Questõesde UFU-MG sobre Geografia

1
1
Foram encontradas 54 questões
2b5dd5e1-c3
UFU-MG 2019 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Mudanças climáticas, Aquecimento global

“[...] é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra. Parte da energia solar que chega ao planeta é refletida diretamente de volta ao espaço ao atingir o topo da atmosfera terrestre – e parte é absorvida pelos oceanos e pela superfície da Terra [...]. Uma parcela desse calor é irradiada de volta ao espaço, mas é bloqueada pela presença de gases [...] que, apesar de deixarem passar a energia vinda do Sol (emitida em comprimentos de onda menores), são opacos à radiação terrestre, emitida em maiores comprimentos de onda. Essa diferença nos comprimentos de onda se deve às diferenças nas temperaturas do Sol e da superfície terrestre.”

Ministério do Meio Ambiente. Disponível em http://www.mma.gov.br/informma/item/195. Acesso em 25.mar.2019.

O processo descrito acima refere-se

A
ao efeito estufa.
B
ao aquecimento global.
C
à camada de ozônio.
D
à ilha de calor.
2b61f14d-c3
UFU-MG 2019 - Geografia - Geografia Física, Clima

Observe os gráficos e as informações abaixo.



FERREIRA, G. M. L. Atlas geográfico: espaço mundial. 3ª. Ed. São Paulo: Moderna, 2010. p. 113. (Adaptado)


A partir da análise dos gráficos e das características apresentadas, é correto afirmar que os Gráficos I e II representam, respectivamente, os climas

A
Litorâneo Úmido e Tropical de Altitude.
B
Equatorial Subúmido e Litorâneo Úmido.
C
Equatorial Úmido e Subtropical Úmido
D
Litorâneo Úmido e Equatorial Úmido.
2b578021-c3
UFU-MG 2019 - Geografia - Urbanização, Hierarquia urbana

Segundo o IBGE, dentre os 5.564 municípios existentes no país, 4.625 não são considerados centros de gestão. Essas informações foram obtidas por meio de pesquisas realizadas pelo instituto que investigou as principais ligações de transporte em direção aos centros de gestão, bem como os principais destinos dos moradores até as metrópoles para obterem bens e serviços.

https://ww2.ibge.gov.br/home/geociencias/geografia/regic.shtm?c=7. Acesso em 05.fev.2019.

Considerando-se a hierarquia urbana brasileira, é correto afirmar que

A
devido à distância do centro econômico e administrativo do país, as metrópoles regionais, a exemplo de Manaus, têm pouca importância na rede urbana brasileira.
B
a hierarquia entre as cidades deixou de ser relevante devido à homogeneização dos fluxos entre as cidades e ao atendimento às necessidades básicas da população.
C
as populações, que vivem em regiões com redes urbanas menos adensadas, têm o mesmo acesso aos bens devido ao desenvolvimento dos meios de comunicação e de transportes.
D
essa hierarquia apresenta grande concentração de serviços nas metrópoles e nas capitais regionais, o que dificulta o acesso aos serviços públicos essenciais aos moradores de cidades menores.
2b49c6ea-c3
UFU-MG 2019 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

Composto por espécies muito utilizadas e exploradas pela indústria; estende-se por vasta região de terras baixas e pelas costas montanhosas da Europa, da Ásia e da América do Norte, de elevada amplitude térmica anual e por invernos longos e frios; abriga um número relativamente pequeno de espécies vegetais.

O bioma descrito refere-se

A
à Taiga ou Floresta Boreal.
B
às Florestas Temperadas.
C
às Estepes.
D
à Tundra.
2b52d5b1-c3
UFU-MG 2019 - Geografia - Escalas, Cartografia

Escala é um dos elementos fundamentais da cartografia, pois representa a relação entre o tamanho original da área e o tamanho representado no mapa cartografado.
Num mapa, cuja escala é de 1:500.000 e a distância entre duas cidades é representada por 15cm, a distância real entre as duas cidades é de

A
1.500Km.
B
225Km.
C
750Km.
D
75Km.
2b40a493-c3
UFU-MG 2019 - Geografia - Industrialização, Indústria brasileira

A partir da década de 1970, surgiu uma nova forma de organização espacial da indústria, tanto em países desenvolvidos quanto em subdesenvolvidos: os tecnopolos, também denominados no Brasil de Centros de Alta Tecnologia.
A respeito da formação, da importância e da localização dos tecnopolos no Brasil é correto afirmar que

A
esses estão em fase de implantação, visto que há necessidade de ampliar a rede de infraestrutura básica para que esses polos sejam conectados a todo o território nacional.
B
existem dezenas de polos tecnológicos, criados por fatores de atração como, por exemplo, mão de obra barata e disponível à indústria
C
para a instalação de um tecnopolo, há necessidade de que a cidade apresente um forte setor industrial de base, que forneça matéria-prima abundante e um sólido mercado consumidor
D
esses concentram as atividades industriais de alta tecnologia como telecomunicação, aeroespacial, informática e biotecnologia em universidades e em centros de pesquisa e de desenvolvimento.
2b44ec95-c3
UFU-MG 2019 - Geografia - Geografia Física, Clima

A circulação atmosférica resulta da movimentação geral do ar, proporcionada pelo movimento de rotação da Terra e pela desigual distribuição de energia solar. É um movimento de grande escala, responsável pelo aquecimento da superfície terrestre.


Circulação da Atmosfera Terrestre

FERREIRA, G. M. L. Atlas geográfico: espaço mundial. 3ª. Ed. São Paulo: Moderna, 2010. p. 4. (Adaptado)


Considerando-se a circulação atmosférica terrestre, assinale a alternativa correta.

A
Nas latitudes subtropicais, nos dois hemisférios, o ar seco explica a concentração de desertos, situados ao longo da latitude de 30º, devido à grande amplitude térmica anual que caracteriza essas regiões.
B
Na latitude de 60º, em ambos os hemisférios, formam-se zonas de baixa pressão que atraem ventos provenientes das latitudes subtropicais, originando ventos de oeste.
C
O encontro entre os ventos orientais e o ar frio originário dos polos produz a zona de convergência intertropical, de instabilidade climática, que se desloca de acordo com as estações do ano.
D
Nas regiões polares, o ar frio e denso forma um centro de baixa pressão que é atraído para a zona de maior pressão das regiões tropicais, formando o fenômeno da friagem.
2b393411-c3
UFU-MG 2019 - Geografia - Industrialização, Indústria mundial contemporânea

Terceira maior economia mundial da atualidade, o Japão observou um processo de desaceleração econômica, acentuadamente na década de 1990.
A principal causa desse processo deve-se

A
à queda nas exportações dos produtos japoneses destinados a seus vizinhos asiáticos, aos Estados Unidos e à Europa.
B
ao endividamento excessivo das famílias e das empresas, o que produziu um aumento artificial dos imóveis e de outros ativos no final de 1980.
C
à concorrência tecnológica e industrial imposta por países como Vietnã, Malásia e Tailândia, que passaram a dominar o mercado consumidor europeu.
D
ao crescimento demográfico excessivo e à falta de alimentos necessários à população crescente, aumentando a importação de gêneros agrícolas.
96aac028-c3
UFU-MG 2019 - Geografia - Geografia Econômica

    “O capitalismo é uma religião de mero culto, sem dogma. O capitalismo desenvolveu-se no Ocidente como um parasita no cristianismo – não apenas no calvinismo, mas também como deve ser mostrado, nas várias correntes cristãs ortodoxas – de tal maneira que, no final, a história do cristianismo é essencialmente a de seu parasita, o capitalismo”.
BENJAMIN, Walter. O capitalismo como religião. Adaptado de uma conferência de Michael Löwy na USP no dia 29 de setembro. Trad. GONÇALVES L. R. M. In: Folha de S.Paulo, Caderno Mais, domingo, 18 de setembro de 2005.
    
    Segundo Walter Benjamin, o capitalismo não representa apenas, como propõe Max Weber, uma forma de secularização da fé protestante, mas também seria ele próprio uma espécie de culto religioso, que se desenvolve de modo parasitário a partir do cristianismo e acaba por substituí-lo.

    De acordo com os posicionamentos acima, o capitalismo apresenta as seguintes características, EXCETO,

A
ser uma religião cultual, a mais extremada e absoluta já existente, na qual o dinheiro se torna objeto de um culto similar ao dos santos das religiões tradicionais.
B
ser um culto permanente, realizado diariamente, tanto nas bolsas de valores quanto no trabalho mecânico nas fábricas. Esse culto gera angústia tanto naqueles que observam a subida ou a descida das cotações das ações quanto naqueles que trabalham em péssimas condições.
C
ser um culto capitalista, não destinado à expiação de uma culpa embora gerador de mais culpa. Ser uma "culpa" dos humanos por seu endividamento constante com o capital e não ser esperança de expiação permitida ao pobre, permanentemente endividado.
D
ser uma religião cultual na qual o Deus-Mercado concede a todos e da mesma forma igualdade de condições e de oportunidades ao acesso aos bens de consumo. Ele premia seus fiéis com felicidade e com êxtase permanente frente à compra e ao endividamento.
77a8cec4-af
UFU-MG 2010 - Geografia - Categorias de Análise da Geografia, História da Geografia

A Geografia se expressou e se expressa a partir de um conjunto de conceitos que, por vezes, são considerados erroneamente como equivalentes, a exemplo do uso do conceito de espaço geográfico como equivalente ao de paisagem, entre outros.
Considerando os conceitos de espaço geográfico, paisagem, território e lugar, assinale a alternativa INCORRETA.

A
A paisagem geográfica é a parte visível do espaço e pode ser descrita a partir dos elementos ou dos objetos que a compõem. A paisagem é formada apenas por elementos naturais; quando os elementos humanos e sociais passam a integrar a paisagem, ela se torna sinônimo de espaço geográfico.
B
O espaço geográfico é (re)construído pelas sociedades humanas ao longo do tempo, através do trabalho. Para tanto, as sociedades utilizam técnicas de que dispõem segundo o momento histórico que vivem, suas crenças e valores, normas e interesses econômicos. Assim, pode-se afirmar que o espaço geográfico é um produto social e histórico.
C
O lugar é concebido como uma forma de tratamento geográfico do mundo vivido, pois é a parte do espaço onde vivemos, ou seja, é o espaço onde moramos, trabalhamos e estudamos, onde estabelecemos vínculos afetivos.
D
Historicamente, a concepção de território associa-se à ideia de natureza e sociedade configuradas por um limite de extensão do poder. A categoria território possui uma relação estreita com a de paisagem e pode ser considerada como um conjunto de paisagens contido pelos limites políticos e administrativos de uma cidade, estado ou país.
77a54884-af
UFU-MG 2010 - Geografia - Conceitos Demográficos, População, Crescimento

O crescimento demográfico está ligado a dois fatores: crescimento natural ou vegetativo, que corresponde à diferença entre nascimento e óbitos verificada numa população, e a taxa de migração, que é a diferença entre a entrada e a saída de pessoas de um território.
Em relação ao crescimento demográfico, analise as afirmativas abaixo.

I - Pelo princípio malthusiano, a população tenderia sempre a crescer mais do que os meios de subsistência, tornando a fome e a miséria uma realidade inexorável (PG x PA). Uma alternativa lógica para se evitar o desastre populacional seria o controle da natalidade por meio do uso de métodos contraceptivos, aborto, abstinência sexual no casamento etc.

II - Os avanços da medicina, as medidas de avanço da higiene pública e a melhoria do padrão de vida da população possibilitaram uma forte redução da taxa bruta de mortalidade em todo o mundo. Para os neomaethusianos, a queda da mortalidade não tem efeito se não for seguida da redução da taxa de fecundidade, pois impediria o crescimento econômico do país. Por isso, a solução seria o controle da fecundidade, por meio de métodos contraceptivos e esterilização em massa.

III - Uma das consequências da queda da fecundidade brasileira são taxas de crescimento diferenciadas dos vários grupos etários, com taxas menores para os grupos mais jovens. Isto tem resultado numa diminuição do peso da população jovem no país e num aumento da importância do segmento idoso. Esta tendência é chamada de envelhecimento populacional, pois se dá em detrimento da diminuição do peso da população jovem no total, o que acarreta também um aumento da idade média e mediana da população.

Assinale a alternativa correta.

A
Apenas I é verdadeira.
B
I e III são verdadeiras.
C
I e II são verdadeiras.
D
II e III são verdadeiras.
77b24134-af
UFU-MG 2010 - Geografia - Agricultura brasileira, Agropecuária


Analise os mapas apresentados e assinale a alternativa correta.

A
A incorporação das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste na produção de trigo foi possível graças ao processo de resfriamento por que passa a Terra.
B
A produção da região Sul do Brasil diminuiu em decorrência da entrada no mercado brasileiro de trigo importado da Europa.
C
As condições ideais de produção de trigo são encontradas no Sul do Brasil, com temperaturas elevadas durante todo o ano e precipitação anual de 700ml.
D
O desenvolvimento de variedades adaptadas ao clima tropical tem permitido o aumento da produtividade nas áreas do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
77abd458-af
UFU-MG 2010 - Geografia - Geografia Política

As vagas para disputar a Copa do Mundo de Futebol são distribuídas pelas confederações continentais. No entanto, um país que tem seu território totalmente na Ásia é filiado à UEFA (União das Federações Européias de Futebol) desde 1994, tendo disputado as eliminatórias da Europa.

Assinale a alternativa que indica o nome deste país e a razão geopolítica desta participação em uma confederação de outro continente

A
Turquia – Relação de belicosidade latente com países próximos em decorrência do fim do Império Otomano.
B
Israel – Relação de belicosidade latente com países próximos em decorrência dos conflitos árabe-israelenses.
C
Líbano – Relação de belicosidade latente com países próximos em decorrência de ter sido parte do Império Colonial Francês.
D
Moldávia – Relação de belicosidade latente com países próximos em decorrência da extinção da União Soviética.
77a12595-af
UFU-MG 2010 - Geografia - Urbanização, Urbanização brasileira

O índice de urbanização no Brasil é muito elevado, cerca de 80% de toda a população reside em ambientes urbanos. A cidade tornou-se palco das diferenças sociais, onde uma parte das áreas periféricas (aquelas que não são ocupadas pelos condomínios horizontais fechados, por exemplo) sofre com a falta de infraestrutura e serviços básicos. Não bastando isso, a ocupação de áreas irregulares coloca a população de baixo poder aquisitivo em uma efetiva situação de risco, tornando-a vulnerável a situações de desastres, como a que aconteceu no morro do Bumba, em Niterói, no Rio de Janeiro, no início do mês de abril de 2010.

Sobre esse assunto, analise as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA.

A
A expansão urbana baseia-se em dois tipos principais de ocupação habitacional: os loteamentos regulares, com projeto aprovado pelas administrações municipais, e as ocupações irregulares (invasões) de terrenos privados e públicos. As ocupações irregulares têm ocorrido especialmente nas encostas de grande declividade, com a implantação de arruamento precário, sem proteção e moradias precárias.
B
A segunda metade do século XX marcou a aceleração do processo de urbanização no Brasil e, entre as consequências deste processo, destacam-se a formação de regiões metropolitanas, a verticalização e adensamento das áreas já urbanizadas e a expansão urbana para as áreas periféricas.
C
Os processos de expansão urbana, periferização e peri-urbanização têm fortes impactos socioambientais, dentre eles: o aumento das jornadas entre o centro e as áreas periféricas, ocasionando o aumento do trânsito e da poluição do ar; a ausência de saneamento básico e um forte processo de desmatamento e degradação ambiental.
D
A ocupação e a expansão das periferias urbanas são estimuladas pela retenção especulativa de terrenos em áreas mais bem localizadas, cujo acesso é para todos, devido o alto valor a ser pago pelas infraestruturas instaladas. No processo de segregação espacial, o solo urbano torna-se uma mercadoria disputada por diferentes agentes sociais e econômicos urbanos, que utilizam de estratégias mercantis para valorizar todas as áreas do espaço urbano.
779d9ae1-af
UFU-MG 2010 - Geografia - Cartografia, Projeções e Representações

Abaixo estão colocadas três formas de representação cartográfica em relação à superfície de projeção.


Fonte: ROSA, Roberto. Cartografia Básica. Uberlândia: Edufu, 2004.

Sobre as superfícies de projeção apresentadas, é INCORRETO afirmar:

A
Outro tipo de projeção muito utilizada é projeção cônica, que se refere à projeção do globo em um cone imaginário, cujo eixo é coincidente com o eixo da Terra em relação ao Equador. Esta projeção é utilizada principalmente para a representação das regiões do mundo adjacentes ao polo.
B
As projeções cartográficas fornecem mapas que oferecem diversos tipos de ponto de vista do planeta, sendo que cada projeção distorce o tamanho ou a forma dos continentes.
C
A projeção cilíndrica está baseada na projeção do globo sobre um cilindro imaginário de raio e eixo coincidentes com o raio e o eixo relacionados ao Equador. Neste tipo de projeção, as áreas próximas ao Equador possuem suas formas mostradas com precisão, mas as porções mais próximas dos polos são distorcidas inevitavelmente.
D
Resumidamente, a projeção azimutal consiste na projeção do globo sobre um plano imaginário cujo centro é trespassado pelo eixo da Terra em relação ao Equador. Este tipo de projeção mostra as áreas em suas reais proporções, mas esta técnica acarreta a deformação das verdadeiras formas dos continentes e países.
7798afe2-af
UFU-MG 2010 - Geografia - Geografia Física, Clima

Observe abaixo a carta sinótica do Brasil, que evidencia os campos de alta pressão (A) e de baixa pressão (B) sobre o continente. A carta apresenta, ainda, as linhas de mesma pressão (isobaras), que vão de 1010 a 1030 milibar (mb), a propagação de uma frente fria sobre o Brasil central, do centro de mais alta pressão (1030mb) para os de pressões menores (1014 e 1012mb) e, também, o deslocamento de uma frente quente sobre a porção Sudeste do País, além de uma frente fria sobre o litoral do Nordeste.


Fonte: MENDONÇA, F. et all. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007.


Sobre as informações contidas na carta sinótica, assinale a alternativa correta:

A
Os centros de alta pressão de 1030 e 1014 indicados em “A” dificultam a ocorrência de chuvas pelo fato de serem áreas dispersoras de vento.
B
Uma frente fria ocorre quando o ar quente, mais denso e mais pesado, empurra o ar frio para cima e para frente.
C
A frente fria que corta o Brasil de NW a SE deixa o tempo estável, com baixa umidade e nebulosidade reduzida, uma vez que o ar frio é normalmente seco.
D
A frente fria, localizada próxima ao litoral do nordeste, não consegue produzir chuvas nesta região, fato este que explica a seca no semi-árido nordestino.
77950d5f-af
UFU-MG 2010 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

Um dos temas mais controversos no domínio morfoclimático do cerrado é o fogo, seja ele originado de forma natural ou fruto da ação antrópica. Varias pesquisas sobre essa temática foram desenvolvidas no cerrado, e parte delas apresentou resultados positivos da ação do fogo sobre a fauna e a flora do cerrado.
Sobre os aspectos positivos da ação do fogo no cerrado, assinale a alternativa INCORRETA

A
Aceleração da remineralização da biomassa e transferência dos nutrientes minerais nela existentes para a superfície do solo, sob a forma de cinzas.
B
Diminuição do brotamento e floração e alteração do sincronismo do processo de floração após a queimada, possibilitando a polinização cruzada.
C
Quebra da dormência das sementes e, com brusca e rápida elevação da temperatura em uma queimada, aparecimento de fissuras na casca da semente, tornando-a permeável e favorecendo sua germinação.
D
Eliminação de animais velhos e doentes, bem como o fornecimento de alimentos para aves, como os carcarás e as seriemas, que acompanham a queimada, alimentando-se de insetos e répteis atingidos pelo fogo.
7790d1b4-af
UFU-MG 2010 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

O crescimento econômico e populacional no Brasil vem repercutindo diretamente na demanda energética, levando o Governo Federal a financiar construções de barragens para geração de energia elétrica em várias bacias hidrográficas brasileiras. Essa modalidade de produção de energia chegou ao ponto de levar algumas bacias hidrográficas a serem tomadas, quase que totalmente por lagos, como o caso do Rio Iguaçú, afluente do rio Paraná, exposto na figura abaixo, repercutindo em extensas modificações nos processos físico-químicos e biológicos dos rios.



Fonte: BRAGA, B.; REBOLSAS, A. C.; TUNDISI, J.G. Águas doces no Brasil. São Paulo: Escrituras, 2006.

São características dos processos de transformação por que passam esses rios, EXCETO:

A
Alterações no sistema de reprodução de peixes e na fauna e flora das áreas de inundação, causadas pelas modificações no regime hidrológico, na vazão, bem como na migração dos peixes.
B
Alteração no regime hidrológico, tendo como fator positivo o controle de grandes cheias no rio durante o período chuvoso que atinge, principalmente, as populações ribeirinhas.
C
Modificações nos ciclos biogeoquímicos, como retenção de fósforo nas represas, causada pela precipitação do fosfato férrico que, somado à anulação da reoxigenação, pode desencadear o processo de eutrofização.
D
Aumento na retenção de sedimentos nos reservatórios a jusante, interferindo nos ciclos biogeoquímicos e na qualidade da água.
cec92109-af
UFU-MG 2010 - Geografia - Geografia Econômica, Globalização

A mundialização da economia capitalista é um processo que se intensifica nos dias atuais. A formação dos grandes monopólios capitalistas, denominados transnacionais que operam a unificação mundial do capital em diferentes localidades, é a expressão moderna da etapa monopolista do capital mundial como demonstra a figura abaixo.


Fonte: Brasilescola, 2010


Sobre os blocos econômicos comerciais, analise as afirmativas a seguir.


I - O Mercosul (Mercado Comum do Sul) foi criado a partir do Tratado de Assunção, em março de 1991, do qual fazem parte principalmente o Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia. O objetivo deste bloco era promover a livre circulação de bens e de serviços e adotar uma política comercial comum em relação a outros estados ou agrupamentos de estados, utilizando, por exemplo, a redução ou a eliminação de tarifas alfandegárias.

II - A Alca (Área de Livre Comércio das Américas), criada em 1989, pretendia formar uma vasta zona econômica ou zona de livre comércio que englobaria, pelo menos, 35 países do continente (com exceção de Cuba), em qual os Estados Unidos seria o maior beneficiado. Dentre os problemas apresentados para a implantação desse bloco, destaca-se a inflexibilidade dos Estados Unidos em discutir o anti-dumping e os subsídios à agricultura.

III - A União Europeia (UE) foi criada pelo Tratado de Roma (em 1957), mas só recebeu esta denominação em 1994. O objetivo deste bloco era recuperar a economia dos países membros, a partir da livre circulação de mercadorias, serviços, capitais e pessoas e implantação de uma moeda única, o Euro.

IV - A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) surgiu em 1993, como um projeto para criar até 2020, a maior zona de livre comércio do mundo, reunindo mais de 20 países. O grande problema desse bloco são as características muito distintas dos países membros. Compõem este bloco os Estados Unidos, Malásia, Canadá, Vietnã, Filipinas, Coreia do Sul, Chile, Peru, Japão, Austrália, entre outros.


Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

A
As afirmativas I, II, III e IV estão incorretas.
B
As afirmativas I, III e IV estão incorretas.
C
As afirmativas II e IV estão incorretas.
D
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
cebe483a-af
UFU-MG 2010 - Geografia - Sistemas agrícolas, Modernização Agrícola, Agropecuária

Observe as afirmações sobre a produção agropecuária e as novas relações cidade-campo.


I - A grande evolução tecnológica ocorrida com a Revolução Industrial propiciou o aumento da produção, a transição da manufatura para a indústria e a ampliação da divisão do trabalho. A industrialização consolidou a sociedade rural baseada em unidades produtivas autônomas e a subordinação da cidade ao campo, dando lugar a uma sociedade tipicamente rural.


II - Nos países desenvolvidos e industrializados, a produção agrícola foi intensificada por meio da modernização das técnicas empregadas, utilizando cada vez menos mão de obra. Enquanto isso, nos países subdesenvolvidos, as regiões agrícolas, principais responsáveis pelo abastecimento do mercado externo, passam por semelhante processo de modernização das técnicas de cultivo e colheita, mas, aliado a isso, tem-se o êxodo rural acelerado, que promove a expulsão dos trabalhadores agrícolas para as periferias das grandes cidades.


III - De acordo com o grau de capitalização e o índice de produtividade, a produção agropecuária pode ser classificada em intensiva ou extensiva. A agropecuária intensiva ocorre nas propriedades que utilizam técnicas rudimentares, com baixo índice de exploração da terra e, consequentemente, alcançam baixos índices de produtividade. Já as propriedades que adotam modernas técnicas de preparo do solo, cultivo, colheita e, apresentam elevados índices de produtividades são classificadas em extensiva.


IV - Atualmente, observa-se a tendência à grande penetração do capital agroindustrial no campo, tanto nos setores voltados ao mercado externo quanto ao mercado interno. Nesse sentido, verifica-se que a produção agrícola tradicional tende a se especializar não para concorrer com o mais forte, mas para produzir a matéria-prima utilizada pela agroindústria.


Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas. 

A
Apenas II e III.
B
Apenas I, II e III.
C
Apenas I, III e IV
D
Apenas II e IV.