Questão 870b7f2e-b4
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Leia este fragmento de uma conferência realizada pela artista brasileira Maria Lina no Teatro Fênix, no Rio
de Janeiro, às vésperas da Primeira Guerra:
“Há uma opinião profundamente errada que pediria licença para me opor – a das danças consideradas
pouco sérias. Não há danças pouco sérias como não há danças morais. Tudo depende como se dança (...)
a dança é alegria. Não tem moral. Nós é que lhe pomos a moral, segundo a nossa educação.”
Fonte: VELLOSO, Mônica Pimenta. A dança como alma da brasilidade: Paris, Rio de Janeiro e o maxixe. Nuevo Mundo-Mundos
Nuevos. No. 7, 2007. Disponível em:< http://nuevomundo.revues.org/3709.>. Acesso em 29 maio 2017.
Nesse fragmento, a artista defende que:
Leia este fragmento de uma conferência realizada pela artista brasileira Maria Lina no Teatro Fênix, no Rio
de Janeiro, às vésperas da Primeira Guerra:
“Há uma opinião profundamente errada que pediria licença para me opor – a das danças consideradas
pouco sérias. Não há danças pouco sérias como não há danças morais. Tudo depende como se dança (...)
a dança é alegria. Não tem moral. Nós é que lhe pomos a moral, segundo a nossa educação.”
Fonte: VELLOSO, Mônica Pimenta. A dança como alma da brasilidade: Paris, Rio de Janeiro e o maxixe. Nuevo Mundo-Mundos
Nuevos. No. 7, 2007. Disponível em:< http://nuevomundo.revues.org/3709.>. Acesso em 29 maio 2017.
Nesse fragmento, a artista defende que:
A
a dança de salão de matriz clássica e europeia é superior às danças sensuais como maxixe.
B
a dança carrega uma visão estereotipada da sensibilidade moderna com relação aos
valores e hábitos culturais.
C
a dança é um dos elementos identificadores das “nacionalidades” e dos limites de uma
época, gênero e exibição.
D
a dança constitui espetáculos populares que podem ser apresentados para públicos
eruditos, se forem devidamente coreografados.