Questõessobre História e Geografia do Estado do Ceará

1
1
Foram encontradas 117 questões
25dd9dfd-7a
ENEM 2022 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

            Foi no século XVIII, nas terras de uma fazenda, que surgiu a Vila Distinta e Real de Sobral. O desenvolvimento da localidade se deu por estar próxima ao Rio Acaraú, que ligava os estados de Pernambuco, Piauí e Maranhão. O tombamento de Sobral trouxe, ainda, como peculiaridade no Ceará o envolvimento dos moradores. Quem passa pela cidade pode ver construções que trazem os estilos coloniais, ecléticos, art déco e vernaculares.


No interior do Ceará, município de Sobral guarda a arte colonial brasileira.

Disponível em: http://portal.iphan.gov.br. Acesso em: 14 jul. 2015 (adaptado).



A condição atribuída ao complexo arquitetônico da cidade, conforme mencionada no texto, proporcionou a 

A
harmonização de espaços sociais.
B
valorização de reservas ecológicas.
C
ampliação de conjuntos residenciais.
D
manutenção de comunidades de pescadores.
E
preservação de artefatos de memória.
628e2549-7a
ENEM 2021 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

    O torém dependia de organização familiar, sendo brincado por pessoas com vínculos de parentesco e afinidade que viviam no local. Era visto como uma brincadeira, um entretenimento feito para os próprios participantes e seus conhecidos. O tempo do caju era o pretexto para sua realização, sendo chamadas várias pessoas da região a fim de tomar mocororó, bebida fermentada do caju.


VALLE, C. G. O. Torém/Toré: tradições e invenção no quadro de multiplicidade étnica do Ceará contemporâneo. In: GRÜNEWALD, R. A. (Org.). Toré: regime encantado dos índios do Nordeste. Recife: Fundaj-Massangana, 2005.


O ritual mencionado no texto atribui à manifestação cultural de grupos indígenas do Nordeste brasileiro a função de

A
celebrar a história oficial.
B
estimular a coesão social.
C
superar a atividade artesanal.
D
manipular a memória individual.
E
modernizar o comércio tradicional.
6be0e85e-75
UECE 2021 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

O período marcado pelo governo de Interventores Federais no Ceará, instituído pelo governo de Getúlio Vargas, mas que perdurou por algum tempo após o fim da ditadura varguista do Estado Novo, estendeu-se de 13 de junho de 1931 até 1º de março de 1947. Nesse período, o estado do Ceará teve um governante eleito por voto universal entre 25 de maio de 1935 e 10 de novembro de 1937. Caracterizado como uma época de disputa entre o PSD e a LEC, parte dele é também marcada por autoritarismo, violência e conservadorismo.


Considerando o período acima descrito, assinale a opção que NÃO corresponde ao nome de um interventor federal no governo do estado do Ceará.

A
Manoel do Nascimento Fernandes Távora
B
Roberto Carlos Vasco Carneiro de Mendonça
C
Paulo Sarasate Ferreira Lopes
D
Francisco de Menezes Pimentel
6bd4df7c-75
UECE 2021 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará, História e Geografia do Município de Fortaleza

Em oposição a Franco Rabelo, um exército de camponeses e jagunços invadiu a cidade de Fortaleza em março de 1914 para garantir a continuidade do controle político da oligarquia aciolina. Esse evento faz parte

A
da Sedição de Pinto Madeira, liderada por Joaquim Pinto Madeira.
B
do Massacre do Caldeirão, comunidade liderada pelo Beato José Lourenço.
C
da Sedição de Juazeiro, liderada por Padre Cícero e Floro Bartolomeu.
D
do banditismo social do cangaço, que tinha a liderança de João Calangro no estado do Ceará.
e4b6d32c-0b
UECE 2021 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

Leia atentamente o seguinte excerto sobre Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião: “Mossoró, no Rio Grande do Norte, foi a maior cidade atacada por Virgolino Ferreira da Silva. Sua ação mais ousada — e sua maior derrota. [...] Em 15 de junho de 1927, chegaram a Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, Ceará, dois dias após deixarem Mossoró. Lampião enviou mensageiro para avisar de sua chegada. A polícia, então, deixou a cidade. O bando entrou em Limoeiro dando vivas ao Governador José Moreira da Rocha [...]. Os chefes políticos mataram um boi para recepcionar os bandidos. O bando comeu, fez orações. A contribuição em dinheiro foi acertada com os líderes locais. Após o pagamento, o bando de Lampião se retirou. [...]”

O Povo online. Ceará foi o refúgio seguro de Lampião. 27/07/2018.

A atitude de certa forma benevolente de Lampião em relação ao estado do Ceará, tornando-o o local que menos sofreu violência de seu bando deve-se

A
ao respeito e a sua devoção a Padre Cícero, bem como ao apoio de políticos locais relevantes como Floro Bartolomeu.
B
ao fato de ele ser natural de Juazeiro do Norte, o que o fez poupar sua terra natal e de seus familiares.
C
ao fato de o Ceará, à época, ser área de atuação dos bandos de Massilon e de João Calangro, que o impediam de atacar no estado.
D
ao temor que sentia da ação das centenas de seguidores do Beato José Lourenço que protegiam as áreas do Cariri cearense.
e4b31262-0b
UECE 2021 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

Em 1922, o Bode Ioiô teve significativa votação para vereador de Fortaleza; em 1959, a rinoceronte Cacareco foi a mais votada para o cargo de vereador de São Paulo, com quase 100 mil votos; e, em 1988, o Macaco Tião recebeu quase 300 mil votos para prefeito do Rio de Janeiro. Esses fenômenos eleitorais se apresentam como característica

A
do processo político durante a república velha, que permitia candidaturas esdrúxulas.
B
do voto de cabresto, no qual os eleitores eram obrigados a votar nos candidatos indicados pelo coronel.
C
do modelo de eleição com voto escrito em cédula impressa em que o eleitor registrava o que bem queria.
D
da liberalidade da sociedade brasileira que, desde o início do século XX, defendia os direitos dos animais.
e45e2e5e-0b
UECE 2021 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

Atente para o fragmento a seguir:

“[...] buscamos demonstrar os elos existentes entre o ambiente físico e a vegetação do Ceará. A vegetação não surge ao acaso, mas é fruto da ação do clima, dos tipos de solo, do relevo e dos processos histórico-biogeográficos atuando conjuntamente. [...]. De fato, encontramos no Ceará diferentes portes fisionômicos nas caatingas do cristalino, variando de porte arbóreo ao arbustivo e de densidade aberta até fechada, mas todas essas áreas possuem uma flora típica das superfícies cristalinas que as une entre si”.

Moro, M. F. et al. Vegetação, unidades fitoecológicas e diversidade paisagística do estado do Ceará. 2015.

Sobre a compartimentação geoambiental do Ceará, é correto afirmar que os tipos de vegetação associados às unidades de relevo são:

A
planícies fluviais – manguezal; chapadas interiores – manguezal.
B
planície costeira – vegetação de dunas; tabuleiros costeiros – cerrado.
C
maciços residuais – mata úmida sedimentar; planícies fluviais – manguezal.
D
chapadas interiores – mata úmida sedimentar; tabuleiros costeiros – mata úmida de altitude.
e48ffe64-0b
UECE 2021 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

A respeito do processo de formação territorial do estado do Ceará, assinale com V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir.

( ) A intensificação do “povoamento” ocorreu no século XVII e se consolidou no XIX, inicialmente por meio das fazendas de gado e da cultura canavieira, cujos pontos de fixação seguiram os vales dos rios.
( ) Os portos de Aracati, Acaraú e Camocim, inicialmente constituíram os centros de convergência da produção regional e irradiação do comércio para o interior: em uma via de mão dupla, exportavam a carne salgada para outros centros de ocupação da colônia e, do exterior, recebiam produtos dos quais necessitavam.
( ) Na segunda metade do século XIX, a economia do Ceará deixou de ser exclusivamente pastoril e passou por uma maior diversificação da produção: o cultivo do algodão. Diante da conjuntura internacional que favoreceu a economia do algodão no estado do Ceará, destacam-se a Guerra da Secessão nos EUA, entre 1861 e 1865, que prejudicou a produção de algodão naquele país, e a Revolução Industrial inglesa, que resultou em alta demanda pelo produto.
( ) A partir da dinamização da cultura algodoeira, em meados da década de 1860, o estado passou a comercializar sua produção com o exterior, o que tornou necessária uma maior e melhor estrutura portuária para atender a exportação. Foi desse modo que, no final do século XIX, Fortaleza firmou sua posição da capital de exportação do algodão, projetando-se em relação às demais cidades cearenses, justamente por centralizar a convergência da rede ferroviária estadual.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

A
F, V, V, V.
B
V, F, V, F.
C
F, V, F, F.
D
V, F, F, V.
affea023-0a
UECE 2021 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

A imprensa local veiculou, no último mês de novembro, que o pesquisador cearense Licínio Nunes de Miranda, em sua pesquisa de doutoramento, encontrou, no cemitério São João Batista, em Fortaleza, o túmulo esquecido do herói nacional Francisco José do Nascimento, desta forma trazendo à tona o importante papel deste personagem

A
no processo que levou à abolição da escravidão no Ceará, ocorrida em 25 de março de 1884, quatro anos antes da Lei Áurea, e que lhe rendeu a alcunha de Dragão do Mar.
B
na Guerra do Paraguai, na qual teve notável participação e encontrou a morte após a batalha de Tuiuti, em 1866, tornando-se o Patrono da Infantaria brasileira.
C
na Revolução Pernambucana de 1817 e na Confederação do Equador, sendo um dos líderes desse movimento em terras cearenses, tornando-se um mártir da Confederação do Equador.
D
na luta contra a varíola que dizimou parte da população cearense nos anos finais do século XIX e no início do século XX, tendo sido também escritor e participante da Padaria Espiritual.
6282968e-ff
URCA 2017 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

“Quantos “cariris” cabem no espaço hoje conhecido pelo mesmo nome? Quantos nomes, vozes e histórias ajudaram a construí-lo como lugar incomum e plural para tantas gerações de intelectuais, artistas, políticos e religiosos? Cariri, espaço simbólico, monumentalizado em narrativas, cantado e poetizado por homens como José Bernardino da Silva, Patativa do Assaré, Manoel Caboclo; esculpido em formas belas e estranhas como as da escola de artistas populares inaugurada por Noza, Ciça do Barro Cru, Nino e tantos outros que se destacaram ao longo do século XX; xilogravado por Stêncio Diniz, José Lourenço, Nilo, dentre outros. Tantas cores, palavras e nuances que, encontrar uma síntese de definição tem sido tarefa complexa a qual muitos dedicaram a vida.” (MENESES, Sônia. Apresentação do livro Cariri, Cariris: outros olhares sobre um lugar (in) comum. MENESES, Sônia (org.). Crato: Universidade Regional do Cariri (URCA); Recife: Imprima, 2016.

Considerando o trecho acima da historiadora Sônia Meneses, é correto afirmar sobre o Cariri e sua história e território: 

A
A palavra Kariri denota a designação de grupos indígenas que, quando da chegada dos colonizadores, habitavam o sul da América Portuguesa e migraram para o sul do atual território do Ceará para fugir dos conflitos com os colonizadores espanhóis; 
B
Considerando o uso feito pela população local no seu cotidiano, a designação Cariri significa exclusivamente os vales altiplanos da Chapada do Araripe; 
C
Segundo a tradição historiográfica fundada pelos historiadores Irineu Pinheiro e José de Figueiredo Filho, o Cariri é uma área à parte do Nordeste, diferente por sua natureza, pelo clima e vegetação, em relação ao restante do sertão nordestino; 
D
A criação do ICC (Instituto Cultural do Cariri) pode ser considerada um marco na produção historiográfica do Cariri, pois o Instituto foi fundado por um grupo de intelectuais preocupados em negar as obras de Irineu Pinheiro e José de Figueiredo e criar uma “nova identidade” para a região; 
E

Um fator importante para o processo de construção da identidade do caririense foi a participação nos movimentos políticos do início do século XIX, quando os principais núcleos familiares da região, tendo como liderança a Dona Bárbara de Alencar, se colocaram em defesa da monarquia portuguesa (1817) e da monarquia brasileira (1824);

6c395b1a-ff
URCA 2017 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

No seu “Livro, ÁGUAS PARA QUE(M): Grandes obras hídricas e conflitos territoriais no Ceará”, o Professor Anderson Camargo Rodrigues Brito, nos presenteia com uma obra que aborda de uma forma crítica a forma de uso e a reprodução das Águas. Discute também, a construção de grandes obras de engenharia hidráulica e os conflitos territoriais. O mesmo fez uma abordagem muito boa sobre os caminhos das águas entre as nascentes e o vale do Cariri. Analisando a Chapada do Araripe e a existência de nascentes, identifique a assertiva que traz informações corretas.

A
A Geomorfologia da Chapada do Araripe, é resultado de processos sedimentares que ocorreram na Era Arqueozoica;
B

A existência de mais de 290 nascentes no sul Ceará é devido a Chapada do Araripe ser divisor de águas dos Rios São Francisco e Parnaíba;

C

Ao nascer na encosta da Chapada do Araripe, o rio Jaguaribe percorre um trajeto aproximado de 633 km, jogando águas nos açudes do Orós e Castanhão, até a sua foz no Oceano Atlântico;

D

A exploração de madeiras como fonte de energia para produção de cerâmicas, deixou de impactar a Chapada do Araripe, depois da obrigatoriedade do plano de manejo regulamentados pelo IBAMA;

E

Seguindo em direção da encosta da Chapada com maiores cotas de altitudes, imóveis e propriedades são negociados por preços mais altos, por estarem mais próximas à mata úmida, nascentes e riachos.

6c1a4abd-ff
URCA 2017 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

A notícia abaixo, deixou todo o Cariri triste!



Rosiane era compositora, cantora, musicista, pesquisadora, doutora em Arqueologia, tendo concluído o seu doutorado em Arqueologia na Universidade Coimbra. A universidade que é uma das mais antigas do mundo criou uma comenda em homenagem a caririense que pesquisava as raízes do homem sertanejo. Na maior parte da vida ajudou na construção do futuro de centenas de crianças e adolescentes.


Para a região do Cariri, ela está imortalizada na existência de uma obra muito importante para preservação da cultura e da arte do Ceará. Sua vida está materializada na existência do(a):

A
Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri, na cidade de Santana do Cariri;
B
Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri na cidade de Nova Olinda;
C
Fundação Museu do Homem Americano, na cidade de São Raimundo Nonato;
D
Museu Histórico José Alves de Figueiredo Filho, na cidade de Crato;
E
Memorial Padre Cícero na cidade de Juazeiro do Norte.
40f10bf6-6a
URCA 2021 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

Sobre a Região Metropolitana do Cariri (RMC) está correto afirmar:


I. A configuração espacial da Região Metropolitana do Cariri, segue a tendência de passagem de um período de urbanização da sociedade para o período de urbanização do território.

II. Possui como centro dinâmico a cidade de Juazeiro do Norte, que de modo radioconcêntrico, consolida uma conurbação física com todas as cidades que integram a RMC.

III. Os indicadores socioeconômicos e de ocupação humana evidenciam forte assimetria entre os municípios da RMC.

IV. A elevada concentração da estrutura de serviços no CRAJUBAR diverge da lógica de metropolização do Brasil, que em geral expande a participação do setor agrário.

V. O fluxo cotidiano entre as cidades de Crato e Juazeiro do Norte caracteriza-se por fortes movimentos pendulares.


A seguir, marque o item correto:

A
I, II e IV
B
II, III, IV e V
C
I, III e V
D
II e III
E
I, II, III, IV e V
40ea003c-6a
URCA 2021 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

O Estado do Ceará abriga uma relativa diversidade de domínios naturais e paisagísticos. Com base no enunciado assinale “V” para verdadeiro e “F” para falso.

( ) As planícies fluviais são formadas por erosão decorrente da ação fluvial.
( ) Os planaltos sedimentares, dentre eles, a Chapada do Araripe corresponde às formações Paleo-mesozóicas.
( ) Nos maciços residuais, as formas de relevo exibem reflexos de eventos tectônico- estruturais remotos.
( ) As depressões sertanejas correspondem às superfícies de aplainamentos, dispostas na periferia dos planaltos sedimentares e/ou embutidos entre os maciços residuais.

A sequência correta é:

A
F, V, V, V
B
V, F, F, F
C
F, V, F, V
D
V, V, V, V
E
F, V, F, F
4049d447-6a
URCA 2021 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

“Dentre todos os espaços organizados por José Lourenço, o de maior visibilidade perante “contemporâneos” e “remanescentes” é o Caldeirão. O Caldeirão foi uma “comunidade” camponesa, que existiu durante 10 anos, onde habitaram aproximadamente 1.700 pessoas. No início, era um pequeno grupo sob a liderança do Beato, em torno da devoção à Santa Cruz. Possuía um sistema de produção e distribuição de bens básicos (víveres, instrumentos, oportunidades de trabalho, moradia e “alimento para o espírito”) com características de autogestão: “tudo era de todos”, e, pressupõe-se, de acordo com entrevistas realizadas com “remanescentes”, que não havia distinção entre dirigentes e executantes do processo de produção”. (CORDEIRO, Domingos Sávio de Almeida. Um Beato líder: Narrativas memoráveis do Caldeirão. P. 43. Imprensa Universitária- UFC, Fortaleza, 2004).


O trecho acima aborda sobre um período da história do Cariri que deixou marcas profundas:


I) José Lourenço Gomes da Silva veio ao Juazeiro em busca do padre Cícero com o intuito de resolver seus problemas, com o passar do tempo estes se tornaram discípulo e mestre, respectivamente.

II) A comunidade do Caldeirão foi destruída por forças militares estaduais em setembro de 1936, sendo uma parte da população presa.

III) No Sítio Baixa Dantas o beato José Lourenço instaurou o culto ao “boi mansinho”, o que levou autoridades políticas e policiais da época à intervir e destruir a comunidade.

IV) O Caldeirão foi a mais importante “comunidade” organizada e liderada pelo beato José Lourenço.


Entre essas afirmativas estão incorretas:

A
Apenas a I.
B
Apenas a II.
C
Apenas a III.
D
I, III, IV.
E
II, III, IV.
402f5482-6a
URCA 2021 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

“Tomado como santo, padrinho e protetor por milhares de sertanejos; sacerdote desobediente e rebelde para grande parte da hierarquia da Igreja Católica; politiqueiro, coronel de batina, cangaceiro, fanatizador, manipulador de mentes e visionário para tantos outros, é o clérigo um dos personagens mais controversos e polêmicos da história contemporânea do Brasil”. (PINHO, Maria de Fátima Moraes. PADRE CÍCERO: ANJO OU DEMÔNIO? Teias de notícias e ressignificações do acontecimento padre Cícero (1870-1915), p.24 - Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós- graduação em História da Universidade Federal Fluminense – UFF - 2019).

Sobre a história do padre Cícero é correto afirmar:

I) Logo após o fenômeno denominado “o milagre da hóstia”, ocorrido em finais do século XIX, a Igreja Católica, juntamente com os fiéis iniciaram uma devoção não oficial, consolidando-o ao longo do século XX.
II) Apesar de alguns estudos afirmarem que padre Cícero teve atuação política significativa em Juazeiro do Norte, este nunca se candidatou a nenhum cargo público.
III) Sobre o padre Cícero, o Juazeiro, as romarias e tudo mais que o envolve, existe um conjunto de trabalhos acadêmicos, publicações em revistas, jornais, cordéis, entre outros.

Entre estas afirmações estão corretas:

A
Apenas a I;
B
Apenas a II;
C
Apenas a III;
D
Apenas a I e III;
E
I, II e III.
6d825f46-ff
UECE 2019 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

Candidato eleito pela LEC (Liga Eleitoral Católica), Menezes Pimentel foi Governador do Ceará e depois Interventor Federal no Ceará, durante o Estado Novo de Getúlio Vargas, tendo ficado à frente do governo do estado de 1935 até 1945. Atente ao que se afirma a seguir sobre o governo de Menezes Pimentel:


I. Nesse governo se deu o ataque de forças militares à comunidade do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, localizada no Cariri cearense e liderada pelo Beato José Lourenço, que resultou em muitos mortos.

II. Seu governo e sua interventoria ocorreram em um momento de grande pacificação social, o que possibilitou uma boa relação política com seus opositores e o respeito à liberdade de expressão.

III. Eleito em nome da fé, das tradições familiares e da Pátria, quando se tornou interventor, instituiu a delação, a perseguição política e as prisões arbitrárias de inimigos políticos e de intelectuais como Rachel de Queiroz e Jáder de Carvalho.

IV. Sob o comando de Pimentel, foi garantido o funcionamento de lojas maçônicas, centros espíritas e locais de prática de religiões afro-brasileiras, pois prevalecia o ideal do Estado laico.


Está correto o que se afirma somente em

A
I e IV.
B
I e III.
C
II e III.
D
II e IV.
6d783f2a-ff
UECE 2019 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

Considerando a economia cearense do século XIX, no que diz respeito à produção industrial, atente para o seguinte excerto e assinale a opção que o completa corretamente:

“Durante o século XIX, com o avanço da indústria têxtil na Europa, aumentou consideravelmente a demanda pelo produto. A partir de meados do século XIX, a queda na produção de outros fornecedores e a Guerra da Secessão (1861-64) nos Estados Unidos, poderoso concorrente, contribuíram para expandir significativamente a indústria _________________”


COSTA, Maria Clélia Lustosa. Fortaleza, capital do Ceará:
transformações no espaço urbano ao longo do século XIX.
Revista do Instituto do Ceará - 2014, p.94.

A
algodoeira, que dinamizou o comércio da capital, Fortaleza, tornando-a hegemônica na província.
B
de couro, baseada na produção de gado vacum, cuja exportação garantiu a Aracati a hegemonia econômica da província.
C
siderúrgica, sobretudo após a inauguração do Porto do Mucuripe, que deu vazão à grande exploração do minério de ferro proveniente do Cariri.
D
açucareira, que foi fundamental para o desenvolvimento de Fortaleza e das demais cidades de sua região metropolitana.
d43dfc0a-02
UECE 2018 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

A década iniciada em 1980, marcou a política cearense com algumas alterações significativas na estrutura tradicional do poder político local. A esse respeito, atente aos seguintes itens e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso:

( ) eleição de Tasso Jereissati, pelo PMDB, em 1986, a governador do Ceará, quebrando a hegemonia dos coronéis e seus representantes;
( ) vitória de Maria Luiza Fontenele, pelo PT, nas eleições municipais de 1985, primeira mulher eleita prefeita de uma capital de estado no Brasil;
( ) eleição de Marcos Cals, pela ARENA e depois PDS, como senador da república pelo Ceará com um mandato que durou de 1979 até 1985;
( ) vitória de Gonzaga Mota, pelo PDT, em 1989, como candidato de consenso, após a assinatura do Acordo de Brasília por Virgílio Távora, Ciro Gomes e Adauto bezerra.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

A
V, V, F, F.
B
V, F, V, F.
C
F, V, F, V.
D
F, F, V, V.
d40b4389-02
UECE 2018 - História e Geografia de Estados e Municípios - História e Geografia do Estado do Ceará

Sobre a produção do território no Ceará, é correto afirmar que

A
as bases de fixação do povoamento deram-se do litoral para o sertão, a partir da pecuária extensiva, das charqueadas e do plantio de algodão, atividades bem adaptadas aos enclaves úmidos de zona da mata.
B
historicamente, a polarização de Fortaleza na rede urbana cearense deve-se ao fato de que a capital nunca dependeu de atividades econômicas tradicionais, como a produção/comércio de algodão, fazendo valer muito mais seu papel de centro turístico.
C
o progresso industrial deu-se a partir da exploração do algodão, razão pela qual a indústria têxtil no estado se desenvolveu mais em Iguatu e Sobral do que em Fortaleza.
D
a importância dada ao plantio do algodão e a implantação da rede ferroviária, no século XIX, provocaram uma mudança hierárquica dos núcleos urbanos cearenses, fazendo Fortaleza desbancar Aracati no comando das relações comerciais do território.