Questão ca209523-e4
Prova:UEM 2012, UEM 2012, UEM 2012
Disciplina:Matemática
Assunto:Funções, Função de 1º Grau

Q(x) representa a quantidade de consumidores secundários da cadeia alimentar.

Sejam y = P(x) e y = Q(x) equações de retas. Em uma cadeia alimentar, suponhamos que P(x) representa o número de plantas de capim necessárias para manter a cadeia em função do número de insetos que se alimentam de capim, e que Q(x) representa o número de insetos necessários em função do número de sapos. Considerando esses dados, assinale o que for correto

C
Certo
E
Errado

Gabarito comentado

R
Robson FriasMonitor do Qconcursos

Resposta correta: E — Errado.

Tema central: níveis tróficos em cadeias alimentares (produtores, consumidores primários e consumidores secundários). É preciso identificar qual organismo ocupa cada nível para interpretar corretamente o enunciado.

Resumo teórico curto e progressivo: Produtores = organismos autotróficos (ex.: plantas). Consumidores primários = herbívoros que se alimentam de produtores (ex.: insetos que comem capim). Consumidores secundários = predadores que se alimentam de consumidores primários (ex.: sapos que comem insetos). (Fonte: conceitos básicos de ecologia, p. ex. Odum; Molles.)

Justificativa do gabarito (por que a alternativa está errada): O enunciado diz que Q(x) representa o número de insetos necessários em função do número de sapos. Logo, o valor retornado por Q(x) refere-se à quantidade de insetos — ou seja, a quantidade de consumidores primários. A afirmação "Q(x) representa a quantidade de consumidores secundários" é falsa, pois consumidores secundários são os sapos no contexto dado. Portanto, a alternativa correta é E — Errado.

Armamento para provas (pegadinha comum): confundir quem é predador e quem é presa. Sempre identifique qual variável representa qual nível trófico: quem come quem determina se é primário ou secundário.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo