Questão c9a81c49-fb
Prova:UNB 2019
Disciplina:História
Assunto:Construção do Estado Liberal: Revolução Francesa, Construção do Estado Liberal: Independência das colônias latino-americanas, Construção dos Estados Liberais na América Hispânica : século XIX, História Geral, Mercantilismo, Colonialismo e a ocupação portuguesa no Brasil, História do Brasil, História da América Latina, A estruturação do Estado norte-americano : território, cidadania e política

A respeito dos processos de formação e transformação das sociedades americanas e europeias entre os séculos XIV e XVIII, julgue o item que se segue.

Antes da chegada dos portugueses ao continente que seria chamado de Brasil, aquelas terras eram inteiramente inabitadas, o que tornou a conquista do território simples e sem conflitos.

C
Certo
E
Errado

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
O fóssil humano mais antigo do território brasileiro é aquele denominado Luzia, que passa no presente momento por reconstrução após o incêndio ocorrido no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista. 

O crânio de Luzia foi encontrado durante uma missão franco-brasileira em Lagoa Santa, sob a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), entre 1974 e 1976. A Região é em Minas Gerais, próximo à Belo Horizonte. Além de Luzia, cuja idade é de mais ou menos 11500 anos, já houve a descoberta de outros indícios de povoamento bastante antigo nas regiões nordeste e sudeste. 

Quando os portugueses encontraram a sua fatia da América, que recebeu o nome de Brasil, não a encontraram vazia mas povoada por mais ou menos de 3 a 5 milhões de indígenas, organizados em por volta de mil e quatrocentos povos. As comunidades indígenas possuíam, e ainda possuem, características diferentes, começando pela língua: existiam e ainda existem vários troncos linguísticos, como o Tupi ou Macro-Tupi, Macro-Jê e Aruak. Apresentavam e ainda apresentam diferentes práticas culturais, crenças e rituais religiosos, além de aparência física semelhante mas não igual. Nestes anos todos, desde a chegada dos portugueses, a população nativa vem sofrendo dizimação populacional e cultural. 

Somente na década de 1980 ela parou de diminuir e recomeçou, lentamente, a crescer. No censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2010, 817.963 brasileiros se autodeclararam indígenas, embora milhões de outros tenham algum sangue índio em suas veias. Ainda sobrevivem diversos povos isolados, sem contato com a civilização. 

Assim pode-se afirmar que , quando os portugueses aqui chegaram, encontraram uma terra povoada , cujos habitantes foram considerados inferiores e “não civilizados". A dominação do território não foi pacífica em muitas regiões. Envolveu guerras e dizimação de povos e culturas.

Gabarito do Professor: ERRADO.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo