“Dentre todos os espaços
organizados por José Lourenço, o de maior
visibilidade perante “contemporâneos” e “remanescentes” é o Caldeirão. O Caldeirão foi
uma “comunidade” camponesa, que existiu
durante 10 anos, onde habitaram
aproximadamente 1.700 pessoas. No início, era
um pequeno grupo sob a liderança do Beato, em torno da devoção à Santa Cruz. Possuía um
sistema de produção e distribuição de bens
básicos (víveres, instrumentos, oportunidades
de trabalho, moradia e “alimento para o
espírito”) com características de autogestão: “tudo era de todos”, e, pressupõe-se, de acordo
com entrevistas realizadas com
“remanescentes”, que não havia distinção entre
dirigentes e executantes do processo de
produção”. (CORDEIRO, Domingos Sávio de
Almeida. Um Beato líder: Narrativas memoráveis do Caldeirão. P. 43. Imprensa Universitária- UFC, Fortaleza, 2004).
O trecho acima aborda sobre um período da
história do Cariri que deixou marcas profundas:
I) José Lourenço Gomes da Silva veio ao Juazeiro
em busca do padre Cícero com o intuito de
resolver seus problemas, com o passar do tempo
estes se tornaram discípulo e mestre, respectivamente.
II) A comunidade do Caldeirão foi destruída por
forças militares estaduais em setembro de 1936, sendo uma parte da população presa.
III) No Sítio Baixa Dantas o beato José Lourenço
instaurou o culto ao “boi mansinho”, o que levou
autoridades políticas e policiais da época à intervir
e destruir a comunidade.
IV) O Caldeirão foi a mais importante
“comunidade” organizada e liderada pelo beato
José Lourenço.
Entre essas afirmativas estão incorretas:
“Dentre todos os espaços organizados por José Lourenço, o de maior visibilidade perante “contemporâneos” e “remanescentes” é o Caldeirão. O Caldeirão foi uma “comunidade” camponesa, que existiu durante 10 anos, onde habitaram aproximadamente 1.700 pessoas. No início, era um pequeno grupo sob a liderança do Beato, em torno da devoção à Santa Cruz. Possuía um sistema de produção e distribuição de bens básicos (víveres, instrumentos, oportunidades de trabalho, moradia e “alimento para o espírito”) com características de autogestão: “tudo era de todos”, e, pressupõe-se, de acordo com entrevistas realizadas com “remanescentes”, que não havia distinção entre dirigentes e executantes do processo de produção”. (CORDEIRO, Domingos Sávio de Almeida. Um Beato líder: Narrativas memoráveis do Caldeirão. P. 43. Imprensa Universitária- UFC, Fortaleza, 2004).
O trecho acima aborda sobre um período da história do Cariri que deixou marcas profundas:
I) José Lourenço Gomes da Silva veio ao Juazeiro em busca do padre Cícero com o intuito de resolver seus problemas, com o passar do tempo estes se tornaram discípulo e mestre, respectivamente.
II) A comunidade do Caldeirão foi destruída por forças militares estaduais em setembro de 1936, sendo uma parte da população presa.
III) No Sítio Baixa Dantas o beato José Lourenço instaurou o culto ao “boi mansinho”, o que levou autoridades políticas e policiais da época à intervir e destruir a comunidade.
IV) O Caldeirão foi a mais importante
“comunidade” organizada e liderada pelo beato
José Lourenço.
Entre essas afirmativas estão incorretas: