Questõessobre Equilíbrio Químico

1
1
Foram encontradas 686 questões
26d17d2c-7a
ENEM 2022 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

Uma transformação química que acontece durante o cozimento de verduras e vegetais, quando o meio está ácido, é conhecida como feofitinização, na qual a molécula de clorofila (cor verde) se transforma em feofitina (cor amarela). Foi realizado um experimento para demonstrar essa reação e a consequente mudança de cor, no qual os reagentes indicados no quadro foram aquecidos por 20 minutos. 



OLIVEIRA, M. F. ; PEREIRA-MAIA, E. C.Alterações de cor dos vegetais por cozimento:

experimento de química inorgânica biológica. Química

Nova na Escola, n. 25, maio, 2007 (adaptado). 



Finalizado o experimento, a cor da couve, nos béqueres 1, 2 e 3, respectivamente, será

A
verde, verde e verde.
B
amarela, verde e verde.
C
verde, amarela e verde.
D
amarela, amarela e verde.
E
verde, amarela e amarela.
6345a2c7-7a
ENEM 2021 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão., Soluções e Substâncias Inorgânicas, Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização.

Para correção do pH da solução nutritiva preparada, esse produtor pode empregar uma solução de

    No cultivo por hidroponia, são utilizadas soluções nutritivas contendo macronutrientes e micronutrientes essenciais. Além dos nutrientes, o pH é um parâmetro de extrema importância, uma vez que ele afeta a preparação da solução nutritiva e a absorção dos nutrientes pelas plantas. Para o cultivo de alface, valores de pH entre 5,5 e 6,5 são ideais para o seu desenvolvimento. As correções de pH são feitas pela adição de compostos ácidos ou básicos, mas não devem introduzir elementos nocivos às plantas. Na tabela, são apresentados alguns dados da composição da solução nutritiva de referência para esse cultivo. Também é apresentada a composição de uma solução preparada por um produtor de cultivo hidropônico.


A
ácido fosfórico, H3PO4.
B
sulfato de cálcio, CaSO4.
C
óxido de alumínio, Al2O3.
D
cloreto de ferro(II), FeCl2.
E
hidróxido de potássio, KOH.
8e201e8f-75
UECE 2021 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores.

A equação que define a constante de equilíbrio foi formulada pelos químicos noruegueses Cato Maximilian Gulberg (1836–1902) e Peter Waage (1833–1900) em 1864. Considerando a constante de equilíbrio (K), assinale a afirmação verdadeira.

DADOS QUE PODEM SER USADOS NESTA PROVA


A
A constante de equilíbrio é a razão entre as constantes de velocidade da reação direta e da reação inversa.
B
Quando uma reação é expressa pela soma de duas reações, a constante de equilíbrio da reação total é a soma das constantes de equilíbrio das reações individuais.
C
O valor de K independe da forma como a equação química é balanceada.
D
Apenas as concentrações de sólidos puros são constantes e não são consideradas para efeito de cálculo da constante de equilíbrio.
8dfa56ba-75
UECE 2021 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

As letras pH aparecem quase todos os dias em anúncios de xampus, produtos para a pele e outros bens de consumo. Para entender esses anúncios, é necessário entender a importância do pH que, em termos mais simples, é um número que varia entre 0 e 14 para indicar a acidez de uma solução. Em relação ao pH, assinale a afirmação verdadeira. 

DADOS QUE PODEM SER USADOS NESTA PROVA


A
Quanto maior a concentração de H+, maior é o pH.
B
Uma amostra de chuva com pH 4,0 é dez vezes mais ácida do que chuva com pH 5,0.
C
Na escala de pH, se a acidez diminui, o número de pH também diminui.
D
Quando o pH aumenta em uma unidade, a concentração de H+ aumenta em um fator de dez.
d8e51b0f-73
USP 2021 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Heterogêneos: Produto de Solubilidade (Kps).

Cálculos renais, conhecidos popularmente por “pedras nos rins”, consistem principalmente em oxalato de cálcio, CaC2O4, espécie cuja constante de solubilidade (Kps) é de aproximadamente 2 × 10−9 . Os íons oxalato, presentes em muitos vegetais, reagem com os íons cálcio para formar oxalato de cálcio, que pode gradualmente se acumular nos rins. Supondo que a concentração de íons cálcio no plasma sanguíneo seja de cerca de 5 × 10−3 mol/L, qual seria a concentração mínima, em mol/L, de íons oxalato para que CaC2O4 precipitasse? 


Note e adote:

Desconsidere a presença de quaisquer outros íons e considere que a concentração no plasma é determinante para a precipitação do oxalato.

A
4 × 10−13
B
10 × 10−12
C
4 × 10−7
D
2,5 × 10−6
E
1 × 10−5
d8eb5d67-73
USP 2021 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão., Soluções e Substâncias Inorgânicas, Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização.

O hidróxido de alumínio (Al(OH)3), ao precipitar em solução aquosa, forma um sólido gelatinoso que pode ser usado como agente floculante no tratamento de água. Essa precipitação pode ocorrer pela adição de um hidróxido solúvel a uma solução aquosa ácida contendo um sal de alumínio solúvel, como o AlCl3. Entretanto, adicionando-se excesso de hidróxido ao meio, há a formação de íons Al(OH)4 , espécie solúvel em água, e o precipitado se solubiliza novamente. Dessa forma, dependendo do pH do meio, uma dentre as espécies Al(OH)4 (aq), Al(OH)3(s) e Al 3+(aq) estará presente na solução em quantidade maior que as demais, como exemplificado no esquema.  



A alternativa que mostra corretamente qual das espécies estará em quantidade maior que as duas outras em cada faixa de pH é:

A

B

C

D

E

c778e03b-74
CEDERJ 2021 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão., Sistemas Heterogêneos: Produto de Solubilidade (Kps).

O pH de uma solução que contém um precipitado de Cr(OH)3 (Kps = 6.0 x 10-11 a uma dada temperatura) deve ser ajustado de modo que todo o precipitado se dissolva, produzindo uma solução na qual a [Cr3+] seja 0.1 mol/L.

Nesse caso, o valor do pH é de, aproximadamente:

Dado: Kw = 1.0x 10-14

A
7.50
B
7.80
C
9.00
D
11.0
c7849c5f-74
CEDERJ 2021 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Solubilidade dos Sais, Hidrólise dos Sais e Curvas de Titulação., Soluções e Substâncias Inorgânicas

Na titulação de 50.00 mL de HAc 0.10 M (Ka = 1.8 x 10-5 ) com padrão de NaOH 0.10 M, após a adição dos seguintes volumes do titulante: 49.95 mL e 75.00 mL, os valores do pH, serão, aproximadamente:

A
7.7 e 12.3
B
6.8 e 7.8
C
10.0 e 11.0
D
5.7 e 6.8
ad9bfcd9-57
ENEM 2021 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

    No cultivo por hidroponia, são utilizadas soluções nutritivas contendo macronutrientes e micronutrientes essenciais. Além dos nutrientes, o pH é um parâmetro de extrema importância, uma vez que ele afeta a preparação da solução nutritiva e a absorção dos nutrientes pelas plantas. Para o cultivo de alface, valores de pH entre 5,5 e 6,5 são ideais para o seu desenvolvimento. As correções de pH são feitas pela adição de compostos ácidos ou básicos, mas não devem introduzir elementos nocivos às plantas. Na tabela, são apresentados alguns dados da composição da solução nutritiva de referência para esse cultivo. Também é apresentada a composição de uma solução preparada por um produtor de cultivo
hidropônico.



Para correção do pH da solução nutritiva preparada, esse produtor pode empregar uma solução de

A
ácido fosfórico, H3PO4.
B
sulfato de cálcio, CaSO4.
C
óxido de alumínio, AI2O3.
D
cloreto de ferro(ll), FeCI2.
E
hidróxido de potássio, KOH.
31cb9dea-57
ENEM 2021 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão., Soluções e Substâncias Inorgânicas, Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização.

    No cultivo por hidroponia, são utilizadas soluções nutritivas contendo macronutrientes e micronutrientes essenciais. Além dos nutrientes, o pH é um parâmetro de extrema importância, uma vez que ele afeta a preparação da solução nutritiva e a absorção dos nutrientes pelas plantas. Para o cultivo de alface, valores de pH entre 5,5 e 6,5 são ideais para o seu desenvolvimento. As correções de pH são feitas pela adição de compostos ácidos ou básicos, mas não devem introduzir elementos nocivos às plantas. Na tabela, são apresentados alguns dados da composição da solução nutritiva de referência para esse cultivo. Também é apresentada a composição de uma solução preparada por um produtor de cultivo hidropônico.

LENZI, E.; FAVERO, L. O. B.; LUCHESE, E. B. Introdução à química da água: ciência, vida e sobrevivência.
Rio de Janeiro: LTC, 2012 (adaptado).

Para correção do pH da solução nutritiva preparada, esse produtor pode empregar uma solução de

A
ácido fosfórico, H3 PO4 .
B
sulfato de cálcio, CaSO4.
C
óxido de alumínio, Al2O3 .
D
cloreto de ferro(II), FeCl2.
E
hidróxido de potássio, KOH.
3ee584f4-0b
UFMS 2018 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

O dióxido de enxofre (SO2) é o responsável pelo maior aumento na acidez da chuva. Ele é produzido diretamente como subproduto da queima de combustíveis fósseis como a gasolina, o carvão e o óleo diesel. O óleo diesel e o carvão são muito impuros e contêm grandes quantidades de enxofre em sua composição, sendo responsáveis por uma grande parcela da emissão de SO2 para a atmosfera. Atualmente, no Brasil, a Petrobrás tem investido muito na purificação do diesel, a fim de diminuir drasticamente as impurezas que contêm enxofre. O dióxido de enxofre pode sofrer oxidação na atmosfera e formar o trióxido de enxofre (SO3) que, por sua vez, em contato com a água da chuva, irá formar o ácido sulfúrico (H2SO4), que é um ácido forte. 

(Disponível em:<http://www.usp.br/qambiental/chuva_acidafront.html#formacao>. Acesso em: 07 de nov. 2018. Adaptado).

Esse processo pode ser descrito por:


Uma amostra de chuva, contendo exclusivamente ácido sulfúrico (a = 100%), mostrou uma concentração de 5.10-5  mol /L.

O pH da referida chuva é de: 

A
1.
B
2.
C
4.
D
5.
E
6.
c4ec881c-0b
UECE 2021 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

O hidróxido de sódio, NaOH, é muito usado industrialmente para a produção de compostos, como sabão, papel e celulose. É usado na purificação de óleos vegetais e também na fabricação de produtos para desentupir ralos de pias. Considerando-se a introdução de algumas pastilhas de NaOH em um recipiente contendo água destilada, é correto afirmar que

DADOS QUE PODEM SER USADOS NESTA PROVA



A
o pH da solução aumenta.
B
a concentração de íons H+ se eleva.
C
o NaOH dissocia-se porque é uma base fraca.
D
o NaOH reage e forma cristais de sais.
b07ee56f-0a
UECE 2021 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Solubilidade dos Sais, Hidrólise dos Sais e Curvas de Titulação., Soluções e Substâncias Inorgânicas, Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização.

O carbonato de sódio utilizado na produção de vidro, papel, sabões e detergentes, quando dissolvido em água, separa dois íons. Sobre esse processo, é correto afirmar que

DADOS QUE PODEM SER USADOS NESTA PROVA



A
o cátion é oriundo de uma base fraca e, consequentemente, sofre hidrólise.
B
o ânion é oriundo de um ácido forte e, consequentemente, não sofre hidrólise.
C
a solução é incolor na presença do indicador fenolftaleína.
D
a reação do íon carbonato em água é uma reação ácido básica de Brönsted-Lowry.
65e1e27f-05
FGV 2020 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores.

O gás monóxido de cloro (ClO) é muito reativo e pode se formar em condições especiais. Na estratosfera, ele dimeriza de acordo com a equação

2ClO (g) (ClO)2 (g)

Os dados de reações de dimerização do gás monóxido de cloro em diferentes temperaturas estão indicados na tabela.



O processo de dimerização do gás monóxido de cloro é

A
favorecido pela diminuição da pressão e em temperaturas mais altas, pois é exotérmico.
B
favorecido pela diminuição da pressão e em temperaturas mais baixas, pois é exotérmico.
C
favorecido pelo aumento da pressão e em temperaturas mais altas, pois é endotérmico.
D
favorecido pelo aumento da pressão e em temperaturas mais baixas, pois é endotérmico.
E
favorecido pelo aumento da pressão e em temperaturas mais baixas, pois é exotérmico.
65da6f12-05
FGV 2020 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão., Soluções e Substâncias Inorgânicas, Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização.

Em um experimento para estudo da difusão de gases, foi feita uma montagem utilizando-se um tubo de vidro e uma fita de papel indicador umedecido com água. Os gases 1 e 2 foram introduzidos no tubo através das extremidades opostas. O esquema apresenta o experimento no momento em que os gases foram introduzidos e as cores do papel indicador em soluções aquosas em diferentes faixas de pH.



Os gases 1 e 2 empregados no experimento podem ser, respectivamente,

A
CO e NO2
B
CO e H2
C
NH3 e H2
D
NH3 e CO
E
NH3 e NO2
65ebb49e-05
FGV 2020 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

O Brasil é o 4º produtor mundial de água engarrafada e oferece no mercado produtos com diversas especificações. Uma determinada marca de água mineral exibe no rótulo de sua garrafa de 500 mL a informação: pH = 10 a 25 °C.

Considerando-se que a 25 °C o produto iônico da água (Kw) é igual a 1 × 10–14, as quantidades de íons H+ e de íons OH presentes nessa garrafa de água são, respectivamente,

A
5 mol e 2 mol.
B
105 mol e 102 mol.
C
5 × 1010 mol e 2 × 104 mol.
D
1 × 10–11 mol e 4 × 10–4 mol.
E
5 × 10–11 mol e 5 × 10–5 mol.
d8f703e1-05
PUC-MINAS 2021 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores.

A síntese do amoníaco pelo processo de Haber-Bosch pode ser resumida na seguinte equação química:

N2(g) + 3H2(g) ⇌ 2NH3(g) ∆H° = -92,6 KJ.mol-1

Um aluno, analisando a equação fornecida, fez as seguintes afirmações:

I - É possível maximizar a produção de amoníaco se a reação ocorrer a pressões elevadas.
II - Dada a natureza exotérmica da reação direta, quanto menor a temperatura do vaso reacional, maior será a produção de amoníaco.

A alternativa CORRETA é:

A
Apenas a afirmação I está correta.
B
Apenas a afirmação II está correta.
C
Ambas as afirmações estão corretas.
D
Ambas as afirmações estão incorretas.
ccfc2157-03
UEA 2018 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

Uma amostra de água mineral coletada em determinada fonte apresenta pH igual a 9,5. Isso significa que a concentração de íons H+ dessa água possui valor entre

A
10–10 mol/L e 10–11 mol/L.
B
10–8 mol/L e 10–9 mol/L.
C
10–3 mol/L e 10–4 mol/L.
D
10–9 mol/L e 10–10 mol/L.
E
10–4 mol/L e 10–5 mol/L.
ec383f12-01
UEA 2018 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores.

O gráfico representa uma reação reversível que, após certo tempo, entra em equilíbrio.



Esse gráfico está associado à seguinte reação química:

A
2SO2 + O2 2SO3
B
N2 + 3H2 2NH3
C
H2 + I2 2HI
D
2H2O 2H2 + O2
E
2N2 O5 4NO2 + O2
3fc954be-07
UNICENTRO 2015 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores.

A reação de obtenção do ácido clorídrico é representada a seguir.

H2(g) + Cℓ2(g) ↔ 2HCℓ(g)

Supondo que em um recipiente fechado de 2,00 L de capacidade encontram-se 8,00 g de H2, 71,00 g de Cℓ2 e 146,00 g de HCℓ, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o valor da constante de equilíbrio em termos de concentração (Kc).

Dados: H = 1; Cℓ = 35,5

A
0,25
B
0,50
C
1,00
D
2,00
E
4,00