Questão d82e12a9-a6
Prova:ENEM 2016
Disciplina:Filosofia
Assunto:Os Pré-Socráticos, Filosofia e a Grécia Antiga

Os fragmentos do pensamento pré-socrático expõem uma oposição que se insere no campo das

TEXTO I

      Fragmento B91: Não se pode banhar duas vezes no mesmo rio, nem substância mortal alcançar duas vezes a mesma condição; mas pela intensidade e rapidez da mudança, dispersa e de novo reúne.

 HERÁCLITO. Fragmentos (Sobre a natureza). São Paulo: Abril Cultural, 1996 (adaptado).


TEXTO II

      Fragmento B8: São muitos os sinais de que o ser é ingênito e indestrutível, pois é compacto, inabalável e sem fim; não foi nem será, pois é agora um todo homogêneo, uno, contínuo. Como poderia o que é perecer? Como poderia gerar-se?

                                        PARMÊNIDES. Da natureza. São Paulo: Loyola, 2002 (adaptado).

A
investigações do pensamento sistemático.
B
preocupações do período mitológico.
C
discussões de base ontológica.
D
habilidades da retórica sofística.
E
verdades do mundo sensível.

Gabarito comentado

Athos VieiraHistoriador, Mestre em Ciência Política pelo IESP/UERJ e Doutorando em Ciência Política pelo IESP/UERJ
Os pensadores pré-socráticos, como Heráclito e Parmênides, deram início a uma tradição filosófica grega que tinha como grande preocupação estabelecer a natureza do ser, seu movimento, sua estabilidade. Parmênides advogava que o ser é imutável, existe em sua inteireza e não se transforma, já Heráclito dizia que tudo está em movimento e que este é a própria natureza do ser, mudar constantemente. Tudo se transforma e absolutamente nada é o que era em outro momento. Parmênides tinha a preocupação de atingir a resposta absoluta do ser e respondia que o nada não é gerador de coisa alguma e que as coisas não desaparecem, então tudo sempre existiu em algum sentido. Heráclito observava o mundo e o percebia como uma construção em si a partir de seus opostos. A fome gera o prazer em comer; a morte nos faz valorizar a vida; a velhice nos põe diante dos prazeres da juventude. O que estava em jogo, nestas duas visões de mundo, era a própria natureza do ser, as características que formam a entidade no mundo, uma discussão de base ontológica. Resposta correta, letra C.

Gabarito do professor: Letra C


Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo