Questão e1d15716-30
Prova:PUC - PR 2015
Disciplina:Química
Assunto:Equilíbrio Químico, Transformações Químicas e Energia, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão., Sistemas Homogêneos: Solubilidade dos Sais, Hidrólise dos Sais e Curvas de Titulação., Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess.

Os efeitos tóxicos do dióxido de carbono exigem a sua remoção contínua de espaços fechados. A reação entre hidróxido de lítio e de dióxido de carbono é usada para remover o gás de naves espaciais e submarinos. O filtro utilizado nestes equipamentos é basicamente composto de hidróxido lítio. O ar seria direcionado para o filtro através de ventiladores, ao entrar em contato com o hidróxido de lítio presente nos filtros ocorre a reação com o dióxido de carbono existente no ar. A reação global é exotérmica, formando carbonato de lítio sólido e água no estado gasoso.

Disponível em: <http://www.abq.org.br/cbq/2014/trabalhos/14/4463-18723.html>.

Analisando o texto e a reação não balanceada, assinale a alternativa CORRETA.

CO2(g) + LiOH(s) → Li2CO3(s) + H2O(v)

A
A reação entre o gás carbônico e hidróxido de lítio forma um sal com pOH < 7.
B

A constante de hidrólise deste sal é dada pela seguinte relação:

Kh = [OH- ] . [H2CO3-2] / [CO3-2] . [H2O].

C
É impossível a reação de hidrólise entre o hidróxido de lítio e o ácido carbônico, reagentes responsáveis pela produção de carbonato de lítio.
D
A constante de hidrólise para o referido sal pode ser dada por: Kh = Kw.
E
A reação acima é exotérmica, ou seja, torna o ambiente muito frio.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo