Questõesde PUC - RS 2015 sobre Biologia

4b6bcb2a-30
PUC - RS 2015 - Biologia - Vertebrados, Identidade dos seres vivos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, analise as informações e o gráfico abaixo.

A taxa metabólica basal (TMB) é o nome dado para a taxa metabólica mínima de um animal endotermo adulto em repouso, ou seja, o mínimo para que ocorram as funções básicas, como manutenção da atividade celular, respiração, batimentos cardíacos, etc.

O gráfico abaixo representa a relação da taxa metabólica basal com o tamanho do corpo de alguns animais endotérmicos.

A partir da análise dos dados apresentados, podemos afirmar que

a energia necessária para manter cada grama de peso corporal é inversamente relacionada ao tamanho do corpo.
a energia necessária para manter cada grama de peso corporal é diretamente relacionada ao tamanho do corpo.
um cachorro tem taxa metabólica maior do que um musaranho, pois tem massa corporal maior.
quanto menor o animal, menor a sua taxa metabólica e, assim, menor a demanda por alimento por unidade de massa corporal.
cada grama de um elefante requer aproximadamente 10 vezes mais calorias que um grama de um esquilo.
4b7a72bd-30
PUC - RS 2015 - Biologia - Ciclos biogeoquímicos, Ecologia e ciências ambientais

Nos últimos anos, ocorreu a mortalidade em massa de peixes no Rio dos Sinos e no Arroio Dilúvio. Uma das principais causas apontadas pelos peritos foi o lançamento irregular de dejetos industriais, agrícolas e domésticos não tratados nos corpos d’água. Essa forma de poluição em grandes quantidades pode desencadear um processo denominado de eutrofização. Considerando essas informações, pode-se afirmar que

a cadeia trófica de um ambiente eutrofizado se desequilibra pelos baixos níveis de nutrientes dissolvidos, limitando o desenvolvimento de produtores.
a taxa de oxigênio aumentada na água pode causar a proliferação da população de peixes.
a coloração escura de um ambiente pós-eutrofizado pode ser explicada pela ausência de algas e cianobactérias.
nitratos e fosfatos são os principais componentes orgânicos apontados como causadores do processo de eutrofização.
a turbidez da água é um dos fatores responsáveis pelos baixos níveis de oxigênio de um ambiente eutrofizado.
4b775c62-30
PUC - RS 2015 - Biologia - Fungos, Identidade dos seres vivos

Os fungos são organismos que possuem características que tornam este grupo de seres vivos bastante peculiar, pois evoluíram de maneira tal que, atualmente, apresentam uma grande diversidade de formas corporais, de ciclos de vida e de estruturas reprodutivas, o que favorece a sua adaptação a variadas condições ambientais. Sobre os fungos, é correto afirmar que

cada um de seus filamentos é denominado de micélio.
o cogumelo corresponde ao corpo de frutificação nos Basidiomicetos.
são seres procariotos e fermentadores que decompõem a matéria orgânica.
seus esporângios produzem esporos – células diploides (2n) envolvidas no processo de reprodução sexuada.
a fusão de hifas, também conhecida como plasmogamia, corresponde à parte assexuada do seu ciclo reprodutivo.
4b7463bc-30
PUC - RS 2015 - Biologia - Evolução biológica, Origem e evolução da vida

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, analise o cladograma abaixo.

Com base no cladograma, é correto afirmar que o _________ corresponde à presença de _________.

ponto 1 – células nervosas
ponto 2 – pseudoceloma
ponto 3 – simetria bilateral
ponto 4 – exoesqueleto
ponto 5 – tubo digestório completo
4b7176bd-30
PUC - RS 2015 - Biologia - Gimnospermas e Angiospermas, Identidade dos seres vivos

Na reprodução de angiospermas, cada óvulo desenvolve uma semente após a fecundação, e o ovário forma um _________ que encerra as sementes. A semente armazena vários nutrientes, como proteínas, óleos e amido, enquanto o embrião se desenvolve a partir do _________. Inicialmente, esses nutrientes são estocados no _________ da semente.

fruto – óvulo – cotilédone
fruto – zigoto – endosperma
tegumento – óvulo – epicótilo
tegumento – zigoto – cotilédone
pericarpo – zigoto – endosperma
4b6e9d37-30
PUC - RS 2015 - Biologia - Introdução aos estudos das Plantas, Identidade dos seres vivos

Os vegetais, na sua grande maioria, podem ser armazenados em coleções científicas, por muitas décadas, na forma de exsicatas, resultantes da prensagem e secagem da planta, o que permite o seu estudo posterior. Esse modo de preservação de vegetais é possível porque, nos seus tecidos, está/estão presente(s)

a queratina nas folhas e nos caules.
os cloroplastos nas células fotossintetizantes da planta.
o córtex e o felogênio, que constituem a casca do tronco.
o polissacarídeo celulose nas paredes celulares das células.
os vacúolos, que mantêm o tamanho original da célula vegetal.
4b639abf-30
PUC - RS 2015 - Biologia - Meiose, Moléculas, células e tecidos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, analise as informações sobre as etapas necessárias para que ocorra a variabilidade genética em seres vivos com reprodução sexuada.

1. Fertilização aleatória.

2. Crossing over na prófase da meiose II.

3. Segregação independente na anáfase da meiose I.

4. Introdução do órgão reprodutor masculino no órgão reprodutor feminino.

Está/Estão correta(s) apenas a(s) etapa(s)

1 e 3.
2 e 4.
1, 2 e 3.
2, 3 e 4.
4b68c684-30
PUC - RS 2015 - Biologia - Sistema Imunológico, Identidade dos seres vivos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, analise o esquema sobre o mecanismo de sinalização celular envolvido nos processos de defesa imune dos seres humanos e as afirmativas que seguem.

I. A produção de imunoglobulinas por alguns tipos de leucócitos está relacionada à estimulação de receptores específicos em sua membrana plasmática.

II. A resposta imunológica específica depende da ativação de determinados genes dos linfócitos, que ocorrem depois que fatores de transcrição são fosforilados.

III. A resposta imunológica inespecífica pode ser prejudicada se os macrófagos tiverem os seus receptores CD14 e Toll alterados por alguma mutação genética.

Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s)

I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
4b6644d6-30
PUC - RS 2015 - Biologia - Hereditariedade e diversidade da vida, Introdução à genética: 1ª e 2ª leis de Mendel

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, analise as afirmações sobre a herança genética.

I. Em um caso de monoibridismo com dominância completa, espera-se que, em um cruzamanto entre heterozigotos, as proporções genotípicas e fenotípicas sejam, respectivamente, 1:2:1 e 3:1.

II. Em um cruzamento entre heterozigotos para um par de genes, considerando um caso de “genes letais”, no qual o referido gene é dominante, as proporções genotípicas e fenotípicas não serão iguais.

III. No cruzamento entre diíbridos, podemos encontrar uma proporção fenotípica que corresponde a 12:3:1, o que configura um caso de epistasia recessiva.

Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s)

I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
4b60bf41-30
PUC - RS 2015 - Biologia - Sistema Excretor Humano, Identidade dos seres vivos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, leia as informações e as afirmativas que seguem.

A água é o componente mais abundante do corpo humano, sendo responsável por aproximadamente 70% do peso total do corpo. Durante o exercício físico, o calor gerado pelo metabolismo aumenta a temperatura do corpo. O sistema nervoso detecta esse aumento de temperatura e desencadeia a liberação de suor, constituído principalmente de água. A água presente no suor carrega eletrólitos dissolvidos e esfria o corpo ao evaporar, por isso deve ser reposta para a manutenção da homeostase do organismo e para o funcionamento normal dos órgãos, dos tecidos e das células.

Sobre o metabolismo da água no corpo humano, considere as afirmativas:

I. O corpo, durante o exercício físico, perde água proveniente de fluidos extra e intracelulares.

II. A hiper-hidratação pode ser danosa para o corpo, já que pode ocorrer uma diluição excessiva dos eletrólitos se o rim não excretar o excesso de fluidos.

III. A ingestão de bebidas isotônicas tem como finalidade reduzir a queima de substâncias energéticas no organismo, provocando a diminuição da temperatura corporal.

Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

I.
III.
I e II.
I e III.
II e III.
29e553e8-36
PUC - RS 2015 - Biologia - Vertebrados, Identidade dos seres vivos

De acordo com as informações acima, em relação a ratos, é correto afirmar:

INSTRUÇÃO: Para responder à questão , analise as informações e a tabela a seguir.

“A toxicologia é a ciência que estuda as substâncias tóxicas ou venenosas e sua capacidade de interferir em organismos vivos, sejam eles plantas ou animais [...]. Um parâmetro importante em toxicologia é a chamada dose letal 50 (DL50), definida como a quantidade de uma substância química que, quando administrada em uma única dose por via oral, expressa em massa da substância por massa de animal [...], produz a morte de 50% dos animais dentro de um período de observação.”

L.C.F. Pimentel et al., O inacreditável emprego de produtos químicos
perigosos no passado, Química Nova 29, 2006, 1138-49, (adaptado).

A nicotina é 3000 vezes mais tóxica do que a dioxina.
Ingerindo 0,1 mol de sulfato de cobre, um rato de 100 g provavelmente não morreria.
Um gole de solução 0,1 g/L de sulfato de cobre é mais perigoso do que igual volume de solução 10 g/L de nicotina.
O sulfato de cobre é mais tóxico do que a dioxina.
A ingestão de uma dose de 60 mg de nicotina por um rato de 100 g seria fatal.
5659ecdb-36
PUC - RS 2015 - Biologia - Vírus e bactérias, Identidade dos seres vivos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão , leia as informações a seguir e relacione as colunas A e B, numerando os parênteses.

Até cerca de 20 anos atrás, biólogos dividiam a diversidade da vida em cinco reinos: plantas, animais, fungos, eucariotos unicelulares e procariotos. A disponibilidade de novas análises, como a comparação entre genomas, por exemplo, permite que se reavalie constantemente o número e os limites dos reinos. Assim, hoje é consenso que todos os reinos da vida estão agrupados nos domínios Eukarya, Archea e Bacteria.

Considere os organismos pertencentes aos domínios da coluna A e relacione-os com as características que lhes são próprias, apresentadas na coluna B.

Coluna A Coluna B

1. Eukarya ( ) constituição unicelular

2. Bacteria e Archea ( ) presença de carioteca

3. Bacteria, Archea e Eukarya ( ) membrana com lipídeos

( ) ausência de citoesqueleto

( ) genoma em cromossomos lineares

O preenchimento correto dos parênteses, de cima para baixo, é

2 – 1 – 1 – 2 – 3
2 – 2 – 1 – 3 – 3
2 – 1 – 2 – 3 – 1
3 – 2 – 2 – 3 – 3
3 – 1 – 3 – 2 – 1
56869e6f-36
PUC - RS 2015 - Biologia - Estudo dos tecidos, Moléculas, células e tecidos

A proteção da superfície corporal dos mamíferos contra os elementos físicos e químicos do ambiente externo é feita pelo tecido _________, por meio de _________.

conjuntivo – osteoblastos e adipócitos
conjuntivo fibroso – fibrócitos e mioblastos
epitelial glandular – secreção exócrina e endócrina
reticular denso – células endoteliais e de uma camada de colágeno
epitelial de revestimento – melanócitos e de uma camada de queratina
5680d8cf-36
PUC - RS 2015 - Biologia - Principais doenças endêmicas no Brasil, Qualidade de vida das populações humanas

INSTRUÇÃO: Para responder à questão , leia as informações e complete os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).

A taxa de morte precoce causada por doenças contagiosas diminui nas populações humanas que contam com saneamento básico. Populações pobres, porém, ainda sofrem com endemias contagiosas. Conhecidas como doenças negligenciadas, elas podem ser tratadas, mas o tratamento não está disponível nas áreas mais pobres do mundo. Sobre algumas dessas doenças, apresentam-se as informações a seguir.

( ) A esquistosomose, causada por parasitos platelmintos, pode ser diagnosticada no exame de fezes.

( ) A erradicação de caramujos, hospedeiros intermediários, reduziria as taxas de esquistossomose.

( ) Tanto o mal de Chagas como a malária poderiam ser controlados com inseticidas tóxicos ao barbeiro.

( ) O uso de fármacos pode melhorar problemas crônicos do coração causados pelo mal de Chagas.

O preenchimento correto dos parênteses, de cima para baixo, é

V – V – V – F
V – F – F – F
V – V – F – V
F – F – V – V
F – F – F – V
567c55a8-36
PUC - RS 2015 - Biologia - Uma visão geral da célula, Moléculas, células e tecidos

Assim como o crescimento corporal, o envelhecimento tem características diferentes nos variados grupos de organismos. Um fator que contribui para a incapacidade da manutenção da integridade das células e dos tecidos é o acúmulo de danos causados pelos radicais livres de oxigênio (RLO). No interior da célula, os RLO alteram fosfolipídeos e nucleotídeos, causando danos, respectivamente, às estruturas de

carioteca e centríolos.
lâmina celular e cromátides.
parede celular e fuso acromático.
membrana celular e cromossomos.
membrana plasmática e citoesqueleto.
567691df-36
PUC - RS 2015 - Biologia - Características dos seres vivos, Identidade dos seres vivos

Uma diferença importante entre animais e vegetais é o crescimento corporal; ao contrário dos animais, as plantas crescem ao longo de toda a vida. O crescimento indeterminado dos vegetais se dá graças aos tecidos embrionários perenes, denominados meristemas. Os processos celulares fundamentais para a atividade desse crescimento são a mitose e a diferenciação celular, responsáveis, respectivamente, pelo(a) _________ e pelo(a) _________.

proliferação – seleção do número de células nos tecidos
redução do número de cromossomos – proliferação celular
seleção do número de células – atividade de crescimento celular
variabilidade dos tipos celulares – aumento do número de células
aumento do número de células – especialização das células dos diversos tecidos
5671ef32-36
PUC - RS 2015 - Biologia - Fotossíntese, Moléculas, células e tecidos

Baseados nos conhecimentos biológicos, pesquisadores brasileiros têm buscado converter água e luz solar em combustível. A estratégia é separar oxigênio e hidrogênio pela quebra da molécula de água, usando a energia luminosa. Para isso, um nanomaterial será usado para absorver a energia luminosa que promoverá essa reação. Oxigênio e hidrogênio gasosos serão, então, armazenados e, quando recombinados, produzirão eletricidade e água. Um processo semelhante é realizado naturalmente nos vegetais durante a fase luminosa da fotossíntese, quando há _________ para quebrar a molécula de água e liberar _________ gasoso. Com a luz, há transferência de _________ para NADP+ e, finalmente, é gerado(a) _________, que atuará como combustível químico.

ADP – hidrogênio – oxigênio – clorofila
ATP – oxigênio – hidrogênio – ATP
ATP – hidrogênio – oxigênio – ADP
clorofila – oxigênio – hidrogênio – ATP
clorofila – hidrogênio – oxigênio – ADP
566dbbd7-36
PUC - RS 2015 - Biologia - Ecologia e ciências ambientais, Cadeias e teias alimentares

Um jogo hipotético para computador ensina temas da ecologia na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas. No nível inicial, a poluição e a redução de sol e chuva afetaram a disponibilidade de vegetais e, consequentemente, desencadearam morte de herbívoros e de carnívoros. Na tentativa de contornar o dano ao ambiente, o jogador deve usar a ferramenta “Transferência de Energia em Teias Alimentares e Níveis Tróficos” e, com ela,

retirar espécies exóticas introduzidas no ambiente, evitando o excesso de competição.
introduzir a ação de ambientalistas especializados na conservação das espécies em risco.
iniciar a campanha de esclarecimento sobre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável.
aumentar a biomassa de organismos heterótrofos, mudando a estrutura da pirâmide alimentar.
aproveitar a decomposição da matéria orgânica morta para favorecer as plantas com um solo fértil.
5668b61e-36
PUC - RS 2015 - Biologia - Núcleo interfásico e código genético, Moléculas, células e tecidos

Adenina, guanina e citosina são bases presentes tanto na estrutura de DNA como na de RNA. Qual das moléculas abaixo também está presente em ambas?

Uracil.
Timina.
Ribose.
Fosfato.
Desoxiribose.
5663a599-36
PUC - RS 2015 - Biologia - Evolução biológica, Origem e evolução da vida

INSTRUÇÃO: Responder à questão  com base na figura e nas informações a seguir.

Figura disponível em: http://darwin-online.org.uk/. Acesso em 20/4/2015.

Uma revolução no pensamento científico ocorreu quando Charles Darwin explicou a origem das espécies de seres vivos. O desenho acima, com tal explicação, está em uma de suas cadernetas de anotações. Graças a esses estudos, afirma-se:

I. Todas as espécies encontradas no planeta têm um ancestral comum.

II.  Uma espécie pode desaparecer se houver fracasso reprodutivo nas populações.

III. Mutações genéticas podem originar uma nova espécie se transmitidas à descendência.

IV. Mudanças morfológicas adquiridas em resposta a variações ambientais são passadas à geração seguinte.

Estão corretas apenas as afirmativas