Questõesde FATEC sobre Atualidades

1
1
Foram encontradas 16 questões
3ab2ea43-b2
FATEC 2018 - Atualidades - Desastres Naturais e Humanos na Atualidade

Centenas de pessoas morreram e milhares tiveram suas casas e propriedades destruídas depois da ocorrência de um terremoto que ocorreu na ilha indonésia de Sulawesi em 28 de setembro de 2018.

O fenômeno relatado ocorre com certa frequência na Indonésia, pois esse país se localiza

A
em uma área formada por dobramentos modernos, originária de um processo colisional entre duas placas tectônicas, a Eurasiana e a Africana, no Oceano Pacífico.
B
no Círculo de Fogo do Oceano Pacífico, área formada no fundo do oceano por uma grande série de arcos vulcânicos e fossas oceânicas.
C
entre duas placas com bordas transformantes, responsáveis pelos constantes processos epirogenéticos existentes no Oceano Índico.
D
na extensão de uma linha de falha tectônica localizada no oceano Índico, com formação de estruturas falhadas de Graben e Horst.
E
sobre a Dorsal Meso-Oceânica, cadeia montanhosa formada por sucessivas erupções vulcânicas, no Oceano Atlântico.
3a5728fc-b2
FATEC 2018 - Atualidades - Desastres Naturais e Humanos na Atualidade

No dia 2 de setembro de 2018, um incêndio de grandes proporções destruiu o prédio Histórico e parte significativa do inestimável acervo do Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Entre outras, a comunidade científica brasileira lamentou a perda de múmias egípcias, amostras de plantas nativas coletadas ainda no período do Império, o raro fóssil do dinossauro Santanaraptor placidus e o crânio que pertenceu à mais antiga habitante humana conhecida da América do Sul, batizada de Luzia.

Em 19 de outubro de 2018, contudo, uma notícia foi largamente comemorada: dado como perdido, o crânio de Luzia foi encontrado entre os escombros do prédio incendiado.

O crânio é considerado uma peça fundamental para o estudo da pré-história brasileira, pois

A
sua constituição indica que o povo de Luzia adotava uma dieta exclusivamente herbívora.
B
é uma evidência utilizada nas pesquisas que buscam desvendar a origem dos primeiros povoadores da América.
C
sua descoberta confirma a teoria segundo a qual os primeiros indivíduos do gênero Homo conviveram com dinossauros não avianos.
D
o tamanho de seu crânio e a datação de sua ossada sugerem que o povoamento humano da América ocorreu há cerca de 3,5 milhões de anos.
E
foi possível concluir, por meio de exames de seu DNA, que os povos pré-históricos tinham uma expectativa de vida superior à dos homens modernos.
3a45ba02-b2
FATEC 2018 - Atualidades - Trabalho, Transporte, Previdência e outras Questões Sociais, Questões Sociais

Leia os textos.

• Francisco tem pouca esperança no futuro. Depois de cinco anos em busca de trabalho e após três entrevistas de emprego, todas infrutíferas, decidiu parar de procurar. Passou assim a fazer parte de um contingente cada vez maior de brasileiros: os desalentados.

• Um indicador fundamental para observar o nível da confiança do trabalhador no mercado de trabalho é a taxa de desalento.

• O Brasil iniciou o terceiro trimestre com queda na taxa de desemprego pela quarta vez seguida, mas registrou número recorde de desalentados diante das incertezas atuais em torno da economia, segundo dados divulgados no dia 30 de agosto de 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa de desemprego atingiu 12,3% no terceiro trimestre de 2018, depois de ter ficado em 12,4% no trimestre anterior, na quarta queda seguida, de acordo com o IBGE.

“O desemprego vem caindo no Brasil por conta do desalento, principalmente neste ano de 2018”, afirmou o coordenador do IBGE, Cimar Azeredo. O IBGE estimou em 4,8 milhões o número de pessoas desalentadas no trimestre maio – julho.

<https://tinyurl.com/yactn5rh> Acesso em: 03.10.2018. Adaptado.

De acordo com os textos, o cidadão desalentado é aquele que

A
conquista um emprego formal, mas sofre com a desigualdade de gênero, em que mulheres ganham menos e ocupam a maioria dos empregos vulneráveis.
B
precisa de trabalho e trabalharia se houvesse possibilidade, entretanto, desiste de procurar emprego porque sabe que não encontrará um posto de trabalho.
C
troca voluntariamente o trabalho formal pelo trabalho terceirizado, abandona a carteira de trabalho e opta pela previdência social estatal.
D
consegue emprego formal com rendimento equivalente a dois terços do salário mínimo vigente.
E
possui um emprego com carteira assinada, mas está desprotegido das leis trabalhistas.
9135ab56-b1
FATEC 2015 - Atualidades - Política, Sociedade e Comportamento, Política no Brasil, Meio Ambiente, Sustentabilidade e Aquecimento Global na Atualidade, Atualidades do ano de 2015

A Olimpíada de 2016 terá como sede a cidade do Rio de Janeiro, mas também ocorrerá em Manaus (AM), que receberá seis jogos do torneio de futebol olímpico.

As equipes de futebol que jogarão em Manaus encontrarão

A
o mesmo clima da cidade do Rio de Janeiro, com amplitude térmica elevada e chuvas concentradas no inverno.
B
o mesmo clima da cidade do Rio de Janeiro, com verões quentes e secos e invernos chuvosos e curtos, porém rigorosos.
C
um clima com verões quentes e secos e invernos rigorosos e chuvosos, diferente do clima da cidade do Rio de Janeiro.
D
um clima com pequena amplitude térmica e chuvas constantes o ano inteiro, diferente do clima da cidade do Rio de Janeiro.
E
um clima com grande amplitude térmica, verões e invernos quentes e secos, diferente do clima da cidade do Rio de Janeiro.
9132aba6-b1
FATEC 2015 - Atualidades - Sociedade e Comportamento, Atualidades do ano de 2015

A maioria dos atletas olímpicos é lembrada por suas vitórias, ou seja, por medalhas de ouro. Mas um brasileiro ficará eternizado na história dos Jogos por sua atitude exemplar diante de um fato surpreendente e inusitado na Olimpíada de 2004, em Atenas. O paranaense Vanderlei Cordeiro de Lima tinha 35 anos quando ganhou a Medalha Pierre de Coubertin, um dos prêmios mais nobres concedidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) a atletas que valorizam o esporte mais do que a própria vitória.

O brasileiro recebeu a honraria após a sua memorável participação na maratona olímpica, modalidade considerada a mais tradicional e que, por isso, foi destaque no dia do encerramento dos Jogos. Vanderlei liderava a prova até o 36° quilômetro, a 6 do final, quando foi atacado pelo ex-sacerdote Cornelius Horan, que invadira a pista. O golpe do fanático religioso irlandês derrubou o atleta, que teve de ser socorrido por alguns espectadores, numa das cenas mais lamentáveis e, ao mesmo tempo, emocionantes da história das Olimpíadas.

Vanderlei perdeu fôlego, tempo, concentração e duas posições na prova, mas ainda assim conseguiu completar a maratona em terceiro lugar. Ao entrar no estádio Panathinaiko, ele foi aplaudido de pé pelos torcedores, que esperavam por sua chegada, e vibraram mais do que quando o italiano Stefano Baldini terminou o percurso na primeira colocação. Mostrando seu espírito esportivo, Vanderlei percorreu o trecho final da prova imitando um avião e com um sorriso no rosto.

<http://tinyurl.com/pfwel5p>Acesso em: 12.09.2015. Adaptado.


Segundo o texto, é correto afirmar que o atleta Vanderlei Cordeiro

A
demonstrou indignação ao sofrer a interferência do ex-sacerdote em 2004.
B
foi derrubado por um atleta irlandês durante uma prova olímpica em Atenas.
C
recebeu um prêmio por colocar o espírito olímpico acima do desejo da vitória.
D
chegou em terceiro lugar na maratona de 2004, demonstrando descontentamento.
E
contundiu-se ao ser derrubado pelo atleta italiano na maratona de Atenas em 2004.
35320c26-b2
FATEC 2015 - Atualidades - Política, Guerras, Conflitos e Terrorismo na Atualidade

O conflito que vem ocorrendo na Ucrânia explicita a disputa geopolítica entre a Rússia e a Europa Ocidental, que é apoiada pelos Estados Unidos. Um dos pontos cruciais do conflito é a posse da Crimeia, onde está instalado o estratégico porto de Sebastopol.

Sobre esse conflito, assinale a alternativa correta.

A
A posse desse porto pela União Europeia permitiu o acesso marítimo à Suíça, à Áustria e à Eslováquia.
B
A recente exploração comercial desse porto pelos Estados Unidos é alvo de protestos por parte de Israel.
C
O domínio da Rússia sobre o porto permite o acesso desse país ao mar Mediterrâneo e ao Oceano Atlântico.
D
O controle exercido pela Ucrânia sobre esse porto é condenado pelos chineses, que lutam pelo seu comando.
E
O funcionamento atual do porto como base naval da Organização do Tratado do Atlântico Norte é questionado pela Ucrânia.
352e78c1-b2
FATEC 2015 - Atualidades - Política, Política Internacional

Em dezembro de 2014, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o presidente de Cuba, Raúl Castro, surpreenderam o mundo com o anúncio da retomada do diálogo, 53 anos após o rompimento das relações diplomáticas entre os dois países.

Dentre as expectativas geradas, está o fim do embargo econômico, comercial e financeiro imposto a Cuba pelos Estados Unidos desde 1962.


Esse embargo foi estabelecido pelos Estados Unidos, pois

A
a Organização dos Estados Americanos apoiou a Revolução Cubana e restabeleceu os tratados de livre comércio que tinham sido anulados pelo antigo presidente de Cuba, Fulgêncio Batista.
B
a Organização das Nações Unidas não reconheceu a Revolução Cubana, uma vez que esse país violou a norma estabelecida por essa organização que impede um país de alterar seu modo de produção sem consultá-la.
C
o governo chinês instalou suas Zonas Econômicas Especiais em diversas cidades cubanas, para concorrer com as indústrias de bens de consumo dos Estados Unidos, oferecendo produtos com preços bastante baixos.
D
Cuba adotou o regime socialista, aproximou-se da União Soviética e nacionalizou diversas propriedades e empresas de cidadãos estadunidenses, aumentando, em plena Guerra Fria, o temor dos Estados Unidos de uma expansão do socialismo no continente americano.
E
o Mercado Comum do Sul e a União Europeia autorizaram o governo estadunidense a combater o novo governo cubano por haver cassado o mandato de um presidente democraticamente eleito pelo povo, desrespeitando as normas estabelecidas pelos blocos econômicos.
bd76ea88-b1
FATEC 2017 - Atualidades - Economia Internacional na Atualidade, Economia na Atualidade

Leia o texto.

No dia 23 de junho de 2016, o Reino Unido realizou um referendo sobre sua permanência na União Europeia (UE). Aproximadamente 17,4 milhões de britânicos votaram a favor do Brexit (saída), enquanto cerca de 16 milhões votaram contra.
Representantes de diversos órgãos da UE lançaram uma declaração conjunta sobre o resultado do referendo do Reino Unido. Um dos trechos da declaração afirma que
“...trata-se de uma situação sem precedentes, mas estamos unidos na nossa resposta. Permaneceremos fortes e defenderemos os valores essenciais da UE de promover a paz e o bem-estar dos seus povos. A União de 27 Estados-Membros irá continuar.
Aguardamos agora que o governo do Reino Unido concretize essa decisão do povo britânico o mais rapidamente possível, por mais doloroso que esse processo se possa revelar. Qualquer atraso prolongaria desnecessariamente a incerteza.
Estamos prontos para lançar rapidamente as negociações com o Reino Unido relativamente aos termos e às condições da sua saída da União Europeia. Até esse processo estar concluído, o Reino Unido continua a ser um membro da União Europeia com todos os direitos e obrigações que daí decorrem.
<http://tinyurl.com/h5szb75> Acesso em: 05.10.2016. Adaptado.

Oficialmente, o referendo não torna obrigatória a saída do Reino Unido da UE. Caso esse processo se concretize, pode-se afirmar corretamente que a UE

A
retirará do Reino Unido as prerrogativas de Estado-Membro, como a isenção de tarifas alfandegárias entre todos os outros signatários da UE.
B
voltará ao estágio de Zona de Livre Comércio, acabando com a livre circulação de mercadorias entre os Estados-Membros restantes.
C
substituirá a moeda do Reino Unido pelo marco alemão, uma vez que a libra não será mais aceita pelos Estados-Membros da UE.
D
deverá excluir o Reino Unido do Parlamento Europeu, substituindo-o pela Escócia, uma república da Grã-Bretanha.
E
fechará o Banco Central Europeu, retirando o euro de circulação nos Estados-Membros que ainda compõem a UE.
bd79b94e-b1
FATEC 2017 - Atualidades - Política, Guerras, Conflitos e Terrorismo na Atualidade

Leia o texto.

O Estado Islâmico no Iraque e no Levante, ou apenas Estado Islâmico (EI), é atualmente a organização terrorista jihadista mais poderosa do mundo em termos de efetivos e rendas e que prega a jihad armada. O objetivo prioritário do EI é instaurar um Estado regido pela lei islâmica, a xaria, e governado por um só chefe político e religioso.
Em 29 de junho de 2014, ao destruir simbolicamente com escavadeiras o muro de areia que separa a Síria do Iraque, o EI anunciou ter atingido a sua meta.
(FOTTORINO, Éric (org.). Quem é o Estado Islâmico? Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. p. 115 e 116. Adaptado.)

Atualmente, essa organização possui o controle territorial de

A
cidades isoladas, em sua maioria no vale do rio Eufrates, não configurando, portanto, um país.
B
vastas áreas ao sul do Sahel, na África Subsaariana, favorecidas pelo apoio dos Estados Unidos.
C
quase metade do território da Líbia e possui o reconhecimento formal da maioria dos países do mundo.
D
todo o Oriente Médio e, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), vem reconstruindo o seu califado.
E
importantes áreas no Irã e na China, explorando imensas jazidas de petróleo, comercializado no mercado paralelo.
88c057cd-b2
FATEC 2018 - Atualidades - Saúde, Questões Sociais

Um surto de febre-amarela atingiu o Brasil entre 2017 e 2018. Apesar de o vírus ser o mesmo, costuma-se distinguir essa doença em urbana, que ocorre nas cidades, e em silvestre, que ocorre nas matas e nas áreas rurais.

A transmissão dessa moléstia ocorre por intermédio de mosquitos que habitam e circulam em

A
florestas boreais e áreas desérticas.
B
florestas tropicais e áreas de cerrado.
C
florestas de coníferas e áreas de tundra.
D
florestas mediterrâneas e áreas montanhosas.
E
florestas temperadas e áreas de picos gelados.
8850ad5b-b2
FATEC 2018 - Atualidades - Trabalho, Transporte, Previdência e outras Questões Sociais, Questões Sociais

Nos últimos anos, ser resiliente tem sido essencial para enfrentar o mercado de trabalho na sociedade brasileira, como podemos notar pelos dados apresentados nos gráficos.

Analisando as informações apresentadas, é correto afirmar que, no período

A
de 2012 a 2014, o aumento anual de pessoas com carteira de trabalho assinada foi idêntico de um ano a outro.
B
de 2014 a 2017, houve uma queda de 3,4 milhões de trabalhadores com empregos formais.
C
de 2012 a 2017, houve um aumento de 4,6% no número de pessoas com 14 anos empregadas.
D
de 2016 a 2017, o número de pessoas que perderam o emprego diminuiu 0,7%.
E
de 2012 a 2014, o país apresentava o índice médio de desemprego de 6,8%.
8841b818-b2
FATEC 2018 - Atualidades - Trabalho, Transporte, Previdência e outras Questões Sociais

A resiliência hoje em dia é interpretada como uma competência influenciada pelo estilo de vida do indivíduo.
Quanto mais se ganha consciência sobre as próprias reações e comportamentos diante de situações de pressão e desafios, mais se dominam essas questões. Nas empresas, após um período longo de enxugamento no quadro de funcionários por conta de uma crise econômica preocupante, o ambiente de trabalho se tornou altamente estressante.
<https://tinyurl.com/ybfxjvgr> Acesso em: 01.03.2018. Adaptado.

Um dos desafios para a classe trabalhadora brasileira é se adaptar à Reforma Trabalhista, aprovada pelo Congresso Nacional no ano de 2017.
Essa Reforma institui uma nova regra sobre o trabalho intermitente, em que o contratado

A
deverá abrir uma empresa individual e residir no local de trabalho por pelo menos um mês.
B
poderá ser pago por período, recebendo pelas horas trabalhadas ou pela diária realizada.
C
deverá obrigatoriamente contribuir mensalmente para a manutenção de seu sindicato.
D
poderá ter o contrato de trabalho prorrogado sem negociação com o empregador.
E
deverá se tornar um funcionário estatutário, recebendo menos que um efetivo.
b8ca688d-b1
FATEC 2018 - Atualidades - Política, Política Internacional

Leia os trechos de declarações de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.

“A economia cresceu e isso está apenas começando. Vamos crescer e não vamos perder empregos. Pelo povo deste país, saímos do acordo. Estou disposto a renegociar outro favorável aos Estados Unidos, mas que seja justo para os trabalhadores, contribuintes e empresas. É hora de colocar Youngstown, Detroit e Pittsburgh à frente de Paris.”
“Admito que a mudança climática esteja causando alguns problemas: ela nos faz gastar bilhões de dólares no desenvolvimento de tecnologias que não precisamos”
<https://tinyurl.com/yaeoj29p.> Acesso em: 08.11.2017. Adaptado.

Essas declarações de Donald Trump, para justificar a retirada dos Estados Unidos do acordo para reduzir emissões de gases de efeito estufa no contexto do desenvolvimento sustentável, revelam

A
a preocupação com o crescimento da economia global e, ao mesmo tempo, um reconhecimento da importância de ações em defesa do meio ambiente.
B
a sintonia do presidente da nação mais poderosa do mundo com os seus eleitores e com o que pensa a maioria dos europeus tanto sobre temas econômicos como ambientais.
C
a posição isolacionista do atual governo estadunidense no mundo em que os interesses econômicos locais se sobrepõem às preocupações ambientais da comunidade internacional.
D
a sincronia com o governo chinês, líder na emissão de gases estufa, que defende a tese de que o combate ao aquecimento global só será reduzido com crescimento econômico.
E
a preocupação do principal ocupante da Casa Branca em manter os Estados Unidos alinhados aos interesses econômicos de grandes empresas de energias renováveis.
b8cd6b5a-b1
FATEC 2018 - Atualidades - Política, Política Internacional

Leia o texto.

Quase 93% do grupo étnico no Iraque votou a favor da criação de um estado independente no referendo de segunda-feira. Segundo os resultados provisórios, agora conhecidos, participaram na votação 72,16% dos potenciais eleitores, mais de 3,3 milhões de pessoas. Público, Lisboa 27.09.2017.
<https://tinyurl.com/ybs2zpyz> Acesso em: 08.11.2017. Adaptado.

A notícia faz referência à luta histórica do maior povo sem Estado do planeta, que vive espalhado por territórios da Turquia, Síria, Iraque e Irã, divididos pelas fronteiras resultantes tanto do fim do Império Otomano como das determinações do Tratado de Lausanne, de 1923, que esse povo nunca aceitou.

Trata-se do povo

A
catalão.
B
curdo.
C
druso.
D
palestino.
E
tibetano.
2ca2f633-b0
FATEC 2013 - Atualidades - Economia Internacional na Atualidade, Economia na Atualidade

Dentre as alternativas a seguir, a que melhor explica a séria crise econômica que atingiu duramente alguns membros da União Europeia, como Grécia, Irlanda, Portugal e Espanha em anos recente é:

A
O aumento do preço das commodities, que provocou déficits comerciais
B
A alta generalizada do euro, que comprometeu as exportações intrabloco.
C
A alta internacional do petróleo, que afetou a capacidade energética européia.
D
A ingerência do FMI na gestão monetária desses países.
E
A dívida fiscal provocada pelo excesso de gasto público.
2ca71446-b0
FATEC 2013 - Atualidades - Política, Guerras, Conflitos e Terrorismo na Atualidade

Os recentes distúrbios no Egito formam um capítulo do processo deflagrado ainda em dezembro de 2010, quando o mundo árabe foi varrido por uma série de manifestações populares, derrubando governos e reconfigurando a geopolítica do Oriente Médio e Norte da África.
(SILVA, Edilson Adão C. Futuro incerto. Carta na Escola, agosto de 2013).

Sobre as manifestações que reconfiguraram a geopolítica do Oriente Médio e Mundo Árabe e que ficaram conhecidas como A Primavera Árabe, está correto afirmar que

A
a Tunísia foi pioneira no processo ao derrubar um regime fundamentalista e posteriormente eleger um regime laico.
B
a queda de Bashar Assad na Síria foi produto de um conflito religioso entre a maioria alauíta e a minoria sunita.
C
a pressão popular levou à queda da ditadura de Mubarak e à eleição do primeiro presidente eleito da história do Egito, presidente este igualmente derrubado.
D
Muammar Kadafi, mesmo com o apoio ocidental, não resistiu à insatisfação popular e foi executado na Líbia o que levou a uma nova crise do petróleo.
E
tiveram como ápice a traumática derrubada de Saddam Husseim, no Iraque, após décadas de tirania, e que pôs fim à hegemonia dos xiitas no país.