Em relação aos recursos de estilo no TEXTO 3, analise as afirmativas abaixo.
I. Os compositores optaram por empregar uma linguagem predominantemente denotativa, impessoal,
o que comunga com o gênero em que se enquadra o TEXTO 3.
II. A seleção vocabular em pares como “varanda/descansa”, “fartos/fortes” e “sonhos/semeando” revela
o emprego de figuras como aliteração e assonância, o que contribui para a sonoridade do texto.
III. No verso “Sonhos semeando o mundo real”, infere-se que os sonhos não se contrapõem à realidade;
eles são importantes para a construção de um mundo mais justo.
IV. Uma interpretação possível para o TEXTO 3 é a de que o “Vilarejo” é uma metáfora de um lugar
onde existam segurança e igualdade social.
V. Levando-se em consideração que o sufixo da palavra “Vilarejo” expressa uma ideia de pequeno
tamanho, é um equívoco que nesse lugar não haja exclusão – “Toda a gente cabe lá”.
Estão CORRETAS, apenas, as afirmativas
Em relação aos recursos de estilo no TEXTO 3, analise as afirmativas abaixo.
I. Os compositores optaram por empregar uma linguagem predominantemente denotativa, impessoal, o que comunga com o gênero em que se enquadra o TEXTO 3.
II. A seleção vocabular em pares como “varanda/descansa”, “fartos/fortes” e “sonhos/semeando” revela o emprego de figuras como aliteração e assonância, o que contribui para a sonoridade do texto.
III. No verso “Sonhos semeando o mundo real”, infere-se que os sonhos não se contrapõem à realidade; eles são importantes para a construção de um mundo mais justo.
IV. Uma interpretação possível para o TEXTO 3 é a de que o “Vilarejo” é uma metáfora de um lugar onde existam segurança e igualdade social.
V. Levando-se em consideração que o sufixo da palavra “Vilarejo” expressa uma ideia de pequeno tamanho, é um equívoco que nesse lugar não haja exclusão – “Toda a gente cabe lá”.
Estão CORRETAS, apenas, as afirmativas
TEXTO 3
VILAREJO
Há um vilarejo aliOnde areja um vento bomNa varanda quem descansaVê o horizonte deitar no chãoPra acalmar o coraçãoLá o mundo tem razão
Terra de heróis, lares de mãeParaíso se mudou para láPor cima das casas cal
Frutas em qualquer quintalPeitos fartos, filhos fortesSonhos semeando o mundo realToda a gente cabe láPalestina, Shangri-lá
Vem andar e voaVem andar e voaVem andar e voa
Lá o tempo esperaLá é primaveraPortas e janelas ficam sempre abertasPra sorte entrarEm todas as mesas pão
Flores enfeitandoOs caminhos, os vestidosOs destinos e essa cançãoTem um verdadeiro amorPara quando você for
Compositores: Marisa Monte/Pedro Baby/Carlinhos Brown/Arnaldo Antunes
Gabarito comentado
Gabarito: D
Tema central: A questão aborda interpretação de texto e figuras de linguagem (especialmente aliteração, assonância e metáfora), além de exigir percepção dos sentidos expressos e inferidos pelo texto.
Justificativa da alternativa correta (D):
As afirmativas II, III e IV estão corretas:
II. Apontei o uso de alistetação e assonância em pares de vocábulos como “varanda/descansa” e “fartos/fortes”, que repetem sons consonantais e vocálicos, respectivamente. Como destaca Evanildo Bechara, esses recursos ampliam a musicalidade e ritmo do texto – aspecto muito comum em letras de música e poesia.
III. Em “sonhos semeando o mundo real”, o texto valoriza a união dos sonhos, enquanto motor de transformação, ao cotidiano. Não há oposição entre sonho e realidade; os sonhos se mostram essenciais para um mundo melhor, inferência assegurada pela análise semântica (sentido figurado) do verso.
IV. “Vilarejo” é, no texto, um símbolo, uma metáfora de lugar ideal – de acolhimento, justiça e igualdade, como atestado por trechos como “Toda a gente cabe lá”. A valorização desse espaço transcende a ideia física; trata-se do recurso metafórico sublinhado, por exemplo, por Celso Cunha e Lindley Cintra.
Análise das alternativas incorretas:
I. ERRADA. O texto utiliza linguagem conotativa e fortemente pessoal – há o predomínio do subjetivo, da emoção, típico do gênero canção, diferentemente do que afirma o item.
V. ERRADA. Embora “vilarejo” remeta, morfologicamente, a ideia de pequeno (“-ejo”, diminutivo), não há exclusão: “Toda a gente cabe lá” indica um espaço de inclusão, como reforçado pelo contexto da canção, superando sentido estrito do diminutivo.
Dica de prova: Questões desse tipo exigem atenção a sentido figurado e ao uso das figuras sonoras. Sempre relacione o significado das palavras à ideia global do texto e desconfie quando houver afirmações muito objetivas sobre sentidos subjetivos (como no item I).
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!






