Questão ced5060c-00
Prova:
Disciplina:
Assunto:
As gravações de “Cuitelinho” (Sírio Possenti)
“Cuitelinho” é o título de belíssima canção “folclórica”, já gravada por dezenas de cantores.
Sua letra é corpus muito interessante para quem quiser saber como é o português falado no
Brasil. Sendo música do folclore, tem evidentemente muitas características da gramática do
português popular. Ouvindo as diversas gravações, descobrem-se pelo menos duas coisas:
a primeira é que há muita variação, especialmente de pronúncia ou sotaque; a segunda,
bem mais curiosa, deixando os detalhes de lado, refere-se ao fato de que, quanto menos
“letrados” são os cantores, mais eles corrigem a letra, confirmando a tese de que a ideologia
dominante é a ideologia da classe dominante.
(http://goo.gl/QTUzd. Acesso: 28/03/2013. Adaptado.)
O que as correções feitas pelos intérpretes na pronúncia da letra “Cuitelinho” revelam
acerca da relação entre ideologia e variação linguística?
As gravações de “Cuitelinho”
(Sírio Possenti)
“Cuitelinho” é o título de belíssima canção “folclórica”, já gravada por dezenas de cantores.
Sua letra é corpus muito interessante para quem quiser saber como é o português falado no
Brasil. Sendo música do folclore, tem evidentemente muitas características da gramática do
português popular. Ouvindo as diversas gravações, descobrem-se pelo menos duas coisas:
a primeira é que há muita variação, especialmente de pronúncia ou sotaque; a segunda,
bem mais curiosa, deixando os detalhes de lado, refere-se ao fato de que, quanto menos
“letrados” são os cantores, mais eles corrigem a letra, confirmando a tese de que a ideologia
dominante é a ideologia da classe dominante.
(http://goo.gl/QTUzd. Acesso: 28/03/2013. Adaptado.)
O que as correções feitas pelos intérpretes na pronúncia da letra “Cuitelinho” revelam
acerca da relação entre ideologia e variação linguística?
A
A ignorância por parte dos cantores populares em relação aos fatores políticos que
envolvem a linguagem.
B
A imposição da variante padrão da língua como estratégia de dominação de uma classe
sobre as demais.
C
O maior conhecimento da variante não padrão da língua por parte dos cantores mais
letrados e esclarecidos.
D
O orgulho dos intérpretes menos letrados ao afirmarem uma identidade popular expressa
no sotaque.