Questõesde FATEC sobre Geografia

1
1
Foram encontradas 98 questões
50634ed0-b1
FATEC 2017 - Geografia - População

A Austrália é, em extensão territorial, o sexto maior país da Terra. Localiza-se em uma ilha na Oceania e não faz fronteira terrestre com outro país. Possui uma população de aproximadamente 24 milhões de habitantes.

As maiores concentrações populacionais da Austrália ocorrem nas proximidades do seu vasto litoral leste e sudeste, pois

A
na porção centro-noroeste existem dobramentos modernos que impossibilitam o estabelecimento de cidades pela constante ação de terremotos.
B
a porção centro-oriental do país é habitada por aborígenes que não aceitaram a presença do holandês colonizador e impediram outros assentamentos.
C
na porção centro-sul existe grande quantidade de animais nativos como os ursos, impedindo o estabelecimento de povoações.
D
a porção centro-norte é uma das áreas em que mais chove no planeta, inibindo o crescimento de cidades nesse local.
E
na porção centro-ocidental se localizam grandes desertos, o que dificulta a ocupação humana dessas áreas.
505b66c3-b1
FATEC 2017 - Geografia - Globalização

Leia o texto publicado no jornal eletrônico Observador On Time, de Portugal, em 19 de janeiro de 2017, que apresenta as ideias de Helena Garrido.


“O mundo está mudando e não sabemos bem como. Enquanto a China se mostra como uma grande defensora da globalização, os Estados Unidos e o Reino Unido querem destruir esse processo.

O presidente chinês Xi Jinping defendeu explicitamente a globalização, considerando que os problemas que o mundo hoje enfrenta são o resultado de má governança e não da liberdade de circulação de pessoas, capital, mercadorias e serviços.”

<http://tinyurl.com/hdkb5nu> Acesso em: 25.01.2017. Adaptado.


Esse texto expõe uma contradição que é

A
o fato de o governo comunista chinês defender um processo tipicamente capitalista, enquanto países capitalistas, como Estados Unidos e Reino Unido, estão se retirando de blocos econômicos.
B
o fim dos blocos econômicos clássicos, como a União Europeia, o MERCOSUL e o NAFTA, e o surgimento de outro tipo de bloco econômico, baseado no Índice de GINI dos países membros.
C
a saída do Reino Unido da União Europeia e a entrada desse Reino na Parceria Transpacífico, comandada pela China comunista e pela Rússia, presidida por Wladimir Putin.
D
a adoção do capitalismo pelo governo chinês, ao abraçar o livre mercado, e a adesão do governo estadunidense ao comunismo, por intermédio da eleição de Donald Trump
E
a insistência do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em defender a formação de um bloco econômico com a China, um país comunista, que rechaça tal ideia estadunidense.
505fc67f-b1
FATEC 2017 - Geografia - Geografia Física, Vegetação

A Mata dos Cocais é um tipo de cobertura vegetal presente no Meio-Norte do Brasil, principalmente nos estados do Maranhão e do Piauí. É uma zona de transição entre os biomas Floresta Amazônica, Cerrado e Caatinga.

Nessa área de transição são encontrados alguns tipos de vegetais, dentre os quais se destacam

A
as seringueiras e as bananeiras.
B
as laranjeiras e os pinheiros.
C
as carnaúbas e os babaçus.
D
as catuabas e os juazeiros.
E
as perobas e os jatobás.
50675330-b1
FATEC 2017 - Geografia - Geografia Física, Hidrografia

A navegação oceânica ainda é o principal modo de transporte de carga no planeta Terra. No século XIX, com o intuito de estabelecer uma via de acesso rápido ligando a Europa à Ásia, foi construído o Canal de Suez, que faz a ligação entre os mares

A
Cáspio e Aral.
B
Negro e Morto.
C
Jônico e Tirreno.
D
Báltico e Adriático.
E
Mediterrâneo e Vermelho.
5057fb55-b1
FATEC 2017 - Geografia - Pirâmide etária, População

A pirâmide etária é um gráfico que apresenta a distribuição da população, por faixas etárias, de um determinado lugar, sendo um dos instrumentos para o planejamento de políticas públicas orientadas a grupos populacionais específicos.

Considere a pirâmide etária.


Analisando essa pirâmide etária, podemos afirmar corretamente que

A
as crianças entre 0 e 9 anos correspondem a aproximadamente 14,5 milhões de pessoas, e devem ter o acesso assegurado à educação básica a partir dessa faixa etária.
B
a faixa etária com maior número de brasileiros é a de 15 a 19 anos, faixa estabelecida pela constituição federal para o ingresso obrigatório no mercado de trabalho informal com carteira assinada.
C
o número de adultos de 20 a 59 anos é de 52 milhões de brasileiros, exatamente a metade da população total do país.
D
a partir da faixa de 25 a 29 anos, o número de mulheres supera o número de homens, evidenciando que a taxa de mortalidade de pessoas do sexo masculino é maior que a de pessoas do sexo feminino.
E
o número de idosos de 65 anos ou mais corresponde a 1,2% do total da população brasileira, demonstrando a pequena expectativa de vida do país.
4fc0be1a-b1
FATEC 2017 - Geografia - População, Migrações

Tradicionalmente, o termo dekassegui era utilizado para designar as pessoas que moravam no norte do Japão e que, durante os invernos rigorosos, migravam para o sul do país, em busca de trabalho, regressando após algum tempo.

No fim dos anos 1980 e início dos anos 1990, o termo dekassegui passou a ser utilizado para denominar também os descendentes de japoneses que emigravam para o Japão.

No caso brasileiro, o principal fator que impulsionou o movimento migratório para o Japão foi a

A
ausência de direitos civis durante a transição da ditadura militar para um regime civil, em meados da década de 1980.
B
abertura de milhares de cargos destinados aos brasileiros nos escritórios de multinacionais situadas no Japão.
C
busca por vagas subsidiadas pelo governo brasileiro nas principais universidades japonesas.
D
expectativa de ter um salário pago em dólares, moeda subvalorizada em relação ao iene japonês.
E
grave crise econômica pela qual o Brasil passava nas décadas de 1980 e 1990.
4fb98de4-b1
FATEC 2017 - Geografia - População, Migrações

Em 1908, o navio Kasato Maru aportou no Brasil, trazendo o primeiro de muitos grupos de imigrantes japoneses para o nosso território. O fluxo migratório contínuo transformou o Brasil no país que, atualmente, abriga a maior população de origem japonesa fora do Japão.

Considerando os contextos brasileiro e japonês, entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, assinale a alternativa correta.

A
Refugiados da Guerra Civil Meiji, os japoneses que chegaram ao Brasil tiveram dificuldades para encontrar trabalho, engrossando a massa de desempregados nas grandes cidades e compondo, por muitas décadas, um setor marginalizado da população das metrópoles.
B
A vinda de imigrantes foi parte de um pacote de medidas de cooperação entre os dois impérios, cujo objetivo era o desenvolvimento de tecnologias de mecanização do campo brasileiro.
C
A imigração foi imposta pelo imperador Hirohito em represália aos participantes da chamada Rebelião dos Samurais, que visava a instalação do regime republicano no Japão.
D
A pressão demográfica no Japão e a carência de mão de obra nas lavouras de café paulistas foram os principais fatores responsáveis pela vinda desses imigrantes.
E
Após a explosão das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, milhares de japoneses se dirigiram ao Brasil, fugindo dos horrores da Segunda Guerra Mundial.
3ab019b4-b2
FATEC 2018 - Geografia - Fontes de energia e recursos naturais, Energia

Terras-raras é o nome dado ao conjunto dos dezessete elementos químicos da Tabela Periódica, formado pelos quinze lantanídeos mais o escândio e o ítrio.

Sobre esses elementos químicos e a localização das suas principais reservas mundiais, podemos afirmar corretamente que

A
possuem distintas aplicações em diversos setores da economia, como na silvicultura, na pecuária e na construção civil. As maiores concentrações localizam-se na república da Guiné.
B
são utilizados pelo agronegócio internacional para transformar terras outrora estéreis em terras aptas à utilização agrícola. As principais jazidas estão estabelecidas na Arábia Saudita.
C
suas ocorrências se dão em pequenas concentrações, misturadas a outros minerais, tornando difícil o processo de separação. As maiores reservas mundiais encontram-se na China.
D
ocorrem em áreas super ciais de fácil extração, sendo encontrados em mares rasos, estando associados às jazidas de minerais fósseis. As jazidas mais antigas situam-se no Japão.
E
também são denominados metais raros e encontram-se nas minas de aluvião, sendo separados da rocha por um instrumento chamado bateia. Suas principais reservas estão no Chile.
3ab859d3-b2
FATEC 2018 - Geografia - Industrialização, Histórico

Leia o texto.


Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial (FEM), escreveu, em artigo publicado na “Foreign Affairs”, que:


A 1a revolução industrial usou água e vapor para mecanizar a produção entre o meio do século XVIII e o meio do século XIX.


A 2a revolução industrial usou a eletricidade para criar produção em massa a partir do meio do século XIX.


A 3a revolução industrial usou os eletrônicos e a tecnologia da informação para automatizar a produção na segunda metade do século XX.


Agora, no século XXI, a 4a revolução industrial é caracterizada pela fusão de tecnologias entre as esferas física, digital e biológica.


https://tinyurl.com/y72sm8v5> Acesso em: 17.09.2018. Adaptado.


De acordo com a tendência expressa no texto, a última revolução industrial citada pelo autor caracteriza-se por

A
redes aéreas de comunicação e pela intensifiação do uso do fordismo.
B
viagens interespaciais e pelo grande emprego de carvão mineral.
C
cabeamento telegráfico submarino e pela adoção do taylorismo.
D
computadores a válvula e pela utilização de linhas de produção.
E
internet móvel e pela inteligência artificial.
3aad4359-b2
FATEC 2018 - Geografia - Meio Ambiente na Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural

Leia o texto.

“Há 8 mil anos, o espaço geográfico onde se localiza o Brasil possuía 9,8% das florestas mundiais. Nesse mesmo período, a Europa, sem a Rússia, possuia cerca de 7%; a África quase 11%; e a Ásia, 23,6%.

No início do século XXI, o espaço geográfico onde se localiza o Brasil detinha 28,3% das florestas mundiais. A Europa, sem a Rússia, detinha apenas 0,1%; a África estava com 3,4%; e a Ásia, 5,5%.

Fonte dos dados: MIRANDA, Evaristo Eduardo de. Quando o Amazonas corria para o Pacífico: uma história desconhecida da Amazônia. Petrópolis, RJ. 2 ed.: VOZES, 2007


Relacionando as informações dos dois períodos históricos citados no texto, é correto afirmar que

A
a Europa, sem a Rússia, foi o continente que possuia a maior quantidade de florestas do planeta e, no início do século XXI, possuia a menor área florestada.
B
o ritmo do desmatamento, no território onde o Brasil está situado, foi menor se comparado aos continentes citados.
C
a Ásia e a Europa, sem a Rússia, ao longo dos séculos, aumentaram o tamanho de suas áreas de florestas.
D
a África e a Ásia apresentaram o mesmo ritmo de desmatamento ao longo dos séculos.
E
ao contrário de outras localidades do planeta Terra, não ocorreu desmatamento no Brasil.
3a678242-b2
FATEC 2018 - Geografia - Industrialização, Histórico

Leia o texto.

Muitas invenções e descobertas dessa fase foram fruto de pesquisas científicas sistemáticas realizadas em laboratórios de universidades ou de indústrias. Os empresários passaram a investir no trabalho dos cientistas, buscando inventos que gerassem lucros.

A indústria química, por exemplo, benefiiou-se dessa aproximação, o que resultou na produção de fibras sintéticas, inseticidas, celuloide [...], borracha vulcanizada [...], corantes artificiais, adubos, explosivos [...], entre outros.

DOMINGUES, Joelza Esther. História em Documento. Imagem e texto. 8. 2ªed. São Paulo: FTD, 2013. p.192.

O texto descreve a relação entre ciência e indústria característica da

A
Revolução Agrícola Brasileira (séc. XVI).
B
Revolução Agrícola Europeia (séc. XII–XIII).
C
Primeira Revolução Industrial (séc. XVIII).
D
Segunda Revolução Industrial (séc. XIX–XX).
E
Terceira Revolução Industrial (séc. XXI).
a7dac176-b1
FATEC 2016 - Geografia - Industrialização, Indústria mundial contemporânea

Nas décadas de 1960 e 1970, Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Cingapura passaram por um intenso processo de industrialização e, posteriormente, ficaram conhecidos como Tigres Asiáticos.

Além de mão de obra abundante e barata, esses lugares se caracterizavam por possuir

A
pequenas quantidades de matérias-primas e ter a produção industrial voltada para o mercado externo.
B
reduzida participação estrangeira na produção industrial, assumida por empresas nacionais de capital privado.
C
grandes reservas de matérias-primas para abastecer as indústrias produtoras de bens de consumo duráveis.
D
enorme mercado consumidor, que era abastecido por mercadorias produzidas por indústrias estatais latino-americanas.
E
diversos centros de distribuição de produtos industrializados, que eram fabricados por empresas estatais de capital soviético.
a7ae8d9b-b1
FATEC 2016 - Geografia - Geografia Física, Relevo

O Paraguai é um país que faz fronteira com o Brasil, com a Argentina e com a Bolívia. Possui uma área de 406 750 km² e conta com aproximadamente 6,6 milhões de habitantes. É exportador de produtos agropecuários e de energia elétrica.

Sobre os aspectos físicos e econômicos do Paraguai, é correto afirmar que

A
seu clima predominante é o equatorial, facilitando a expansão da cultura de arroz no país.
B
as planícies ocupam mais da metade do seu território, contribuindo para a atividade pecuária.v
C
seu território é cortado pela Cordilheira dos Andes, um dobramento moderno que contribui para a pobreza de seus solos.
D
seu principal rio é o Paraguai, um afluente do rio Amazonas, que proporciona ao país uma grande atividade pesqueira.
E
as florestas boreais, localizadas no norte do país, ajudam a abastecer as indústrias de papel e celulose do Mercosul.
a7d0e7b1-b1
FATEC 2016 - Geografia - Produção e consumo no Brasil, Energia

Recentemente, diversas empresas especializadas na fabricação de equipamentos utilizados na captação de energia renovável se instalaram no estado da Bahia. Os investimentos nesse setor alcançam aproximadamente 16 bilhões de reais e a expectativa é que a Bahia supere a marca de um gigawatt distribuído até a metade de 2016.

Tal processo ocorre pois esse estado

A
investe na expansão da produção de energia solar na região do Pantanal.
B
precisa ampliar as instalações da termelétrica de Candiota, que abastece Salvador.
C
tem urgência na finalização da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio São Francisco.
D
está em atraso com o cronograma de obras da usina nuclear de Caitité, no sertão baiano.
E
é o segundo maior captador, no Brasil, de energia eólica, cujo aproveitamento encontra-se em vias de ampliação.
a7b75a49-b1
FATEC 2016 - Geografia - Urbanização, Urbanização em países subdesenvolvidos

A música Alagados, composta por Herbert Vianna, João Barone e Bi Ribeiro faz parte do repertório da banda Os Paralamas do Sucesso.

Todo dia,
O sol da manhã vem lhes desafiar
Traz do sonho pro mundo
Quem já não o queria
Palafitas, trapiches, farrapos
Filhos da mesma agonia
E a cidade,
Que tem braços abertos num cartão postal
Com os punhos fechados
Da vida real
Lhes nega oportunidades
Mostra a face dura do mal
Alagados
Trenchtown
Favela da maré
A esperança não vem do mar
Nem das antenas de TV
A arte de viver da fé
Só não se sabe fé em que
A arte de viver da fé
Só não se sabe fé em que
Alagados

A letra da música cita algumas comunidades carentes. Alagados é uma favela de palafitas, em Salvador, Bahia. Trenchtown, uma das maiores favelas da cidade de Kingston, capital da Jamaica. A Favela da Maré, na verdade, designa um bairro formado por um conjunto de mais de 15 favelas na zona norte da cidade do Rio de Janeiro.

Podemos concluir, corretamente, que a letra da música retrata a

A
bucólica vida nas comunidades carentes mencionadas, onde as pessoas não param de sonhar com uma palafita ou mesmo um barraco em Trenchtown.
B
adequada qualidade de vida dos moradores das comunidades carentes mencionadas, proporcionada pelas autoridades citadinas.
C
precária condição de vida dos moradores das comunidades carentes citadas e a dificuldade de alcançar melhores condições de vida.
D
transformação das comunidades carentes citadas em pontos turísticos e a consequente aparição das favelas em cartões postais.
E
esperança de uma vida melhor, que pode ser alcançada por um simples banho de mar ou ao assistir programas de TV.
a7bf3d2a-b1
FATEC 2016 - Geografia - Industrialização, Indústria brasileira

Na década de 1950, o governo brasileiro incentivou a vinda de indústrias automobilísticas estrangeiras, para que elas produzissem veículos no Brasil.

Inicialmente, o lugar escolhido para a instalação dessas fábricas foi a região do ABC (Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul), no estado de São Paulo, devido à

A
predominância do trabalho escravo na região.
B
presença de jazidas de minério de ferro e de alumínio.
C
existência de uma extensa malha ferroviária e metroviária.
D
proximidade do porto de Santos e de um grande centro consumidor.
E
participação dos trabalhadores e do governo do estado na gestão das empresas.
a64ae9e8-b1
FATEC 2016 - Geografia - Coordenadas Geográficas, Cartografia

O Sistema de Coordenadas Geográficas é definido por linhas imaginárias, que têm como objetivo localizar qualquer ponto sobre a superfície terrestre.

No Planeta Marte, um sistema semelhante ao descrito

Viagem sem volta a Marte

     Duzentas mil pessoas se candidataram para participar do projeto Mars One para colonizar o Planeta Vermelho. Representantes de mais de 140 países inscreveram-se para a viagem sem volta, sendo que os Estados Unidos (EUA) lideram em número de candidatos, seguidos por Índia, China, Brasil e Grã-Bretanha.

     A equipe do Mars One garante que a tecnologia disponível já permite viajar para Marte e sobreviver lá. A água, por exemplo, será obtida aquecendo-se as partículas de gelo do subsolo e condensando o vapor resultante em reservatórios específicos. Quando o primeiro grupo chegar a Marte, o sistema de suporte à vida da missão já terá estocado 3 mil litros de água e 120 quilogramas de oxigênio.

     Embora a equipe demonstre constante otimismo, a missão obviamente contém riscos. Os principais, durante o voo de sete meses, são a exposição à radiação e à microgravidade, prejudiciais ao sistema músculo esquelético, e o ambiente hostil de Marte. A radiação, que engloba os raios cósmicos galácticos e solares, é considerada pela NASA (a agência espacial americana) um obstáculo fundamental às viagens espaciais por aumentar o risco de câncer.

     O Southwest Research Institute, dos EUA, calcula que só a viagem até o Planeta Vermelho responde pela absorção de 330 milisieverts de radiação no organismo, o equivalente a uma tomografia de corpo inteiro a cada cinco ou seis dias, durante um ano. Portanto, tanto as naves que levarão os astronautas quanto a base marciana exigirão blindagens bem mais resistentes do que as atuais.

     Uma pergunta crucial em um projeto de tal porte é o custo. As inscrições são pagas. Assistir ao documentário One Way Astronaut (Astronauta sem Volta), disponível no site, também tem um custo. A grande esperança do projeto para obter financiamento é um reality show de tv e internet. Nas palavras do engenheiro holandês Bas Lansdorp, um dos envolvidos à frente do Mars One, “Estamos falando sobre criar um grandioso espetáculo de mídia, muito maior do que os pousos na Lua ou as Olimpíadas.”

<http://tinyurl.com/zp6l8lq> Acesso em: 27.02.2016. Adaptado.
A
pode ser utilizado, uma vez que esse planeta é o maior do sistema solar e o que possui a maior massa.
B
pode ser utilizado, pois esse planeta possui formato aproximadamente esférico, assim como a Terra.
C
não pode ser utilizado, por causa da existência de um intenso campo gravitacional ao seu redor.
D
não pode ser utilizado, já que sua composição atmosférica é diferente da composição encontrada na Terra.
E
não pode ser utilizado, haja vista que esse sistema só pode ser aplicado em um planeta que apresente hidrosfera semelhante à terrestre.
ce73e72c-b0
FATEC 2010 - Geografia - Geografia Econômica

Analise o mapa-múndi (1985-1990).



(ROSS, Jurandyr (org.) Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1996, p. 251.)


Os círculos em destaque no mapa-múndi representam as principais

A
regiões industriais e polos técnico-científicos.
B
áreas de vegetação desértica e semidesértica.
C
zonas francas de livre-comércio e de produção exportadora.
D
áreas sujeitas a vulcanismos e a abalos sísmicos.
E
plataformas de extração de petróleo e de gás.
ce7c61b9-b0
FATEC 2010 - Geografia - Urbanização, Hierarquia urbana

O texto descreve o atual processo social e territorial em Salvador com o termo “gentrificação”. Pelo contexto apresentado, pode-se entender que o termo “gentrificação” designa o processo de

Leia o texto para responder a questão.

A retomada do centro de Salvador
O Pelourinho, no centro histórico de Salvador (BA), contém muitas construções barrocas, belos monumentos e casarões da época colonial. 
A partir de 1940, porém, o bairro foi recebendo migrantes pobres e se tornando um lugar de cortiços. A reação a isso começou em 1975, com as primeiras restaurações e com a indicação, em 1985, do centro de Salvador como ‘Patrimônio Histórico da Humanidade’, pela UNESCO. Uma grande reforma teve início em 1993, com transformações de 16 quarteirões e abertura de dois prédios de estacionamentos. Trata-se de um processo parcial de “gentrificação”, com a implantação politicamente planejada de estabelecimentos comerciais e de serviços – o que ficou conhecido como o Shopping do Pelô – mediante a retirada de 1.967 famílias, através de indenizações (em torno de 2 mil reais), ou sua realocação no loteamento Jardim Valéria II, em Coutos. Em 2004, cerca de 650 famílias ainda permaneciam ou resistiam no local. 
Em seu lugar, além da restauração da monumentalidade e do comércio mais moderno, surgem novas habitações financiadas para a classe média. A reforma mudou o traçado da antiga cidade colonial, transformando-a numa espécie de parque temático. Assim, tem curso um processo de “disneylização” e “gentrificação” da cidade, estimulando seu consumo turístico. 

(Fontes: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2004/01/272861.shtml - acesso em 02.03.2010 e VASCONCELOS, Pedro A. “A Cidade Alta de Salvador: de cidade colonial a ‘Centro Histórico pós-moderno” in: CARLOS, A. e LEMOS, A. (org.) Dilemas urbanos. São Paulo: Contexto, 2003. Adaptado.)
A
migração de populações pobres para a cidade.
B
migração de populações ricas para bairros pobres.
C
transformação da capital baiana em um centro popular de cultura e diversão.
D
revitalização de bairros ricos com melhorias destinadas à maioria dos cidadãos.
E
enobrecimento de áreas degradadas e exclusão social de moradores pobres.
ce70bbb7-b0
FATEC 2010 - Geografia - Industrialização

Os minerais, extraídos da crosta terrestre e transformados industrialmente em metais, pedras e outros componentes, estão entre as principais matérias-primas utilizadas economicamente pela sociedade. Assinale a alternativa que contenha, correta e respectivamente: um metal, o minério do qual pode ser extraído e a forma de sua utilização pela indústria.


A

Metal Mineral Utilização

Mercúrio Hematita Equipamentos elétricos

B

Metal Mineral Utilização

Enxofre Bauxita Ligas metálicas

C

Metal Mineral Utilização

Manganês Pirolusita Fabricação de aço

D

Metal Mineral Utilização

Sal Halita Pigmento para tintas

E

Metal Mineral Utilização

Potássio Magnetita Fibras plásticas