Questõesde UFJF sobre Biologia

1
1
Foram encontradas 15 questões
b1970bdf-b4
UFJF 2016 - Biologia - Estrutura e fisiologia da Membrana Plasmática, Moléculas, células e tecidos

 A pressão de turgência mantém a célula vegetal em sua forma, impedindo a plasmoptise. Quanto ao processo da osmose em células vegetais, assinale a alternativa CORRETA

A
em meio externo hipertônico a membrana plasmática impede a plasmólise.
B
a turgência, que tem auxílio do vacúolo, ajuda na sustentação das folhas.
C
em meio externo hipertônico ocorre entrada passiva de água nas células vegetais.
D
em meio externo hipertônico a célula vegetal murcha, resultando na plasmólise com ruptura da parede celular.
E
a pressão osmótica e a pressão de turgência só atuarão na forma da célula, mas não no conteúdo do vacúolo.
b19b5dc8-b4
UFJF 2016 - Biologia - Estudo dos tecidos, Moléculas, células e tecidos

Em relação ao tecido conjuntivo, leia as afirmativas a seguir:


I. É o mais diversificado de todos, com ampla distribuição pelo corpo dos animais; apresenta-se com diversos aspectos e funções.

II. Sendo uma estrutura complexa, pode ser formado por vários tipos de fibras como colágenas, elásticas e reticulares.

III. A doença escorbuto ocasiona uma degeneração dos tecidos conjuntivos.

IV. O sangue é considerado um tecido conjuntivo cujas células estão imersas no plasma sanguíneo.

V. O tecido conjuntivo que resiste a forças da tração é o tipo de tecido denso não modelado.

Assinale a alternativa com as afirmativas CORRETAS:  

A
I, II, III, IV e V.
B
somente I, II e IV.
C
somente I, III e IV.
D
somente I, II, III e IV.
E
somente I, III, IV e V.
b19eb65c-b4
UFJF 2016 - Biologia - Fotossíntese, Moléculas, células e tecidos

Uma jovem comeu um lanche que continha pão, alface, tomate, queijo e carne bovina, além de óleos vegetais no molho. Nas próximas horas seu corpo irá utilizar a energia proveniente desses alimentos. Em relação a isso, assinale a alternativa CORRETA

A
a quantidade de energia química que a jovem obteve ao comer o queijo e a carne é a mesma quantidade que os bovinos adquirirem ao comer suas rações.
B
para a produção do pão foi utilizado o trigo, cujas moléculas de clorofila transferiram a energia luminosa do sol, sob a forma de energia química, para moléculas de ATP na etapa química da fotossíntese.
C
o tomate é um dos alimentos que forneceu a glicose que entra na mitocôndria para a realização do Ciclo de Krebs.
D
a alface é um vegetal capaz de aproveitar gás carbônico e água para produzir substâncias orgânicas que lhes servem de alimento, utilizando a luz solar como fonte de energia.
E
para a produção, pela indústria panificadora, do pão desse sanduíche foi realizado um processo de respiração aeróbia por bactérias.
b1a2aaf7-b4
UFJF 2016 - Biologia - Núcleo interfásico e código genético, Moléculas, células e tecidos

 O diagrama a seguir representa um nucleotídeo de DNA com as subunidades X, Y e Z.


Assinale a alternativa CORRETA que identifica o nucleotídeo acima como sendo um monômero do DNA:

A
X é uma ribose.
B
Y é um fosfato.
C
Z é uma Timina.
D
X é uma Uracila.
E
Z é um nucleosídeo.
b192ef9e-b4
UFJF 2016 - Biologia - Uma visão geral da célula, Moléculas, células e tecidos

O Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2016 foi para uma área bastante fundamental das Ciências Biológicas. O japonês Yoshinori Ohsumi foi escolhido pela sua pesquisa sobre como a autofagia realmente funciona. Trata-se de uma função ligada ao reaproveitamento do “lixo celular” e também ligada a doenças. Fonte: texto modificado a partir de

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2016/10/18192 88-japones-vence-nobel-de-medicina-por-pesquisa-sobre-aautofagia.shtml de 03/10/2016.


Acesso em 16/10/2016. Tanto no processo de autofagia, quanto na heterofagia, os ____________________ atuam realizando a digestão intracelular. De acordo com o tipo de célula, após o processo de digestão, forma-se o _____________________, que pode ser eliminado por ______________________ ou ficar retido indefinidamente no citoplasma da célula.


Assinale a alternativa com a sequência CORRETA que completa os espaços tracejados:  

A
fagossomos, peroxissomo, pinocitose.
B
lisossomos, corpo residual, clasmocitose.
C
ribossomos, vacúolo digestivo, fagocitose.
D
glioxissomos, lisossomo, clamocitose.
E
lisossomos, fagossomo, pinocitose.
6c6a971a-b5
UFJF 2018 - Biologia - Vírus e bactérias, Identidade dos seres vivos

Microrganismos incluem seres eucariotos, como algas e ciliados, e procariotos, como arqueias e bactérias gram-positivas e gram-negativas. A parede celular destes microrganismos possui características específicas. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA:

A
Animais microscópicos não possuem parede celular.
B
Nas algas, a parede celular é constituída de glicoproteínas, polissacarídeos e hemicelulose.
C
Em arqueias, a parede celular é constituída de polissacarídeos e proteínas, mas não apresenta peptidioglicanos.
D
As bactérias gram-positivas possuem uma segunda membrana lipoprotéica na parede celular, com polissacarídeos incrustados.
E
As bactérias gram-negativas possuem uma fina camada de peptidioglicano na parede celular.
6c5c785d-b5
UFJF 2018 - Biologia - Ciclo Celular, Moléculas, células e tecidos

O ciclo celular é um período entre o surgimento de uma célula por divisão celular até o momento em que esta célula se dividirá novamente para a geração de células filhas. Na maior parte do ciclo celular a célula encontra-se na fase de ______________________. Esta fase é ainda dividida em três períodos, sendo que no período_____________ ocorre a replicação (duplicação) do material genético destas células que já foram estimuladas a entrar em divisão. No processo de divisão celular, que é subdividido em 4 fases, ocorrem eventos marcantes que identificam estas fases, como a segregação das cromátides (cromossomos) irmãs para polos opostos durante a fase de _______________.

Assinale a alternativa cuja sequência CORRETA completa os espaços tracejados:

A
Replicação do DNA, G2, prófase.
B
Intérfase, S, anáfase.
C
G2, G1, anáfase.
D
Prófase, S, telófase.
E
Intérfase, G1, metáfase
6c5f79f5-b5
UFJF 2018 - Biologia - Estudo dos tecidos, Moléculas, células e tecidos

O consumo abusivo de álcool e o uso de maconha, cocaína e outras drogas ilícitas são considerados sérios problemas de saúde pública, já que prejudicam o funcionamento do sistema nervoso dos usuários. O consumo dessas drogas altera a transmissão do impulso nervoso, afetando a comunicação entre os neurônios em regiões específicas do cérebro. Sobre o funcionamento do tecido nervoso assinale a alternativa INCORRETA:

A
Os neurônios são as células fundamentais do tecido nervoso, portanto, problemas no seu funcionamento podem prejudicar o raciocínio, o aprendizado e a memória.
B
Neurotransmissores são substâncias químicas responsáveis pela comunicação entre os neurônios.
C
Dopamina, acetilcolina e noradrenalina são exemplos de neurotransmissores cujas produção e liberação podem ser afetadas pelo uso de drogas.
D
O consumo de álcool afeta o funcionamento normal dos neurônios, podendo levar à sonolência e diminuição dos reflexos, além da perda da coordenação motora.
E
Os neurônios se conectam por meio de pontos de contato entre si, denominados “pontes de hidrogênio”, onde ocorre a liberação de mensageiros químicos chamados de “hormônios”.
6c62946f-b5
UFJF 2018 - Biologia - Introdução aos estudos das Plantas, Identidade dos seres vivos

O caule das plantas apresenta o meristema apical (ou gema apical). A partir dos meristemas apicais formam-se os meristemas primários, que são a protoderme, o meristema fundamental e o procâmbio. Os tecidos derivados desses meristemas são denominados “tecidos primários”. Sobre os tecidos primários das angiospermas assinale a alternativa CORRETA:

A
Na epiderme, diferenciam-se estruturas, como os estômatos, que controlam a transpiração e as trocas gasosas entre a planta e o ambiente.
B
O esclerênquima é um tecido de sustentação da planta, formado por células vivas, geralmente alongadas, ricas em celulose e pectina.
C
O colênquima é um tecido de sustentação da planta, formado por células mortas, com parede espessada em função principalmente do depósito de lignina.
D
O floema é um tecido que transporta seiva bruta, água e sais minerais a partir de estruturas como os elementos de vaso e traqueídes.
E
O xilema é um tecido que transporta seiva elaborada, rica em substâncias orgânicas derivadas da fotossíntese, a partir de estruturas como células crivadas.
6c666edd-b5
UFJF 2018 - Biologia - Fotossíntese, Moléculas, células e tecidos

Um dos primeiros cientistas a se preocupar com a luz no fenômeno da fotossíntese foi o alemão T. W. Engelman, o qual provou que a clorofila absorve determinados comprimentos de onda da luz branca. Em 1881, utilizando-se de uma alga (Cladophora) e de bactérias aeróbias que procuram altas concentrações de oxigênio, Engelman pôde constatar que, através da decomposição da luz incidida em um pequeno filamento da alga, havia maior ou menor concentração de bactérias, dependendo das cores do espectro. Ele concluiu que, em determinados comprimentos de onda, a fotossíntese era mais intensa, pois onde havia maior quantidade de oxigênio, havia maior concentração de bactérias. Isso mostra que a fotossíntese possui um “espectro de ação” dependente dos diferentes comprimentos de onda da luz branca.

(ALMEIDA et al. Leitura e escrita em aulas de ciências: luz, calor e fotossíntese nas mediações escolares. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2008. p.95-96.)

A partir do experimento descrito acima, em qual das cores do espectro Engelman identificou menor concentração de bactérias?

A
Violeta.
B
Azul - arroxeada.
C
Verde.
D
Laranja.
E
Vermelho.
a4b2df5f-b5
UFJF 2018 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida

As técnicas de engenharia genética tornaram possível introduzir um gene de uma espécie em outra, gerando organismos chamados transgênicos. Um exemplo clássico é uma variedade transgênica de soja que recebeu um gene que confere resistência a determinados herbicidas, possibilitando que o agricultor elimine outras plantas competidoras e aumente a produtividade da lavoura. Por outro lado, o excesso de herbicidas nas lavouras pode implicar em eutrofização e poluição do ambiente, o que vem gerando polêmica sobre o uso de certos transgênicos para alimentação. Sobre organismos transgênicos, assinale a alternativa CORRETA:

A
A manipulação genética de plantas é mais complexa do que de animais, uma vez que é relativamente difícil obter uma planta completa a partir de uma única célula geneticamente transformada.
B
Animais transgênicos são produzidos pela injeção de RNA previamente clonado a partir de uma espécie em ovos de outras espécies.
C
A soja transgênica, objeto de grande polêmica em diversas partes do mundo, foi produzida por meio de eletroforese de proteínas.
D
Para a produção de um mamífero transgênico é necessário fazer a fecundação in vitro e posteriormente implantar o embrião no útero de uma fêmea em período fértil.
E
É possível produzir uma planta transgênica através do bombardeamento das células vegetais com minúsculas partículas de metal com RNA aderido em sua superfície.
a4b8f7f8-b5
UFJF 2018 - Biologia - Sucessão ecológica, Ecologia e ciências ambientais

Em um campo experimental na Zona da Mata Mineira, uma pastagem foi queimada e abandonada. Com o passar do tempo, pesquisadores observaram a colonização por gramíneas, depois por ervas e arbustos, e finalmente por árvores. É CORRETO afirmar que se trata de uma sucessão ecológica:

A
secundária.
B
primária.
C
clímax.
D
disclímax.
E
ecótono.
a4a78061-b5
UFJF 2018 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida

A determinação de paternidade pelo DNA foi introduzida no Brasil trinta anos atrás, em 1988, com a contribuição do Núcleo de Genética Médica de Minas Gerais. Desde então o procedimento alavancou uma verdadeira revolução judicial e social, agilizando a solução de milhares de casos de determinação de paternidade e permitindo a solução de problemas de paternidade na esfera extrajudicial, no seio das famílias.

(PENA, Sérgio. Considerações bioéticas sobre a determinação da paternidade pelo DNA. Minas Faz Ciência, edição especial Bioética, nov. 2018.)


Marque a alternativa INCORRETA sobre características hereditárias e testes genômicos:

A
O teste de paternidade é possível a partir de análises comparativas entre o DNA nuclear da mãe, do filho e do suposto pai.
B
O teste de paternidade compara os alelos do filho aos do suposto pai, sendo que, para a confirmação da paternidade, todos os alelos do filho devem corresponder aos do suposto pai.
C
O teste de maternidade é 100% confiável, já que o DNA mitocondrial do ser humano é herdado apenas do genitor feminino.
D
O teste de paternidade pressupõe que a constituição genética do filho é gerada a partir de metade dos cromossomos da mãe e metade dos cromossomos do pai.
E
A determinação da paternidade constitui uma aplicação prática das informações sobre a variabilidade genética humana obtidas através do Projeto Genoma Humano.
a4ab0e8e-b5
UFJF 2018 - Biologia - Sistema Reprodutor Humano, Identidade dos seres vivos

O atendimento ambulatorial para transgêneros no Ministério da Saúde, regulamentado pela Portaria nº 2803, de 19 de novembro de 2013, teve um aumento de 32% entre 2015 e 2016. Em 2016 foram feitas 4.467 consultas, em comparação a 3.388 em 2015. A terapia hormonal no processo transexualizador cresceu 187% no período. Em 2015, foram 52 procedimentos. Em 2016, 149. A expansão, de acordo com o Ministério da Saúde, é resultado do maior número de centros habilitados para fazer esse atendimento.

(Texto adaptado. O Estado de São Paulo. Terapia hormonal para mudança de sexo quase triplica no país, 25 jan. 2017.)


Caso uma pessoa do sexo masculino se reconheça como do gênero feminino e deseje fazer terapia hormonal assistida para o processo transexualizador, qual é o principal hormônio que deverá ser utilizado para o desenvolvimento das características sexuais secundárias femininas? Marque a alternativa CORRETA:

A
Testosterona.
B
Estrógeno.
C
Ocitocina.
D
Somatotropina.
E
TSH.
a4af192c-b5
UFJF 2018 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida

O jornal Folha de São Paulo, em junho deste ano, publicou uma notícia com a seguinte manchete: “Polícia federal usa bituca de cigarro e DNA para apurar ataque de facção”. A notícia tratava do uso da genética molecular para identificar criminosos por meio de identificação de DNAs presentes na cena de um crime. Sobre esse assunto é CORRETO afirmar que:

A
As mutações e a mitose (que embaralha as diferentes combinações genéticas) são os processos responsáveis pela geração de variabilidade genética na espécie humana, o que permite identificar cada pessoa como sendo única.
B
Nós possuímos variabilidade genética, como, por exemplo, temos um número de cromossomos diferentes, o que permite, em uma análise genética de DNA presente na cena de um crime, identificar um criminoso.
C
A identificação de pessoas por meio de análise de DNA baseia-se no uso de enzimas de restrição, que são moléculas capazes de sequenciar o DNA, assim demonstrando de quem é o DNA presente na cena de um crime.
D
Na eletroforese, os fragmentos de DNA maiores, por serem mais pesados, correm em uma maior velocidade ao longo do gel e se depositam, portanto, mais proximamente ao polo positivo no final do processo.
E
A eletroforese de fragmentos de DNA é um dos métodos utilizados para identificar pessoas. O uso de enzimas de restrição para cortar o DNA gera um padrão de fragmentos que é característico de cada pessoa (impressão digital molecular).