica entre a maioria da população, habituada que estava a uma medicina, digamos, popular e mais acessível.


Sobre as afirmações acima, é correto dizer-se que

A
I é falsa e II é verdadeira.
B
I é verdadeira e II é falsa.
C
ambas são verdadeiras.
D
ambas são falsas.
cdc977e8-b8
UECE 2019 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

Na década de 1930, o Ceará foi marcado política e socialmente por siglas como LCT, COC e LEC. Considerando as organizações identificadas por essas siglas, é correto afirmar que

A
a LEC, Liga Eleitoral Cristã, congregava apenas eleitores ligados aos movimentos libertários do socialismo e do comunismo.
B
a LCT, Legião Cearense do Trabalho, possuía caráter socialista, antifascista e anticlerical, e lutava contra a influência católica na política cearense.
C
os COC, Círculos Operários Católicos, atuavam de forma assistencialista e confessional para promover colaboração entre patrões e empregados.
D
eram caracterizadas por sua origem católica desvinculada de doutrinas como o fascismo e por serem próximas do socialismo.
65874a60-b9
UECE 2016 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

Nos últimos anos do século XVIII e início do século XIX, o Ceará já contava com 24 freguesias e dezesseis vilas. Nesse período, suas vilas mais prósperas eram

A
Aracati, Icó e Sobral.
B
Fortaleza, Aracati e Viçosa do Ceará.
C
Granja, Aquiraz e Crato.
D
Quixeramobim, Aracati e Aquiraz.
655eccf8-b9
UECE 2016 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

A economia do Ceará registrou retração de 5,32% no segundo trimestre de 2015, desempenho muito inferior ao registrado no segundo trimestre de 2014, com relação ao mesmo período de 2013, quando foi verificado um crescimento de 3,04%. No acumulado do ano, observa-se uma queda de 2,14%. Os números do Produto Interno Bruto (PIB) cearense, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no Estado e que serve para medir o comportamento da economia cearense foram divulgados nesta quinta-feira (10), pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Estado (Ipece).

Economia do Ceará tem retração de 5,32% no segundo trimestre, diz Ipece. http://g1.globo.com/ceara/noticia/2015/09/economia-doceara-tem-retracao-de-532-no-primeiro-trimestre-dizipece.html

Dentre as causa desse processo de recessão da economia cearense encontra-se

A
o aumento das importações de roupas e calçados, artigos tradicionalmente produzidos no Ceará.
B
as dificuldades enfrentadas pelo setor pesqueiro que representa a principal indústria do Ceará.
C
a retração de setores como agropecuária, indústria e serviços, acompanhando a tendência brasileira.
D
a diminuição da arrecadação de impostos pelo governo estadual e pelos municípios.