Questõesde UFU-MG sobre Biologia

1
1
Foram encontradas 59 questões
2b0fe4f5-c3
UFU-MG 2019 - Biologia - Embriologia humana, Identidade dos seres vivos

Considerando-se os processos básicos do desenvolvimento embrionário dos animais, analise as afirmativas a seguir.

I. Os tecidos muscular, ósseo e adiposo originam-se das células da endoderme.
II. No embrião de ratos, a fase de flexão captura uma parte do saco vitelínico que fica incorporada ao corpo embrionário. Essa porção originará a notocorda que induzirá a formação do sistema neural central e periférico.
III. Uma bióloga marcou um grupo de células em um embrião de coelho. Ao observar o animal na fase adulta, encontrou marcadas as células neurais. O tecido embrionário, que foi marcado pela pesquisadora, refere-se à ectoderma na fase de gástrula.
IV. Répteis e aves representam exemplos de animais que possuem ovos ricos em vitelo e com segmentação meroblástica discoidal.

Assinale a alternativa que contém somente afirmativas corretas.

A
III e IV.
B
II e IV.
C
I e III.
D
II e III.
2b09ca99-c3
UFU-MG 2019 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida

A partir das informações apresentadas, qual vacina teria uma melhor resposta imunológica contra a dengue?

    Uma determinada empresa disponibiliza quatro possíveis vacinas para a dengue (V1, V2, V3 e V4), que possuem diferentes combinações dos três genes estruturais do vírus da dengue, o gene C, que codifica para uma proteína do nucleocapsídeo viral; o gene M e o gene E, que codificam para proteínas da superfície do vírus, esses estão representados por bandas na composição de cada vacina na Figura 1.

Figura 1

    Juntamente com as potenciais vacinas de DNA, essa empresa realizou um estudo in vivo com 10 camundongos nos quais foram injetadas vacinas com DNA controle e com os genes C, M e E a fim de avaliar a resposta imunológica quanto à produção de anticorpos (Figura 2) e de células T citotóxicas (Figura 3).


GODOY, M. A. F. et al. Estudo de caso: como desenvolver uma vacina de DNA contra a dengue? Genética na escola, v.13, n.2, 2018. p. 144-153. (Adaptado). 
A
V2.
B
V1.
C
V3.
D
V4.
2b05d7f1-c3
UFU-MG 2019 - Biologia - Problemas ambientais e medidas de conservação, Ecologia e ciências ambientais

Em uma expedição ao Parque Estadual do Rio Preto, na região central de Minas, biólogos descobriram uma nova espécie de inseto, a Plectromacronema solaris. Em sua fase imatura, os indivíduos da espécie são exclusivamente aquáticos, habitando riachos de montanhas encachoeirados. Já os adultos se assemelham a pequenas mariposas e voam nas margens de córregos, nas montanhas do Espinhaço meridional. A larva da espécie é sensível a distúrbios no meio aquático e tem sua incidência comprometida em ambientes devastados pela ação do homem, o que facilita a detecção e a definição dos padrões de potabilidade da água.
Jornal do Biólogo – CRBio-04, ed. 72, fevereiro de 2019. (Adaptado).

A identificação da nova espécie e sua relação com a água abrem caminhos para sua caracterização como um bom

A
predador.
B
bioindicador.
C
dispersor.
D
polinizador.
2b0cdcf9-c3
UFU-MG 2019 - Biologia - Classificação biológica, Identidade dos seres vivos

O cladograma hipotético, a seguir, representa um diagrama que indica relações de parentesco entre 10 espécies recentes de seres vivos.


SANTOS, C. M. D. Os dinossauros de Henning: sobre a importância do monofiletismo para a sistemática biológica. Scientiae zudia, São Paulo, v.6, n.2, 2008. p. 179-200. (Adaptado).


Há quantos grupos monofiléticos supraespecíficos existentes para esses táxons?

A
8.
B
7.
C
9.
D
6.
2afcec3e-c3
UFU-MG 2019 - Biologia - A química da vida, Moléculas, células e tecidos

Os polissacarídeos são macromoléculas de carboidratos, polímeros com centenas a milhares de monossacarídeos unidos por meio de ligações glicosídicas.
Sobre os polissacarídeos, são feitas as seguintes afirmações.

I. Amido é um polissacarídeo de armazenamento encontrado nos animais.
II. Os vertebrados armazenam glicogênio, principalmente nas células do fígado e dos músculos.
III. O exoesqueleto dos artrópodes é formado por quitina que é um polissacarídeo com função estrutural.
IV. A celulose é um polissacarídeo estrutural encontrado como principal componente da resistente parede celular que circunda as células dos animais.

Considerando-se as informações acima, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas e assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

A
V, F, V, V.
B
F, V, F, F.
C
F, V, V, F.
D
V, V, F, V.
2b01a622-c3
UFU-MG 2019 - Biologia - Vírus e bactérias, Identidade dos seres vivos

O Truvada é o nome comercial da associação entre duas drogas antirretrovirais (anti-HIV). Nos Estados Unidos, ele já é utilizado pelos adultos desde 2012; no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) o aprovou em 2017. O esquema abaixo representa o seu funcionamento como terapia preventiva.

Acesso em 14.fev. 2019. (Adaptado)
Qual o mecanismo de ação do Truvada?

A
Estimular o organismo a gerar uma resposta imunológica ao HIV.
B
Evitar a entrada do vírus no organismo.
C
Combater as moléculas de DNA viral das células infectadas.
D
Inibir que a replicação do vírus seja completada nas células de defesa.
2af97903-c3
UFU-MG 2019 - Biologia - Introdução ao Estudo dos Animais, Identidade dos seres vivos

Observe o quadro.


Com base nas informações do quadro, assinale a alternativa que apresenta exemplos de animais que, respectivamente, utilizam esses tipos de alimentação.

A
I – baleia; II – serpente; III – lagarta; IV – pernilongo.
B
I – lagarta; II – baleia; III – pernilongo; IV – serpente.
C
I – baleia; II – lagarta; III – serpente; IV – pernilongo.
D
I – pernilongo; II – baleia; III – lagarta; IV – serpente.
2af59302-c3
UFU-MG 2019 - Biologia - Biomas brasileiros, Ecologia e ciências ambientais

As paisagens são dominadas por vegetação baixa e amplamente esparsa. As plantas abrangem suculentas, cactos e euforbiáceas, arbustos profundamente enraizados e ervas que crescem durante períodos úmidos infrequentes. As plantas apresentam adaptações que incluem tolerância ao calor e à dessecação, como também armazenamento de água e redução da área de superfície foliar. São comuns defesas físicas, como espinhos, e defesas químicas com toxinas nas folhas dos arbustos.
A descrição acima refere-se ao bioma terrestre denominado

A
savana.
B
floresta tropical.
C
deserto.
D
tundra.
2aec3f68-c3
UFU-MG 2019 - Biologia - Uma visão geral da célula, Moléculas, células e tecidos

É uma organela proeminente em células vegetais mais velhas; suas funções incluem armazenamento, quebra de subprodutos e hidrólise de macromoléculas.
A qual organela celular refere-se a descrição acima?

A
Cloroplasto.
B
Mitocôndria.
C
Peroxissomo.
D
Vacúolo central.
2af26a06-c3
UFU-MG 2019 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Introdução à genética: 1ª e 2ª leis de Mendel

A fim de refazer os experimentos de Mendel, um pesquisador cruzou uma planta com sementes amarelas lisas (duplamente homozigota dominante) com uma planta pura com sementes verdes rugosas (duplamente homozigota recessiva). Foram produzidas plantas F1. A seguir, o pesquisador realizou a autopolinização de F1, produzindo a geração F2, totalizando 3200 plantas.
Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa que apresenta o número total de plantas com uma característica dominante e uma característica recessiva.

A
1800.
B
1200.
C
600.
D
200.
776a05c0-af
UFU-MG 2010 - Biologia - Sistema Esquelético e Muscular Humano, Identidade dos seres vivos

A base para toda atividade física é a contração muscular. Sem ela, os movimentos inexistem. Observa-se que o íon Ca++ é de fundamental importância nas contrações musculares.
Sobre a ação deste íon na contração muscular, a regulação de sua quantidade no sangue, os hormônios que fazem tal regulação e sua carência, assinale a alternativa correta.

A
A partir da sinapse neuromuscular, o impulso nervoso propaga-se pela membrana da fibra muscular e daí para o retículo sarcoplasmático, fazendo com que o cálcio ali armazenado seja liberado. O cálcio, então, migra para a sinapse, agindo como neurotransmissor, permitindo que um novo impulso no nervo seja conduzido ao ventre muscular, originando nova contração. Cessadas as contrações musculares, o cálcio é reabsorvido pelos rins e integralmente eliminado pela urina.
B
O paratormônio é produzido pelas paratireóides e é o responsável por retirar o cálcio dos ossos e lançá-lo no sangue quando sua concentração está baixa. O excesso deste hormônio pode causar fragilidade dos ossos e cálculos renais.
C
Durante a atividade física, como a contração muscular está sendo mais exigida, muito cálcio é retirado dos ossos, para que seja utilizado na ação da musculatura. Desta forma, o excesso de atividade física resulta em enfraquecimento dos ossos, pois a calcitonina estará retirando muito cálcio de sua reserva, para conduzi-lo à ação praticada durante a atividade física.
D
Quando existe grande quantidade de hormônios que regulam a taxa do cálcio no sangue, este íon sempre será retirado em excesso. Tanto o excesso quanto a falta de cálcio, ofertado para a contração muscular, resultará num quadro clínico conhecido como tetania, que é o relaxamento de todos os músculos do corpo num mesmo momento.
7766481c-af
UFU-MG 2010 - Biologia - Hábitos alimentares e exercícios físicos, Qualidade de vida das populações humanas

Sabe-se que a atividade física é algo de muita importância para a saúde física e mental. Durante a realização desta saudável prática, vários sistemas do corpo humano são utilizados.
Sobre estes sistemas e suas inter-relações, leia as afirmativas abaixo.

I - Quando nos exercitamos, as células musculares passam a respirar mais, buscando obter mais energia para seu trabalho adicional.

II - O aumento da respiração celular leva à liberação de mais gás carbônico pelas células, o que eleva a concentração desse gás no sangue. Como resultado dessa elevação, o sangue torna-se mais ácido.

III - O aumento de acidez no sangue, devido à elevação da concentração de gás carbônico, estimula os centros respiratórios encefálicos localizados no bulbo (medula oblonga) a orientarem o aumento da frequência respiratória, objetivando a obtenção de mais oxigênio.

IV - Para que o oxigênio inspirado seja conduzido às células musculares que dele necessitam, tem-se uma aceleração do coração (taquicardia). Assim, o sangue circula mais rápido, levando com maior rapidez o oxigênio até as regiões que dele necessitam.

V - Em uma situação em que o organismo está realizando atividades físicas, o controle da frequência (ritmo) respiratória e cardíaca é involuntário, e, como tal, é controlado pelo Sistema Nervoso Autônomo, cuja porção simpática leva ao aumento, e a porção parassimpática leva à redução destas frequências.

Assinale a alternativa correta.

A
Todas as afirmativas estão corretas e se relacionam.
B
Apenas II e IV estão corretas.
C
Apenas IV e V estão corretas.
D
Apenas I e II estão corretas.
7763325e-af
UFU-MG 2010 - Biologia - Sistema Circulatório Humano, Identidade dos seres vivos

Durante a realização de atividade física, é natural que ocorra um aumento da pressão arterial. Esse aumento fisiológico difere do quadro de hipertensão durante atividades cotidianas e até quando se está em repouso. Por ser um quadro patológico e de evolução silenciosa, merece atenção e correta interpretação.

Considerando uma pressão arterial de 120mm Hg por 80 mm Hg, assinale a alternativa correta.

A
No momento da sístole ventricular, a força que o sangue exerce na parede do vaso para passar pela área (artéria) comprimida (obliterada), como resultado do enchimento da bolsa de ar inflável que envolve o braço, é de 120 mm Hg, representado no manômetro.
B
No momento da sístole atrial, a força que o sangue exerce na parede do vaso para passar pela área (artéria) comprimida (obliterada), como resultado do enchimento da bolsa de ar inflável que envolve o braço, é superior a 120 mm Hg.
C
A bolsa de ar inflável que comprime o braço, quando exerce uma pressão acima de 120 mm Hg, já permite um fluxo de sangue durante a diástole.
D
A bolsa de ar inflável que comprime o braço, quando exerce uma pressão abaixo de 80 mm Hg, não permite um fluxo de sangue durante a sístole atrial.
775fcaa4-af
UFU-MG 2010 - Biologia - IST´s e Métodos contraceptivos

Nos dias atuais, nota-se que a liberdade sexual é algo comum e que vem sendo disseminada em várias culturas. É importante ressaltar que, além de uma gravidez indesejada, o risco de se adquirir doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) aumenta quando a prática sexual acontece de maneira desprotegida. Tendo em vista que as DSTs são tratadas de diferentes maneiras, analise as tabelas abaixo e assinale a opção que, corretamente, as correlaciona.

Tabela 1
DST
A Aids
B Sífilis
C Herpes genital

Tabela 2
REINO A QUE PERTENCE O AGENTE CAUSADOR
1 Monera
2 Fungi
3 Protista

Tabela 3
TRATAMENTO
I Aguardar a reação do sistema imunológico sem uso de medicação
II Administração de soros e vitaminas
III Antibiótico

A
C – 3 – I
B
A – 2 – II
C
B – 1 – III
D
A – 3 – I
775cedfd-af
UFU-MG 2010 - Biologia - Ciclo Celular, Moléculas, células e tecidos

O ciclo celular é um processo fisiológico que acontece todos os dias na dinâmica de funcionamento do corpo humano. Seja na reparação, formação ou renovação de tecidos, ou ainda na formação de gametas, a atividade celular é intensa.
Neste processo, são eventos do ciclo celular:

I - Condensação máxima dos cromossomos.

II - Reorganização do nucléolo.

III - Duplicação dos cromossomos.

IV - Separação das cromátides-irmãs.

Os eventos acima citados correspondem, respectivamente, a:

A
Prófase, fase S da intérfase, telófase, anáfase.
B
Fase S da intérfase, prófase, metáfase, telófase.

C
Metáfase, telófase, fase S da intérfase, anáfase.
D
Metáfase, anáfase, prófase, telófase.
775a1952-af
UFU-MG 2010 - Biologia - Sistema Respiratório Humano, Identidade dos seres vivos

Para que um velocista (atleta corredor de 100 metros) e um maratonista (atleta que chega a correr 10 km) tenham um bom desempenho em suas competições, é necessário que a fonte de energia para atividade muscular seja adequada.
As células musculares esqueléticas do velocista e do maratonista utilizam como fonte de energia, respectivamente: 

A
Reserva de ATP e fosfocreatinina.
B
Reserva de ATP e sistema aeróbio.
C
Sistema aeróbio e fosfocreatinina.
D
Sistema aeróbio e reserva de ATP. 
77540701-af
UFU-MG 2010 - Biologia - Gimnospermas e Angiospermas, Identidade dos seres vivos

A banana é um fruto partenocárpico que, por ser rico em potássio, é consumido pelos principais atletas do mundo. Analise as seguintes afirmativas:

I - O fenômeno da partenogênese pode ocorrer tanto em plantas como em animais.

II - Por não possuírem sementes e serem formadas em cachos, na parte superior do caule, as bananas estão classificadas no grupo das pteridófitas de frutos múltiplos, ou de infrutescência.

III - O potássio é um eletrólito importante nos processos de contração muscular, na transmissão nervosa e no equilíbrio de fluidos no organismo.

IV - A maturação de bananas pode ser retardada quando essas são armazenadas em câmaras com alta concentração de gás carbônico. Ao contrário, o amadurecimento será mais rápido ao serem armazenadas em ambientes com alta concentração de etileno.

Assinale a alternativa correta.

A
Apenas I, II, e IV são verdadeiras.
B
Apenas I, II, e III são verdadeiras.
C
Apenas II, III, e IV são verdadeiras.
D
Apenas I, III e IV são verdadeiras.
7750536b-af
UFU-MG 2010 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida

Em uma olimpíada, a ausência de corpúsculo de Barr (cromatina sexual) nas células interfásicas da mucosa bucal pode ser um critério utilizado para a exclusão de atletas de uma competição feminina. Sabendo-se que o corpúsculo de Barr corresponde a um cromossomo X inativo (heterocromatina), analise as seguintes afirmativas:

I - Nas mulheres (assim como nas fêmeas dos mamíferos em geral), o cromossomo X inativo é, preferencialmente, o cromossomo X de origem paterna.

II - A ausência de cromatina sexual, nas células interfásicas da mucosa bucal, permite detectar mulheres com cariótipo masculino (46, XY) que possuem mutação ou deleção no gene SRY.

III - A inativação do cromossomo X faz com que a quantidade de genes ativos nas células das fêmeas dos mamíferos seja igual à quantidade de genes ativos nas células dos machos. A esse mecanismo dá-se o nome de compensação de dose.

IV - O exame de corpúsculo de Barr permite detectar precocemente indivíduos aneuplóides com cariótipos: 45, X; 47, XXY; e 47, XYY.

Assinale a alternativa correta.

A
Apenas I e III são verdadeiras.
B
Apenas I e IV são verdadeiras.
C
Apenas II e III são verdadeiras. 
D
Apenas II e IV são verdadeiras.
77571916-af
UFU-MG 2010 - Biologia - Estudo dos tecidos, Moléculas, células e tecidos

Durante uma corrida, um atleta sofreu uma lesão na musculatura esquelética. Com relação ao reparo deste tecido, assinale a alternativa correta.

A
A musculatura esquelética tem capacidade limitada de regeneração, que depende da participação de células satélites.
B
A musculatura esquelética tem capacidade limitada de regeneração e a mitose das fibras musculares preexistentes permite a regeneração deste tecido.
C
A musculatura esquelética tem alta capacidade de regeneração, que depende da proliferação de células do tecido conjuntivo que envolve as fibras musculares esqueléticas.
D
A musculatura esquelética não possui nenhuma capacidade de regeneração e em toda lesão deste tecido ocorre a formação de uma cicatriz.
774bcc65-af
UFU-MG 2010 - Biologia - Evolução biológica, Origem e evolução da vida

Por meio da anatomia e da embriologia comparadas, é possível verificar que os ossos dos membros anteriores de alguns vertebrados têm origem evolutiva comum, embora possam desempenhar funções diferentes. Nas aves, por exemplo, esses ossos atuam no voo, enquanto, no homem e na baleia, podem ser usados para a natação. Por outro lado, as asas dos insetos e das aves têm origem evolutiva e embrionária diferentes, mas têm a mesma função (voo).

Com relação à origem evolutiva e à função desempenhada, assinale a alternativa correta.

A
As asas dos insetos e as asas das aves são estruturas homólogas.
B
As estruturas análogas podem, por mutação, ser transformadas em estruturas homólogas.
C
Os membros superiores do homem, membros anteriores da baleia e as asas das aves são estruturas homólogas.
D
As asas dos insetos são análogas aos membros superiores do homem.