Questõessobre Geografia Cultural

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ENEM 2021 - Geografia - Geografia Cultural

    Eu, Dom João, pela graça de Deus, faço saber a V. Mercê que me aprouve banir para essa cidade vários ciganos — homens, mulheres e crianças — devido ao seu escandaloso procedimento neste reino. Tiveram ordem de seguir em diversos navios destinados a esse porto, e, tendo eu proibido, por lei recente, o uso da sua língua habitual, ordeno a V. Mercê que cumpra essa lei sob ameaça de penalidades, não permitindo que ensinem dita língua a seus filhos, de maneira que daqui por diante o seu uso desapareça.

TEIXEIRA, R. C. História dos ciganos no Brasil.
Recife: Núcleo de Estudos Ciganos, 2008.

A ordem emanada da Coroa portuguesa para sua colônia americana, em 1718, apresentava um tratamento da identidade cultural pautado em

A
converter grupos infiéis à religião oficial.
B
suprimir formas divergentes de interação social.
C
evitar envolvimento estrangeiro na economia local.
D
reprimir indivíduos engajados em revoltas nativistas.
E
controlar manifestações artísticas de comunidades autóctones.
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ENEM 2021 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Geografia Cultural

    Foram esses cientistas Xavante que esclareceram os mistérios da germinação de cada uma das sementes. Eles tinham o conhecimento para quebrar a dormência. O fogo era fundamental para muitas; para outras, o caminho para despertar passava pelo sistema digestivo dos animais silvestres. “Essa planta nasce depois que fazemos a caçada com fogo, diziam eles, esta outra quando a anta caga a semente, aquela precisa ser comida pelo lobo”. Aliando os conhecimentos dos cientistas da aldeia e da cidade, essa área do Cerrado foi recuperada totalmente.

PAPPIANI, A. Tecnologias indígenas: esplendor e captura.
Disponível em: https://outraspalavras.net.
Acesso em: 10 out. 2019 (adaptado).

No texto, a relação socioespacial dos indígenas evidencia a importância do(a)

A
prática agrícola para a logística nacional.
B
cultivo de hortaliças para o consumo urbano.
C
saber tradicional para a conservação ambiental.
D
criação de gado para o aprimoramento genético.
E
reflorestamento comercial para a produção orgânica.
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ENEM 2021 - Geografia - Geografia Cultural

TEXTO I

    Portadoras de mensagem espiritual do passado, as obras monumentais de cada povo perduram no presente como o testemunho vivo de suas tradições seculares. A humanidade, cada vez mais consciente da unidade dos valores humanos, as considera um bem comum e, perante as gerações futuras, se reconhece solidariamente responsável por preservá-las, impondo a si mesma o dever de transmiti-las na plenitude de sua autenticidade.

Carta de Veneza, 31 de maio de 1964. Disponível em: www.iphan.gov.br.
Acesso em: 7 out. 2019.

TEXTO II

    Os sistemas tradicionais de proteção se mostram cada vez menos eficientes diante do processo acelerado de urbanização e transformação de nossa sociedade. A legislação de proteção peca por considerar o monumento, até certo ponto, desvinculado da realidade socioeconômica. O tombamento, ao decretar a imutabilidade do monumento, provoca a redução de seu valor venal e o abandono, o que é uma causa, ainda que lenta, de destruição inevitável.

TELLES, L. S. Manual do patrimônio histórico. Porto Alegre; Caxias do Sul:
Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes, 1977 (adaptado).

Escritos em temporalidade histórica aproximada, os textos se distanciam ao apresentarem pontos de vista diferentes sobre a(s)

A
ampliação do comércio de imagens sacras.
B
substituição de materiais de valor artístico.
C
políticas de conservação de bens culturais.
D
defesa da privatização de sítios arqueológicos.
E
medidas de salvaguarda de peças museológicas.
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ENEM 2021 - Geografia - Geografia Cultural

    De um lado, ancorados pela prática médica europeia, por outro, pela terapêutica indígena, com seu amplo uso da flora nativa, os jesuítas foram os reais iniciadores do exercício de uma medicina híbrida que se tornou marca do Brasil colonial. Alguns religiosos vinham de Portugal já versados nas artes de curar, mas a maioria aprendeu na prática diária as funções que deveriam ser atribuídas a um físico, cirurgião, barbeiro ou boticário.

GURGEL, C. Doenças e curas: o Brasil nos primeiros séculos.
São Paulo: Contexto, 2010 (adaptado).

Conforme o texto, o que caracteriza a construção da prática medicinal descrita é a

A
adoção de rituais místicos.
B
rejeição dos dogmas cristãos.
C
superação da tradição popular.
D
imposição da farmacologia nativa.
E
conjugação de saberes empíricos.
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ENEM 2021 - Geografia - Geografia Cultural

    O protagonismo indígena vem optando por uma estratégia de “des-invisibilização”, valendo-se da dinâmica das novas tecnologias. Em outubro de 2012, após receberem uma liminar lhes negando o direito a permanecer em suas terras, os Guarani de Pyelito Kue divulgaram uma carta na qual se dispunham a morrer, mas não a sair de suas terras. Esse fato foi amplamente O divulgado, gerando uma grande mobilização na internet, que levou milhares de pessoas a escolherem seu lado, divulgando a hashtag “#somostodosGuarani-Kaiowá” ou acrescentando o sobrenome Guarani-Kaiowá a seus nomes nos perfis das principais redes sociais.

CAPIBERIBE, A.; BONILLA, O. A ocupação do Congresso: contra o que
lutam os índios? Estudos Avançados, n. 83, 2015 (adaptado).

A estratégia comunicativa adotada pelos indígenas, no contexto em pauta, teve por efeito

A
enfraquecer as formas de militância política.
B
abalar a identidade de povos tradicionais.
C
inserir as comunidades no mercado global.
D
distanciar os grupos de culturas locais.
E
angariar o apoio de segmentos étnicos externos.
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UECE 2021 - Geografia - Geografia Econômica, Geografia Cultural

No que diz respeito às redes de circulação rodoferroviárias na América do Sul, assinale a afirmação correta.

A
Os constrangimentos físico-geográficos, como as florestas, os rios, a cordilheira e o deserto, determinaram as ligações rodoferroviárias na porção meridional da América, impedindo o desenvolvimento das trocas comerciais entre as nações ao longo dos séculos.
B
No atual cenário de agravamento da crise econômica e redução do papel do Estado enquanto agente financiador das grandes obras de engenharia de circulação, as iniciativas de integração sul-americanas perdem como um todo, uma vez que algumas regiões mais periféricas não despertam interesse imediato do setor privado, sem a necessária intermediação estatal.
C
A histórica ausência de diálogo multilateral entre as nações da porção meridional do continente impediu a elaboração e proposição de políticas de transporte comuns, fundamentais a qualquer iniciativa de política regional comum de integração econômica. 
D
As diferenças culturais, ideológicas e políticas estão na raiz da falta de diálogo e integração econômica entre os povos e nações da América do Sul. Tais diferenças se interpuseram ao pleno desenvolvimento de estratégias comuns no que diz respeito à integração econômica e às redes de circulação continental.
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ENEM 2021 - Geografia - Geografia Econômica, Geografia Cultural

    As atividades mineradoras têm criado conflitos com extrativistas, quilombolas, pequenos agricultores, ribeirinhos, pescadores artesanais e povos indígenas. Em geral, estes sujeitos têm encontrado grande dificuldade de reproduzir suas dinâmicas territoriais depois da instalação da atividade mineradora, nem sempre com reconhecimento do impacto ao seu território pelo Estado e pela empresa, ficando sem qualquer tipo de compensação econômica. Em outros casos, nem a compensação econômica tem sido capaz de evitar o esgarçamento das relações sociais destes grupos que sofrem com a reconstrução abrupta das suas identidades e de suas dinâmicas territoriais.

PALHETA, J. M. et al. Conflitos pelo uso do território na Amazônia mineral. Mercator, n. 16, 2017.


O texto apresenta uma relação entre atividade econômica e organização social marcada pelo(a)

A
escassez de incentivo cultural.
B
rompimento de vínculos locais.
C
carência de investimento financeiro
D
estabelecimento de práticas agroecológicas.
E
enriquecimento das comunidades autóctones.
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ENEM 2021 - Geografia - Geografia Cultural

    Famoso por ser o encantador de viúvas da cidade de Cabaceiras, na Paraíba, Zé de Sila é um contador de histórias parecido com o personagem Chicó, do Auto da Compadecida. Ele defende veementemente que a oração da avó sustentava mais a chuva. “Quando era pequeno e chovia por aqui, ajudava minha avó colocando os pratos emborcados no terreiro para diminuir o vento. Ela fazia isso e rezava para a chuva durar mais”, diz Zé de Sila.

GALDINO, V.; BARBOSA, R. C. Artistas por um dia? João Pessoa: Editora Universitária, 2009.


Ao destacar expressões e vivências populares do cotidiano, o texto mobiliza os seguintes aspectos da diversidade regional:

A
Alianças afetivas conectadas ao ritual matrimonial.
B
Práticas místicas associadas ao patrimônio cultural.
C
Manifestações teatrais atreladas ao imaginário político.
D
Narrativas fílmicas relacionadas às intempéries climáticas.
E
Argumentações literárias interligadas às catástrofes ambientais.
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ENEM 2021 - Geografia - Geografia Política, Geografia Cultural

Vocês que fazem parte dessa massa
Que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber
Ê, ô, ô, vida de gado
Povo marcado
Ê, povo feliz!

ZÉ RAMALHO. A peleja do diabo com o dono do céu. Rio de Janeiro: Sony, 1979 (fragmento).


Qual comportamento coletivo é criticado no trecho da letra da canção lançada em 1979?

A
Militância política.
B
Passividade social.
C
Altruísmo religioso.
D
Autocontrole moral.
E
Inconformismo eleitoral
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ENEM 2021 - Geografia - Geografia Política, Geografia Cultural

Por maioria, nós não entendemos uma quantidade relativa maior, mas a determinação de um estado ou de um padrão em relação ao qual tanto as quantidades maiores quanto as menores serão ditas minoritárias. Maioria supõe um estado de dominação. É nesse sentido que as mulheres, as crianças e também os animais são minoritários.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs. São Paulo: Editora 34, 2012 (adaptado).

No texto, a caracterização de uma minoria decorre da existência de

A
ameaças de extinção social.
B
políticas de incentivos estatais.
C
relações de natureza arbitrária.
D
valorações de conexões simétricas.
E
hierarquizações de origem biológica.
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UNEMAT 2016 - Geografia - Geografia Cultural

“O tédio existe em função da vida sob a coação do trabalho e sob a rigorosa divisão do trabalho. Não teria de existir. Sempre que a conduta no tempo livre é verdadeiramente autônoma, determinada pelas próprias pessoas enquanto seres livres, é difícil que se instale o tédio. Ocorre com ele algo semelhante ao que se dá com a apatia política. A razão mais importante para essa última é o sentimento, de nenhum modo injustificado da população, de que, com a margem de participação na politica que lhes é reservada pela sociedade, pouco podem mudar em sua existência”.

ADORNO, Theodor. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002. (adaptado)

Em relação à atuação politica da população, a situação exposta por Adorno neste texto reflete um sentimento de:

A
impotência derivada da limitada participação das pessoas na vida política.
B
aversão à atuação nas questões de interesse público.
C
revolta contra as instituições públicas.
D
falência do sistema político.
E
natural desinteresse das massas por questões políticas.
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UEMG 2019 - Geografia - Geografia Cultural

Os empreendimentos culturais se concentram preferencialmente nas áreas das cidades onde vivem as classes sociais A e B. As regiões consideradas pouco atrativas para eventos de grande porte geralmente não recebem tais investimentos. Isso revela que existe um processo de seletividade dos empreendimentos culturais, públicos ou privados, no âmbito das cidades.


Um dos critérios que contribuem para a exclusão de uma região na instalação de um empreendimento cultural é a

A
elevada despesa com a aquisição dos imóveis em regiões com renda alta e média.
B
grande concentração de pessoas e incapacidade de atender a todos os residentes.
C
importância do setor financeiro que se sobrepõe aos empreendimentos culturais.
D
menor concentração de renda, devido ao processo de segregação socioespacial.
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UEMG 2019 - Geografia - Geografia Cultural

A tolerância para com os outros, independente da etnia, religião e condição social tem sido um valor associado cada vez mais à capacidade de criatividade dos países, sobretudo nos centros urbanos. A tolerância cultural tem sido um valor associado à concepção de criatividade nos centros urbanos, porque permite

A
considerar o espírito de comunidade e a liberdade de expressão em um grupo social.
B
constatar a intensidade dos nacionalismos e portanto, o grau de exclusão de um país.
C
descortinar a importância da competitividade no conjunto da população de um país.
D
incorporar o grau de xenofobia, ou aversão ao estrangeiro, em uma comunidade.
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ENCCEJA 2019 - Geografia - Geografia Cultural


A culinária brasileira é uma prova viva da riqueza de nosso patrimônio cultural. O quadro apresenta vários exemplos de pratos típicos das regiões do país. Essa variedade existe porque cada região

A
está sob forte influência cultural de uma culinária nacional comum.
B
reinventa continuamente seus pratos típicos, que permanecem, assim, desconhecidos das populações de outras regiões.
C
possui uma tradição culinária resultante de sua história, costumes e peculiaridades naturais.
D
utiliza os ingredientes e temperos criados por um dos segmentos da civilização brasileira: portugueses, índios ou negros.
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EBMSP 2018 - Geografia - Geografia Cultural

• A diversidade cultural são diferenças que existem entre os seres humanos, tais como: linguagem, dança, vestuário, religião e outras manifestação populares. A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo associativo.
• A desigualdade social, no mundo contemporâneo, é um fenômeno que ocorre em quase todos os países do globo terrestre, guardadas suas proporções e dimensões, e é desencadeado, principalmente, pela má distribuição de renda – em uma população na qual se concentra a maioria dos recursos em mãos de uma minoria abastada da sociedade – e falta de investimentos na área social, como educação e saúde.

A relação entre os conceitos de diversidade cultural e desigualdade social se expressa, no Brasil, em uma situação social específica representada

A
por afrodescendentes, cuja precária situação socioeconômica relaciona-se, em grande parte, com o preconceito e a discriminação que sofrem em decorrência de suas origens culturais e do papel que representaram na sociedade brasileira até o fim do século XIX.
B
por portadores de deficiência física e mental, tratados desigualmente quando pleiteiam o acesso a setores sociais específicos, a exemplo da educação e do emprego.
C
por grupos identificados como LGBT, obrigados a se refugiarem em áreas periféricas dos centros urbanos, acusados de transmitirem, por suas opções sexuais, doenças incuráveis e contagiosas às diferentes classes sociais.
D
por grupos religiosos evangélicos que, por adotarem moda, alimentação e estruturas familiares consideradas bizarras, são facilmente reconhecidos e preteridos no acesso ao mercado de trabalho.
E
pelos imigrantes asiáticos e seus descendentes, por formarem grupos fechados que resistem à integração na cultura brasileira, apesar de alcançarem altos índices de prosperidade econômica no Brasil
21a5c656-d5
CESMAC 2016 - Geografia - Geografia Cultural

A Região Nordeste é composta por nove Estados e apresenta grande pluralidade cultural. São manifestações que fazem parte do tradicional folclore alagoano.

A
Bumba meu boi, Frevo e Maracatu.
B
Festa de Iemanjá, Capoeira e Coco.
C
Reisado, Maracatu e Frevo.
D
Capoeira, Afoxé e Lavagem do Bonfim.
E
Bumba meu boi, Reisado e Quilombo.
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UERJ 2015 - Geografia - Geografia Cultural

Sobretudo compreendam os críticos a missão dos poetas, escritores e artistas, neste período especial e ambíguo da formação de uma nacionalidade. São estes os operários incumbidos de polir o talhe e as feições da individualidade que se vai esboçando no viver do povo.
O povo que chupa o caju, a manga, o cambucá e a jabuticaba pode falar com igual pronúncia e o mesmo espírito do povo que sorve o figo, a pera, o damasco e a nêspera?

José de Alencar, prefácio a Sonhos d’ouro, 1872.
Adaptado de ebooksbrasil.org.

De acordo com José de Alencar, a caracterização da identidade nacional brasileira, no século XIX, estava vinculada ao processo de:

A
promoção da cultura letrada
B
integração do mundo lusófono
C
valorização da miscigenação étnica
D
particularização da língua portuguesa
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UERJ 2015 - Geografia - Geografia Cultural

CIDADE MARAVILHOSA

Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil
Berço do samba e de lindas canções
Que vivem n’alma da gente
És o altar dos nossos corações
Que cantam alegremente
(...)
André Filho e Silva Sobreira, 1935

Rio 40 graus

RIO 40 GRAUS
Cidade maravilha
Purgatório da beleza
E do caos
(...)
O Rio é uma cidade
De cidades misturadas
O Rio é uma cidade
De cidades camufladas
Com governos misturados
Camuflados, paralelos
Sorrateiros
Ocultando comandos...
(...)
Gatilho de disket
Marcação pagode, funk
De gatilho marcação
De samba-lance
Com batuque digital
Na sub-uzi musical
De batucada digital
(...)
Fernanda Abreu, 1992


As letras das canções Cidade maravilhosa, de 1935, e Rio 40 graus, de 1992, parecem não retratar a mesma cidade.
As diferentes percepções do Rio de Janeiro, retratadas em cada letra, podem ser associadas, respectivamente, às ideias de:

A
ostentação da beleza natural - reformulação da segurança pública
B
mistificação da relevância política - caracterização da desordem urbana
C
enaltecimento da tranquilidade social - valorização da integração étnica
D
glorificação da identidade local - reconhecimento da diversidade cultural
fa65d544-b6
IF-GO 2010 - Geografia - Geografia Cultural

A unidade do poema mencionado tem como objetivo:

Leia o trecho da música a seguir para responder à questão .

Na cumeeira da serra Ororubá o velho profeta
já dizia
Uma nova era se abre com duas vibras
trançadas
Seca e sangue
Seca e sangue

Herdeiros do novo milênio
Ninguém tem mais dúvidas
O sertão vai virar mar
E o mar sim
Depois de encharcar as mais estreitas veredas
Virará sertão

Antôe tinha razão rebanho da fé

A terra de todos a terra é de ninguém
Pisarão na terra dele todos os seus
E os documentos dos homens incrédulos
Não resistirão a Sua ira

Filhos do caldeirão
Herdeiros do fim do mundo
Queimai vossa história tão mal contada
[...]
E assim na derradeira lua
branca
Quando todos os rios
virarem leite
E as barrancas cuscuz de
milho
E as estrelas tocadeiras de
viola
Caírem uma por uma
Os soldados do rei D.
Sebastião
Mostrarão o caminho
Salve o povo Xucuru. (Profecia do Pajé Cauã).Cordel do Fogo
Encantado.Composição: Lirinha; Clayton Barros. 
A
Retratar a seca na região nordeste, principalmente em Pernambuco.
B
Julgar o sofrimento e conflitos por terras dos povos indígenas.
C
Demonstrar por meio da poeticidade um retrato dos conflitos no campo e nas tribos.
D
Analisar a regionalidade, a culinária e a identidade nordestina.
E
Mostrar que o fim do mundo está caminhando para a proximidade.
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UFV-MG 2018 - Geografia - Geografia Cultural

Leia este fragmento de uma conferência realizada pela artista brasileira Maria Lina no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro, às vésperas da Primeira Guerra:
“Há uma opinião profundamente errada que pediria licença para me opor – a das danças consideradas pouco sérias. Não há danças pouco sérias como não há danças morais. Tudo depende como se dança (...) a dança é alegria. Não tem moral. Nós é que lhe pomos a moral, segundo a nossa educação.”

Fonte: VELLOSO, Mônica Pimenta. A dança como alma da brasilidade: Paris, Rio de Janeiro e o maxixe. Nuevo Mundo-Mundos Nuevos. No. 7, 2007. Disponível em:< http://nuevomundo.revues.org/3709.>. Acesso em 29 maio 2017.

Nesse fragmento, a artista defende que:

A
a dança de salão de matriz clássica e europeia é superior às danças sensuais como maxixe.
B
a dança carrega uma visão estereotipada da sensibilidade moderna com relação aos valores e hábitos culturais.
C
a dança é um dos elementos identificadores das “nacionalidades” e dos limites de uma época, gênero e exibição.
D
a dança constitui espetáculos populares que podem ser apresentados para públicos eruditos, se forem devidamente coreografados.