Questão ca9e7083-bf
Prova:ENEM 2012
Disciplina:História
Assunto:República Autoritária : 1964- 1984, História Geral, História do Brasil

Imagem 005.jpg

A morte do jornalista Vladimir Herzog, ocorrida durante o regime militar, em 1975, levou a medidas como o abaixo-assinado feito por profissionais da imprensa de São Paulo. A análise dessa medida tomada indica a

A
certeza do cumprimento das leis.
B
superação do governo de exceção.
C
violência dos terroristas de esquerda.
D
punição dos torturadores da polícia.
E
expectativa da investigação dos culpados.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
A luta era contra os torturadores dos órgãos de controle social do regime, tais como o DOI –CODI, através da investigação dos culpados,  além do fim do regime enquanto tal. As opçõesB, D e E apresentam ideias corretas acerca das expectativas da oposição ao regime militar.Daí a possibilidade de dúvidas quanto à resposta correta.
                No entanto, somente a opção E está de acordo com o trecho transcrito. O documento está vinculado a um momento bastante específico, quando da morte do jornalista Vladimir Herzog, que colocou a nu a questão da tortura. A reação da sociedade civil foi contundente, até mesmo com o sepultamento do jornalista.
                Segundo rituais judaicos, um suicida não poderia ser sepultado dentro dos limites do campo santo. Herzog era um “suicida”  segundo relatório das autoridades do regime. A comunidade judaica, na pessoa de um de seus rabinos mais importantes, Henry Sobel, demonstra publicamente a descrença no suicídio ao sepultar Herzog de acordo com todos os rituais cabíveis e, nos limites do campo santo.  O sepultamento tornou-se uma manifestação contra o regime e contra a tortura de presos políticos.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo