Questão edb0e98c-df
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Com a formação do Estado, no Egito Antigo,
“O faraó passou a concentrar todos os
poderes em suas mãos, sendo cada vez
mais considerado um deus vivo. Boa parte
das terras passou a ser controlada por ele, a
quem a população deveria pagar tributos e
servir, por meio de trabalho compulsório. A
personificação do Estado na figura do faraó
e a sua identificação com um deus, permitenos, portanto, falar em uma monarquia
teocrática no Egito Antigo.”
VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História para o
ensino médio: história geral e do Brasil: volume único. São
Paulo: Scipione, 2001. p. 40.
Muitos Estados nacionais, no mundo
contemporâneo ocidental, orientam-se pelo
ideário laico e liberal-democrático,
diferentemente do Estado organizado no
antigo Egito, no qual predominava
Com a formação do Estado, no Egito Antigo,
“O faraó passou a concentrar todos os
poderes em suas mãos, sendo cada vez
mais considerado um deus vivo. Boa parte
das terras passou a ser controlada por ele, a
quem a população deveria pagar tributos e
servir, por meio de trabalho compulsório. A
personificação do Estado na figura do faraó
e a sua identificação com um deus, permitenos, portanto, falar em uma monarquia
teocrática no Egito Antigo.”
VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História para o
ensino médio: história geral e do Brasil: volume único. São
Paulo: Scipione, 2001. p. 40.
Muitos Estados nacionais, no mundo
contemporâneo ocidental, orientam-se pelo
ideário laico e liberal-democrático,
diferentemente do Estado organizado no
antigo Egito, no qual predominava
A
o caráter autocrático, fundamentado na Teoria do Direito Divino dos Reis, formulada pelos pensadores Santo Agostinho e São Tomás de Aquino.
B
a vinculação entre religião e política, que norteou a organização do antigo Estado, originado com a unidade entre o Alto e o Baixo Egito.
C
o papel desempenhado pelos sacerdotes na construção de uma proposta política que contemplasse os interesses dos camponeses.
D
a organização de uma diarquia teocrática, segundo os princípios propostos por Amenófis IV, quando da implantação da reforma religiosa.