Questão cf2bb29f-29
Prova:UNESP 2016
Disciplina:Filosofia
Assunto:A Experiência do Sagrado

Não posso dizer o que a alma é com expressões materiais, e posso afirmar que não tem qualquer tipo de dimensão, não é longa ou larga, ou dotada de força física, e não tem coisa alguma que entre na composição dos corpos, como medida e tamanho. Se lhe parece que a alma poderia ser um nada, porque não apresenta dimensões do corpo, entenderá que justamente por isso ela deve ser tida em maior consideração, pois é superior às coisas materiais exatamente por isso, porque não é matéria. É certo que uma árvore é menos significativa que a noção de justiça. Diria que a justiça não é coisa real, mas um nada? Por conseguinte, se a justiça não tem dimensões materiais, nem por isso dizemos que é nada. E a alma ainda parece ser nada por não ter extensão material?

(Santo Agostinho. Sobre a potencialidade da alma, 2015. Adaptado.)

No texto de Santo Agostinho, a prova da existência da alma

A
desempenha um papel primordialmente retórico, desprovido de pretensões objetivas.
B
antecipa o empirismo moderno ao valorizar a experiência como origem das ideias.
C
serviu como argumento antiteológico mobilizado contra o pensamento escolástico.
D
é fundamentada no argumento metafísico da primazia da substância imaterial.
E
é acompanhada de pressupostos relativistas no campo da ética e da moralidade.

Gabarito comentado

Athos VieiraHistoriador, Mestre em Ciência Política pelo IESP/UERJ e Doutorando em Ciência Política pelo IESP/UERJ
O pensamento agostiniano se desenvolve a partir de determinada premissa platônica no sentido de que alcançar a verdade torna-se possível a partir de uma abstração metafísica. Aí existiriam as substâncias puras como justiça, amor, alma. A Cidade de Deus representaria esse ideal metafísico máximo de perfeição na formulação agostiniana frente a um mundo real de maldade e degradação. Santo Agostinho argumenta sobre a existência da alma a partir da percepção metafísica de que as ideias puras são de substâncias capazes de serem compreendidas por nosso intelecto e não pretende apenas desenvolver uma retórica que não a alcance. Como ele fala sobre a justiça, a alma também não tem medida, porém existe. Esse pensamento guiará a filosofia europeia por longos séculos dando fundamento ao pensamento teológico que se desenvolverá na forma escolástica até iniciar sua transformação a partir do final da Idade Média. A resposta correta, portanto, é a letra D.

Gabarito do professor: Letra D


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